ESTUDO ATOS 25: OS GRANDES CONTRA NÓS// ARMADILHAS// TODO PODER É DE DEUS// NÃO INVEJE O ÍMPIO: A CONSEQUÊNCIA VEM// INOCENTES// CONHECIMENTO DA PALAVRA// EQUÍVOCOS E IGNORÂNCIA// QUEIRA OUVIR// INCOERÊNCIA: A CONFUSÃO DO QUE É DO DIABO

"Entrando, pois, Festo na província, subiu dali a três dias de Cesaréia a Jerusalém. E o sumo sacerdote e os principais dos judeus compareceram perante ele contra Paulo, e lhe rogaram, Pedindo como favor contra ele que o fizesse vir a Jerusalém, armando ciladas para o matarem no caminho." (AT 25:1-3)

Irmãos, vemos aqui pessoas, inclusive poderosas, que se levantavam contra Paulo. O diabo pode usar muitas situações e pessoas, inclusive, autoridades, pessoas influentes e poderosas, para nos prejudicar. Contudo, aquele que está firmado com o Senhor fica em paz, pois sabe que nenhuma ferramenta preparada contra nós prosperará (IS 54:17) e que as autoridades do mundo não são nada diante da autoridade suprema do Senhor (Jó 12:17-21; Jó 12:24-25).

Assim como os inimigos de Paulo queriam fazer, o nosso inimigo, o diabo, tenta nos colocar para andar em caminhos cheios de armadilha, fazendo com que as pessoas que não têm entendimento da Palavra achem até que estão fazendo um bem ficando contra nós. Entretanto, Deus é fiel e mostra a diferença entre o que O serve e o que não serve (ML 3:18). Davi sabia que, apesar de Saul estar contra ele, não poderia fazer-lhe mal, pois por ordem do Senhor ele havia sido ungido rei: "E disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do SENHOR" (1 SM 24:6). O próprio Senhor diz: "Não toqueis os meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas" (SL 105:15). Confiemos na proteção Dele e nenhum mal nos alcançará, desde que sejamos ungidos de verdade (e não maus obreiros que podem se utilizar fraudulentamente da Palavra para tentar se justificar), buscando ao Senhor e andando em Sua presença: habitando no esconderijo do Altíssimo, descansaremos à sombra do Onipotente (SL 91:1-2), onde nenhum mal nos toca.

*****************************************************

"Mas Festo respondeu que Paulo estava guardado em Cesaréia, e que ele brevemente partiria para lá. Os que, pois, disse, dentre vós, têm poder, desçam comigo e, se neste homem houver algum crime, acusem-no" (AT 25:4-5)

Irmãos, Festo disse que aqueles que tinham poder deveriam acusar Paulo. Devemos lembrar-nos de algo que muitos cristãos esquecem:

a) o inimigo não pode nos acusar de mais nada, pois nenhuma acusação há para os que estão em Cristo. (RM 8:1). Não deixemos que o diabo jogue em nossa cara qualquer erro, pois, se nos arrependemos, Deus nos perdoa e esquece essa transgressão (IS 43:25). Ora, se Deus esquece, quem é o diabo para querer lembrar? O ideal é que não pequemos. Se, contudo, isso acontecer, peçamos perdão a Deus e não deixemos que o diabo fique nos acusando;

b) não importa quem seja o poderoso no mundo que queira nos prejudicar ou falar o mal a nosso respeito: se estamos com Deus, nada prosperará, nem mesmo aquele diagnóstico de câncer que o médico deu ficará de pé diante do poder do Senhor;*

c) o inimigo não tem poder algum sobre nós a não ser que nós permitamos. A Palavra diz que Deus é o Todo-Poderoso (AP 16:7). Ora, se todo poder é Dele, que poder pode ter o diabo?

