ESTUDO ATOS 23: CONSCIÊNCIA BOA OU CAUTERIZADA?/ CONTRADIÇÃO/ BOM EXEMPLO DE PAULO/ DEIXE DEUS GUIAR e outros...

"Paulo, fixando os olhos no Sinédrio, disse: "Meus irmãos, tenho cumprido meu dever para com Deus com toda a boa consciência, até o dia de hoje". (AT 23:1)

Irmãos, devemos ter uma boa consciência, que se traduz pelo fato de andarmos na presença de Deus, em obediência à Sua Palavra. Paulo disse "até hoje" por que o homem é sujeito a erros e não sabemos o dia de amanhã. Contudo, procuremos sempre a boa consciência. Aliás, quando errarmos, que nos arrependamos logo, busquemos nos acertar com Deus e com for preciso e mudemos de atitude, a fim de os mantermos com uma boa consciência. Não sejamos acomodados, achando normal viver errando o tempo todo. Essas pessoas acomodadas não têm uma boa consciência, mas uma consciência cauterizada* (I Tm 4:2) que faz com que nem se sintam culpadas mais pelos erros. Aliás, muitos nem acham mais que estão errando. Vigiemos para que o pecado não cauterize nossa consciência.

*Pode ser entendido como "prejudicada".

*****************************************************

"Diante disso o sumo sacerdote Ananias deu ordens aos que estavam perto de Paulo para que lhe batessem na boca" (AT 23:2)

Há pessoas que não aguentam a verdade proferida por uma pessoa de Deus e partem para a agressão. Claro, hoje em dia não é tão comum a agressão física, mas a agressão verbal é muito comum. Se a pessoa manifestar um demônio, a agressão física também é possível. Irmãos, não temamos, mas fiquemos certos de que o Senhor está ao nosso lado o tempo todo.

*****************************************************

"Então Paulo lhe disse: "Deus te ferirá, parede branqueada! Estás aí sentado para me julgar conforme a lei, mas contra a lei me mandas ferir?" ( AT 23:3)

Há pessoas que são absolutamente incoerentes e, infelizmente, muitos cristãos estão inclusos. Ananias estava sendo incoerente, pois julgava Paulo conforme a lei, mas pela lei mandava feri-lo. Da mesma forma, muitos se dizem cristãos, mas vivem tudo o que Cristo desaprova. Muitos se dizem cristãos, mas falam e praticam coisas com as quais não dá nem para imaginar Jesus envolvido. Há pessoas que se dizem cristãs, mas vivem arrumando confusão com os outros. É o caso das pessoas que promovem guerra por paz. Irmãos, sejamos coerentes com a mensagem do Evangelho, pois o mau testemunho de muitos irmãos colabora para afastar as pessoas da Palavra em vez de aproximá-las. Esses irmãos que atrapalham a obra do Senhor em vez de ajudar a ganhar almas darão conta disso em tempo oportuno e não serão tidos como inocentes. Tomemos conta da imagem que temos passado de nós como representantes de Cristo, da Palavra e da obra do Senhor, pois seremos cobrados. Jesus mesmo diz que não deveríamos fazer tropeçar os pequenos que criam Nele (MT 18:6). Jesus referia-se às crianças e há muitas "crianças" na fé. De uma forma mais clara: não sejamos nós a trazer os escândalos, que podem afastar as pessoas de Deus e impedir muitas de se converterem (MT 18:7).

*****************************************************

"Os que estavam perto de Paulo disseram: "Você ousa insultar o sumo sacerdote de Deus? "Os que estavam perto de Paulo disseram: "Você ousa insultar o sumo sacerdote de Deus? " (AT 23:4-5)

Irmãos, essas pessoas continuavam vivendo de acordo com a lei. A própria Palavra diz que Jesus era o sumo sacerdote (HB 4:14-16; HB 5:5:1-10), mas essas pessoas continuavam com as práticas da lei. Mesmo assim, Paulo teve respeito e temor, pois a Palavra diz que devemos respeitar autoridades (RM 13:1-2). Por mais que fosse uma situação desfavorável e com a qual Paulo não concordasse, ele se manteve íntegro, dando um bom exemplo, como todos os cristãos devem fazer. Em meio à dificuldade, em vez de chutarmos o balde, chorarmos, gritarmos, descontarmos tudo em todos, ajamos com a calma e serenidade com a qual Jesus agiria (já que Ele mesmo manda aprendermos com Ele, que é manso e humilde de coração), nunca saindo do que a Palavra aprova e dizendo às pessoas que estamos em paz por que sabemos o Deus a quem servimos e sabemos que Ele nunca falha.

