ESTUDO ATOS 24: NÃO PUXE O SACO/ GRATIDÃO E LOUVOR/ PERTURBADORES?/ CONSCIÊNCIA TRANQUILA/ NÃO PERCA A CREDIBILIDADE/ NÃO SEJA OMISSO/ JESUS, NOSSO MELHOR AMIGO/ NÃO QUEIRA OUVIR SÓ O QUE LHE AGRADA/ NÃO AME O DINHEIRO/ PREOCUPE-SE EM AGRADAR A DEUS/

"Quando Paulo foi chamado, Tértulo apresentou sua causa a Félix: "Temos desfrutado de um longo período de paz durante o teu governo, e o teu providente cuidado resultou em reformas nesta nação" (AT 24:2)

Os acusadores de Paulo trouxeram esse Tértulo, um advogado, que logo tratou de engrandecer Félix. Irmãos, quantos há que "puxam o saco" e rasgam-se em elogios com a intenção de conseguir alguma vantagem. Não façamos isso. Aquele que serve a Deus não deve se utilizar desses métodos, mas sim deixar a justiça do Senhor operar e nos prover do que necessitamos. Se estamos certos, o Senhor trará a vitória sobre nós sem a necessidade de nos utilizarmos desse tipo de método. Se elogiarmos alguém, que seja de maneira verdadeira.

*****************************************************

"Em tudo e em toda parte, excelentíssimo Félix, reconhecemos estes benefícios com profunda gratidão." (AT 24:3)

Claro que temos de ser gratos por todas as coisas boas que as pessoas nos fazem. Entretanto, há muita gente agradecida às outras pessoas e que se esquece de ser agradecida a Deus. É o caso daquelas pessoas que reconhecem todas as ajudas que já receberam na vida, mas não são capazes de dizer "obrigado" a Jesus por ter morrido na cruz por elas, pela saúde de que gozam, pela cura que receberam, por poderem acordar todos os dias, pelo amor desinteressado e incondicional que o Senhor tem por nós, etc. Irmãos, lembremo-nos dos dez leprosos que Jesus curou: apenas UM voltou (LC 17:12-19). Há uma bênção muito bonita na gratidão e o Senhor espera que sejamos gratos, demonstrando essa gratidão através dos louvores, que não são apenas o cantar dos hinos, mas também a obediência e a comunhão com Ele. Também demonstramos louvor e gratidão a Deus testemunhando o que Ele tem feito em nossa vida. Que nossa vida, nossas atitudes, nossas palavras, nossos pensamentos e nossos sentimentos sejam sempre um louvor ao Senhor.

*****************************************************

"Verificamos que este homem é um perturbador, que promove tumultos entre os judeus pelo mundo todo. Ele é o principal cabeça da seita dos nazarenos e tentou até mesmo profanar o templo; então o prendemos e quisemos julgá-lo segundo a nossa lei" (AT 24:5-6)

Irmãos, aqueles que não servem ao Senhor, usados pelo inimigo, fazem de tudo para desacreditar a obra do Senhor e aqueles que a fazem. Paulo estava sendo chamado de perturbador por que estava sendo usado pelo Senhor para abrir os olhos espirituais daquelas pessoas e tirar a cegueira em que estavam. Devemos nos acostumar: o diabo fará de tudo para nos desmoralizar e nos acusar de tudo quanto é coisa. Se nos chamarem de perturbadores por pregarmos a Palavra do Senhor, fiquemos felizes: significa que estamos perturbando o diabo e ele sabe que sua ação será paralisada, em Nome de Jesus. Se o perturbamos é sinal de que nada temos com ele.

*****************************************************

"Os judeus confirmaram a acusação, garantindo que as afirmações eram verdadeiras." (AT 24:9)

Há muita gente que confirma coisa falsa por aí como se fosse verdade. É o caso das seitas, doutrinas e todo tipo de coisa que não está na Palavra de Deus, não condiz com a vontade do Senhor, mas que é tão repetida a ponto de muitos acreditarem. Não nos enganemos: até mesmo o diabo se transfigura em anjo de luz (2 Co 11:14). Não fiquemos com o que nos "confirmam como verdade", mas provemos todos os espíritos para sabermos se são de Deus (I Jo 4:1). Fiquemos sempre firmados no que está na Palavra de Deus e na direção do Senhor para nossas vidas, orando por aqueles que confirmam mentiras como se fossem verdade, pois as consequências serão sérias: mentir já é algo que Deus desaprova; quando faz com que as pessoas se percam, pior ainda (ver Jeremias 23).

