TITO 3: RESPEITO ÀS AUTORIDADES/ A NINGUÉM INFAMEM/ MANSIDÃO/ ANTES DA CONVERSÃO/ BENIGNIDADE DE DEUS/ LAVAGEM DA REGENERAÇÃO E RENOVAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO/ SALVOS E JUSTIFICADOS PELA GRAÇA/ HERDEIROS PELA ESPERANÇA DA VIDA ETERNA/ BOAS OBRAS/

"Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam, e estejam preparados para toda a boa obra;" (Tito 3:1)

Irmãos, a Palavra de Deus diz que devemos obedecer as autoridades (RM 13:1-2). Claro que essa obediência deve vir acompanhada de bom senso, ao exemplo de Daniel: se a autoridade nos mandar fazer algo contra a Palavra de Deus, não devemos fazer (DN 3). Contudo, devemos ter respeito. Com relação às autoridades religiosas acontece da mesma forma: procuremos ajudar em tudo o que pudermos, estando preparados para a boa obra, o que é muito importante: devemos estar sempre preparados para ajudar no que for necessário, inclusive na casa do Senhor. Que nós não sejamos aquele tipo de pessoa que vai à casa de Deus somente para ser abençoado, mas para abençoar também.

*****************************************************

"Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens." (Tito 3:2)

Esse é um direcionamento muito importante e que devemos observar, como todos os outros: paremos com os comentários maldosos que causam fama negativa nas pessoas e paremos também com os comentários que passam uma imagem negativa dos servos de Deus, da obra do Senhor e do próprio Deus, fazendo com que tudo (Deus, a obra e os servos que a fazem) caia no descrédito. Aliás, se cremos no Senhor e professamos a fé em Cristo, cairemos em descrédito também e isso não é nada bom para aqueles que querem converter sua família, por exemplo. Na verdade, não é bom para nada. Há pessoas que querem ganhar almas para Jesus dando um péssimo testemunho e prejudicando a si próprio e a obra. Irmãos, nós somos representantes do Senhor e da Sua obra e como vamos querer ganhar mais almas para Jesus agindo e falando de modo equivocado e fazendo com que essas pessoas saiam correndo? Há muita gente, infelizmente, que abandona a casa de Deus e se desvia por ver servos de Deus (e outras pessoas nas quais se espelhavam) agir e falar de modo equivocado. Por essas e outras e, principalmente, por ser nosso Senhor e Salvador, é que nosso exemplo deve ser Jesus. Voltando à questão do mau exemplo, do agir e do falar equivocadamente: irmãos, se não temos uma palavra do Senhor para dar, fiquemos quietos. Se há alguém fazendo algo errado, denunciemos ao Senhor em oração (PV 29:24) e, se for direção do Pai, falemos com a pessoa em particular, mas não saiamos por aí espalhando coisas e fazendo fofoca, pois isso não agrada a Deus. Além disso, não convém aos cristãos viver brigando, contendendo, discutindo, etc. Nosso Deus é de paz (RM 15:33) e é dessa forma que devemos viver também: em paz. Sejamos pessoas modestas, sem nos acharmos melhores que ninguém. Não deixemos que o orgulho entre em nosso coração, mas sejamos humildes, a exemplo de Jesus: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" (MT 11:29). Tenhamos em nós mansidão, que é um dos frutos do Espírito (GL 5:22) e que se define por uma atitude humilde ou submissa, sendo o contrário do orgulho. Não devendo ser confundida com a fraqueza, a mansidão é força que é submetida a Deus e canalizada para o serviço aos outros.* Jesus era forte, não era orgulhoso e canalizada toda Sua força para ajudar aos outros, curando, libertando e pregando a Palavra do Senhor. Tratemos todas as pessoas, mais uma vez, a exemplo de Jesus: com calma, paciência e mansidão, ajudando em vez de criticar e julgar, pois Deus não nos deu autorização para isso.

*Referência: Quadro Explicativo Bíblia da Mulher João Ferreira de Almeida edição Revista e Atualizada. 2009.

