ESTUDO TITO: FÉ,CONHECIMENTO E PIEDADE/ VIDA ETERNA/ DEUS NÃO MENTE/ DEVIDO TEMPO/ FILHO NA FÉ/ ORDEM/ PASTORES E LÍDERES/ SADIO NA FÉ/ PUROS/ OS QUE CONHECEM A DEUS

"Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade," (Tito 1:1)

Irmãos, vejamos aqui que Paulo não foi escolhido como apóstolo para apenas ser abençoado, mas para abençoar. Havia um propósito para sua vida, assim como há o mesmo propósito para a vida de todos aqueles que amam e servem a Deus de todo coração: levar a Palavra Dele adiante. Claro, nem todos são pastores, obreiros, etc., mas todos nós podemos e temos a obrigação de falar de Jesus sempre que pudermos e onde for possível (MC 16:15). Outra coisa: o que nos conduz à piedade é a fé e o conhecimento e são essas coisas que devemos levar aqueles que não conhecem a Deus: a fé operada pelo conhecimento da Palavra do Senhor. Sem essas coisas, a salvação de Deus não será operada na vida deles e seu destino será muito triste. E um aviso duro, mas verdadeiro e que deve ser ouvido e entendido muito bem a fim de ninguém alegar desconhecimento: se tivermos oportunidades e não falarmos de Jesus a essas pessoas, estaremos tendo parte em sua condenação. É o caso de pessoas que simplesmente não pregam a Palavra aos seus familiares, colegas de trabalho, etc. Não adianta dizer que não quer ser tido como aquele crente chato que vive falando da Bíblia e da Igreja. Basta orar ao Senhor que Ele dará a sabedoria para falarmos na hora certa e da maneira certa. E a vergonha também não pode ser empecilho. Quando Deus tirou a iniquidade dos lábios de Isaías, ele se prontificou a fazer a obra do Senhor (Is 6:1-8). Oremos para que o Senhor tire toda iniquidade que nos impeça de falar de Deus: vergonha, dificuldade ao falar, medo, etc. Ele tirará e nós seremos usados para levar a Palavra adiante, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos." ( Tito 1:2)

A fé e o conhecimento não se fundamentam em sabedoria humana, em riqueza ou em qualquer outra coisa, mas sim na esperança da vida eterna. Essa deve ser a nossa principal preocupação: a vida eterna. Vivermos a bênção de Deus em nossa vida é maravilhoso, mas precisamos lembrar de que morreremos e teremos a eternidade inteira para colher o que plantamos. Além disso, Paulo faz uma declaração muito forte: Deus não mente. Fiquemos firmes em tudo o que o Senhor nos diz, em cada palavra, pois Ele não mente e é fiel para cumprir tudo o que diz.

*****************************************************

"No devido tempo, ele trouxe à luz a sua palavra, por meio da pregação a mim confiada por ordem de Deus, nosso Salvador, a Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé comum: Graça e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador" (Tito 1:3-4)

No tempo devido, a Palavra do Senhor chegou a Tito através de Paulo. Deus sempre tem um propósito para todas as coisas. Apesar de Ananias ter falado ao Senhor, em AT 9:13-14, que Paulo perseguia cristãos (como se Deus não soubesse), Ele tinha um propósito para a vida de Paulo e Tito era um dos filhos que Paulo teria na fé. Temos tido filhos na fé? Irmãos, a Palavra diz expressamente que aquele que está no Senhor dá fruto, ou seja, é usado por Ele (JO 15:2). Estamos dando fruto ou pensamos apenas em nossas próprias bênçãos? Nunca podemos desistir de uma bênção, de uma promessa que Deus já disse que é para nós e confirmou pela Sua Palavra, pois nunca sabemos os frutos que essa bênção dará. A bênção nunca é apenas para aquele que serve a Deus, mas para que ela seja derramada na vida de outras pessoas, inclusive por meio de um testemunho que ajudará a converter alguém ou edificar a fé de alguém que estava caído, lembrando que nossas atitudes também são um testemunho. Além disso, não distorçamos: não usemos esse "no tempo devido" de Paulo para dizer que, no tempo que Deus achar melhor, Ele acha alguém para pregar para aquela pessoa e convertê-la. irmãos, o tempo é hoje. Deus sabe quando a semente do Evangelho germinará, mas nós temos a obrigação de plantá-la hoje. Não distorçamos a Palavra de Deus a fim de justificarmos nosso relaxo.

*****************************************************

"A razão de tê-lo deixado em Creta foi para que você pusesse em ordem o que ainda faltava e constituísse presbíteros em cada cidade, como eu o instruí." (Tito 1:5)

É sempre importante colocarmos em ordem o que está bagunçado, em todas as áreas da vidas, especialmente a espiritual. Se temos pecados, peçamos perdão ao Senhor e a quem prejudicamos, oremos e coloquemos nossa vida em ordem, não pecando mais. Irmãos, às vezes Deus dá um direcionamento e a pessoa não cumpre; a pessoa sente que Deus quer falar com ela, mas não procura entrar em comunhão com Deus para saber de que se trata, etc. Não podemos fazer assim. Além disso, até mesmo em nossa vida material: não vivamos em meio à bagunça, mas coloquemos tudo organizado. Não por motivo místico, "para organizar as energias", mas sim por que o filho de Deus não deve viver em meio a nenhum tipo de desordem. Tito cumpriria a instrução de Paulo. Obedeçamos a direção do Senhor em tudo e também as autoridades. É necessário sempre obedecermos e respeitarmos as autoridades, mas em primeiro lugar obedecer a Deus.

