SOB O OLHAR DO OUTRO !

Ainda menino aprendi uma lição da qual nunca mais me esqueci e confesso  que tenho me servido deste aprendizado para vencer as provocações e provocações; na maioria das vezes, tenho sido vitorioso na peleja.

Agente não faz tudo que quer, já nos assegurava o apostolo Paulo, mas fazemos tudo que não queremos.

“O bem que eu quero não faço, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço.” Rm 7:19 e diz ainda; "Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada me domine. (1 Coríntios 6:12)

Deus que vê tudo, também de tudo sabe! Logo enxerga o mais escondido dos segredos e o mais silencioso dos pensamentos; Ele já sabe que vamos pensar e fazer. Isso me faz desde menino, portar-me com a consciência de que Deus me vê a todo momento, no que faço, no que penso; ele conhece meus sonhos e os meus pesadelos e sabe a hora exata de me acordar.

Rio Corrente - SaMaVi.

Deus  nos concede o livre arbítrio, para ser ou deixar de ser, fazer ou deixar de fazer, seja o bem ou o mal, e ainda nos dá  oportunidade do arrependimento, quando nos sensibiliza o coração pelo ato de ter feito ou de ter deixado de fazer. Deus é onisciente e onipresente e está 24 horas do dia, todos os dias, todos os dias, esperando que nos a confissão do arrependimento, para então agir com sua bondade infinita, a nos conceder o perdão e assim um novo começo.

Estamos sob constante vigilância, começando de novo todos os dias!.

Uma forma de enfrentar a tentação e dominar nossos impulsos, é ter a consciência de estar sendo observado, não apenas por Deus, pois o Seu livre arbítrio nos dá a sensação de que Sua vigilância não surte efeito, quando no íntimo não sentimos ser cobrados por Ele o que deveriamos ser e não somos. E como você se comporta quando se sente sob o olhar do outro? é natural que quando nos sentimos observados publicamente pelo outro,  nos inibimos, nos desconcertamos, seja no falar ou agir e por um instante parece que o olhar do outro é mais penetrante que o olhar de Deus, mas não é só isso!. O que precisamos saber é que quando olhamos o outro, vemos nele o rosto de Deus, pois somos sua imagem e sua semelhança.

Ainda que sabemos que Deus tudo vê, tudo enxerga, nada Lhe é oculto, tudo Ele sabe... Mesmo assim nós muitas vezes nos portamos no nosso secreto como se conseguíssemos esconder de Deus certos atos e pensamentos. Deus está em todos os corações a espera que cada um de nós nos manifestemos nEle.
...
Uma frase marcou  minha vida; desde o tempo de criança, quando minha mãe dizia: "quando se tem vergonha de fazer diante do outro, é como se tivesse vergonha de fazer diante de Deus" Dinda ia mais além, quando dizia que Deus se divide entre você e o outro...  Tudo isso faz sentido, veja que num almoço com amigos,  quando todos pediram suas bebidas aguardando ser servido o almoço eu pedi um chopp e ao levar minha mão sobre aquela taça geladinha e beber de virada, prazerosamente o líquido gelado... ahhhh! a prima jornalista disse de supetão:

- “isso! Isso! ame a Deus e faça o que você quiser”. Retrunquei na bucha...
- “isso mesmo! ame seu marido e faça o que você quiser!”. O debate se estabeleceu...
- Não é bem assim, são aspectos diferentes, marido e Deus não se comparam, nem se assemelham.
- ”Tem tudo haver minha cara! Amar a Deus é amar alguém próximo de nós. É na ausência que fidelizamos o amor” ...

Amamos uma pessoa e respeitamos a sua ausência, quando colocado a prova o amor que lhe dedicamos. Vivemos sob o olhar do próximo e sob o olhar de Deus, nada se faz no oculto de Deus. Provamos o nosso amor por alguém mais na ausencia, que na presença dele, é como se estivéssemos sendo vigiado todo tempo pelo sentimento que nos une, pelo compromisso de um sentimento estabelecido para com o esposo (a). É fácil amar aquilo que vemos, sentimos, apalpamos, mas como amar o que as vezes nem sentimos! Só ama a Deus quem a Deus sente e Lhe dá obediência, em um compromisso de amor espiritual.

Esse sentimento de vigilância certamente é o que vai conter um pouco mais o nosso ímpeto diante das tentações, sejam em palavras ou atos. O fato de amar alguém e respeita-lo, não nos isenta dessas tentações de vê e desejar o que nos encantou o olhos.

Tomar um simples copo de chopp não é nenhum pecado diante de Deus, mas diante da cultura adotada de que um cristão não bebe nada, posso ter dado um mal testemunho, pelo que escandalizou o outro. Portanto vale a pena desenvolvermos o hábito e a disciplina de sentir-se vigiado, monitorado, fiscalizado, como naquela mesa entre amigos, alguém monitorou o meu perfil de cristão.

O texto de 2 Crônicas 16:9 nos fala claramente que somos de fato monitorados e o texto de Hebreus 4:13 diz isso e mais - prestaremos conta, ou seja, nada passará despercebido.

Vencer a tentação é um desafio muito intenso, contínuo, implacável até. É indispensável lutar para vencer e se considerarmos que além de Deus que tudo vê, ainda há pessoas nos observando, podemos mudar os hábitos e assim mudar a nossa vida. Muitas vezes não percebemos, mas nossa conduta e, principalmente nossas reações, estão sendo observadas ou monitoradas por alguém que nos conhece pelo que somos ou dizemos que somos.

Passarela sobre o Rio Corrente - SaMaVi - BA

Os nossos atos valem mais que as palavras proferidas, pois enquanto pensadas, as palavras são inofensivas. Podemos mudar situações em razão do que testemunhamos. Mais do que palavras precisamos também agir;  testemunhar é mostrar com atos o que nem sempre dizem as palavras. Devemos falar da nossa fé, mas sobre tudo devemos mostrar com atos, tudo que vivemos em pensamentos e palavras e enquanto isso as tentações vão enfraquecendo e fugindo de nós.

Senhor, ajuda-me a manter minha atenção em Ti, sem perder o foco do que o Senhor quer para mim. A tentação é um desvio na rota e não posso permitir isso.
 
Amar o outro é como vê nele, o rosto de Deus.