I REIS 14: NÃO SE DISFARCE/ NÃO ESQUEÇA O QUE DEUS LHE DISSE/ CEGUEIRA ESPIRITUAL/ NÃO TENTE ENGANAR A DEUS/ DURAS NOVAS/ SEJA GRATO/ FUJA DA IDOLATRIA/ CONSEQUÊNCIAS DO PECADO: PESSOAS AO REDOR/ DEUS CUMPRE/ NÃO DISCUTA COM DEUS/ DEUS NÃO DEMORA/

"Naquele tempo adoeceu Abias, filho de Jeroboão. E disse Jeroboão à sua mulher: Levanta-te agora, e disfarça-te, para que não conheçam que és mulher de Jeroboão; e vai a Siló. Eis que lá está o profeta Aías, o qual falou de mim, que eu seria rei sobre este povo."

Não dá para se saber exatamente o por que Jeroboão mandou que sua mulher se disfarçasse, mas estarmos disfarçados nunca é bom. Nunca devemos nos esconder, pois aquele que o faz mostra que está querendo encobrir algo e Jesus disse que nada havia oculto que não fosse manifesto (LC 12:2). Lembremo-nos de Josafá e Acabe. Eles estavam indo a uma guerra e Acabe, sabendo que os inimigos iriam direto àquele que estivesse com as vestes reais, disfarçou-se e pediu que Josafá continuasse com as vestes reais. Contudo, quando o inimigo atacou Josafá, ele clamou ao Senhor e foi liberto. Já Acabe, mesmo disfarçado, morreu (I RS 22:29-38). Esteja sempre vestido com suas vestes reais. Nunca se disfarce, mas lembre-se de que fomos feitos reis e sacerdotes para Deus e não podemos abdicar no nosso trono (AP 5:10). Nunca devemos estar disfarçados, mas vestindo as vestes reais de autoridade, santidade e poder que o Senhor concede aos Seus filhos ("Desperta, desperta, veste-te da tua fortaleza, ó Sião; veste-te das tuas roupas formosas, ó Jerusalém, cidade santa, porque nunca mais entrará em ti nem incircunciso nem imundo" - IS 52:1).

Reforçando: nunca devemos nos esconder. Aquele que se disfarça mostra que está querendo esconder alguma coisa e temos casos de pessoas que se disfarçaram para pecar sem serem reconhecidas, como Saul, quando foi consultar a médium de En-dor (I SM 28). Sejamos sempre transparentes, pois aquele que se disfarça abre uma porta para o inimigo entrar e escancarar o que está escondido.

Também é interessante notar que, após a morte de Salomão, o reino deste foi dividido (Judá e Israel) e a maior parte dessas terras (Israel) ficou sob o domínio de Jeroboão. As terras não ficaram por completo com a descendência de Davi por que Salomão havia se dado à idolatria e Jeroboão fez o mesmo que Salomão: deu-se à idolatria. Vale uma reflexão para nós: quantas pessoas vemos repreendendo outras e, tempos depois, caírem no mesmo erro. Não podemos ser incoerentes, irmãos.

Também é o caso de pessoas que estavam de pé e caíram. Jeroboão era uma pessoa escolhida por Deus para reinar e acabou da maneira que acabou: idólatra e com a consequência do pecado sobre sua família. Quantos de nós não ficam com vergonha de assumir que erraram, principalmente diante de pessoas que nos viram de pé. Sejamos humildes e assumamos nossos erros, arrependendo-nos e abandonando a prática do pecado. Voltando ao caso do disfarce: nunca nos disfarcemos para querer encobrir nosso erro ou nossa vergonha, mas sejamos sinceros: arrependamo-nos, peçamos perdão a Deus e a quem prejudicamos e mudemos de vida. Reconhecer o erro é essencial.

Apesar de tudo, vemos algo muito positivo: Jeroboão se lembrou da promessa. Nunca se esqueça de nenhuma promessa que o Senhor tenha lhe feito, bem como de nenhuma palavra que o Senhor tenha lhe dado, mesmo que seja uma exortação ou repreensão. Deus nunca fala nada por acaso e, mesmo que achemos que aquilo não nos serve naquele momento, Deus nos mostrará quando usar o que Ele nos disse. Nunca despreze a Palavra de Deus por você estar muito bem ou muito feliz, pois se Deus lhe deu a palavra, você irá precisar dela em algum momento.