*****************************************************

"É preciso que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher, e tenha filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão" (Tito 1:6)

É necessário que as pessoas que fazem a obra de Deus sejam irrepreensíveis, ou seja, não haja o que repreender. Claro, cometemos erros, mas aquele que é nova criatura não deve viver em pecado, principalmente aquele que é líder. O presbítero (que poderia ser chamado de pastor ou bispo) não deve ter mais de uma mulher, deve ter sua família estruturada na presença do Senhor e filhos que não vivam no pecado. Que crédito uma pessoa daria a um líder que não consegue liderar nem sua própria casa?

*****************************************************

"Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível: não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto." (Tito 1:7)

"Bispo" é uma palavra que se refere à pessoa que exerce a função pastoral. Mais uma vez, vemos aqui a responsabilidade de alguém que é líder da obra de Deus e as qualidades que ele deve ter. Não deve ser orgulhoso, pois o crédito de tudo o que acontece no altar e na obra é do Senhor, não do pastor; não deve ser briguento, pois não convém que os filhos de Deus vivam em contenda; não deve ter vícios; não deve ser violento e nem desonesto. Irmãos, essas exigências são feitas por que como um líder pode liderar e pastorear as ovelhas se está perdido?

*****************************************************

"É preciso, porém, que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, consagrado, tenha domínio próprio e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela." (Tito 1:8-9)

Depois de vermos como o líder não deve ser, vemos como ele deve ser: uma pessoa que não se envolva com o que é mau, mas com o que é bom, e que esteja sempre pronto a ajudar aqueles que o procuram, dando uma palavra que venha do Senhor e edifique, além de ajuda material, se for necessária. Deve ser sensato e justo e a sensatez e a justiça vêm da Palavra de Deus. Aquele que age de acordo com a Palavra e se pauta nela para agir e tomar todo tipo de decisão é sensato e justo. É necessário também que tenha sua fé firmada para que não se deixe levar por qualquer doutrina ou ato religioso que apareça. O líder deve refutar as doutrinas e mensagens contrárias à Palavra. Se ele se omite, as pessoas podem achar que não há problema em segui-las. O pastor deve também viver uma vida consagrada, que significa uma vida separada para um propósito especial (servir a Deus), longe do pecado e das coisas que desagradam a Deus, mas em comunhão total com o Pai. Irmãos, se um líder não estiver firmado em Deus e consagrado como poderá ajudar aqueles que não creem ou que estão se desviando? Como poderá ser usado pelo Senhor para orar e curar um doente? Devemos nos lembrar disso em nossa casa também. Se apenas nós servimos ao Senhor em nossa casa, somos os líderes espirituais e devemos ser firmes na Palavra e consagrados, embora Paulo estivesse se referindo a pastores no sentido que conhecemos.

*****************************************************

"Pois há muitos insubordinados, que não passam de faladores e enganadores, especialmente os do grupo da circuncisão." (Tito 1:10)

Há muitas pessoas que acham que não precisam dar satisfação de nada a ninguém. Irmãos, mesmo os mais altos líderes têm de dar satisfações a alguém, inclusive a Deus. Como pode haver um líder que não sirva ao Senhor, que não O obedeça e nem obedeça Sua Palavra? Da mesma forma: se somos líderes em algum lugar, que tipo de líder somos se não obedecemos ao Senhor e nem respeitamos as regras do lugar em que estamos? Os cristãos devem sempre ser um exemplo em tudo que fazem, já que são observados por uma tão grande nuvem de testemunhas (HB 11:1). Além disso, há os que apenas falam, mas não vivem a Palavra, ou os que falam de coisas inventadas, de engano e de práticas não de fé, mas puramente religiosas, principalmente aqueles que prezam a Lei. Há pessoas que prezam fazer sacrifícios e uma montanha de votos e não ajudam o irmão que elas sabem que está passando por um problema. Nem a Palavra elas se dispõem a pregar. Irmãos, mais uma vez: a lei é de extrema importância e não deixou de existir, mas foi cumprida em Sua totalidade por Jesus. Contudo, há pessoas que insistem em viver e em querer que pessoas vivam pela lei em vez de viverem pela graça.