*****************************************************

"Então Paulo, sabendo que alguns deles eram saduceus e os outros fariseus, bradou no Sinédrio: "Irmãos, sou fariseu, filho de fariseu. Estou sendo julgado por causa da minha esperança na ressurreição dos mortos!" (AT 23:6)

Quantos de nós são julgados por conta da fé em Jesus. Contudo, não devemos ter raiva ou desistirmos, mas devemos ficar firmes e orar pedindo sabedoria e discernimento ao Senhor. Paulo, pela sabedoria que o Senhor lhe concedeu, soube como usar o fato de ter nascido fariseu a seu favor, como veremos adiante. O Senhor nunca desampara Seus filhos e conosco não será diferente. Basta que entremos na presença Dele, ouçamos o que Ele tem a nos dizer e confiemos.

*****************************************************

"Houve um grande alvoroço, e alguns dos mestres da lei que eram fariseus se levantaram e começaram a discutir intensamente, dizendo: "Não encontramos nada de errado neste homem. Quem sabe se algum espírito ou anjo falou com ele?" (AT 23:9)

Ao dizer que era fariseu e que era julgado pela sua esperança na ressurreição dos mortos, Paulo fez com que houvesse uma violenta discussão entre eles, pois os saduceus diziam que não havia ressurreição, nem anjos e nem espíritos e os fariseus admitiam tais coisas. Dessa forma, em meio à confusão, alguns dos mestres da Lei que eram fariseus saíram em defesa de Paulo. Irmãos, Deus sabe conduzir a situação. Se não tivesse orientado Paulo a agir dessa maneira, talvez ele não tivesse achado defesa. Por pior que pareça a situação, confiemos no Senhor e ouçamos o que Ele os disser. A Palavra diz que o amor não falha (I Co 13:8) e Ele é amor (I Jo 4:8). Logo, Ele não falha.

*****************************************************

"A discussão tornou-se tão violenta que o comandante teve medo que Paulo fosse despedaçado por eles. Então ordenou que as tropas descessem e o retirassem à força do meio deles, levando-o para a fortaleza." (AT 23:10)

A partir da discussão, Deus colocou no coração do comandante de tirar Paulo dali. Mais uma vez, vemos as consequências do agir de Deus, que é sempre maravilhoso e nos livra de todo mal. Mesmo em meio a uma situação em que, aparentemente, Paulo corria perigo, o Senhor cuidou de tudo para que ele fosse protegido. Lembremo-nos sempre de que que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (RM 8:28), sendo esse "amor" traduzido pela obediência (2 Jo 1:6).

*****************************************************

"Na noite seguinte o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: "Coragem! Assim como você testemunhou a meu respeito em Jerusalém, deverá testemunhar também em Roma". (AT 23:11)