Assumamos nosso lugar de vitoriosos em Cristo. Assumamos nosso lugar de filhos de Deus e assumamos que o diabo nada pode em nossa vida se não permitirmos. Digamos hoje a ele: "Diabo, em minha vida você não pode mais, pois eu pertenço a Deus, em Nome de Jesus", abandone o pecado e todo mal, decretando-se liberto de todas as enfermidades e opressões.

Festo disse que, se houvesse algum crime em Paulo, que os poderosos mesmo o acusassem. Sejamos imparciais: que é certo, é certo, e o que está errado, está errado. Não fiquemos fazendo vista grossa aos erros dos outros por serem pessoas que amamos: oremos ao Senhor, denunciemos o mal e, se for a direção de Deus, repreendamos em amor. Também não fiquemos fazendo vista grossa aos nossos próprios erros por que nos convém, mas reconheçamos nossas falhas, peçamos perdão ao Senhor e busquemos a libertação, em Nome de Jesus.

*É claro que o médico que dá esse diagnóstico ou qualquer outro não está falando mal de nós, mas me refiro à notícia, que é uma maldição do diabo. Não importa se foi o melhor médico do país quem deu esse diagnóstico ou se o exame foi realizado no maior laboratório do mundo, com os melhores equipamentos: não ficará de pé, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"E, havendo-se demorado entre eles mais de dez dias, desceu a Cesaréia; e no dia seguinte, assentando-se no tribunal, mandou que trouxessem Paulo" (AT 25:6)

Festo demorou mais de dez dias para ir a Paulo, mas ele foi. Irmãos, não nos enganemos: por mais que pareça que nosso pecado não está tendo consequência, estejamos certos de que ela virá, pois o diabo não é bonzinho, tendo como único intento roubar, matar e destruir (JO 10:10). Ele não está sendo bonzinho, como disse, mas está preparando o laço que nos derrubará, deixando que nos enrolemos bem, sendo que o principal prejuízo que ele nos causa é a perda da salvação.

Não achemos que a vida do ímpio é melhor ou mais fácil que a nossa (pela não consequência do pecado), a respeito do que o salmista reflete no Salmo 73, mas tenhamos certeza que o salário do pecado chegará ao ímpio e não o poupará: “Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição.Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores” (SL 73:18-19).

*****************************************************

"E, chegando ele, rodearam-no os judeus que haviam descido de Jerusalém, trazendo contra Paulo muitas e graves acusações, que não podiam provar" (AT 25:7)

Quando andamos verdadeiramente com Deus e fazemos Sua vontade não há argumento que possa ser usado contra nós, pois nossa conduta mostra que somos do Senhor.

A respeito de nossa conduta, Paulo direciona Tito da seguinte maneira: "Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós" (Tito 2:7-8). Lembremo-nos de que nós, que servimos a Deus, somos representantes Dele e da Sua obra. A forma como nós agimos colabora para dar um bom testemunho e fazer com que mais pessoas se convertam ou colabora para envergonhar e denegrir a obra do Senhor e os servos de Deus, fazendo com que as pessoas se afastem. Basta ver quantas pessoas têm preconceito com evangélicos por conta de atitudes isoladas de determinadas pessoas. Lembremo-nos de que estamos cercados de uma tão grande nuvem de testemunha (HB 12:1).

*****************************************************

"Mas ele, em sua defesa, disse: Eu não pequei em coisa alguma contra a lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra César. Todavia Festo, querendo comprazer aos judeus, respondendo a Paulo, disse: Queres tu subir a Jerusalém, e ser lá perante mim julgado acerca destas coisas? Mas Paulo disse: Estou perante o tribunal de César, onde convém que seja julgado; não fiz agravo algum aos judeus, como tu muito bem sabes. Se fiz algum agravo, ou cometi alguma coisa digna de morte, não recuso morrer; mas, se nada há das coisas de que estes me acusam, ninguém me pode entregar a eles; apelo para César" (AT 25:8-11)

Não queiramos agir como Festo: agradando aqueles que estão contra o Senhor, Seus servos e Sua obra. Nós não devemos querer nos empenhar em agradar a homens (sejam servos de Deus ou não), mas sim a Deus, fazendo o que O agrada, ajudando Sua obra a ser feita e Sua Palavra a ser pregada. Além disso, nunca ameacemos ninguém, como parece que Festo fez, por conta de nossa autoridade.

