ESTUDO TITO 2: CONDUTA DE HOMENS E MULHERES DE DEUS// ERA PRESENTE E BENDITA ESPERANÇA: COMO VIVER AQUI ESPERANDO JESUS

"Você, porém, fale o que está de acordo com a sã doutrina" (Tito 2:1)

Falar de acordo com a sã doutrina é falar de acordo com o que está na Palavra de Deus. Irmãos, não devemos sair da Palavra de maneira nenhuma e aquele que conhece a Deus e O serve não pode querer se meter a falar invencionices suas. Não importa se a Palavra que o Senhor nos deu é dura e a pessoa que a ouvir pode não gostar: peçamos a sabedoria do Senhor para falar exatamente aquilo que Ele nos mandou. Da mesma forma, se estamos querendo ganhar uma alma para Jesus, não queiramos "amaciar" a Palavra de Deus, pregando apenas as bênçãos, mas falemos também dos mandamentos e das consequências de transgressão. Falemos sempre de acordo com a Palavra e nos deixemos ser usados pelo Senhor. Deus nos usará se falarmos o que Ele nos manda, que sempre deve estar de acordo com a Palavra, já que Deus não é Deus de confusão (I CO 14:33).

*****************************************************

"Ensine os homens mais velhos a serem sóbrios, dignos de respeito, sensatos, e sadios na fé, no amor e na perseverança" (Tito 2:2)

Irmãos, as pessoas mais velhas, assim como todas, devem ser exemplo. Mais uma vez, vemos a questão de andar na Palavra do Senhor, sem se desviar, o que é declarado a partir do "sadio" na fé. Ser sadio na fé e não dar lugar a invencionices, a coisas inventadas pelo homem, mas cumprir a Palavra de Deus em sua totalidade. As pessoas de Deus também devem ser dignas de respeito e esse respeito vem ao obedecer a Palavra. Quem obedece a Palavra de Deus não se dá a vexames, a contendas e a situações degradantes, pois estão de acordo com a vontade de Deus e Ele não deseja nada disso para nenhum de Seus filhos. Sejamos sadios no amor e na perseverança.O amor significa a obediência à Palavra (II Jo 1:6). Claro, essa obediência deve acontecer por boa vontade, respeito e gratidão e não simplesmente por obrigação ou para recebermos uma bênção. Devemos amar a Deus e à Sua obra no sentido literal da palavra "amor". Mais uma vez temos a necessidade de nos mantermos na Palavra, necessidade essa afirmada pela obediência. Devemos também sermos perseverantes no que a Palavra nos diz, pois aquele que perseverar será salvo. Por maiores problemas e dificuldades que o inimigo nos apresente, sejamos perseverantes na nossa salvação, na obediência e na fé nas promessas que o Senhor nos fez. Não importa o tempo que passar: Ele é fiel para cumprir cada uma delas ("Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu" - HB 10:23), assim como fez com Sara: "Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido" (HB 11:11).

*****************************************************

"Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom" (Tito 2:3)

As mulheres, da mesma forma, devem andar no temor da Palavra. Algo importante: paremos de falar da vida das pessoas. Claro que há homens com esse hábito, mas ele é mais comum entre as mulheres. Isso é algo que não agrada ao Senhor, sobretudo se o comentário espalhado é mentiroso. Isso pode causar um estrago imenso na vida da outra pessoa e na nossa própria vida. Além disso, a abstenção de bebida alcoólica também é essencial. Naquela época o vinho era suco de uva. Mesmo assim, eles não deviam se dar a excessos. Na verdade, nada em excesso é bom. Até mesmo com relação à obra de Deus é necessário cuidado, pois aqueles que são recém-convertidos, no ímpeto de fazer a obra, podem cometer alguns erros se não forem muito bem direcionadas. m algumas pessoas fazendo com que elas façam coisas que nem Deus quer que elas façam. É preciso estar sempre e totalmente sob a direção do Senhor.Todas essas exortações visam a mulher poder ensinar aquilo que é bom. Ora, se está contaminada com aquilo que é ruim, como ensinará o que é bom? Nem estará em Espírito para fazer isso e nem terá crédito diante dos outros.