*****************************************************

"Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros." (Tito 3:3)

Aquele que não entregou a vida a Jesus vive dessa forma: desobedecendo ao Senhor, extraviado do bom caminho, fazendo todas as coisas que lhes dão prazer, sucumbindo a todas as suas concupiscências, invejando os outros, maquinando o mal, sendo odiosos e odiando os outros, ou seja, vivem no lamaçal do diabo. Até o momento em que Jesus bate na porta e elas abrem: nesse momento, Ele entra, ceia com elas (AP 3:20) e tudo se faz novo (2 Co 5:17), como aconteceu com o publicano Zaqueu, que era ladrão mas, ao receber Jesus, prometeu que não roubaria mais e que restituiria quadruplicado a quem tivesse defraudado (LC 19:1-10). Quando abrimos a porta para Jesus e O aceitamos em nossa vida a mudança é natural e completa, fazendo que nos tornemos outra pessoa, em Nome de Jesus. Não julguemos aqueles que se encontram na situação em que muitos de nós também nos encontramos um dia. Irmãos, empenhemo-nos para levar a Palavra do Senhor a essas pessoas assim como um dia a Palavra chegou até nós e nos salvou. Assim, seremos usados pelo Senhor para tirar essas pessoas de todas essas práticas horríveis que o versículo enumera e agiremos como o sal da terra (MT 5:13), salgando a vida das pessoas com a Palavra do Senhor (através da pregação da Palavra e com o bom testemunho de uma conduta pautada pelo que manda o Senhor) como Ele espera que façamos.

*****************************************************

"Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo," (Tito 3:4-5)

Irmãos, a Palavra diz que não somos nós quem escolhemos o Senhor, mas sim Ele que nos escolhe. Não por que somos melhores do que os outros, pois Deus quer salvar a todos, mas sim por que Ele sabe a hora em que cada um irá abrir o coração à Palavra. Importante ressaltar: ninguém ache que foi chamado por que era bom, por que Deus precisava Dele e etc, mas fomos chamados e salvos pela graça do Senhor, pela Sua misericórdia, que significa ser bom com quem não merece. Creio que saber disso quebrará o ego de muita gente, mas isso é bom. Somos salvos pela lavagem da regeneração, que pode ser entendida pela regeneração que ocorre quando aceitamos ao Senhor, recebemos o Espírito Santo habitando em nós e passamos a andar pela Palavra, e também como o lavar do batismo nas águas para a remissão dos pecados. A renovação do Espírito Santo ocorre em nossa vida com a obra que Ele faz em nós, renovando nossa forma de agir, de pensar de falar, renovando nossa alegria, nossa força, nossa fé e também com batismo no Espírito Santo, onde recebemos os dons que nos capacitam para fazer a obra do Senhor. Todos devemos buscar o batismo no Espírito Santo. Oremos ao Senhor e peçamos que Ele nos mostre como nos preparar.

NOTA: quando somos batizados nas águas recebemos o dom da presença do Espírito Santo, que passa a habitar em nós. Quando somos batizados o Espírito Santo, Deus nos concede os dons do Espírito, que nos capacitam para fazer a obra do Senhor. O batismo no Espírito Santo é uma grande bênção que todos os filhos de Deus devem buscar junto ao Pai.

*****************************************************

"Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador;" (Tito 3:6)

Deus derramou Seu Espírito Santo sobre nós através de Jesus e de forma abundante. O Espírito Santo não nos ensina um pouquinho e nem nos direciona só às vezes: o poder do Espírito Santo na vida daquele que se deixa ser guiado por Ele é ilimitado, já que o próprio Jesus disse que seríamos ensinados por Ele em TODAS as coisas e que Ele nos consola (JO 14:16). A graça e a misericórdia do Senhor também não são limitadas, mas abundantes. Deus não nos ama "um pouco", mas nos ama a ponto de dar Seu Filho por nós (JO 3:16). A graça de Jesus não é limitada em nossa vida, mas abundante o suficiente para nos perdoar, restaurar, purificar e salvar. Não recebamos essa graça em vão, uma vez que somos cooperadores de Deus (2 Co 6:1), mas levemos essa graça a todos os outros, o mais longe que pudermos, pois o Senhor espera que mais pessoas desfrutem dessa graça junto a nós e, para isso, Ele conta conosco. Ele poderia fazer tudo sozinho, mas quer que participemos. Que privilégio!

*****************************************************

"Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna."(Tito 3:7)

O Espírito Santo nos convence do pecado, fazendo uma grande mudança em nossa vida. Habitando em nós, o Espírito Santo nos ensina todas as coisas (JO 14:26), ensinando-nos a andar na presença do Senhor e obedecê-lO. Apesar de devermos, sim, andar na presença do Senhor, obedecendo Sua Palavra e Seus estatutos, não é pelas nossas obras que somos salvos, mas pela Sua graça. Entretanto, não devemos pensar "Bom, como nunca serei merecedor da graça de Deus, vou pecar à vontade e depois é só pedir perdão a Ele que está tudo certo". Irmãos, não tenhamos esse pensamento de louco, pois se agirmos dessa maneira podemos perder nossa salvação. A salvação é pela graça redentora do Senhor, mas para aqueles que creem e O servem. Através da nossa fé em Jesus, somos justificados, tornados justos, e somos herdeiros das promessas do Senhor segundo a esperança da vida eterna. Irmãos, através da nossa fé em Jesus somos feitos herdeiros de todas as promessas da Palavra, tanto das promessas de uma vida abundante de bênçãos durante nossa estada na terra quanto herdeiros da promessa da vida eterna ao lado do Senhor Jesus, para aqueles que creem. Ô, glória!