*****************************************************

"E a mulher de Jeroboão assim fez, e se levantou, e foi a Siló, e entrou na casa de Aías; e já Aías não podia ver, porque os seus olhos estavam já escurecidos por causa da sua velhice" (I RS 14:4)

Não estou dizendo que se trata do caso de Aías, mas a cegueira dele nos faz pensar em um outro tipo de cegueira: a espiritual. Muitas pessoas estão com os olhos envelhecidos e cegos e não os olhos físicos, mas os olhos espirituais. São pessoas que não enxergam que determinada coisa está errada, que acham que “isso não tem problema”, “isso é exagero”, etc., ou então pessoas que não enxergam que estão sendo vítimas de uma opressão maligna, de um plano diabólico para levá-las ao inferno, e sucumbem a todo tipo de influência demoníaca. Infelizmente, a cegueira não se dá apenas entre os incrédulos, mas entre os cristãos também. Isso acontece quando a carne se sobrepõe ao espírito. Irmãos, procuremos estar sempre em espírito, sem deixar que nossa carne ganhe domínio. Fiquemos sempre atentos aos sinais: se percebermos que estamos dando muito espaço à nossa carne, peçamos a direção de Deus e, se Ele nos direcionar dessa maneira, façamos um jejum para quebrar nossa carne e fortalecer nosso espírito a fim de ficarmos mais sensíveis à voz do Espírito Santo.

Tomemos cuidado para não dar lugar ao diabo, pois a Palavra diz que ele cega o entendimento aos incrédulos (2 CO 4:4). Apesar de crermos em Deus, isso não significa que, se dermos uma brecha, ele não quererá nos cegar também, como disse um pouco acima que também há cristãos cegos espiritualmente. Há muita gente dentro de uma Igreja, mas agindo como incrédulos. Além disso, há muitas pessoas "velhas" na fé, que acham que já sabem de tudo, que estão na Igreja há muito tempo e que não precisam mais aprender, ser corrigidas ou tirar dúvidas. Essas pessoas também estão cegas espiritualmente e são presas fáceis do inimigo, que as usa, inclusive, para ensinar coisas equivocadas a outras pessoas, o que é muito sério. Fujamos da "velhice" na fé. Fujamos da cegueira espiritual, andando sempre à luz da Palavra, para que o inimigo não tenha lugar em nossa vida.

*****************************************************

"Porém o Senhor disse a Aías: Eis que a mulher de Jeroboão vem consultar-te sobre seu filho, porque está doente; assim e assim lhe falarás; porque há de ser que, entrando ela, fingirá ser outra." ( I RS 14:5)

A Palavra diz que aquele que confia no Senhor não será confundido (RM 10:11). Deus não permitiu que Aías fosse enganado com o fingimento da esposa de Jeroboão. Contudo, para sermos direcionados pelo Senhor precisamos estar em espírito, em comunhão com Ele. Se estivermos andando na carne, dominados pelos impulsos e desejos mundanos, não estaremos sensíveis à voz do Espírito Santo, não seremos ensinados por Ele (JO 14:26), não seremos dirigidos pelo Senhor e ficaremos vulneráveis a todo tipo de mentira e engano do inimigo.

Além disso, não nos enganemos: ninguém pode enganar a Deus. Ele é Onisciente (I Jo 3:20), ou seja, sabe de tudo e conhece todos os caminhos de todas as pessoas (SL 139:3). Nem nossos pensamentos são surpresa para Ele (SL 139:2) e Ele conhece nossas palavras antes mesmo que elas cheguem à nossa língua (SL 139:4). Aquele que procura mentir para Deus ou enganá-lO mostra que ou não O conhece verdadeiramente ou não O respeita. Lembremo-nos de Ananias e Safira, que quiseram mentir para roubar a Deus. Só para constar: o fim deles foi a morte (AT 5:1-11), que é o salário do pecado (RM 6:23). Irmãos, aquele que escolhe tentar enganar a Deus está escolhendo ficar ao lado do diabo e as consequências, com certeza, não serão boas.

*****************************************************

"E sucedeu que, ouvindo Aías o ruído de seus pés, entrando ela pela porta, disse-lhe ele: Entra, mulher de Jeroboão; por que te disfarças assim? Pois eu sou enviado a ti com duras novas" ( I RS 14:6)

Como disse antes, não dá para saber muito bem o motivo pelo qual Jeroboão fez com que sua mulher fosse disfarçada a Aías, mas há muitas pessoas se disfarçam, procurando fugir, pelo medo de ouvir palavras duras, palavras que podem ser até mesmo a consequência do pecado que praticaram, como era o caso de Jeroboão. Há também pessoas que, ao ouvirem uma repreensão do Senhor, logo começam a tentar disfarçar, como se não fosse com elas, ou então nem vão à presença do Senhor pelo medo de ouvirem uma palavra dura. Irmãos, não podemos ser assim. Temos de estar sempre prontos para ouvir a Palavra do Senhor, seja uma promessa de bênção ou uma exortação, por que Deus corrige o filho a quem ama e, se não somos corrigidos por Ele, somos bastardos e não filhos (HB 12:6-8). O problema é que muitos não ouvem essa correção, não se arrependem e não mudam de caminho, preferindo revoltar-se contra Deus, como se a culpa fosse Dele. Não sejamos assim.

