ESTUDO NÚMEROS 33: PROPÓSITO/ DESAFIADORAMENTE/ DESERTO/ FALTA DE ÁGUA/ DERRUBE TUDO/ TOME POSSE/ TIRE O INIMIGO e outro

"Por ordem do Senhor Moisés registrou as etapas da jornada deles. Esta foi a jornada deles, por etapas:" (NM 33:2)

Pode parecer meio "inútil" para algumas pessoas registrar um monte de lugares cujos nomes são até difíceis de pronunciar. Contudo, nada está registrado na Palavra de Deus por acaso e, se o Senhor ordenou que essas etapas fossem registradas, há um propósito. Tudo na Palavra do Senhor pode trazer a revelação de que precisamos em determinado momento. Basta que deixemos o Espírito Santo nos guiar, não tenhamos preconceito ou preguiça de ler e busquemos o conhecimento do Senhor. Aquele que quer ser cheio Dele e de conhecimento da verdade, Ele enche.

*****************************************************

"Os israelitas partiram de Ramessés no décimo quinto dia do primeiro mês, no dia seguinte ao da Páscoa. Saíram, marchando desafiadoramente à vista de todos os egípcios, enquanto estes sepultavam o primeiro filho de cada um deles, que o Senhor matou. O Senhor impôs castigo aos seus deuses" (NM 33:3-4)

Imaginemos a cena: os egípcios estavam enterrando seus filhos, cuja praga do Senhor havia matado, e os israelitas marchando para a liberdade, tendo o nosso Deus enviado dez pragas que causaram muito espanto e dor, apenas para nos libertar. Outro detalhe: o povo marchava desafiadoramente. Irmãos, Deus endureceu o coração do faraó a fim de poder demonstrar o Seu poder (Ex 7:3). Nada mais coerente que o Seu povo marchar cheio de coragem. Talvez fosse possível que outro povo pudesse ter medo de os egípcios, por conta da dor da perda dos filhos, pudessem tentar uma represália, mas os israelitas marchavam desafiadoramente e nós devemos marchar assim também, sem medo algum, pois nosso Deus é Soberano e pode todas as coisas. Ora, não se trata de "chutar cachorro morto", mas sim de mostrar que aquele que anda com Deus é destemido mesmo na terra inimiga, mesmo em meio aos perigos. Andemos desafiadoramente, sem medo, pois temos o Deus Todo-Poderoso ao nosso lado. Se Ele disser: "Vá!", tenhamos plena confiança de que seremos bem sucedidos. Se Ele disser: "Fique!", fiquemos e tenhamos a mesma confiança, pois a bênção é nossa, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Partiram de Sucote e acamparam em Etã, nos limites do deserto" (NM 33:6)

Muitas vezes nós podemos nos encontrar no limite do deserto, seja para entrar, seja para sair. Se estivermos no limite para entrar em um deserto, clamemos ao Senhor. Se Ele estiver nos conduzindo até lá com um propósito, oremos e peçamos força, tendo certeza de que Ele estará conosco e de que sairemos de lá muito mais fortes espiritualmente, se não nos revoltarmos e nos mantivermos em comunhão com Ele. Se não for um propósito do Senhor, mas a consequência de um pecado, arrependamo-nos, peçamos o perdão e a misericórdia Dele enquanto é tempo e não erremos mais. Se estamos no limite para sair de um deserto, oremos ao Senhor agradecendo por Ele ter estado ao nosso lado, pedindo perdão se pensamos em desistir ou pensamos que estávamos sozinhos em algum momento e também peçamos que Ele nos ajude a dar um bom testemunho. Se passamos pelo deserto como salário do pecado (RM 6:23), tomemos uma decisão séria de mudar de vida e não errar mais, pedindo o auxílio do Senhor para isso e esforçando-nos também.

*****************************************************

"Partiram de Alus e acamparam em Refidim, onde não havia água para o povo beber." (NM 33:14)

Mais uma dificuldade pela qual o povo passou: falta de água. Irmãos, quando Deus nos tira de um problema não significa que nunca mais passaremos por dificuldade. Da mesma forma, quando Deus nos promete uma bênção não significa que não teremos lutas para tomar posse dela. Em todo caso, devemos nos manter firmes na fé e na certeza de que Deus é fiel e, quando nos diz algo, dá todas as condições para que sejamos vitoriosos. Basta nos manter na presença Dele e crermos. A presença Dele é a água que não pode faltar. Estando na presença Dele, há fontes que jorram águas que, quem bebe, não tem sede novamente, ou seja, não tem necessidade de nada.