*****************************************************

"Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que creem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens" (Tito 3:8)

A Palavra do Senhor é fiel: nada do que o Senhor nos fala por meio de Sua Palavra deixa de se cumprir se andarmos ao Seu lado. Jesus é a própria Palavra e Ele não pode mentir (NM 23:19); sendo assim, a eficácia e verdade da Palavra é mais do que certa e ela é digna de toda aceitação (I Tm 4:9). Devemos levar a Palavra do Senhor e Sua fidelidade cada vez mais longe e a cada vez mais pessoas e isso não é nenhum favor, mas sim um mandamento de Jesus para nós: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." (MC 16:15). Justamente pela Palavra do Senhor ser fiel, todos os que creem devem se dedicar às boas obras, exatamente como a Palavra nos exorta a fazer. Ora, se sabemos que a Palavra é fiel e verdadeira, devemos obedecê-la e vivê-la de maneira integral, já que essas coisas são boas e proveitosas as homens: em vez de levarmos contendas, palavras duras e o incentivo ao pecado, levemos a Palavra do Senhor, que é proveitosa para mudar as pessoas, abençoar e salvar ("Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;" - 2 Tm 3:6). E quais são as boas obras? Orar pelas pessoas, ajudá-las e, principalmente, levar a Palavra da salvação a elas. Irmãos, se há alguém com fome, forneçamos um prato de comida, que alimentará o corpo, e o alimento espiritual: a Palavra de Deus, que a tirará daquela situação. Se a pessoa aceitar, façamos uma oração com ela. Sempre preguemos a Palavra de Deus a essas pessoas, com a sabedoria que devemos pedir a Deus para tal, bem como para todas as situações (TG 1:5). É bom sempre lembrarmos: tenhamos uma fé com obras. Eu dei o exemplo da pessoa com fome. Se há alguém com fome, não adianta somente orar por ela e falar da Palavra. Naquele momento, ela precisa de um prato de comida (e não dinheiro*) ASSOCIADO à Palavra. Não adianta dizer: "Irmão, vamos orar aqui que a sua fome vai passar". Podemos orar, pregar a Palavra, mas devemos dar a comida também, em Nome de Jesus, e dizer que, se essa pessoa escolher abandonar o mundo e servir a Deus, Ele nunca mais a deixará passar fome e nem ter necessidade de nada. O acesso à Verdade de Deus, à Palavra de Deus, continua sendo a principal coisa que devemos fornecer à essa pessoa, mas devemos ajudar, na medida do possível, a suprir suas necessidades materiais. E não sejamos egoístas: há pessoas que podem, mas não ajudam por que querem viver em futilidades e de modo egoísta. Irmãos, se pudermos, devemos ajudar. Devemos fazer com os outros o que quereríamos que fizessem por nós (MT 7:12). Se estivéssemos passando por uma situação assim, com certeza quereríamos que nos ajudassem e sem julgar. Paremos com essa coisa de "Se está aí, na rua ou em qualquer outra situação de necessidade, é por algum motivo, é por que alguma coisa fez". Pode até ser, mas não nos cabe julgar. Quantos pecados cometemos antes da nossa conversão e até depois dela? Deus por acaso deixou de nos chamar para Ele por conta dos nossos pecados? Deixou de nos curar ou deixou de restaurar nosso casamento ou qualquer outra área de nossa vida por que alguma coisa havíamos feito para passar por aquilo, para estarmos naquela situação? Irmãos, se Jesus não julga, não condena, mas acolhe, perdoa, ajuda e reergue, quem somos nós para querer julgar?

Com relação à nossa vida, também devemos nos aplicar à prática das boas obras, ou seja, à prática do que é bom: abandonemos os maus hábitos, a prática do pecado, as coisas que não edificam e que destroem e busquemos a oração, o conhecimento da Palavra de Deus, a conversa sadia, os passatempos que edificam nosso espírito em vez de nos sujarmos com as imundícies das novelas e das coisas imorais. Lembremo-nos do que a Palavra nos fala: dediquemo-nos às boas obras.

*Eu fico um pouco receosa com relação a dar dinheiro a pessoas que pedem. Eu já dei, muitas vezes, mas é complicado por que muitos usam esse dinheiro, mesmo que sejam poucas moedas, para comprar doses de bebida, inteirar para comprar cigarro e drogas, etc. Peçamos sempre que Deus nos direcione nesses casos.