*****************************************************

"É necessário que eles sejam silenciados, pois estão arruinando famílias inteiras, ensinando coisas que não devem, e tudo por ganância." (Tito 1:11)

Esse "silenciados" não se refere à violência, mas sim que se deve refutar as ideias que determinadas pessoas pregam. Quando refutamos uma ideia contrária à Palavra usando a própria Palavra, não há argumentos: nem mesmo o maior ateu consegue debater, pois a Palavra do Senhor é soberana: "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" (HB 4:12). Essas pessoas que vivem e pregam práticas completamente diferentes da Palavra estão arruinando famílias que até serviam a Deus, mas começaram a se desviar um a um, tanto famílias como entendemos quanto famílias espirituais. Não pode ser dessa maneira. Não sejamos omissos, mas denunciemos ao Senhor, em oração, as obras malignas para enganar as pessoas, repreendamos o mal, em Nome de Jesus, e falemos a essas pessoas da Palavra do Senhor.

*****************************************************

"Um dos seus próprios profetas chegou a dizer: "Cretenses, sempre mentirosos, feras malignas, glutões preguiçosos". (Tito 1:12)

Quando algo não vem de Deus, não subsiste. Um dos próprios profetas falava mal dos cretenses. Não quero dizer que a cidade ou as pessoas não vêm de Deus, mas sim as práticas que era realizadas e as coisas nas quais eles acreditavam.

*****************************************************

"Tal testemunho é verdadeiro. Portanto, repreenda-os severamente, para que sejam sadios na fé e não deem atenção a lendas judaicas nem a mandamentos de homens que rejeitam a verdade" (Tito 1:13-14)

O que o profeta falou a respeito dos cretenses era realidade e, por isso, eles deveriam ser repreendidos severamente, ou seja, com firmeza na Palavra de Deus. Percebamos que um dos profetas enxergou a verdade. Devemos orar para que, mesmo em meio àqueles que estão vivendo na perdição, haja um que abra o coração, pois o Senhor o usará para ganhar os outros. Há momentos em que as pessoas necessitam ser repreendidas com amor, mas com firmeza, já que se recusam a ouvir a verdade. E nós, que conhecemos a Jesus, não aceitemos que nos sugiram práticas religiosas, supersticiosas ou que não estejam de acordo com a Palavra. Se estamos vendo essa crença ou prática se propagar, não criemos contenda com as pessoas, mas denunciemos ao Senhor, repreendamos o mal e falemos de Jesus a elas.

*****************************************************

"Para os puros, todas as coisas são puras; mas para os impuros e descrentes, nada é puro. De fato, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas" (Tito 1:15)

Isso serve para aquelas pessoas que se preocupam exageradamente com superstições, com práticas religiosas, etc. Se somos puros, tudo é puro. O Missionário R.R.Soares, líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, contou uma vez um caso do qual eu não me lembro da íntegra, mas que se referia a um episódio em que ele ia tomar um café em uma padaria, bem mais jovem, e que havia algo semelhante a uma imagem, pelo que me lembro, e ele ficou meio incomodado com isso. Ao ler a Palavra, ele se deparou com uma passagem que dizia mais ou menos isso (ou pode ser até esse mesmo versículo, eu realmente não me lembro): tudo é puro para quem é puro. É o caso de pessoas que veem maldade em tudo, que veem malicia em todas as coias, etc. Essas pessoas veem impureza em tudo por que são impuras. A consciência deles está corrompida, uma vez que não percebem mais que estão erradas. A consciência está tão cauterizada (I Tm 4:2), queimada, danificada, pela prática do pecado que já não as "acusa", já não mostra que o que elas estão fazendo é errado. Busquemos sempre a presença do Senhor para que o Espírito Santo cuide de nossa consciência a fim de que ela não se cauterize. Aquele que anda com Deus tem sua consciência guiada pelo Espírito Santo. Portanto, mantenham-nos na presença do Senhor.

*****************************************************

"Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra" (Tito 1:16)

A Palavra de Deus diz algo maravilhoso, como tudo o que nela está: "E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, que andeis nele" (2 Jo 1:6). Esse versículo desmascara e abre os olhos de muita gente. Não adianta dizer que conhece, que ama Deus, mas não obedecer Sua Palavra, não andar em Seus caminhos. Quem age dessa forma não ama ao Senhor e nem O conhece. A Palavra diz que essas pessoas são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer obra. Irmãos, isso é muito sério. Como podemos querer fazer a obra de Deus sem andarmos em Sua Palavra, sem O amarmos? Repensemos. Será que amamos a Deus mesmo? Oque ma a Deus não é o que vive publicando versículos ou louvores no facebook, ou que diz "a paz" para todo mundo ou então aquele que vive com a Bíblia debaixo do braço, mas sim aquele que se esforça e obedece a Palavra do Senhor, buscando obedecê-la em sua totalidade. Temos sido assim ou temos amado ao Senhor só da boca para fora? Se amamos realmente ao Senhor, glória a Deus e nos aperfeiçoemos cada vez mais. Se não estamos obedecendo a Senhor, arrependamo-nos, peçamos perdão a Ele e mudemos de vida rapidamente. Que amemos ao Senhor, obedecendo-O e que estejamos aptos para toda boa obra, sendo usados pelo Altíssimo.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 26/06/2013
Código do texto: T4360098
Classificação de conteúdo: seguro