*****************************************************

"Partiram de Cades e acamparam no monte Hor, na fronteira de Edom" (NM 33:37)

Edom era uma nação situada ao sul do Mar Morto. Em NM 20:14-21, vemos que Moisés pediu ao rei de Edom que pudesse passar pelas suas terras, mas ele disse que não. Em Isaías 34:5, vemos que Deus condenou Edom à destruição por conta do seu ódio intenso contra o povo de Deus. No tempo da monarquia, a hostilidade entre Edom e o povo de Deus era constante e os edomitas ajudaram os babilônicos a destruir Jerusalém. Ainda em Isaías, agora em 63:1-6, vemos a figura do Messias que surge com as vestes manchadas de vermelho tendo vindo de Edom, que significa a derrota dos inimigos do povo de Deus. Irmãos, às vezes, em meio ao deserto, estaremos no limite com pessoas que não nos querem bem, pessoas que ficam felizes ao ver nosso problema, inclusive o diabo, que exulta de alegria ao ver as pessoas sofrendo. Contudo, fiquemos em paz, pois o Senhor venceu Edom e todos os inimigos do povo de Deus, assim como fará triunfar aquele que anda com Ele. Se ainda não entramos no deserto, tomemos cuidado para não chegarmos perto dos nossos inimigos e me refiro aqui ao diabo. Irmãos, há pessoas que chegam perto demais do pecado e acabam caindo em um deserto ou então que, dentro do deserto, sucumbem à tentação do diabo e mergulham no pecado. Há pessoas que pensam: "Bom, já estou desse jeito, melhor ferrar tudo de vez". Não façamos isso, pois Deus é poderoso para nos tirar de qualquer deserto em que estivermos, mas o diabo trabalhará somente para nos afundar mais até nos destruir totalmente, como já fez a muitos. Não fiquemos perto dele, irmãos. Não fiquemos vacilando, pois a vontade dele é que atravessemos o limite entre a paz e Edom e o preço é alto. Com relação a coisas que nossos inimigos possam fazer contra nós a fim de nos colocar no deserto, fiquemos em paz: nenhuma ferramenta preparada contra nós prosperará (Is 54:17). Se for algum trabalho de feitiçaria, macumba, etc., estejamos em paz também, pois: "Não há magia que possa contra Jacó, nem encantamento contra Israel. Agora se dirá de Jacó e de Israel: ‘Vejam o que Deus tem feito!" (NM 23:23). Interessante notar que Edom é o nome pelo qual é chamado Esaú (GN 25:30), irmão de Jacó, que era o filho de Isaque que receberia a promessa. Interessante notar também que Edom também era chamada de Iduméia e habitantes desse local foram até Jesus quando o viram realizando maravilhas ("E de Jerusalém, e da Iduméia, e de além do Jordão, e de perto de Tiro e de Sidom; uma grande multidão que, ouvindo quão grandes coisas fazia, vinha ter com ele" - MC 3:8), o que mostra que mesmo nos piores meios sociais pode haver uma pessoa de Deus e que os que hoje são inimigos do Senhor podem se converter, assim como ocorreu com Paulo (AT 9:1-30).

Fonte: Bíblia da Mulher João Ferreira de Almeida edição Revista e Atualizada.

*****************************************************

"Partiram de Obote e acamparam em Ijé-Abarim, na fronteira de Moabe" (NM 33:44)

Moabe também foi uma nação contra a qual foi feita uma profecia anunciando a destruição do povo, cujos habitantes eram descendentes de Ló. Moabe se opôs aos israelitas quando eles estavam prestes a entrar em Canaã e, posteriormente, foram derrotados por Sargão, rei da Assíria. A queda de Moabe é associada ao seu orgulho e arrogância e é necessário tomar muito cuidado com isso. Há pessoas que entram em um deserto justamente por que deixam esses sentimentos entrarem em seu coração ou então deixam de sair do deserto por não aceitarem a ajuda de alguém que Deus levantou para abençoá-los. Irmãos, o que aconteceu com os moabitas é o que acontece com aqueles que se assemelham com eles hoje em dia: a destruição.

Fonte: Bíblia da Mulher João Ferreira de Almeida edição Revista e Atualizada.