*****************************************************

"Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus próprios maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada" (Tito 2:4-5)

Como disse antes, a mulher mais velha deve estar apta a ensinar a mulher mais jovem. Contudo, como o fará se estiver vivendo fora do Espírito? Como ensinará se, na verdade, terá necessidade de aprender? Irmãos, referimo-nos à idade cronológica, mas também podemos lembrar de idade na fé. Se nós, como mães, por exemplo, queremos instruir nossas filhas (que não servem ainda ou que são mais novas na fé) no temor do Senhor, como o faremos se não estivermos vivendo retamente? Que crédito nossas palavras terão? Nenhum, pois serão apenas isso: palavras vazias. É necessário que as mulheres aprendam a amar seus filhos e marido, a serem bondosas, sujeitas ao marido, o que não significa ser escrava, mas respeitar que ele é o cabeça da família (I Co 11:3), etc. Com relação a estar em casa, não se trata de a mulher não poder trabalhar, mas sim de ela não se descuidar de sua família, assim como o homem não o deve fazer. Todas essas instruções à mulher mais velha, se cumpridas, servem para que a Palavra não seja difamada. Para que não ouçamos: "Nossa, fulana diz que é de Deus,vive na Igreja, mas você viu como ela é? Se ser crente é isso, então não quero ser". Podemos atrapalhar a conversão de outra pessoa, dando um mal testemunho, e criar motivo até mesmo de chacota, que não se restringirá apenas a nós, mas se estenderá aos outros que professam a fé no Senhor e também à obra. Vejamos quantos prejuízos por não andar de acordo com a Palavra e dar um mal testemunho.

*****************************************************

"Da mesma maneira, encoraje os jovens a serem prudentes" (Tito 2:6)