Além disso, não fiquemos nos disfarçando ou nos escondendo por medo de outro tipo de duras novas: os maus rumores do mundo. Há pessoas que falam "Não vou ao médico por que tenho medo", "Não vou abrir aquele exame que o médico pediu por que tenho até medo do resultado". Irmãos, não pode ser assim entre os filhos de Deus. Jesus levou nossas enfermidades: como podemos ter medo de algo que Jesus levou sobre Ele por nós? E mesmo que a doença se levante contra nossos corpos, a Palavra diz que aquele que está firmado em Deus não teme os maus rumores (SL 112:7). Não importa a luta que o inimigo queira travar conosco: a vitória é mais do que certa, em Nome de Jesus, pois sobre todas as coisas somos mais que vencedores, por Aquele que nos amou (RM 8:37) e não apenas na área da saúde, como o exemplo que usei, mas sobre TODAS AS COISAS, sem exceção, inclusive sobe o pecado.

O filho de Deus deve ser destemido e não ficar com medo das novas que cheguem a ele.

*****************************************************

"Vai, dize a Jeroboão: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Porquanto te levantei do meio do povo, e te pus por príncipe sobre o meu povo de Israel," ( I RS 14:7)

Há pessoas que estão em uma situação horrível, clamando a Deus por socorro e Deus, como bom Pai, ouve e livra os Seus filhos: "Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos" (SL 40:1-2). Entretanto, há muitas dessas pessoas que, mesmo Deus tendo-as tirado de uma situação horrível, humilhante, simplesmente não têm gratidão a Deus, sendo incapazes de dizer um "Obrigado, Senhor, eu reconheço que essa obra foi feita por Tuas mãos e Te louvo por isso". Dar um testemunho, então? Nem pensar, pois elas têm vergonha. Irmãos, paremos com isso!* Vejamos o que o mesmo salmista, que orou e foi tirado por Deus de um lago terrível, diz: "E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor" (SL 40:3). Irmãos, deixemos que Deus coloque esse novo cântico em nossa boca, abençoando-nos e, quando Ele colocar, louvemos a Ele. Não sufoquemos esse novo cântico. Deus espera que sejamos gratos a Ele, não por Ele ser orgulhoso, mas por que Ele espera que reconheçamos nossa dependência Dele. Além disso, o salmista diz: "Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, Senhor, tu o sabes. Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade" (SL 40:9-10). Conte as bênçãos que o Senhor lhe concedeu. Dê o testemunho. Seja grato. Não seja como os nove leprosos que não voltaram para agradecer a Jesus, mas seja como aquele que voltou. Esse que voltou ouviu do Senhor: A tua fé te salvou (LC 17:12-19). Agradamos a Deus quando reconhecemos que só Ele é Deus poderoso para fazer o impossível em nossa vida.

*Eu também já tive vergonha de dar testemunhos, mas creiam: é uma bênção maravilhosa ter obras poderosas do Senhor realizadas em nossa vida e ter a oportunidade de glorificar o Nome do Senhor, contando-as. Além disso, nosso testemunho ajuda a edificar a fé dos irmãos.

*****************************************************

"E rasguei o reino da casa de Davi, e o dei a ti, e tu não foste como o meu servo Davi, que guardou os meus mandamentos e que andou após mim com todo o seu coração para fazer somente o que era reto aos meus olhos," ( I RS 14:8)

Muitos parecem fazer questão de seguir os exemplos que não são bons.

Há pessoas que têm uma vida de comunhão com Deus, mas, como homens que são, cometem erros, e justamente esses erros são os que são imitados. Devemos seguir sempre os bons exemplos, nunca os maus. Na verdade, nosso exemplo deve ser Jesus, nosso Senhor e Salvador (“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas” - MT 11:29). Seguindo esse exemplo, nunca erraremos.

*****************************************************

"Antes tu fizeste o mal, pior do que todos os que foram antes de ti; e foste, e fizeste outros deuses e imagens de fundição, para provocar-me à ira, e me lançaste para trás das tuas costas;" ( I RS 14:9)