Paulo sabia que não havia feito nada de errado, por isso estava em paz, com sua consciência tranquila. Saber que estava inocente deu confiança a Paulo para responder a Festo. Quando estamos agindo de acordo com o que Deus aprova, ficamos em paz e com a consciência tranquila, prontos para lutar contra o inimigo. Devemos estar dessa maneira, em paz, com a consciência tranquila, com a certeza de que estamos fazendo a vontade do Senhor, todos os dias de nossa vida.

Se o inimigo tem se levantado contra nós e nós estamos na presença de Deus, fiquemos em paz e não temamos nenhum mal, pois o Senhor é justo e não deixará que sejamos prejudicados e nem destruídos. Deus testifica de nossa inocência e faz com que ela seja reconhecida pelas outras pessoas, mesmo as que estão contra nós. Confiadamente, repreendamos o mal, em Nome de Jesus, e confiemos que estamos libertos. Se estamos sendo atacados por conta de um erro nosso, arrependamo-nos, peçamos perdão a Deus e a quem prejudicamos e mudemos de atitude, sabendo que Deus nos restaurará e nos livrará de toda opressão, recebendo-nos como filhos amados, caso estejamos arrependidos de verdade e dispostos a mudar de verdade.

************************************************

“Acerca do qual, estando presentes os acusadores, nenhuma coisa apontaram daquelas que eu suspeitava. Tinham, porém, contra ele algumas questões acerca da sua superstição, e de um tal Jesus, morto, que Paulo afirmava viver” (AT 25:18-19)

Festo chama o Evangelho de superstição, o que mostra total desconhecimento. Aliás, é muito comum ver pessoas com ideias e conceitos absolutamente equivocados a respeito do que diz a Palavra de Deus e da obra do Senhor.

Há muitas pessoas que têm preconceitos e ideias pré-concebidas a respeito do Senhor e da Sua obra. Como exemplo podemos citar a questão do dízimo. Muitas pessoas dizem e ouvem “Dízimo é para enriquecer o pastor”, “Deus não precisa de dinheiro”, mas não sabem o que a Palavra diz a esse respeito. Há também pessoas que criam uma má impressão do Senhor e de Sua obra por conta da conduta de pastores ou de outros cristãos que a pessoa conheça. Mais uma vez, vemos aqui a importância de um bom testemunho na hora de aproximar alguém de Deus e as consequências do mau testemunho, que afasta muitas pessoas do Senhor.

Festo não tinha nem conhecimento de quem era Jesus, muito menos de sua grandeza e poder, e é triste ver que há muitas pessoas assim nos dias de hoje. Muitas pessoas, até mesmo dentro da Igreja, nunca tiveram um encontro com Jesus, nunca provaram seus sinais e maravilhas em sua vida; talvez muitos nunca O tenham servido de verdade. Irmãos, as pessoas crerão ao verem a obra do Senhor em nossa vida. É difícil de as pessoas acreditem em um Deus que cura,liberta, restaura, prospera, etc., se elas não veem nada disso em nossa vida. Não quer dizer que somente pessoas ricas, com saúde, etc., podem pregara Palavra, o que seria ridículo, já que todos temos problemas, mas as pessoas precisam ver o agir do Senhor em nossa vida. É o caso daquela pessoa que diz a outra “Nossa, eu tenho uma palavra de Deus aqui” e a outra pessoa responde “É, você tem sempre uma palavra de Deus, mas sua vida não muda”. Se você serve a Deus,mas não tem provado de Suas maravilhas em sua vida, ore a Ele e pergunte o motivo pelo qual isso não está acontecendo.