A Palavra "prudente" vem do latim "prudens" , alguém que age com conhecimento de causa*. Além disso, a pessoa que é prudente toma cuidado onde pisa, sabendo que se vacilar poderá enfrentar problemas. Lembremo-nos da parábola das dez virgens que estavam esperando o esposo. Cinco delas eram prudentes, mantendo sempre azeite em suas vasilhas com suas lâmpadas. As outras cinco eram loucas, pois não levavam azeite consigo (MT 25:1-13). Quando o esposo chegou, à meia-noite, as loucas tiveram de pedir azeite às prudentes e essas disseram às loucas que fossem comprar, para que não acontecesse de faltar o azeite a elas e às loucas. As cinco virgens loucas foram comprar o azeite mas, nesse tempo, o esposo chegou e ele e as virgens prudentes entraram, a porta se fechou e as virgens loucas não puderam entrar. Quando pediram que abrissem a porta, o esposo respondeu: "E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço." (MT 25:12). A lâmpada é a Palavra do Senhor (SL 119:105). Aquele que não anda na Palavra de Deus, ou seja, que a tem apagada em sua vida, não está se precavendo e pode ser surpreendido pelo mal a qualquer momento, já que não está na presença do Senhor e nem sob Sua proteção. Além disso, aquele que não está agindo de maneira prudente pode ser surpreendido pela volta de Jesus. Quando Jesus, que é o Noivo, vier buscar Sua Igreja, que é a noiva, os imprudentes ficarão de fora e não adiantará pedir para entrar. Devemos ser prudentes, já que Jesus mesmo diz: "Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir." (MT 25:13). Não sabemos quando Jesus voltará, por isso devemos estar preparados, pois se Ele voltar e e nossa lâmpada não estiver bem acesa, ou seja, não estivermos vivendo na Palavra, não entraremos no Céu. Interessante lembrar de que na Bíblia, de uma maneira geral, o azeite representa o Espírito Santo. Ser cheio do Espírito Santo, do azeite, é sinônimo de andar em obediência à Palavra de Deus. Viver com a lâmpada acesa, ou seja, viver de acordo com a Palavra de Deus, está diretamente relacionado a sermos cheios do Espírito Santo. O Espírito Santo está presente no momento da conversão da pessoa, já que é Ele quem convence a pessoa do pecado (JO 16:9). Após a conversão verdadeira, o Espírito Santo passa a habitar nessa pessoa e a ensina todas as coisas (JO 14:26) e, dessa forma, a pessoa passa a andar em espírito, obedecendo a Palavra de Deus e não satisfazendo os desejos pecaminosos da carne. Mesmo servindo a Deus, a voz da carne se levantará, mas devemos sempre dizer "não" a ela e escolhermos atender à voz do Espírito Santo. Se alguém está satisfazendo os desejos pecaminosos da carne está andando na carne e ficando insensível à voz do Espírito Santo, ou seja, está faltando o azeite na vida dessa pessoa e ela não conseguirá andar pela Palavra, mas sucumbirá às tentações. Nesses casos, a pessoa precisa buscar a Deus, orar, abrir seu coração ao Senhor, contando sua situação e pedindo para ser cheia novamente do Espírito Santo. Um jejum também é algo importante, mas deve seguir a direção de Deus. O fato é que devemos sempre orar, meditar na Palavra de Deus, ir à Igreja, louvar, etc., para que estejamos na presença do Senhor e sejamos cheios do Espírito Santo. A lâmpada não pode se manter acesa sem azeite e a pessoa que está sendo dominada pela carne não consegue obedecer à Palavra de Deus. Busquemos sempre a presença de Deus para que estejamos sempre cheios do Espírito Santo e andemos em obediência à Palavra, dizendo "não" às ofertas pecaminosas da carne. É impossível alguém ser cheio do Espírito Santo e não andar na Palavra. São coisas que andam paralelas. A coisa mais prudente que um filho de Deus faz é andar segundo a Palavra do Senhor, andando em espírito e não na carne. Dessa maneira, tem a certeza de que entrará no céu quando Jesus voltar e, aqui na terra, está sempre preparado para vencer qualquer ataque maligno e ser usado por Deus para abençoar a vida de quem for preciso. Temos conhecimento de causa, pois a Palavra de Deus nos dá conhecimento da vontade de Deus, do que Ele aprova e das artimanhas do diabo e o Espírito Santo nos ensina a provar os espíritos para saber se são de Deus (I Jo 4:1). Na verdade, o Espírito Santo nos ensina todas as coisas, dentro da Palavra de Deus (JO 14:26). Ajamos de acordo com o conhecimento da Palavra de Deus pois, dessa maneira, seremos prudentes. Os jovens cronologicamente têm aqueles "arroubos" da juventude que fazem com que eles se achem, muitas vezes, os donos da verdade e ajam inconsequentemente. Se conhecemos jovens, que oremos por eles e os instruamos no temor do Senhor. Se somos jovens, busquemos a presença de Deus, o Reino de Deus e sua justiça (MT 6:33), fugindo das paixões inconsequentes e do que nos afasta do Senhor. Os jovens na fé também precisam ser prudentes. Como já disse aqui, o primeiro amor nunca deve ser abandonado (AP 2:4-5). Contudo, se não for orientado, pode se tornar fanatismo e até mesmo uma prática mais religiosa que de fé. Se conhecemos pessoas assim, oremos por elas e as instruamos com amor na Palavra de Deus. Se estamos nos convertendo agora, busquemos sempre a presença do Senhor e orientação do Espírito Santo para sanar qualquer dúvida.

*Fonte: dicionário Priberam on line: http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=prudente

*

*****************************************************

"Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade;" (Tito 2:7)