*****************************************************

""Diga aos israelitas: Quando vocês atravessarem o Jordão para entrar em Canaã, expulsem da frente de vocês todos os habitantes da terra. Destruam todas as imagens esculpidas e todos os ídolos fundidos, e derrubem todos os altares idólatras deles" (NM 33:51-52)

Irmãos, todos os direcionamentos de Deus devem ser seguidos, sem exceção. Deus não Se engana. Ele ordenou que o povo tirasse tudo o que O desagradava. Há pessoas que ficam "em santidade" até o momento em que recebem uma bênção do Senhor. No momento em que a vitória chega, elas O abandonam. Outras, ficam em cima do muro: não fazem uma coisa errada, mas fazem outra. Irmãos, temos de derrubar TODOS os altares, todas as obras demoníacas em nossa vida. Uma pessoa que casa, por exemplo, se leva "algumas coisas" erradas para o seu casamento, não dará certo. Deus não usou a palavra TODOS por acaso: se há coisas do diabo que você deixou entrar em sua vida e não tirou, o momento é agora. Mesmo que seja uma enfermidade: não deixemos de repreender o mal e tomar posse da cura, pois se escolhermos viver na doença estamos fazendo a cruz de Jesus vã e não podemos desprezar nenhuma parte do Evangelho.

*****************************************************

"Apoderem-se da terra e instalem-se nela, pois eu lhes dei a terra para que dela tomem posse." (NM 33:53)

Há pessoas que desprezam as bênçãos que o Senhor quer lhes dar. É o caso daquela pessoa que tem uma promessa do Senhor e a abandona, como se Deus fosse mudar de ideia. É o caso também daquela pessoa que tem uma revelação do Senhor e não ora sobre ela. Irmãos, não podemos fazer isso. Quando Deus revela que quer nos dar algo, Ele deseja que tomemos posse e nos instalemos na nossa terra prometida, explorando-a e vivendo nela como mais que vencedores. É como se alguém der uma roupa para outra pessoa e não ver essa pessoa usando o presente. Quem deu fica chateado, pois a pessoa está desprezando um presente que foi dado com todo carinho. É assim que Deus Se sente quando nos faz uma promessa, diz que quer realizar determinada obra em nossa vida, levar-nos a algum lugar, e não tomamos posse e até esquecemos dela. Não devemos abrir mão de nossas promessas, pois não sabemos os frutos espirituais que elas darão, como disse o Missionário R.R.Soares. Se Ana tivesse aberto mão da bênção de ser mãe, Samuel, um grande homem de Deus, não teria nascido (I Samuel 1).

*****************************************************

""Se, contudo, vocês não expulsarem os habitantes da terra, aqueles que vocês permitirem ficar se tornarão farpas em seus olhos e espinhos em suas costas. Eles lhes causarão problemas na terra em que vocês irão morar. Então farei a vocês o mesmo que planejo fazer a eles". (NM 33:55-56)

Irmãos, mais uma vez: todas as portas pelas quais o diabo pode entrar em nossa vida devem ser fechadas, sem dó e sem demora, e toda obra demoníaca em nossa vida deve ser exterminada. Quando o inimigo entra, não há outro propósito além de roubar, matar e destruir (JO 10:10). Devemos tomar cuidado com todos os pecados, com todas as brechas, sejam grandes ou pequenas. Há pessoas que se preocupam em não cometer pecados que elas consideram maiores e esquecem-se de coisas que elas consideram de menor importância como, talvez, perdoar. Irmãos, a Palavra diz que são as raposinhas que fazem mal às vinhas em flor (CT 2:15). Às vezes, tudo pode estar indo muito bem e, do nada, começar a dar errado. Não será uma "raposinha" que você deixou passar e não exterminou? Se deixamos o diabo agir em nossa vida estamos tendo parte como ladrão (PV 29:24) e nos aproximamos dele, aborrecendo nossa alma, ou seja, trazendo todo tipo de problema para nós mesmos, desagradando a Deus. Fiquemos espertos. Nós fomos comprados por bom preço e não devemos nos deixar escravizar pelos homens (I Co 7:23). Não convém a um filho de Deus, lavado e remido pelo sangue do Cordeiro, "hospedar" um demônio em sua vida, mas sim manter-se firme na liberdade com a qual Cristo nos libertou, não nos submetendo à escravidão do pecado, da doença, etc: "Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão" (GL 5:1).

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 28/06/2013
Código do texto: T4362638
Classificação de conteúdo: seguro