Além de ter cuidado para que ele fosse protegido, o próprio Senhor foi até ele fortalecê-lo. Irmãos, o Senhor nos fortalece todos os dias e em todas as situações. O problema é que, em meio aos nossos problemas, nossos ouvidos tendem a ficar fechados e achamos que estamos sozinhos, o que é uma grande mentira do diabo a fim de nos desestabilizar e fazer com que fiquemos desesperados, sem saber o que fazer e, dessa forma, enfiemos os pés pelas mãos. Entretanto, aquele que confia no Senhor sabe que nunca está sozinho, já que Jesus disse que estaria conosco todos os dias, até a consumação do século (MT 28:20). Jesus disse que, da mesma maneira que Paulo havia testemunhado em Jerusalém, deveria testemunhar em Roma. Jerusalém era a terra onde Jesus andou, representa a presença do Senhor e, mesmo assim, os discípulos haviam encontrado resistências. Com certeza, Paulo encontraria resistência muito maior em Roma. Porém, nossa relação com Deus é construída em cima de experiências. Quanto mais experiência temos com Deus, mais sabemos que Ele nunca falha e mais confiante ficamos. Paulo deveria saber que, da mesma forma que o Senhor cuidou dele em Jerusalém, cuidaria em Roma. Outra coisa: já disse que Jerusalém representava a presença de Deus, mas Roma não. Irmãos, não podemos ser de Deus e testemunhar Sua grandeza apenas quando as coisas estão bem, mas também em momentos de dificuldade. É nos momentos de dificuldade, onde PARECE que Deus os abandonou, é que devemos dizer: O MEU DEUS É FIEL E VAI FAZER UMA GRANDE OBRA EM MINHA VIDA.

*****************************************************

"Na manhã seguinte os judeus tramaram uma conspiração e juraram solenemente que não comeriam nem beberiam enquanto não matassem Paulo. Mais de quarenta homens estavam envolvidos nessa conspiração" ( AT 23:12-13)

Há pessoas que se esforçam de toda forma para prejudicar aqueles que fazem a obra de Deus. Entretanto, fiquemos tranquilos, em paz, pois o Senhor tem cuidado de nós. Não importa quantos sejam contra nós ou o que intentam fazer, pois quando o inimigo vier com suas ameaças, lembremo-nos de duas coisas: "Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá? (Is 43:13) e "Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8:31).

*****************************************************

"Agora, portanto, vocês e o Sinédrio peçam ao comandante que o faça comparecer diante de vocês com o pretexto de obter informações mais exatas sobre o seu caso. Estaremos prontos para matá-lo antes que ele chegue aqui". (AT 23:15)

Vemos aqui um exemplo de como o inimigo é ardiloso e de como devemos tomar cuidado, pois ele prepara uma série de armadilhas para nós. A própria Palavra diz que o inimigo anda ao derredor, bramindo como leão, buscando a quem possa tragar (I Pe 5:8). Somente estaremos protegidos se andarmos na presença do Senhor. Isso não significa que as lutas não virão, mas significa que a vitória é certa, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Entretanto, o sobrinho de Paulo, filho de sua irmã, teve conhecimento dessa conspiração, foi à fortaleza e contou tudo a Paulo, que, chamando um dos centuriões, disse: "Leve este rapaz ao comandante; ele tem algo para lhe dizer". (AT 23:16:17)

O Senhor, como temos visto, cuida de todas as coisas. Deus fez com que o sobrinho de Paulo soubesse do que armavam contra ele e o procurasse para dizer. Irmãos, todas as coisas ruins que acontecem em nossa vida são resultados de ataques do inimigo e devemos repreendê-lo. Além disso, chegando a notícia de que há pessoas oprimidas pelo inimigos, é como se assumíssemos o lugar do sobrinho de Paulo e temos o dever de fazer o que ele fez: denunciar. Contudo, isso não significa sair por aí falando aos quatro ventos, mas sim denunciar em oração ao Senhor, repreendendo o mal e sendo usado pelo Senhor para libertar aquela vida. É como se disséssemos: "Senhor, aquela pessoa está sendo oprimida pelo diabo, por um demônio que a está fazendo cair neste pecado, ficar enferma, etc. Eu denuncio essa situação ao Senhor e repreendo esse mal, mandando que ele saia e não volte mais, em Nome de Jesus". Não podemos receber a graça de Deus em vão, já que somos cooperadores de Deus (2 Co 6:1) e devemos estar disponíveis para sermos usados assim como Ele usou o sobrinho de Paulo. Não podemos receber a graça de Deus em vão, pois aquele que está em Jesus deve dar fruto (JO 15:2) e fomos escolhidos para dar fruto que permaneça (JO 15:16), não para vivermos acomodados, pensando somente em nós.