Aqueles que servem a Deus devem ser um exemplo em tudo e em todos os lugares. Não dá para sermos pessoas de Deus no trabalho, mas não sermos em casa, por exemplo. Precisamos exalar o bom perfume de Cristo em todo lugar que estivermos e com quem estivermos, a fim de sermos um exemplo. Lembremo-nos sempre de que cristão significa "parecido com Cristo" e de que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunha (HB 11:1) que nos observa a fim de crerem e se converterem ou de desacreditarem a obra do Senhor. Como as pessoas tornam-se exemplo: agindo de acordo com a Palavra de Deus. Em vez de julgar, de criticar, dê uma palavra que venha de Deus, um sorriso, uma palavra de ânimo. Não sejamos como os amigos de Jó que, no momento de ajudá-lo, falaram palavras duras a ele, acusando-o de coisas que ele não havia feito e falando até mesmo mentiras a respeito de Deus, o que fez com que eles fossem corrigidos pelo Senhor (JÓ 42:7). Falemos o que for preciso, mas com amor. Quando falarmos da Palavra, ensinando a alguém, que seja com seriedade e de modo íntegro, sem invencionices, sem coisas que não existem, mas que falemos do que a Palavra nos revela e que vivamos a Palavra: que não apenas falemos às outras pessoas para viver, mas que a vivamos. Não sejamos como os fariseus. Além disso, não falemos dando espaço à dúvida, mas cheios da autoridade que temos em Cristo e inspirados pelo Espírito Santo, que nos ensina todas as coisas (JO 14:26), se é que estamos em Espírito. Aquele que ensina a Palavra de modo íntegro é aquele que ensina exatamente o que está escrito e que vive o que está ensinando. Caso contrário, nosso ensino será falso.

*****************************************************

"use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se lhe opõem fiquem envergonhados por não terem nada de mal para dizer a nosso respeito." (Tito 2:8)

Há cristãos que são liberais demais. Não convém a santos andar por aí falando palavras de baixo calão, ofensivas ou maliciosas. Além disso, não falemos de modo grosseiro ou ríspido, mas com paciência e amor. Mais uma vez: cristão significa "parecido com Cristo" e, se agirmos de maneira desrespeitosa, falando o que não devemos e da forma que não devemos, envergonhamos o Senhor e a obra Dele, abrindo espaço para todo tipo de comentário a fim desmoralizar o Evangelho e podendo atrapalhar a conversão de muitos ou colaborar para o afastamento daqueles que já serviam a Deus. Irmãos, a Palavra diz que são as raposinhas que fazem mal às vinhas em flor (CT 2:15). Às vezes podemos achar que é exagero, que não é por uma palavra nossa ou pela forma que falamos com alguém que essa pessoa se desviará, mas o diabo pode, sim, usar essa situação com alguém que não esteja em espírito, esteja fragilizado, e essa pessoa poderá se afastar do Senhor, abandonando a Igreja e a presença de Deus; se for alguém que ainda não serve a Deus ou que está se convertendo, esse processo pode ser seriamente prejudicado, fazendo com que a pessoa recue ou comece a achar que não há problema em falar palavrões, falar de modo grosseiro, falar de modo malicioso, etc. Não temos noção do estrago que pode ser feito a partir de coisinhas que, para nós, são pequenas, mas que o diabo usa para causar grandes problemas. Se agirmos dessa maneira, dando um mau testemunho com nossas palavras e atrapalhando a obra do Senhor, responderemos por isso. Vejamos o que o próprio Jesus disse: "Ai do mundo, por causa dos tropeços! pois é inevitável que venham; mas ai do homem por quem o tropeço vier!" (MT 17:8). O pecado existe, mas ai daquele que o possibilita na vida de alguém! As contendas e os escândalos existem, mas ai de quem os traz à vida das pessoas! Jesus também disse: "Mas se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar" (MT 18:6). As consequências são graves. Há pessoas que podem se desviar por nos ver agindo dessa maneira, acharem que é certo e começarem a agir também. Sabemos como Deus espera que ajamos: se escolhermos agir diferente,que não levemos mais ninguém ao pecado conosco, pois seremos responsáveis pela alma que se perder por nossa causa. Que sejamos usados para edificar e não destruir, para ganhar almas e não ajudar a perdê-las. Dessa forma, aqueles que se levantarem contra nós e contra a obra serão envergonhados, pois suas acusações e criticas não terão embasamento.

