ESTUDO NÚMEROS 34: DEUS TEM SEMPRE MAIS// A PALAVRA DO SENHOR É NOSSA FRONTEIRA E NOSSO LIMITE// NÃO VIVA PERIGOSAMENTE// LÍDERES

"Disse mais o Senhor a Moisés:" (NM 34:1)

Irmãos, é importante reparar na palavra "mais". O Senhor sempre tem mais a nos falar, sempre mais direções a nos dar. Em cada momento da nossa vida, Deus tem algo a falar. Cada dia da nossa vida, Deus tem algo para falar conosco. Irmãos, não fechemos os ouvidos à voz do Senhor e não recusemos ouvir Seus direcionamentos, Suas repreensões e Suas palavras de conforto. Deus Se interessa por nós, ama-nos e quer nos ver sempre bem, andando de acordo com a Palavra Dele. Ele nunca nos deixa só, mas será que temos tido vontade de ouvir o que Ele tem a nos dizer?

*****************************************************

"A fronteira ocidental de vocês será o litoral do mar Grande. Será essa a fronteira do oeste" (NM 34:6)

Deus deu um direcionamento a respeito das fronteiras. Irmãos, não adiantaria o povo ficar tentando inventar: as fronteiras haviam sido dadas pelo Senhor e deveriam ser respeitadas. Da mesma forma, respeitemos as fronteiras que Deus nos dá, não indo além daquilo. Obedeçamos a Palavra do Senhor, pois ela é a fronteira entre o pecado e a santidade, entre aqueles que servem o mundo e aqueles que servem a Deus. Se passarmos dessa fronteira, fazendo aquilo que a Palavra desaprova, estaremos fora da Terra Prometida.

*****************************************************

"Esta será a fronteira norte: façam uma linha desde o mar Grande até o monte Hor, e do monte Hor até Lebo-Hamate. O limite da fronteira será Zedade, prosseguirá até Zifrom e terminará em Hazar-Enã. Será essa a fronteira norte de vocês" (NM 34:7-9)

Irmãos, mais uma vez vemos aqui a questão da fronteira, mas aqui é acrescentada uma palavra importante: limite. Há pessoas que gostam de andar no limite, vivendo perigosamente. Esse estilo de vida não deve ser algo que agrade os cristãos. Se Deus nos deu uma fronteira, que é a Palavra Dele, por que não obedecê-la integralmente? Devemos viver no centro da vontade do Senhor e não "pelas beiradas", chegando perto do que Ele estabeleceu como pecado. Há pessoas que estão na linha divisória: se der um vento mais forte, elas caem para o pecado. Há pessoas que não estão nessa situação de forma temporária, mas vivem dessa maneira. Muitas delas passam o limite com constância e acabam pecando. A questão é: por que preferir viver "pendurados", tendo a necessidade de pedir perdão a Deus o tempo todo? Entendamos: Deus nos perdoa, pois não pode negar Sua natureza misericordiosa (EX 34:6; LM 3:22-23). Contudo, há pessoas que sabem que caso se exponham a determinadas situações têm grandes chances de desagradar ao Senhor, mas mesmo assim se expõem. Para que viver no limite da fronteira que Deus estabeleceu para nós? Viver no limite, perigosamente, não convém aos cristãos, pois o risco de acidente fatal é muito grande, sobretudo se Jesus voltar e encontrar a tal pessoa "vivendo no limite". Não haverá limites para o sofrimento dela no inferno.

*****************************************************

"A fronteira descerá ao longo do Jordão e terminará no mar Salgado. Será essa a terra de vocês, com as suas fronteiras de todos os lados". (NM 34:12)

Deus cuida de todas as coisas e não há nenhuma área em nossa vida que não encontre as fronteiras na Palavra do Senhor. Não temos a desculpa de dizer que não temos direcionamento, ou seja, limites, fronteiras, a respeito de uma situação e, por isso, fomos "além do que deveríamos". A Palavra do Senhor é a fronteira que nos impede que irmos além, de entrarmos no terreno do pecado, e ela se estende sobre todas as áreas e situações, basta que peçamos que o Senhor nos ilumine e nos mostre Sua vontade. Não convém andarmos sem a direção do Pai, pois podemos passar pela fronteira e as consequências são graves.

*****************************************************

"Designem um líder de cada tribo para ajudar a distribuir a terra." (NM 34:18)

A liderança é algo muito importante, seja ela nas áreas espirituais, na família, no trabalho, etc. A primeira característica de um líder bem sucedido é o temor e respeito à Palavra de Deus. Andar na Palavra de Deus nos impede de fazermos as coisas que o inimigo nos oferece e também faz com que o Pai Se agrade de nós e Suas bênçãos nos alcancem. Andar na Palavra de Deus também nos impede de direcionarmos as pessoas que estão sob a nossa liderança de maneira errada, fazendo com que pequem e se percam. Caso alguém se perca por nossa causa, seremos responsabilizados (JR 23: 1-5; JR 23: 9-12; JR 23: 13 -15; JR 23: 16- 23; JR 23: 24-29; JR 23: 30-40; MT 18:6-7). Também é necessário ser destemido, ousado na presença do Senhor e andar em comunhão com o Pai. Somente aquele que anda em Espírito é direcionado para tomar sempre as melhores decisões, mesmo em meio às piores situações. Além disso, lembremo-nos: o líder deve ser sempre um exemplo. Se somos líderes de pessoas que servem ao Senhor, que sejamos usados por Ele para edificarmos a fé delas através de um bom testemunho. Se somos líderes de pessoas que não servem, oremos a Deus para que Ele nos capacite e nos dê sabedoria para levarmos a Palavra a essas pessoas. Oremos por elas, para que seu coração se abra assim como se abriu o coração de Lídia (AT 16:14). Tomemos cuidado, pois um grande líder é aquele que ganha almas para Jesus e não aquele que, por uma palavra ou atitude, faz com que as ovelhas saiam correndo. Façamos uma análise, pois toda autoridade foi constituída pelo Senhor (RM 13:1-2) e Ele não nos deu esse alto posto por nada, mas para sermos representantes Dele e cooperarmos com Sua obra e não podemos receber a graça de Deus em vão (" E nós, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão" -2 Co 6:1), usando-a apenas para abençoar nossa vida.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 23/07/2013
Reeditado em 23/07/2013
Código do texto: T4401086
Classificação de conteúdo: seguro