ESTUDO I REIS 12: DIREÇÃO DE DEUS/ QUEM VOCÊ PROCURA/ SERVIR E SER SERVIDO/ CONSELHO DE AUTORIDADES E MAUS CONSELHOS e outros...

"Roboão respondeu: "Voltem a mim daqui a três dias". Então o povo foi embora" ( I RS 12:1)

O povo foi até Roboão, que ia ser proclamado rei, pedir que o jugo que o pai dele havia imposto fosse aliviado e Roboão pediu que eles voltassem dali três dias. Às vezes, nós realmente precisamos de um tempo para pedir a direção de Deus a respeito de um assunto. A Palavra diz que peca quem é precipitado (PV 19:2). Se não temos uma palavra do Senhor a respeito de determinada situação, não façamos o que achamos melhor, mas entremos em oração e busquemos na Palavra do Senhor o direcionamento adequado. O tempo também é algo importante e Deus pode permitir que determinadas coisas demorem um pouco para acontecer a fim de nos ensinar, trabalhar nossa paciência e dependência Dele.

*****************************************************

"O rei Roboão perguntou às autoridades que haviam servido ao seu pai Salomão durante a vida dele: "Como vocês me aconselham a responder a este povo?" ( I RS 12:6)

Roboão, no início, tomou uma atitude adequada: pediu direção às autoridades. Irmãos, devemos sempre pedir a direção do Senhor e, se for o caso, conversar com o nosso pastor para que ele concorde em oração conosco. Há irmãos que, em vez de entrarem em oração e conversarem com Deus, pedem conselho ao ímpio, ao descrente, e acabam tomando decisões erradas, como veremos adiante.

*****************************************************

"Eles responderam: "Se hoje fores um servo desse povo e servi-lo, dando-lhe uma resposta favorável, eles sempre serão teus servos".(I RS 12:7)

As autoridades disseram algo interessante: se o rei se tornasse servo naquele momento e ajudasse o povo, o povo o serviria para sempre. Às vezes, para recebermos uma ajuda, precisamos ajudar. Não se trata de chantagem, mas de troca de favores. Há pessoas que querem ser servidas, mas não querem servir. Aprendamos a não sermos orgulhosos: se for preciso que sirvamos, façamos com amor. Lembremo-nos do que Jesus disse: "Jesus os chamou e disse: "Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (MT 20: 25-28). Além disso, a Palavra diz para fazermos aos outros o que gostaríamos que nos fizessem (MT 7:12). Se queremos encontrar ajuda em tempo oportuno, ajudemos hoje.

*****************************************************

"Roboão, contudo, rejeitou o conselho que as autoridades de Israel lhe tinham dito e consultou os jovens que haviam crescido com ele e o estavam servindo" ( I RS 12:8)

Aqui Roboão tomou uma atitude complicada: recusou o conselho das autoridades para ouvir os jovens que haviam crescido com ele. Não devemos recusar o conselho das autoridades e a autoridade máxima na vida do cristão é o Senhor. Lembremo-nos de que Ele é chamado "Conselheiro" (Is 9:6). Porém, há pessoas que, simplesmente, esquecem de pedir um conselho ao Senhor ou, quando pedem, ignoram por não ser aquilo que elas queriam ouvir. Não sejamos dessa forma, mas estejamos sempre prontos a ouvir e pôr em prática o conselho do Senhor em nossa vida.

*****************************************************

"Os jovens que haviam crescido com ele responderam: "A este povo que te disse: ‘Teu pai colocou sobre nós um jugo pesado; torna-o mais leve’ — dize: ‘Meu dedo mínimo é mais grosso do que a cintura do meu pai. Pois bem, meu pai lhes impôs um jugo pesado; eu o tornarei ainda mais pesado. Meu pai os castigou com simples chicotes; eu os castigarei com chicotes pontiagudos’ ". ( I RS 12:10-11)