*****************************************************

"Ensine os escravos a se submeterem em tudo a seus senhores, a procurarem agradá-los, a não serem respondões e a não roubá-los, mas a mostrarem que são inteiramente dignos de confiança, para que assim tornem atraente, em tudo, o ensino de Deus, nosso Salvador" (Tito 2:9-10)

Todos os cristãos devem respeitar autoridade, irmãos. A autoridade é constituída por Deus e quem não a respeita traz condenação para si mesmo (RM 13:1-2). Claro que, a exemplo de Daniel, se a autoridade quiser que façamos algo contrário à Palavra de Deus, devemos dizer "não" (DN 3). Caso contrário, devemos respeitar, mesmo que não concordemos. O subordinado, além de ter como dever amar e respeitar a sua autoridade, deve ser alguém confiável. Irmãos, não é por que nosso chefe, por exemplo, é desonesto, que devemos ser. Não dá para dizer: "Ele também é, então não tem problema". Como não tem problema?! E Deus?! Irmãos, o servo de Deus é representante do Senhor e nossa principal preocupação deve ser prestar contas a Ele. Será que Ele não sabe se nosso chefe é desonesto? Claro que sabe! Mas isso não nos dá o direito de sermos também. Lembremo-nos de que a salvação é individual. Em primeiro lugar, não sejamos o crente 007, que ninguém sabe que é de Deus: todos devem saber que somos de Deus e as nossas ações devem ser condizentes com a fé que professamos. Os servos do Senhor devem ser aqueles que agradam seu superior. Não se trata de "puxar saco", mas de estar sempre pronto, sempre um passo à frente, sendo amável, alegre, desempenhando suas funções com excelência e sem reclamar se precisar ajudar em algo. Os servos de Deus devem ser um exemplo a fim de tornarem a obra e a Palavra do Senhor atraentes para que mais pessoas se convertam. Quando eu comecei meu processo de conversão, chamou-me muito atenção a fé de determinada pessoa. Aquela fé, simplesmente, encantava-me e é essa a impressão que os servos de Deus devem passar. Quando perguntarem o por que somos diferentes, não podemos hesitar em responder: É POR QUE EU SIRVO JESUS! Não queiramos ficar com a glória para nós: Deus não divide a glória Dele com ninguém (Is 42:8) e, ao atribuirmos nossa diferença a Jesus, as pessoas quererão servi-lO conosco.

*****************************************************

"Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens" (Tito 2:11)

Devemos pregar essa verdade a todos: a graça de Deus se manifestou para nos salvar e Deus quer salvar todos, como Ele mesmo diz: "Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?" (EZ 18:23). Todos nós temos direito à salvação se aceitarmos Jesus como único e Suficiente Senhor e Salvador de nossas vidas e O obedecermos, servindo-O por completo, servindo-O de todo coração e entregando nossa vida por completo nas mãos Dele. Deus enviou Seu Filho para que fossemos salvos do pecado e da penalidade do pecado. A vontade de Deus é que todos desfrutemos de Sua salvação, bem como das bênçãos aqui na terra. Por isso, devemos pregar a verdade a todas as pessoas, pois a vontade do Pai é que todos sejam salvos (I Tm 2:3-4).

*****************************************************

"Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo" (Tito 2: 12:13)

Aquele que aceita Jesus e recebe a salvação do Senhor renuncia à impiedade, à desobediência, ao pecado e a tudo o que desagrada o Senhor, uma vez que as coisas velhas são passadas e tudo se faz novo (2 Co 5:17). Aquele que aceita verdadeiramente ao Senhor e a Sua salvação não vive esta era presente de qualquer jeito, mas passa a viver sensatamente (sensato é sinônimo de PRUDENTE, assunto sobre o qual falamos no versículo 6 desta mesma mensagem), sabiamente, sendo que o princípio da sabedoria é o temor do Senhor (PV 9:10). Aquele que é sensato vive preparado na Palavra de Deus, sem se desviar, pois não sabe o dia nem a hora em que o Senhor voltará (MT 25:13 -ver a parábola das dez virgens em MT 25:1-13). Aquele que vive de maneira prudente vive de maneira sábia, pois vive de acordo com a Palavra de Deus. Aquele que vive de acordo com a Palavra de Deus, de modo prudente, tem certeza de que irá para o céu quando Jesus voltar, ou seja, tem a certeza da salvação e, aqui na terra, está sempre preparado para vencer qualquer ataque maligno e ser usado pelo Senhor para abençoar a vida de quem for preciso. Viver de modo justo também é viver de acordo com a Palavra, amando o Senhor e às pessoas, fazendo a obra do Senhor e levando Sua Palavra de salvação adiante, para que mais pessoas desfrutem dessa salvação, exercitando a piedade. O diabo não gosta disso e faz de tudo para atrapalhar, tentando, inclusive, desviar as pessoas do caminho do Senhor, a fim de que a obra não seja feita. Entretanto, aquele que está firmado no Senhor não se desvia para a direita e nem para a esquerda (PV 4:27). A maior esperança que um filho de Deus deve ter não são as bênçãos que o Senhor derrama sobre nossa vida, mas sim A MAIOR BÊNÇÃO DE TODAS: o dia do retorno do Rei, que levará os filhos de Deus para a glória eterna. Não nos desviemos nem para a esquerda nem para a direita, mas fiquemos firmes, esperando a manifestação da bendita esperança. A maior bênção que um filho de Deus tem não são as bênçãos na vida presente, mas a salvação no dia que Jesus voltar. A maior alegria que um filho de Deus deve ansiar ter é ouvir de Jesus: "Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;" (MT 25:34).