*****************************************************

“E, estando eu perplexo acerca da inquirição desta causa, disse se queria ir a Jerusalém, e lá ser julgado acerca destas coisas” (AT 25:20)

Irmãos, se lermos novamente o versículo 9, veremos que a Palavra mostra que o motivo pelo qual Festo sugeriu a Paulo se ele queria ser interrogado em Jerusalém foi que ele queria agradar aos judeus e não por que estava perplexo.

Sejamos sempre sinceros: não importa o lugar, não importa o motivo, não importa a pessoa.

*************************************************

“Então Agripa disse a Festo: Bem quisera eu também ouvir esse homem. E ele disse: Amanhã o ouvirás.” (AT 25:22)

Agripa pode ter querido ouvir Paulo a fim de interrogá-lo e não por querer saber a respeito de Jesus, mas o fato é que devemos ter a vontade de ouvir aqueles que falam da Palavra de Deus. Contudo, principalmente, devemos ter vontade de ouvir o próprio Deus, que fala por nós através da Palavra. Ouvir a pregação nos intera a respeito da Palavra do Senhor, mas não substitui nossa meditação diária na Palavra.

**********************************************************************

“E, no dia seguinte, vindo Agripa e Berenice, com muito aparato, entraram no auditório com os tribunos e homens principais da cidade, sendo trazido Paulo por mandado de Festo” (AT 25:23)

Agripa e Berenice foram ouvir a Paulo com muito aparato. Entretanto, Deus não exige nenhum aparato nosso para falar conosco a não será vontade de ouvi-lO. Deus não pede que você seja rico, seja estudado, etc., para falar com você, já que é Ele quem lhe prosperará e lhe dará todas as ferramentas.

****************************************************

“E Festo disse: Rei Agripa, e todos os senhores que estais presentes conosco; aqui vedes um homem de quem toda a multidão dos judeus me tem falado, tanto em Jerusalém como aqui, clamando que não convém que viva mais.” (AT 25:24)

Irmãos, o diabo não quer que preguemos a Palavra do Senhor, pois ele sabe que muitos se converterão com nossa pregação e sairão de seu domínio. Por esse motivo, não convém ao inimigo que vivamos e é por isso que ele tenta sempre a nossa morte (seja física, seja espiritual). Além disso, ele levanta outras pessoas às quais também passa a não ser conveniente que vivamos. Fiquemos em paz, firmes com o Senhor, pois Ele dará nossa vitória, em Nome de Jesus.

*****************************************************************************

“Mas, achando eu que nenhuma coisa digna de morte fizera, e apelando ele mesmo também para Augusto, tenho determinado enviar-lho. Do qual não tenho coisa alguma certa que escreva ao meu senhor, e por isso perante vós o trouxe, principalmente perante ti, ó rei Agripa, para que, depois de interrogado, tenha alguma coisa que escrever. Porque me parece contra a razão enviar um preso, e não notificar contra ele as acusações” (AT 25:25-27)

Aqui vemos Festo dizendo que trouxe Paulo perante Agripa para que, depois de interrogado, tivesse algo a escrever a respeito dele. Contudo, vimos antes que o próprio Agripa manifestou vontade (teve a iniciativa) de ouvir Paulo. Não dá para saber se Festo estava modificando as razões pelas quais tinha colocado Paulo perante Agripa ou se eles realmente acertaram isso depois, mas fica o lembrete do qual já falamos: sejamos sinceros sempre.

A incoerência chegava ao ponto de Festo correr o risco de enviar um preso sem ter o que notificar a respeito das acusações. Não é para menos, já que não havia acusação nenhuma que pudesse ser provada. Deus cuida para que os nossos inimigos sejam confundidos e envergonhados (SL 35:4), realizando o que pode parecer impossível aos olhos do mundo, escolhendo as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias (I CO 1:27). Não temamos: fiquemos ao lado Dele, confiemos e veremos grandes maravilhas realizadas em nossa vida, em Nome de Jesus.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 09/08/2013
Código do texto: T4426181
Classificação de conteúdo: seguro