Um dos pecados que mais desagradam a Deus é a idolatria, pois o idólatra lança Deus para trás de si e atribui tudo o que lhe acontece a algo (não a ALGUÉM, mas a ALGO que não tem vida alguma). Lembremo-nos de que a idolatria não é feita somente com adoração a imagens de escultura, mas com tudo o que ocupa em nossa vida o lugar que deve ser de Deus: sexo, dinheiro, trabalho, relacionamentos, etc. Esse é outro problema gravíssimo do idólatra e que pode acontecer inclusive com aqueles que servem a Deus, caso não vigiem: até mesmo sem perceber, ele coloca outra pessoa ou coisa para ocupar em sua vida o lugar que deveria ser de Deus. Aquela história de "meu marido é tudo para mim, não vivo sem ele", por exemplo, é um problema. Desculpe-me, mas você não vive sem Deus. ELE é o seu Senhor, não seu marido. Assim deve ser com todas as coisas: nosso trabalho, nossos estudos, nossos relacionamentos, etc., nada pode passar a ser mais importante que Deus em nossa vida e há pessoas que vivem dessa maneira e simplesmente não se dão conta de que estão sendo idólatras. É o caso da pessoa que não vai mais à Igreja, por exemplo, por que tem de trabalhar, trabalhar e trabalhar. Não lê mais a Bíblia, por que tem de estudar, estudar e estudar. Entendamos: tudo isso é importante, mas NADA pode ser passado à frente da nossa adoração e comunhão com Deus. Outro exemplo de idolatria se dá com aquela pessoa que sabe que a imoralidade sexual não agrada a Deus, mas ela simplesmente não consegue dizer "não". Ela está adorando o seu prazer, pois está colocando-o acima de Deus. Por mais difícil que seja dizer não, é necessário dizer, pois devemos fazer o que agrada ao nosso Senhor. Se alguém está tendo esse tipo de dificuldade, está dominado pelo demônio da prostituição, deve reconhecer seu erro e procurar a libertação. Lembremo-nos de que Deus é nosso libertador.

Fujamos de todo tipo de idolatria, pois Deus não Se agrada disso de modo nenhum. Não venhamos com aquela história de que "todos os caminhos levam a Deus" e "cada um pode professar a fé que quiser". Não é verdade e devemos entender isso muito bem. Se eu quero ir até Jundiaí, por acaso posso pegar qualquer caminho? Não. Da mesma forma é com Deus: não é verdade que todos os caminhos levam a Deus. Isso é mais uma das grandes mentiras do embusteiro do diabo, que faz de tudo para enganar os filhos de Deus e levá-los à perdição.

*****************************************************

"Portanto, eis que trarei mal sobre a casa de Jeroboão; destruirei de Jeroboão todo o homem até ao menino, tanto o escravo como o livre em Israel; e lançarei fora os descendentes da casa de Jeroboão, como se lança fora o esterco, até que de todo se acabe." ( I RS 14:10)

O salário do pecado é a morte (RM 6:23) e Jeroboão receberia esse salário. Que nós não queiramos receber esse salário em nossa vida, pois ele é muito dolorido.

Percebamos que não apenas a pessoa que comete pecado sofre as consequências, mas também as pessoas ao redor, incluindo a família dessa pessoa. Irmãos, não exponhamos nossa família e as pessoas ao nosso redor, pois caso elas se percam por nossa causa seremos responsabilizados.

É claro que a salvação é individual, mas aquele que se desvia de Deus abre uma grande brecha para que o diabo toque nas pessoas que convivem com ele, inclusive usando essa mesma pessoa que se desviou como instrumento, já que ela não está ligada a Deus. Se somos os únicos que servimos a Deus dentre determinadas pessoas, como buscaremos por elas se estivermos fora da presença de Deus? E, mesmo que outras pessoas sirvam ao Senhor conosco, devemos estar perto Dele, pois Ele não nos criou para vivermos longe de Sua presença. Além disso, o nosso afastamento de Deus é uma brecha para que o diabo crie uma série de problemas e possa, inclusive, querer-nos usar, com nossas atitudes e palavras, para afastar outras pessoas do Senhor, como eu já vi acontecer.

*****************************************************

"Quem morrer dos de Jeroboão, na cidade, os cães o comerão, e o que morrer no campo as aves do céu o comerão, porque o Senhor o disse" (I RS 14:11)

Não havia para onde escapar: seja na cidade ou no campo, eles seriam afligidos e isso aconteceria por um motivo muito sério: por que o Senhor o disse. Irmãos, não há como discutir com o que Deus diz: tudo o que Ele diz sempre se cumpre. A Palavra que Ele lança não volta vazia, mas cumpre o propósito para o qual Ele a enviou (IS 55:11)*. Pensando nisso, vemos que não há motivos para desconfiarmos do Senhor. Ele mesmo diz: "Não quebrarei minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios" (SL 89:34). Deus não mente e devemos confiar Nele, inclusive quando Ele nos corrige: o que Ele diz que acontecerá como consequência do nosso pecado, acontecerá, caso não nos arrependamos e mudemos de atitude. Não achemos que Deus "está nos ameaçando para ver se mudamos", como os pais do mundo fazem. Deus é O Pai e não precisa desse tipo de artifício. Sua Palavra nunca mente e ela diz que o salário do pecado é a morte.