*****************************************************

"Quando o governador lhe deu sinal para que falasse, Paulo declarou: "Sei que há muitos anos tens sido juiz nesta nação; por isso, de bom grado faço minha defesa. Facilmente poderás verificar que há menos de doze dias subi a Jerusalém para adorar a Deus" (AT 24:10-11)

Irmãos, vemos a diferença entre Paulo e o advogado: Paulo não "puxou o saco" de ninguém, mas foi sucinto. Além disso, ele tinha plena certeza de sua inocência e, sendo assim, não precisava se preocupar. É assim a vida daqueles que andam verdadeiramente em comunhão com o Senhor: não se preocupam pelas acusações que se levantam contra eles, pois sabem que sua inocência é provada facilmente. Da mesma forma, não se desesperam com as lutas que aparecem, pois sabem que sua vitória também é certa e não há possibilidade alguma de derrota, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Meus acusadores não me encontraram discutindo com ninguém no templo, nem incitando uma multidão nas sinagogas ou em qualquer outro lugar na cidade" (AT 24:12)

A Palavra de Deus diz que não devemos viver em gritaria (EF 4:31). Não é à toa. Se Paulo estivesse discutindo com alguém, envolvido em alguma contenda, qual seria o seu crédito? Como ele poderia se defender? Irmãos, aos filhos de Deus não convém, viver brigando, discutindo, gritando, brigando, mesmo que seja para pregar a Palavra a alguém que não creia: façamos com amor e não com violência, pois qualquer deslize, qualquer brecha, será usada pelo inimigo contra nós para nos desmoralizar e desmoralizar a obra. Se o inimigo encontrar algo para apontar em nós ou na nossa conduta, perderemos a credibilidade.

*****************************************************

"Nem tampouco podem provar-te as acusações que agora estão levantando contra mim" (AT 24:13)

Se estivermos andando verdadeiramente em comunhão com o Senhor, o inimigo nunca conseguirá provar nada contra nós, pois estaremos andando de maneira irrepreensível. Vale a pena servirmos a Deus. Isso não significa que não cometemos erros, mas sim que não vivemos no erro. Se estamos em pecado, arrependamo-nos, acertemo-nos com o Senhor e com quem precisar e andemos na Palavra para que o inimigo não tenha prova contra nós e para que sejamos exemplo para as outras pessoas, que já servem, que não servem e que estão se convertendo.

*****************************************************

"Confesso-te, porém, que adoro o Deus dos nossos antepassados como seguidor do Caminho, a que chamam seita. Creio em tudo o que concorda com a Lei e no que está escrito nos Profetas, e tenho em Deus a mesma esperança desses homens: de que haverá ressurreição tanto de justos como de injustos" (AT 24: 14-15)