Vejamos aqui um conselho diferente daquele dado pelas autoridades. Irmãos, vemos que Roboão foi pedir conselho aos amigos mais jovens. Não podemos nos tornar velhos na fé. Aquele que se torna velho na fé acha que já sabe de tudo, que já é muito "de Deus", que não tem mais nada para aprender e não aceita mais uma correção ou exortação nem de Deus, se bobear. Entretanto, tomemos cuidado com os arroubos da juventude espiritual. O primeiro amor, de quando nos convertemos, é lindo e nunca deve morrer, mas devemos tomar cuidado: se não tivermos a direção de Deus, pode se tornar fanatismo, o que até mesmo atrapalha a conversão daqueles que poderiam se converter conosco e não o fazem para não ficar "doidos" que nem nós. Irmãos, tomemos também cuidado com aquele ímpeto de "renovação", de "modernidade": não podemos modernizar a Palavra de Deus. A Palavra não muda e a pena para quem quiser pregar algo diferente do que está escrito é muito séria: "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro" (AP 22:18-19). Voltando ao que era relatado a respeito de Roboão, apesar de parecer ruim ele ter rejeitado o conselho das autoridades e ouvido conselho de outros jovens que haviam crescido com ele, houve um motivo para que tudo isso acontecesse, o que veremos adiante.

*****************************************************

"E o rei não ouviu o povo, pois esta mudança nos acontecimentos vinha da parte do Senhor, para que se cumprisse a palavra que o Senhor havia falado a Jeroboão, filho de Nebate, por meio do silonita Aías." ( I RS 12: 15)

Da mesma forma que aconteceu com o faraó, o qual o Senhor endureceu o coração a fim de não permitir que o povo saísse do Egito antes de as dez pragas se realizarem, Deus também havia endurecido o coração de Roboão comum propósito. No caso do faraó, o propósito foi mostrar a grandeza e o poder de Deus (Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó, e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas. Faraó, pois, não vos ouvirá; e eu porei minha mão sobre o Egito, e tirarei meus exércitos, meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes juízos. Então os egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando estender a minha mão sobre o Egito, e tirar os filhos de Israel do meio deles" - EX 7:3-5). Neste caso de I Reis, o Senhor permitiu que tudo isso acontecesse para cumprir uma palavra que havia dado antes. Irmãos, não se trata de crueldade de Deus para com o povo, como muitos desinformados querem dizer, mas o Senhor tem o Seu método de agir e pode permitir determinadas lutas em nossas vidas para nos corrigir, para trabalhar determinada coisa em nós para nos moldar como o vaso na mão do oleiro (Jr 18), etc. Isso não significa que Deus espera que fiquemos passivos, deixando o inimigo destruir nossa vida. Ele espera que lutemos, sim, mas apegando-nos a Ele e confiando no Seu agir. Por mais estranho que possa parecer a nós o agir de Deus, confiemos e nos apeguemos a Ele, pois a vitória é certa, em Nome de Jesus: "Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos" (Is 55:9).

*****************************************************

"Quando todo o Israel viu que o rei se recusava a ouvi-los, responderam ao rei: "Que temos em comum com Davi? Que temos em comum com o filho de Jessé? Para as suas tendas, ó Israel! Cuide da sua própria casa, ó Davi! " E assim os israelitas foram para as suas casas." ( I RS 12:16)

Aqui vemos o momento em que os israelitas, profundamente desgostosos com a resposta de Roboão, voltam para suas casas. Mais tarde, os israelitas matariam Adorão, chefe de trabalhos forçados de Roboão. Naquele momento, porém, não houve derramamento de sangue. Irmãos, procuremos nos conter, ter calma, paciência e esfriar a cabeça. Em momentos de dificuldades, há pessoas que perdem as estribeiras e partem para agressões que podem causar fatalidades. Mantenhamo-nos em Espírito, a fim de termos desenvolvido o fruto do domínio próprio (GL 5:22). Procuremos resolver as nossas diferenças sem ofensas e até mesmo falando da Palavra do Senhor. Se não for possível, o melhor a fazer é retirar-se e orar pelas pessoas e pela resolução do problema, pedindo a direção de Deus.

Outra coisa interessante: essa fala aparece em 2 Samuel 20:1, quando Seba, um homem que a Palavra descreve como homem de Belial, incita o povo contra Davi e o povo o obedece. Irmãos, acontece algo parecido neste versículo. No momento da dificuldade, o povo, em vez de lembrar os feitos de Davi, respondeu que nada tinha a ver com ele. Da mesma forma, em 2 Samuel 20:1, o mesmo povo que chamava Davi de líder virou-lhe as costas. Irmãos, que não sejamos esse tipo de pessoa que, no momento de um aperto, vira as costas para as pessoas e para Deus. Não sejamos aquelas pessoas que vivem coladas com outra e, no momento do problema, fingem que nem a conhecem. Não sejamos o tipo de pessoa que fala que ama a Deus mas, no momento em que vê alguém falando mal de Deus ou da obra, ou pondo em dúvida a Palavra, não se manifesta. Não estou querendo dizer que devemos arrumar confusões. Não, em determinadas situações é até melhor ficar quieto, mas refiro-me a, no mínimo, orar por essa pessoa e, se for possível, dar, sim, uma palavra a ela. Que não sejamos omissos no momento da dificuldade. Que não digamos, quando for necessário sofrer uma crítica ou uma perseguição por conta do Evangelho: "Que tenho eu com esse Deus?".