*Apesar do que o Senhor disse à mulher de Jeroboão ter sido horrível e da Palavra do Senhor sempre se cumprir, vemos que o próprio Deus diz que quando Ele decreta a maldição sobre uma nação e ela se arrepende e O serve, Ele não faz o mal que ia fazer (JR 18:7-8). Isso não significa que Deus mude, pois Ele mesmo diz que não muda (ML 3:6). Contudo, é justamente por Ele não mudar que Ele dá outra chance aos que se arrependem: por conta da Sua misericórdia. Por conta da Sua natureza misericordiosa não mudar é que não somos destruídos (ML 3:6). Entretanto, neste caso, não temos notícia de que Jeroboão tivesse se arrependido e clamado a Deus.

Alguns podem dizer: "Mas Davi clamou e nem assim o filho dele com Bate-Seba viveu" (2 SM 12:15-19). Bom, não podemos contrariar as ações do Senhor. Lembremo-nos sempre de que nosso entendimento é limitado e de que Seus pensamentos e caminhos não são como os nossos: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” (IS 55:8-9).

*****************************************************

"Tu, pois, levanta-te, e vai para tua casa; entrando os teus pés na cidade, o menino morrerá" (I RS 14:12)

Deve ter sido muito difícil receber a Palavra que aquela mãe recebeu e nem sempre ouvimos aquilo que é confortável ou que queríamos ouvir. Contudo, devemos estar prontos para essa situação, principalmente quando essa palavra vier do Senhor, afinal, não há como discutir com Deus. Mesmo que Ele nos repreenda, é por que nos ama e, como Pai, quer nosso bem (HB 12:6). Não sejamos rebeldes, como filhos adolescentes que não sabem ouvir "não" ou ser repreendidos. Se Deus nos mostrar que algo ruim acontecerá como consequência de nossas atitudes, arrependamo-nos e mudemos em vez de ficar discutindo com o Senhor ou resistindo à Sua correção.

*****************************************************

"E todo o Israel o pranteará, e o sepultará; porque de Jeroboão só este entrará em sepultura, porquanto se achou nele coisa boa para com o Senhor Deus de Israel em casa de Jeroboão" ( I RS 14:13)

O menino seria o único de Jeroboão que, apesar de morrer, não seria comido pelos animais, por que algo de bom havia sido encontrado. Irmãos, Deus não é injusto, mas sabe reconhecer o que fazemos de correto (Jó 1:8), assim como sabe o que fazemos de errado e nos corrige.

Confiemos e sujeitemo-nos a Ele, ouçamos Sua repreensão e Sua correção com cuidado e paciência e obedeçamos a Ele, que é o Todo-Poderoso e sabe de todas as coisas, fazendo tudo (inclusive corrigindo) para o nosso bem.

*****************************************************

"O Senhor, porém, levantará para si um rei sobre Israel, que destruirá a casa de Jeroboão no mesmo dia. Que digo eu? Há de ser já." (I RS 14:14)

Irmãos, a Bíblia diz que a Palavra de Deus corre veloz (SL 147:15). Ele não fica demorando para fazer o que Ele diz que fará, embora algumas pessoas achem que demore. O tempo Dele é diferente do nosso, mas Ele não demora em fazer o que diz, seja uma correção, seja uma mudança em nossa vida, seja a liberação de uma bênção. Basta que confiemos Nele, fiquemos firme em Sua presença e não murmuremos. Lembremo-nos de que o povo ficou no deserto por 40 anos justamente por conta de sua murmuração. A murmuração afasta nossa bênção de nós.

*****************************************************

"Também o Senhor ferirá a Israel como se agita a cana nas águas; e arrancará a Israel desta boa terra que tinha dado a seus pais, e o espalhará para além do rio; porquanto fizeram os seus ídolos, provocando o Senhor à ira" (I RS 14: 15)

As pessoas que se dão à idolatria ficam completamente vulneráveis, pois estão colocando sua fé em algo que não pode fazer nada por elas, afastando-se de Deus e ficando fora de Sua proteção, que verdadeiramente nos guarda e protege de todo mal.

Há muitas pessoas perdendo grandes bênçãos por conta de pecados. Há muitas pessoas que, como já disse, em vez de confiarem em Deus como seu Senhor, por exemplo, colocam sua força em tudo, menos em Deus.

Irmãos, fujamos da idolatria e de todo tipo de pecado, pois o pecado nos tira da boa terra que Deus nos dá. Muitas pessoas, como já disse, perdem grandes bênçãos por se darem ao pecado. Lembremo-nos de que o Evangelho é a nossa terra de promessas, a nossa boa terra. O diabo sabe das bênçãos que alcançam aqueles que estão na boa terra e, por isso, busca tirar essas pessoas de lá e da presença de Deus a todo custo. Lembremo-nos de que o pecado faz divisão entre nós e Deus (IS 59:2), tirando-nos da presença do Senhor e dessa terra. Não escolhamos isso, pois é uma escolha nada inteligente e, ao escolhermos nos afastar do Senhor, assumimos todos os riscos aos quais ficamos expostos, já que o inimigo não brinca em serviço.