*****************************************************

"O comandante despediu o rapaz e recomendou-lhe: "Não diga a ninguém que você me contou isso". (AT 23:22)

O sobrinho de Paulo o procurou e contou o que tinha ficado sabendo, tendo sido orientado a procurar o comandante e contar a ele. Irmãos, peçamos a ajuda de quem pode, efetivamente, ajudar-nos. Quando enfrentarmos um problema, em primeiro lugar, entremos na presença de Deus e peçamos o Seu favor, pois nosso socorro vem do Senhor (SL 121:2). A Palavra diz que vão é o socorro do homem (SL 60:11), mas isso não quer dizer que não podemos pedir ajuda a uma pessoa. Contudo, não podemos depender de ninguém além de Deus e o primeiro lugar onde devemos buscar auxílio é na presença Dele. Se houver alguém que possa nos ajudar, Deus nos mostrará e cuidará para que tudo corra bem, como fez com Paulo, mas não fiquemos espalhando nossos problemas aos quatro ventos. Outra coisa: o comandante mandou que o sobrinho de Paulo não falasse a ninguém o que estava acontecendo. Há pessoas que se prejudicam por falar demais. Quem fala demais acaba dando informações ao diabo, que não é Onisciente, mas fica sabendo de nossos sentimentos ao nos ouvir confessando a derrota, por exemplo, comentando com alguém como "estamos arrasados e não sabemos como continuar a vida"; com toda certeza, ele usará essa informação contra nós. Quem fala demais acaba dando mais informação do que devia e abre brechas para que outras pessoas, usadas pelo inimigo, atrapalhem através de fofocas e todo tipo de coisa. Irmãos, busquemos, em primeiro lugar, a ajuda de Deus. Depois, de acordo com a direção Dele, busquemos a ajuda de quem puder nos ajudar. Fora isso, fiquemos de boca fechada.

*****************************************************

"Então ele chamou dois de seus centuriões e ordenou-lhes: "Preparem um destacamento de duzentos soldados, setenta cavaleiros e duzentos lanceiros a fim de irem para Cesaréia esta noite, às nove horas da noite. Providenciem montarias para Paulo, e levem-no em segurança ao governador Félix". (AT 23:23-24)

Irmãos, vejamos como Deus prepara as coisas: quarenta pessoas queriam matar Paulo, mas a defesa dele foi muito maior. A Palavra de Deus diz que no lugar de vergonha teremos dupla honra (Is 61:7) e vemos uma mostra clara disso. Se estamos passando por problemas, fiquemos em paz e confiantes em Deus, pois Ele nos exaltará no tempo oportuno.

*****************************************************

"O governador leu a carta e perguntou de que província era ele. Informado de que era da Cilícia, disse: "Ouvirei seu caso quando os seus acusadores chegarem aqui". Então ordenou que Paulo fosse mantido sob custódia no palácio de Herodes." (AT 23:34-35)

O governador iria esperar os acusadores de Paulo chegarem. De acordo com a justiça do mundo, ele estava sendo justo. Lembremo-nos sempre de que o acusador nunca descansa e está sempre de prontidão para nos derrubar. Contudo, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo (Rm 8:1): se temos algum erro, oremos ao Senhor, peçamos o perdão Dele e de quem prejudicamos, mudemos de atitude e não aceitemos que o inimigo nos acuse de nada. Vale lembrar: isso não significa um passe livre para pecarmos tranquilamente, até por que daremos conta de nossas atitudes e motivações no dia do Juízo, mas significa que não devemos ficar nos condenando pelos erros que cometemos e nem deixar que o inimigo nos acuse, como faz. Há pessoas que simplesmente não conseguem se perdoar por erros que cometeram, como se elas fossem melhores que Deus: se Deus as perdoou, por que elas mesmas não se perdoam? Em vez de rejeitarmos, aceitemos a graça de Deus e vivamos Nela, buscando sempre obedecê-lO, já que Ele mesmo disse: "Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito" (GN 17:1). Ele é o Deus Todo-Poderoso e nos dá condições de sermos perfeitos na presença Dele, basta que queiramos. Você quer?

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 27/06/2013
Reeditado em 27/06/2013
Código do texto: T4361546
Classificação de conteúdo: seguro