*****************************************************

"‘Assim diz o Senhor: Não saiam à guerra contra os seus irmãos israelitas. Voltem para casa, todos vocês, pois fui eu que fiz isso’ ". E eles obedeceram à palavra do Senhor e voltaram para as suas casas, conforme o Senhor tinha ordenado" ( I RS 12:24)

Após seu chefe de trabalhos forçado, Adonirão, ser morto, o rei Roboão fugiu para Jerusalém e o povo colocou Jeroboão como rei em seu lugar. Roboão, ao chegar em Jerusalém, queria organizar um levante a fim de lutar para recuperar o reino. Contudo, veio a Palavra do Senhor

dizendo que eles não deveriam fazer isso, pois essa situação havia sido feita pelo Senhor. Irmãos, mais uma vez vemos o agir do Senhor soberano e devendo ser obedecido. Nem sempre Deus age da forma que queríamos ou esperávamos, mas nunca devemos desobedecer, mas sim confiar Nele e fazer o que Ele nos manda. Ao final, sempre receberemos a vitória e o mais importante: obedecendo mostramos que O amamos.

*****************************************************

"Jeroboão pensou: "O reino agora provavelmente voltará para a dinastia de Davi. Se esse povo subir a Jerusalém para oferecer sacrifícios no templo do Senhor, novamente dedicarão sua lealdade ao senhor deles, Roboão, rei de Judá. Eles vão me matar e voltar para o rei Roboão". Depois de aconselhar-se, o rei fez dois bezerros de ouro e disse ao povo: "Vocês já subiram muito a Jerusalém. Aqui estão os seus deuses, ó Israel, que tiraram vocês do Egito". ( I RS 12:26-28)

Vemos aqui a precipitação e a falta de fé em forma de pessoa: Jeroboão. Deus havia prometido a permanência da família de Jeroboão no trono se ele o obedecesse ("E há de ser que, se ouvires tudo o que eu te mandar, e andares pelos meus caminhos, e fizeres o que é reto aos meus olhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa firme, como edifiquei a Davi, e te darei Israel" - I RS 11:38). Ele ficou com medo de os israelitas voltarem a Jerusalém para comemorar as festas anuais e rejeitarem Jeroboão, pelos comentários de que o templo foi projetado pelo avô (Davi) e construído pelo pai (Salomão) de Judá. Dessa forma, Jeroboão se sentiu inseguro por causa de algo que nem tinha acontecido ainda e caiu em pecado. O diabo, sendo o pai da mentira (JO 8:44), pinta um quadro bem sombrio, bem pior do que realmente é a situação e o ser humano, com medo, acaba enfiando os pés pelas mãos. Não podemos deixar que o medo e a sugestão de coisas que nem sabemos se vão acontecer mesmo nos façam cair em pecado, tirando-nos da presença do Senhor. Irmãos, aquele que está firmado em Deus e vivendo no entro de Sua vontade não se abala e não teme os maus rumores, pois está firmado (SL 112:7). A pessoa que não está firmada com Deus, no momento de dificuldade, desespera-se e comete todo tipo de desatino, como Jeroboão, que partiu para a idolatria e ainda instituiu essa idolatria ao povo de Israel. Vemos outra coisa: Jeroboão aconselhou-se. Irmãos, devemos tomar muito cuidado com os conselhos que tomamos e que damos, pois se induzirmos uma pessoa a pecar estaremos fazendo algo muito ruim para a pessoa e para nós mesmos. Além disso, se vemos alguma pessoa aconselhando-se de maneira nociva e não falamos nada, estamos tendo parte com o ladrão e não denunciamos ao Senhor (PV 29:24), entrando em oração e repreendendo o mal. Não sejamos omissos e nem Com relação a Jeroboão, nem preciso dizer que a situação dele piorou muito, pois ele se colocou contra o Deus de Israel e ainda levou Seu povo a pecar.