*****************************************************

"E entregará a Israel por causa dos pecados de Jeroboão, o qual pecou, e fez pecar a Israel" ( I RS 14:16)

Mais uma vez: quando nos afastamos do Senhor não somente nós sofremos as consequências, mas as pessoas ao nosso redor também.

É claro que a salvação é individual, mas se nós, como sacerdotes de nossa casa, por exemplo, estamos em pecado, afastando-nos de Deus, nossa família fica vulnerável. Se nós somos as pessoas que servimos a Deus em nosso emprego e nos afastamos de Deus, todos lá ficam vulneráveis, inclusive nosso próprio cargo. Se somos chefes e nos desviamos de Deus, os que estão sob nosso comando sofrem, pois a própria Palavra diz que quando o ímpio domina a nação geme (PV 29:2).

Mesmo quando há outras pessoas que servem a Deus conosco, a porta que abrimos para o inimigo entrar as afeta. Inclusive, como disse um pouco antes, o inimigo pode nos usar, através de nossas atitudes e palavras, para afastá-las de Deus sem que nem ao menos percebamos. As vezes a pessoa que se afasta de Deus está tão entretida consigo mesmo que não percebe que o diabo usa seu mau testemunho para afastar outras pessoas do caminho do Senhor.

Além disso, Jeroboão induziu Israel ao pecado. Não podemos NUNCA fazer com que alguém erre. Nunca sejamos responsáveis pela queda de alguém. Vigiemos nossas palavras e atitudes, pois o próprio Jesus disse: "Ai daquele por quem o escândalo vem" (MT 18:7) e "Ai daquele que escandalizar um destes pequenos que creem em mim" (MT 18:6).

É claro que, a meu ver, Israel podia ter dito não à idolatria, visto que Daniel, em uma posição semelhante, recusou-se a negar seu Senhor, indo parar na cova dos leões por causa disso (DN 3). Contudo, não nos cabe julgar. Caso alguém nos ofereça uma oportunidade de desagradar ao Senhor, digamos "não", assim como fez Daniel. Mesmo que sejamos ameaçados e pareça que não há outra solução para nós, se nos mantivermos fieis, Deus nos honrará, podemos ter certeza disso.

*****************************************************

"Então a mulher de Jeroboão se levantou, e foi, e chegou a Tirza; chegando ela ao limiar da porta, morreu o menino" ( I RS 14:17)

Deus sempre confirma Sua Palavra: seja uma bênção, seja a consequência do pecado caso a pessoa não se arrependa e mude. Ele diz: “Falaria eu e não confirmaria?” (NM 23:19). Além disso, a Bíblia diz que a Palavra de Deus é provada, um escudo para os que Nele confiam (SL 18:30). A Palavra de Deus é perfeita e nunca falha.

Deus utiliza-Se de pessoas e situações para confirmar aquilo que nos disse (desde que esteja dentro da Palavra). Contudo, a maior confirmação que Deus nos dá é a realização daquilo que Ele disse.

*****************************************************

"E o sepultaram, e todo o Israel o pranteou, conforme a palavra do Senhor, a qual dissera pelo ministério de seu servo Aías, o profeta" ( I RS 14:18)

Irmãos, o ministério do profeta Aías mostrou-se um ministério sério, usado por Deus. Se temos um ministério na casa de Deus, ele deve ser sério, dar frutos condizentes com a Palavra do Senhor. Os sinais e maravilhas do Senhor testificarão de que estamos no caminho certo, cheios do Espírito Santo e usados por Ele.

Contudo, não somente na Igreja as pessoas têm ministérios: nosso emprego é um ministério onde podemos levar a Palavra, nossa família é um ministério onde podemos levar a Palavra, nosso relacionamento é um ministério onde podemos levar a Palavra, nossos estudos é um ministério onde podemos levar a Palavra, etc. Tudo o que o Senhor colocou em nossas mãos para fazer é um ministério e deve dar frutos para a glória de Deus, confirmando a unção do Senhor sobre nós e sobre o que fazemos e a seriedade com que tratamos nossa comunhão com o Senhor e as tarefas que Ele nos deu. Lembremo-nos de que devemos ganhar almas para Jesus (MC 16:15) e os frutos do Senhor em nossa vida e nosso ministério testificam de que estamos sendo usados pelo Altíssimo e que Ele é um Deus vivo e atuante, cumpridor do que diz em Sua Palavra. O filho de Deus deve ser feliz, abençoado e dar frutos, mostrando em sua vida o poder de Deus realizando milagres.