Irmãos, Paulo, apesar de tudo, não negou Jesus: ele cria no Caminho. Não devemos negar nossa fé em Jesus por nada, irmãos, não importa a situação. Aquele que negá-lO será negado por Ele diante do Pai (MT 10:33) e isso é muito sério. Outra coisa importante: viver pela graça de Jesus não significa abolir o Antigo Testamento, a Lei e os profetas. O que acontece é que Jesus cumpriu a Lei em sua totalidade e aquele que O serve cumpre a Lei. Além disso, a Lei não podia nos salvar por estar enfraquecida pela carne (mostrando nossos pecados), coisa que é feita pela nossa fé em Jesus (RM 8:3). As pessoas podem achar que aqueles que não andam na presença do Senhor têm uma vida mais fácil, com menos responsabilidade, etc. Pode até ser verdade, se formos olhar para o lado natural. Contudo, acreditando ou não, eles ressuscitarão junto aos justos e serão julgados. Que oremos por essas pessoas e preguemos a Palavra a elas, pois se elas forem ao Juízo sem terem aceito Jesus, perder-se-ão pela eternidade. Falemos de Jesus a elas para que não aleguem desconhecimento. Se formos omissos, estaremos sendo coniventes com a perdição dessas pessoas e não seremos tidos por inocentes, já que aqueles que não pregam a Palavra estão desobedecendo à ordem do Senhor de ir por todo mundo e pregar o Evangelho a toda criatura (MC 16:15). Além de pregarmos a Palavra do Senhor, oremos por elas e denunciemos ao Senhor as maldições e o mal que agem na vida delas (PV 29:24). Repito: denunciemos AO SENHOR. Não fiquemos fazendo fofocas por aí, mas entremos em oração, apresentemos a vida dessas pessoas diante de Deus e repreendamos o mal que age na vida delas e as maldições sob as quais essas pessoas estão, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Por isso procuro sempre conservar minha consciência limpa diante de Deus e dos homens." (AT 24:16)

Mais um benefício daquele que anda com o Senhor: ter a consciência limpa. Aquele que serve ao Senhor tem sua consciência limpa, pois sabe que anda de acordo com os caminhos que o Senhor aprova e não tem nada do que se envergonhar. Além disso, devemos estar de consciência limpa diante dos homens também, dando um bom testemunho e procurando ter paz com todos.

*****************************************************

"Enquanto fazia isso, já cerimonialmente puro, encontraram-me no templo, sem envolver-me em nenhum ajuntamento ou tumulto" (AT 24:18)

Antes de entrar no templo, Paulo havia se purificado justamente por conta das acusações de que ele incitava as pessoas a esquecerem Moisés e a Lei (At 21:17-28). Devemos procurar nos precaver. Jesus mesmo disse que ai daquele por meio de quem acontecem os escândalos (MT 18:7). Se formos motivo de escândalo, como traremos aqueles que não creem para o caminho do Senhor? Pelo contrário: podemos até fazer com que aquele que está se entregando ao Senhor volte para o mundo. Paulo mesmo disse: "Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize" (I Co 8:13). Não cometamos escândalos, a fim de que não façamos com que ninguém tropece pois, agindo assim, estaremos pecando contra Cristo (I Co 8:12). Isso não significa fazermos o que o mundo aprova para agradá-lo, mas pelo contrário: significa sermos coerentes, vivendo aquilo que a Palavra de Deus diz e que pregamos, para que ninguém possa ter argumentos contra nós e contra a obra.

*****************************************************

"Então Félix, que tinha bom conhecimento do Caminho, adiou a causa e disse: "Quando chegar o comandante Lísias, decidirei o caso de vocês". (AT 24:22)

Félix conhecia o Caminho. Apesar de não ter soltado Paulo, ele adiou o julgamento. Talvez, se esse julgamento não fosse adiado, talvez as consequências fossem piores. O fato é que Deus não colocou alguém que conhecia o Caminho ali, naquele momento, por acaso. Deus sempre coloca as pessoas certas no momento certo em nossa vida, basta que saibamos reconhecer isso. A Palavra diz para reconhecermos o Senhor em todos os nossos caminhos e Ele endireitará nossas veredas (PV 3:6). Nos momentos difíceis, olhemos ao redor e, com certeza, veremos a mão do Senhor tocando em nosso viver e cuidando de nós.

*****************************************************

"E ordenou ao centurião que mantivesse Paulo sob custódia, mas que lhe desse certa liberdade e permitisse que os seus amigos o servissem." (AT 24:23)