CONSULTA NO QUE SE REFERE À INSEGURANÇA DE JEROBOÃO: http://www.estudosdabiblia.net/d154.htm

*****************************************************

"Mandou por um bezerro em Betel, e o outro em Dã" ( I RS 12:29)

Percebamos que não foi apenas um bezerro de ouro. Irmãos, se fosse para construir dois altares, poderiam ter alegado uma série de dificuldades. Agora, para "dispôr" dois bezerros de ouro, tudo bem. Irmãos, quantas pessoas fazem uma série de coisas para o mundo com uma facilidade incrível, mas quando é para fazer algo para Deus, é difícil, é caro, é cedo, é tarde, etc. Que não sejamos assim, mas que estejamos sempre prontos para fazer o que for preciso para a obra e para a nossa comunhão com Deus, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"E isso veio a ser um pecado, pois o povo ia até Dã para adorar aquele bezerro" ( I RS 12:30)

Mais uma vez, vemos um exemplo de esforço empregado de maneira errada. O povo precisava se deslocar para adorar o bezerro. Irmãos, não esforcemos nossas mãos no que é ruim, mas nas coisas que vêm do Alto. Nem que eles não precisassem se mover, não deveriam adorar o bezerro de ouro. Contudo, estou tentando mostrar como as pessoas empregam mais esforço para coisas do mundo que para as coisas de Deus e isso acontece até mesmo inconscientemente e não deve ser assim: nosso esforço deve ser sempre para nos apresentarmos aprovados na presença de Deus.

*****************************************************

"Instituiu uma festa no dia quinze do oitavo mês, semelhante à festa realizada em Judá, e ofereceu sacrifícios no altar. Ele fez isso em Betel, onde também sacrificou aos bezerros que havia feito. Também estabeleceu lá sacerdotes nos seus altares idólatras" ( I RS 12:32)

A Palavra diz que o diabo se transfigura em anjo de luz (2 Co 11:14). A festa que eles fizeram procurava se assemelhar com as festas feitas em louvor do Senhor. Irmãos, conhecem aquela história de trocar gato por lebre? Quantos têm sido enganados pelo diabo, quantos têm achado que estão bem, que estão nos caminhos do Senhor, e estão completamente enganados? Quantos acham que todos os caminhos levam a Deus e que tudo bem fazer o que quiser, desde que "ajudem os outros", e estão completamente enganados também. Irmãos, não sejamos enganados: verdade é apenas a Palavra e Senhor é apenas Deus. O que a Palavra diz que é errado, é errado, e não adianta querermos uma crença "genérica", "flexível", mas fiquemos apenas com o que é a verdade.

*****************************************************

"No dia quinze do oitavo mês, data que ele mesmo escolheu, ofereceu sacrifícios no altar que havia construído em Betel. Assim ele instituiu a festa para os israelitas e foi ao altar para queimar incenso" ( I RS 12:33)

Percebamos que ele mesmo escolheu a data em que iria fazer essa festa. Irmãos, aquelas pessoas que se afastam de Deus têm a ideia de uma falsa liberdade. Entretanto, são escravas do diabo, já que as pessoas que o servem vivem doentes, miseráveis, tristes, etc. Irmãos, o diabo veio para roubar, matar e destruir e Jesus veio para que tenhamos vida com abundância (JO 10:10). É comum pessoas que, quando viviam no mundo, achavam que eram livres, que podiam fazer o que quisessem, etc., mas que chegam à Igreja destruídas, com o casamento acabado, miseráveis, doentes, endividadas, depressivas, etc. Essas pessoas são verdadeiramente libertas ao aceitar Jesus e Ele muda suas vidas por completo. Sinceramente, busquemos levar a Palavra a cada vez mais pessoas, pois a situação daqueles que não conhecem ao Senhor é muito triste, pois eles são usados pelo inimigo e nem se dão conta disso. Sinceramente, não consigo entender pessoas que não levam a Palavra do Senhor aos outros, deixando que eles fiquem em sofrimento. Também não consigo entender pessoas que conhecem a Deus, têm experiências maravilhosas de comunhão com o Pai e se desviam. Oremos por essas pessoas. Denunciemos esse mal ao Senhor e repreendamos a ação do inimigo, em Nome de Jesus. Mais uma vez: se ficarmos omissos, temos parte com o ladrão e aborrecemos nossa própria alma (PV 29:24), trazendo a ela todo tipo de problemas. Não queremos isso para nós, queremos?

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 28/06/2013
Código do texto: T4362636
Classificação de conteúdo: seguro