*****************************************************

“E Roboão, filho de Salomão, reinava em Judá; de quarenta e um anos de idade era Roboão quando começou a reinar, e dezessete anos reinou em Jerusalém, na cidade que o Senhor escolhera de todas as tribos de Israel para pôr ali o seu nome; e era o nome de sua mãe Naamá, amonita. E fez Judá o que era mau aos olhos do Senhor; e com os seus pecados que cometeram, provocaram-no a zelos, mais do que todos os seus pais fizeram.” (I RS 14:21-22)

Roboão reinava na cidade que Deus havia escolhido para ali pôr Seu nome. Irmãos, há pessoas para quem Deus prepara uma grande bênção, dá todas a condições para que ela prospere em determinado lugar e em determinada situação e a pessoa joga fora a bênção, desperdiçando-a.

Na verdade, todos nós temos plenas condições de sermos bem sucedidos no que fazemos, já que sobre todas as coisas somos mais que vencedores por Aquele que nos amou (RM 8:37). Entretanto, há um segredo: estar onde o Nome do Senhor está. Fora da presença de Deus e fora do lugar onde Deus nos colocar nada dará certo.

*****************************************************

“Porque também eles edificaram altos, e estátuas, e imagens de Aserá sobre todo o alto outeiro e debaixo de toda a árvore verde.” ( I RS 14:23)

Árvore verde me lembra algo vivo e a vida vem do Senhor. Irmãos, quantas pessoas há que usam as bênçãos que o Senhor lhes concedeu para servirem ao diabo. Quantas pessoas, ao receberem uma bênção, em vez de comemorarem com o Senhor, em santidade, comemoram com o diabo, dando-se à sujeira. Quantas pessoas usam seus corpos para fazer o que o diabo gosta, usam seu trabalho e seu casamento para fazerem o que o Senhor desaprova, etc. Infelizmente, são pessoas que até mesmo dizem servir ao Senhor e até estão dentro de uma Igreja, mas com o coração e a vida desviados. Irmãos, não convém que isso seja assim. O inimigo não veio se não para roubar, MATAR e destruir (JO 10:10). Contudo, ele só pode matar o que está vivo e, se dermos brecha para ele entrar em nossa vida e tocar nas bênçãos que o Senhor nos deu, ele destruirá tudo e nada ficará de pé.

*****************************************************

“Havia também sodomitas na terra; fizeram conforme a todas as abominações dos povos que o Senhor tinha expulsado de diante dos filhos de Israel” (I RS 14: 24)

Na tradução Revista e Atualizada, sodomitas é substituído por "prostitutos cultuais", ou seja, pessoas de ambos os sexos que serviam nos templos pagãos. De acordo com o site "Todos de Jesus", esses povos realizavam cultos de fertilidades e, nesses cultos, vestiam-se como os deuses que adoravam e prostituíam-se em honra a eles. O site ainda diz que "a palavra hebraica para “prostituto” que aparece na Bíblia é “qadesh”, que literalmente significa “santo” ou “separado”; “prostituta” em hebraico é “qadeshôth”, significando “separadas”ou “santificadas”; nesse sentido eles eram separados, não para o serviço de Deus, mas sim para o serviço aos deuses pagãos".

Em primeiro lugar, vemos aqui a idolatria. Essas pessoas serviam em templos pagãos. Irmãos, não sirvamos a deuses estranhos. Muitos dizem: "Não, eu não sou idólatra", mas servem ao demônio da prostituição, servem ao demônio do adultério, servem ao demônio da cobiça, servem ao demônio da vaidade, etc.

Fujamos dos pecados sexuais. Há muito casal de namorados, noivos, etc., vivendo como casados, quando não o são. Há muitas pessoas que saem por aí “ficando” com todo mundo, dando-se a práticas abomináveis ao Senhor e esquecendo de que nosso corpo é templo do Espírito Santo. Há muitos adúlteros, lembrando que somente desejar alguém que não é seu marido ou esposa já é adultério. Há muitas pessoas que vivem traindo seus companheiros, às vezes nem chegando a concretizar o ato, mas com conversas maliciosas que não convêm. Paremos com isso, pois essas coisas são atitudes de pessoas que não conhecem e não servem a Deus. Há muito cristão vivendo como os povos que não serviam a Deus e achando que não há problema. Abramos os olhos e mudemos de atitude imediatamente.

Fonte: http://todosdejesus.fr.gd/O-que--e2--um--g-prostituto-cultual-g--f-.htm

*****************************************************

“Ora, sucedeu que, no quinto ano do rei Roboão, Sisaque, rei do Egito, subiu contra Jerusalém, E tomou os tesouros da casa do Senhor e os tesouros da casa do rei; e levou tudo. Também tomou todos os escudos de ouro que Salomão tinha feito” (I RS 14:25-26)