*****************************************************

"Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs." (Tito 3:9)

Irmãos, há pessoas que ainda tentam se justificar através da Lei, talvez até mesmo inconscientemente. Há pessoas que creem em outro tipo de deus, que elas acham que é o Deus da Bíblia ou um deus que elas sabem que não é o da Bíblia, mas que elas escolheram servir. Há pessoas que até dizem servir o Deus da Bíblia, mas que se preocupam com genealogias e com questões que geram contenda. Há pessoas que se preocupam com doutrinas, que buscam seitas e uma série de coisas, querendo entender o por que que determinadas coisas na Palavra são desse jeito, por que não são, preocupadas com genealogias, mas esquecendo-se de cumprir verdadeiramente os ensinamentos de Jesus, etc. Com essas pessoas não fiquemos discutindo, mas busquemos falar da graça de Deus a elas. Falemos às que vivem pela Lei que Jesus cumpriu a Lei em Si mesmo. Não se trata de abandonar a Lei, mas vê-la cumprida em sua totalidade em Jesus. Àquelas pessoas que estão servindo a deuses estranhos, que estão na idolatria, que são ateus, não creem em Deus, etc., falemos de Jesus com a devida direção do Espírito Santo e sem forçar nada, além de ser extremamente importante dar um bom testemunho (de uma pessoa santa, que anda de acordo com a Palavra do Senhor, feliz, abençoada, que vence todas as batalhas na santidade do Senhor e que vive em uma felicidade que ninguém consegue viver fora da presença do Senhor). Muitas vezes, dar um bom testemunho é muito mais eficaz para a conversão dessas pessoas que uma grande e longa pregação.

*****************************************************

"Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado." (Tito 3:10-11)

Irmãos, a palavra "herege" significa aquele que não crê em Deus (ateu) ou aquele que professa ideias contrárias às admitidas geralmente. Irmãos, com relação às pessoas que não creem em Deus, muitas vezes essas pessoas têm raiva do Senhor, culpando-O por problemas e dificuldades pelas quais passaram ou viram outras pessoas passando. Devemos sempre pedir a direção do Senhor para ganharmos essas pessoas para Jesus, mas o fato é que não devemos ficar insistindo. Falemos de Jesus a eles com amor, mas, se a pessoa não demonstrar interesse ou demonstrar resistência a admitir que está no erro, não fiquemos insistindo, mas passemos a essa pessoa um bom testemunho: o testemunho de alguém que vive o que prega e que é feliz ao lado de Jesus, passemos o testemunho de alguém que vive em santidade e que é feliz, vencendo todas as dificuldades através do poder do Senhor, em Nome de Jesus. Com relação àquelas pessoas que servem a deuses estranhos, ou seja, que estão na idolatria, devemos pedir sempre a direção do Senhor para lidar com elas (na verdade, devemos pedir a direção de Deus sobre como agir em todas as situações de nossa vida), pois insistir também não é uma boa opção. Irmãos, todas as pessoas que estão em pecado, se não se arrependerem, estão condenadas em si mesmas, ou seja, estão elas próprias trazendo a condenação para si. Nesse grupo incluímos aqueles que até conhecem a Deus, mas que se afastaram, que estão no pecado e muitos estão em uma situação mais complicada ainda: não admitem que estão no pecado, achando que está tudo certo, que é exagero dos outros, que está tudo bem, que "não é bem assim", "que Deus entende", etc. Irmãos, essas pessoas estão sendo cegadas pelo diabo, que as mantém com vendas e escamas nos olhos espirituais, adormecendo-as na fé e fazendo com que não enxerguem que estão condenadas em si mesmas, trazendo a condenação para si. Irmãos, por TODAS essas pessoas convém orar: apresentemos a vida dessas pessoas ao Senhor, denunciemos o mal que tem agido na vida delas, como nos diz a Palavra (PV 29:24), repreendamos o mal em Nome de Jesus e peçamos a direção do Senhor sobre como agir com essas vidas para ganhá-las para Jesus. Em alguns casos o Senhor pode mandar só orar, em outros Ele pode nos orientar a falar com a pessoa que está no erro, etc. Em todo caso, Deus é sábio e não convém ficarmos insistindo caso a pessoa não demonstre interesse ou arrependimento. Essa insistência pode piorar as coisas, fazendo com que essas pessoas tenham raiva do Senhor e daqueles que Nele creem. Muitos estão colaborando mais para afastar as pessoas de Deus do que para aproximá-las Dele, infelizmente. Essas pessoas não fazem por mal, mas, naquele furor de querer ganhar aquela alma para Jesus ou de ajudar aquele irmão que conhece o Senhor, mas que caiu no erro a sair do erro em que caiu, enfiam os pés pelas mãos. Às vezes um bom testemunho convence mais que palavras e exortações: devemos exortar e pregar a Palavra, de acordo com a direção do Senhor, mas sem ficarmos insistindo com aqueles que não reconhecem seu erro ou que não querer crer. Se a pessoa demonstrar interesse em nos ouvir, glória a Deus. Caso contrário, não fiquemos forçando a barra.