*****************************************************

"Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras." (Tito 2:14)

Jesus não morreu por nada: nós fomos remidos (palavra que significa "aquele que já pagou sua cota")*, o que significa que não devemos nada ao diabo e que ele não tem poder algum sobre nós. Fomos purificados para sermos um povo particular de Deus! Irmãos, vejamos que coisa forte e linda! Nós somos Dele, uma propriedade particular! Ora, qualquer um que tem uma propriedade particular cuida dela, não permitindo que ninguém a invada e prejudique. Jesus cuida de nós com o mesmo zelo, desde que nos deixemos cuidar, pois Ele somente cuida daquele que está em Sua presença. Devemos ser dedicados à prática das boas obras, já que foi para isso que Ele nos fez Seu povo. Fazer boas obras não significa fazer caridade (como o mundo entende), mas significa amar a Deus de todo coração e de todo entendimento e ao próximo como a nós mesmos. Em outras palavras: devemos servir a Deus, obedecendo Sua Palavra, e levar o Evangelho a todos que pudermos, pois é a fé em Deus e a vivência da Palavra que salva, cura, liberta, prospera, consola, etc. Claro que devemos ajudar no que pudermos: se há pessoas passando fome, ajudemos dando a Palavrade Deus e uma cesta básica, ou pagando uma refeição, se pudermos; se há alguém passando frio, ajudemos dando a Palavra e um cobertor ou levando a pessoa para um abrigo, etc. Devemos ajudar suprindo a necessidade espiritual dessa pessoa (dando a Palavra de Deus, um sorriso, uma palavra de ânimo, etc) e ajudar suprindo a necessidade material, se pudermos. Importante lembrar dos ministérios de sopão, que socorrem moradores de rua, e de tantos outros ministérios abençoados que ajudam as pessoas e ganham almas para Jesus, o que é nunca deve deixar de ser o foco, pois a partir do momento que a pessoa aceitar Jesus, não importa se ela está morando na rua ou em qualquer outra situação degradante, ela terá sua vida mudada pelo poder do Senhor. O problema é que há pessoas que acham que para agradar a Deus basta "ajudar os outros". Será? E o que é esse "ajudar"? Irmãos, isso é um grande engano em que muitos estão vivendo. Não basta a pessoa fazer tudo o que desagrada ao Senhor, dar uma cesta básica para alguém e achar que está tudo certo. Não. Devemos, sim, cuidar do oprimido, da causa da viúva, ou seja, daqueles que necessitam, mas devemos servir a Deus e fazer isso da maneira que Ele instrui.