Mais uma vez, vemos o cuidado do Senhor com as pessoas que coloca em nosso caminho. Por conta de Félix conhecer o Caminho, permitiu algumas liberdades a Paulo. Não se trata de se beneficiar de nada ilicitamente, já que Paulo era inocente e nem ali merecia estar. Entretanto, mesmo quando as coisas parecem muito difíceis, Deus cuida de tudo, não deixa que nada nos falte e coloca até mesmo pessoas para nos servir, seja do pão material (comida e suprimento de necessidades), seja do pão espiritual (a Palavra do Senhor ministrada em um momento de aflição e em todos os outros momentos). Vale uma reflexão: temos tido e sido amigos como os amigos de Paulo, que foram servi-lo na prisão? Irmãos, a amizade não é amizade se acontece apenas quando as coisas estão bem. O amigo de verdade é aquele que está conosco nos momentos difíceis, lembrando sempre de que Jesus é nosso melhor amigo, Aquele com quem podemos contar nos piores momentos, conversar, derramar nosso coração e nossas lágrimas contando nossas angústias e também comemorar nossas vitórias, expressando nossa gratidão. Não sejamos amigos de Jesus nos momentos de aflição e amigos do diabo nos momentos de comemoração, mas deixemos que o Senhor seja verdadeiramente nosso melhor amigo.

*****************************************************

"Vários dias depois, Félix veio com Drusila sua mulher, que era judia, mandou chamar Paulo e o ouviu falar sobre a fé em Cristo Jesus. Quando Paulo se pôs a discorrer acerca da justiça, do domínio próprio e do juízo vindouro, Félix teve medo e disse: "Basta, por enquanto! Pode sair. Quando achar conveniente, mandarei chamá-lo de novo". (AT 24:24-25)

A mulher de Félix foi com ele ouvir mais de Jesus. Irmãos, é lindo ver pessoas de todo lugar rendendo-se ao Senhor Jesus, aceitando-O como Único e Suficiente Salvador e entregando a vida a Ele. Contudo, ouvir a mensagem do Evangelho é algo que causa emoções distintas. Quando as pessoas ouvem a respeito das bênçãos, das promessas, de como Deus foi e continua sendo com Seu povo, ficam muito felizes. Entretanto, quando se prega a respeito da necessidade de dominar a carne, de andar em justiça e retidão e a respeito das consequências dos atos daqueles que não são justos, as pessoas ficam com medo e recuam. Não queiramos ouvir apenas aquilo que nos agrada ou o que é conveniente, mas aquilo que o Senhor tem a nos dizer. Se temos resistência a ouvir uma correção do Senhor, oremos para que Ele limpe nosso coração. Além disso, quando estivermos falando de Jesus a alguém, peçamos sempre a direção do Senhor para que Ele nos faça falar as palavras certas na hora certa e peçamos também que Ele também vá preparando o coração da pessoa que nos ouvir, mas não escondamos nada da Palavra. Não podemos pregar somente as bênçãos, mas também (e pedindo a sabedoria do Altíssimo) as advertências do Senhor e o que acontecerá àqueles que não forem aprovados no juízo, pois seremos responsáveis se nos omitirmos e alguém se perder por conta da nossa omissão (MC 16:15).

*****************************************************

"Ao mesmo tempo esperava que Paulo lhe oferecesse algum dinheiro, pelo que mandava buscá-lo freqüentemente e conversava com ele" (AT 24:26)

