Meditação d Liturgia da 5ª feira da Semana Santa 


A Igreja católica apostólica Romana celebra na 5ª feira da Semana Santa a Santa Ceia do Senhor dando início ao Tríduo Pascal.
A liturgia traz, hoje, a 1ª leitura retirada do livro do Êxodo e esta narra a Solene ceia do Cordeiro Pascal. Cada família ou grupo oferecia o sacrifício de um cordeiro no único Templo Nacional, em Jerusalém. Como a multidão de peregrinos era grande e não havia condições de todos fazerem seu sacrifício ao mesmo tempo, num só dia, muitos antecipavam sua ceia pascal para a noite da 5ª feira, é o caso de Cristo e os apóstolos.
O salmo 115(116)12-13.15-16c. 17-18 fala do cálice da salvação, do servo fiel e da oferenda do sacrifício.
A 2ª leitura se encontra na 1ªcarta aos Coríntios 11,23-26 e nela São Paulo faz memória a celebração da ceia de Jesus com os apóstolos. Com detalhes ele narra a Instituição da Nova Ceia Pascal.
O evangelista João no capítulo 13,1-15 conta com detalhes como Jesus lava os pés dos apóstolos. Despoja-se do manto - vestimenta de rei, e cinge-se com uma toalha (avental) - vestimenta de sevo, para realizar uma tarefa executada apenas pelos escravos.
Ao lavar os pés dos apóstolos Ele dá a o testemunho da humildade e o ensinamento que se o Mestre lavou os pés dos seus discípulos, estes devem lavar os pés uns dos outros, isto é servir uns aos outros humildemente.
Deus Pai escolheu a data da celebração da páscoa do Antigo Testamento para o sacrifício e a morte de Cristo para lembrar que a partir daí começaria uma Nova Páscoa com o sacrifício de Cristo, o verdadeiro cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo, como havia profetizado João Batista.
Na 5ª feira Santa Jesus instituiu a Eucaristia quando disse ao partir o pão”isto é meu corpo, tomai e comei”; isto é o meu sangue “tomai e bebei” , e o Sacramento da ordem quando disse aos apóstolos :”fazei isto em memória de mim.
Neste dia no horário da manhã, em cada Diocese, realiza-se a celebração dos Santos Óleos com a presença do Bispo e de todos os párocos com uma liturgia especial tendo Isaías na 1ª leitura na passagem onde ele diz: O Espírito do Senhor repousa sobre mim”; Apocalipse 1,5-8 na 2ª, onde se lê: “Jesus pelo seu sangue, nos fez sacerdotes” e Lucas 4,16-21 - evangelho onde se cumpre a profecia de Isaías 61,1-3ª.6ª.8b-9s- justamente a 1ª leitura hoje proclamada.
Irmãos e irmãs, louvemos e agradeçamos a Deus por seu grande amor a nós, pecadores, e pela grande misericórdia de Jesus, em antes de morrer na Cruz, instituir o grande sacramento da Eucaristia. Ele um Deus na sua humildade se faz pão para ficar conosco todos os dias nos alimentando e nos fortalecendo contra todas as tribulações , contra as forças dos males espelhadas nos ares.
Obrigada Pai, obrigada Jesus. 




Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/
visualizar.php?idt=438624