*Fonte: Dicionário informal http://www.dicionarioinformal.com.br/remido/

*****************************************************

"É isso que você deve ensinar, exortando-os e repreendendo-os com toda a autoridade. Ninguém o despreze" (Tito 2:15)

Aqui vemos a maior boa boa obra que devemos fazer: levar a Palavra de Deus a todo lugar e ao máximo de pessoas (lembrando de combinar a pregação com a ajuda material sempre que possível). Esse "levar a Palavra" não significa dar uma Bíblia na mão delas e ir embora, mas significa falar do amor de Jesus por elas, aconselhar, corrigir o que estiver errado e ensiná-las algumas coisas:

-ensiná-las o que Deus aprova e o que Deus desaprova, ajudando-as a abandonar o pecado e viver da maneira da qual Deus Se agrada;

- ensiná-las a repreender o mal que age na vida delas e ordenar que o diabo, seus demônios e seus males saiam e não voltem nunca mais, em Nome de Jesus;

- ensinar essas pessoas que elas têm autorização para usar o Nome de Jesus para expulsar o mal da vida delas e das outras pessoas e ensiná-las o poder que esse Nome tem;

- ensinar essas pessoas que temos autoridade contra o reino das trevas, já que fomos feitos reis e sacerdotes por Deus (AP 5:10), mas que somente poderemos exercer nossa autoridade e vencer usando o Nome de Jesus, já que somos mais que vencedores por Aquele que nos amou RM 8:27) e não por nós mesmos;

- ensinar a essas pessoas que o diabo não nos obedecerá pela nossa força, mas sim por usarmos o Nome de Jesus, que é um Nome sobre todo nome (FP 2:9) e ao qual se dobram os joelhos dos que estão nos céus, na terra e abaixo da terra (FP 2:10);

- ensiná-las que o diabo conhece o poder de Jesus e o poder que têm aqueles que O serve e usam Seu Nome: o diabo sabe que não pode vencer Jesus e aqueles que creem Nele e O servem.

Além de ensinar essas coisas, se essas pessoas estiverem agindo de maneira errada, que desagrade a Deus, seja por ignorância ou conscientemente, devemos entrar na presença de Deus, denunciar AO SENHOR em oração o mal que está agindo na vida dessas pessoas (PV 29:24) e perguntar a Ele se devemos repreendê-las. Se Deus disser que não, é por que devemos batalhar por essas pessoas somente em oração. Se Ele disser que sim, devemos repreendê-las (no sentido de corrigi-las) com autoridade, mas com amor e paciência. Corrigir com autoridade não significa ser mal educado, mas firme, e só tem autoridade aquele que está vivendo no Espírito. A pessoa consagrada a Deus tem autoridade para repreender demônios, exigindo sua saída, e repreender (no sentido de corrigir) as pessoas que estiverem vivendo no erro. Além disso, aqueles que ouvirem uma repreensão de um homem de Deus não devem desprezá-lo. Há pessoas que já fora corrigidas tantas vezes, mas não ouviram e ficaram até bravas. Essas pessoas responderão pelos seus atos, pois não estão ignorando o erro, uma vez que já foram advertidas. Há pessoas que desprezaram a correção, ficaram até bravas mas, no momento em que começaram a colher o que plantaram, lembraram-se da correção que receberam e se arrependeram por não terem ouvido. Ouvir a correção de alguém que está sendo usado por Deus para nos advertir sempre evita grandes sofrimentos. Lembremo-nos do rei Acabe, que fechou os ouvidos à exortação do profeta Micaías e acabou morrendo na batalha. Contudo, a própria Palavra nos diz para não acreditarmos em todos os espíritos, mas provarmos para ver se esses espíritos são de Deus (I Jo 4:1). Como homens de Deus são homens e passíveis de engano, façamos um crivo do que está sendo dito a nós e confirmemos com Deus. Se realmente a correção for válida, se realmente estamos fazendo algo e esse algo desagrada a Deus, não desprezemos nem a correção e nem a pessoa que Deus usou, pois ela não fez por mal, pelo contrário: foi usada pelo Senhor para nos abençoar, abrindo os nossos olhos para o nosso equívoco a fim de não ficarmos na ignorância, e impedindo que permanecessemos no erro. Arrependamo-nos, peçamos perdão a Deus e mudemos de atitude, louvando ao Pai por sempre cuidar de nós. É isso que, como pessoas de Deus, devemos ensinar e viver.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 23/07/2013
Reeditado em 24/07/2013
Código do texto: T4401085
Classificação de conteúdo: seguro