Há pessoas que estão sempre procurando "tirar um por fora". A Bíblia diz que Felix conhecia o Caminho, mas talvez ainda não O conhecesse de todo, senão não ficaria com esse interesse em Paulo visando dinheiro, mas o mandaria buscar para ouvir a Palavra de Deus. Irmãos, não sejamos pessoas interessadas no que os outros podem nos oferecer, mas sejamos pessoas interessadas em oferecer algo aos outros, principalmente a Palavra do Senhor. Em vez de nos interessarmos no que é dos outros, trabalhemos e conquistemos o que o Senhor diz que é nosso. Lembremo-nos de que Judas traiu Jesus apenas por 30 moedas de prata (MT 26:15) e, depois, suicidou-se. O Palavra de Deus diz que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males ("Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores" -I TM 6:10) e não é por acaso: a ganância faz com que tenhamos atitudes e pensamentos asquerosos, que nos afastam do Senhor, e aquele que serve a Deus e ainda tem esse sentimento deve orar ao Pai para ser liberto com urgência. Notemos que a Palavra diz que aquele que ama ao dinheiro traspassa a si mesmo com muitas dores, ou seja, aquele que tem amor ao dinheiro traz o mal a si mesmo. Notemos também que o problema não é o dinheiro, pelo contrário: Deus ama a prosperidade do Seu servo (SL 35:27). O problema é o amor ao dinheiro. Amor está associado à obediência (JO 15:10; 2 Jo 1:6). Aquele que ama ao dinheiro está obedecendo-o, vivendo para o dinheiro e não se pode servir a Deus e a Mamom (MT 6:24). É o caso daquela pessoa que não faz mais nada da vida, só trabalha, trabalha e trabalha com o intuito de acumular e ter cada vez mais. Talvez a pessoa nem dê conta de gastar tudo o que tem, mas queira acumular ouro sobre ouro. Irmãos, vale lembrar o que Jesus disse: "Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?" (LC 12:20). O nosso maior tesouro é a nossa comunhão com o Senhor e depois o amor daqueles que amamos, sendo que aquele que vive importando-se em primeiro lugar com o dinheiro nada levará daqui, podendo partir daqui a 5 minutos e deixando pendente o que deveria ter feito e não fez por estar ocupado acumulando e adorando o dinheiro. Quantas pessoas morrem sem ter amado e servido verdadeiramente ao Senhor, sem ter curtido o casamento, sem ter curtido sua família, etc., por que estavam ocupados demais acumulando riquezas. Não há problema algum em prosperar, mas o dinheiro não pode ser o senhor de nossas vidas. Não é pecado você ter dinheiro; pecado é o dinheiro te ter.

*****************************************************

"Mas, passados dois anos, Félix teve por sucessor a Pórcio Festo; e, querendo Félix comprazer aos judeus, deixou a Paulo preso." (AT 24:27)

Aqui vemos uma atitude que, infelizmente, muitos têm: querer agradar aos outros a todo custo. Irmãos, pensemos bem: a Bíblia diz que Félix conhecia o Caminho, ele já havia ouvido falar de Jesus e, para agradar aos judeus, deixou que Paulo ficasse preso. Tomemos cuidado com as decisões que tomamos e nunca concordemos com o erro para agradar a quem quer que seja. Irmãos, aquele que concorda com o erro tem parte com o ladrão, que é o diabo (JO 10:1-10). Quando virmos alguma situação errada perante a vontade de Deus, oremos, denunciemos a obra maligna ao Senhor (PV 29:24) e, se Deus nos direcionar dessa forma, repreendamos essa pessoa no amor de Cristo. Contudo, repito: NUNCA tomemos parte com o ladrão, NUNCA tomemos parte com o que a Palavra de Deus desaprova. Inclusive, a Palavra de Deus dá um direcionamento muito importante a esse respeito: "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite." (SL 1:1-2). Irmãos, não ajamos como aqueles que não servem a Deus e também não sigamos os conselhos que recebermos dessas pessoas, já que de uma fonte de águas doces não jorram águas amargas (TG 3:11), ou seja: alguém que não serve a Deus não pode dar conselhos que Deus aprova, por melhor que a pessoa ou o conselho pareçam, pois sempre haverá demônio por trás de onde não há Deus. Também não paremos no caminho dos pecadores e não nos metamos com aqueles que escarnecem e zombam da Palavra de Deus, não levando nada a sério. Não se trata de desprezar ninguém, mas sim de não nos contaminarmos com suas práticas e ideias, usando nossa proximidade delas para pregar a Palavra do Senhor. Vejamos que a Palavra usa o termo "assentar". Aquele que se assenta, permanece naquele lugar: não nos assentemos com aqueles que escarnecem de Deus e da Palavra, que zombam do Senhor e da Palavra e que não têm temor, não têm respeito pelo Altíssimo e pelas Sagradas Escrituras mas, mais uma vez, usemos toda nossa proximidade com eles para pregar a Palavra de Deus, sem nos contaminarmos. Aquele que serve a Deus deve ter seu prazer na lei do Senhor, sem se desviar dela para agradar quem quer que seja. Nossa principal preocupação deve ser agradar ao Senhor.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 23/07/2013
Reeditado em 23/07/2013
Código do texto: T4401381
Classificação de conteúdo: seguro