*Fonte: Dicionário on line Priberam: http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=herege

*****************************************************

"Acompanha com muito cuidado Zenas, doutor da lei, e Apolo, para que nada lhes falte." (Tito 3:13)

Percebamos que, mesmo sendo doutor da Lei, Paulo orientou Tito a não deixar que nada faltasse a Zenas, tratando-o com cuidado. Irmãos, pessoas que vivem de acordo com a Lei, que não entendem a graça de Deus, etc., devem ser instruídas no amor do Senhor, bem como aqueles que não creem em Deus ou que vivem no pecado. Não as condenemos ou abandonemos, mas as instruamos no amor de Cristo. No versículo acima, falamos de não insistirmos em questões que geram contenda. Há pessoas que simplesmente não aceitam nem ouvir da graça de Deus ou do próprio Deus. Com essas pessoas não devemos insistir, a fim de não criar contenda e fazer com que elas até mesmo se afastem mais dos caminhos de Deus, pegando raiva deles e de quem os seguem, inclusive do próprio Senhor. Agora, se essas pessoas expressam interesse, instruamo-nas com todo amor e não deixemos que nada lhes falte, principalmente instrução na Palavra. Não sejamos crentes que têm preconceito e torcem o nariz para aqueles que estão no pecado, mas os recebamos, lembrando de que Deus mandou que Pedro fosse ao encontro de estrangeiros e de que Deus disse a Pedro que não chamasse comum ao que Ele tinha purificado ("E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo." - AT 10:28, sugiro a leitura do capítulo 10 inteiro e AT 11:1-18, que mostra a reação dos outros apóstolos e irmãos que estavam na Judeia frente à atitude de Pedro e a explicação deste último). Ajudemos no que for necessário com relação às necessidades, mas, principalmente, não deixemos que o alimento espiritual lhes falte, que é a Palavra do Senhor. Aquelas que não se submetem ao Senhor, que são rebeldes ou culpam ao Senhor por seus sofrimentos, estando sendo enganadas pelo diabo, também não devem ser abandonadas: combatamos por elas em oração, pois a oração do justo é poderosa em seus efeitos (Tg 5:16).

*****************************************************

"E os nossos aprendam também a aplicar-se às boas obras, nas coisas necessárias, para que não sejam infrutuosos" (Tito 3:14)

Muitos irmãos, infelizmente, prestam muita atenção ao que fazem aqueles que não servem a Deus, mas deixam de vigiar sua própria postura e comunhão com o Pai. É a história daquele que vê o argueiro no olho do irmão, mas não vê a trave no seu próprio olho ("E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho?" - LC 6:41). Não é por que aceitamos a Deus, vamos à Igreja e andamos com a Bíblia debaixo do braço que devemos relaxar: nunca devemos deixar de praticar as boas obras, que são as ensinadas na Palavra do Senhor. Pelo contrário: os servos de Deus devem viver mais ainda a prática das boas obras, pois estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas (HB 12:1). Aqueles que servem a Deus devem viver ainda mais a prática das boas obras, exalando o bom perfume de Cristo através do amor, da santidade, da fé, da paciência, ajudando as pessoas e a obra do Senhor, pois a casa de Deus também precisa de ajuda, tanto financeira, quanto de obreiros e de apoio espiritual através da oração. Aquele que serve a Deus não deve viver de maneira infrutífera, tanto no que se refere à vida no mundo (trabalho, estudo, família, etc., tudo com a direção do Senhor) quanto à vida espiritual: aquele que está em Jesus deve, obrigatoriamente, dar frutos (JO 15:2). Dessa maneira, devemos dar frutos em todas as áreas da vida, lembrando de que nossos frutos devem existir principalmente na vida espiritual, sendo usados pelo Senhor, orando pelas pessoas, fazendo a obra do Senhor e levando a Palavra ao máximo de pessoas e lugares que pudermos. Dessa forma, viveremos de maneira frutífera para a honra e glória do Senhor.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 02/08/2013
Código do texto: T4415878
Classificação de conteúdo: seguro