Irmãos, nem a casa do Senhor os egípcios respeitaram e é triste ver como hoje muitos continuam a desrespeitá-la. Além do templo físico, nós somos a Igreja do Senhor e devemos sempre nos lembrar de que Deus habita em nós. Temos respeitado essa morada? Temos dado liberdade para que o Senhor aja como Rei e Senhor ou queremos impor a Ele o que fazer e quando fazer? Temos dado plena liberdade ao Senhor em nossa vida ou dizemos "Não, Senhor, aqui o Senhor não mexe, não, por que eu sou assim mesmo, é o meu jeito, o Senhor, entende, etc."? Irmãos, nosso coração inteiro deve ser de Jesus para que Ele habite da maneira que Lhe agradar. Nós temos de nos adaptar ao Senhor e não Ele a nós. Além disso, temos cuidado do nosso corpo? Isso também é muito importante. Não deixemos que os vícios e as sujeiras se apeguem a ele, assim como não permitamos que as enfermidades se instalem, mas as repreendamos, em Nome de Jesus, pois devemos glorificar a Deus em nosso corpo e em nosso espírito e nossa saúde O glorifica, não nossa enfermidade. Não estou dizendo que as pessoas que estão sofrendo de alguma enfermidade não podem glorificar ao Senhor. O que digo é que há pessoas que se conformam com a doença, que vão levando, levando, levando, como se fosse normal, o que não é: Jesus pagou um alto preço pela nossa saúde e não podemos desperdiçar Seu sacrifício dessa forma.

Vemos também como ficam desprotegidos aqueles que não andam segundo o caminho do Senhor: o inimigo chega e rouba tudo. Claro que, apesar de a casa do Senhor também ter sido roubada, o Senhor não teve prejuízo algum, já que todo ouro e toda prata lhe pertencem (AG 2:8). Contudo, Roboão perdeu todos os escudos de ouro que Salomão tinha feito, ou seja, até mesmo algo que não tinha sido feito por ele, que tinha sido trabalho de outro, foi perdido. Muitos acabam se deixando levar pelo inimigo e prejudicam não só a si mesmos, mas põem a perder o trabalho de outros. É o caso da pessoa que se deixa levar pelos vícios, por exemplo, e prejudica as finanças da família. É o caso do pai de família que não controla seu gênio, discute e perde o emprego. É o caso daquele que não consegue controlar seus impulsos da carne e trai, magoando o marido ou a esposa.

Aquele que não anda debaixo da proteção do Senhor, cedo ou tarde, terá grandes prejuízos, pois, mais uma vez, repito: o inimigo não brinca em serviço.

*****************************************************

“E em lugar deles fez o rei Roboão escudos de cobre, e os entregou nas mãos dos chefes da guarda que guardavam a porta da casa do rei. E todas as vezes que o rei entrava na casa do Senhor, os da guarda os levavam, e depois os tornavam à câmara da guarda” ( I RS 14:27-28)

Vemos aqui que os chefes da guarda de Roboão, sem os escudos de ouro, tiveram de usar escudos de cobre, de menor prestígio. Irmãos, há pessoas que, infelizmente, nunca mais conseguiram se reerguer depois de um grande golpe do diabo, seja na área familiar, seja na área financeira, seja na área profissional. Há pessoas que, depois de se afastarem do Senhor, nunca mais conseguiram recuperar sua comunhão com Ele, ficando escravas do inimigo, e isso é muito triste. Não julguemos essas pessoas, mas oremos por elas e preguemos a palavra do Senhor, com sabedoria, pois Ele é quem pode reconstruir todas as coisas, já que Deus não conhece derrota, fracasso ou o impossível. Entretanto, é necessário que a pessoa se disponha a assumir um compromisso verdadeiro com o Senhor, o que implica mudar de vida e abandonar aquilo que nos afastou e nos afasta do Senhor.

Outra coisa a se observar: Roboão colocou guardas na porta da casa real, mas não na porta da casa de Deus. Irmãos, como a Palavra diz que todos os tesouros foram levados, pode ser que Roboão, naquele momento, não pudesse proteger os dois lugares ao mesmo tempo. O fato é que Roboão protegeu a casa real. Irmãos, a Palavra diz: “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” (SL 127:1). Não nos cabe julgar a atitude de Roboão. Contudo, se tivermos de escolher entre proteger qualquer outra coisa e proteger a presença do Senhor em nossa vida (lembrando de que Ele habita em nós e, portanto, nosso coração é Sua casa e Sua presença em nossa vida é nosso maior tesouro), o Senhor deve ser a prioridade. Não adianta querermos proteger nada em nossa vida se Deus não estiver conosco. Nossa preocupação deve ser agradá-lO e proteger Sua presença em nossa vida, sem nos deixar contaminar com nada que nos afaste Dele. Infelizmente, há muitas pessoas que preferem proteger as coisas materiais e se esquecem de que sem Deus nada são, estando sujeitas a serem destruídas a qualquer momento. Não ajamos como o ímpio, achando que por que ele, por um período de tempo, “dá-se bem” que as consequências não virão; na verdade, o diabo está simplesmente preparando sua cama para destruí-lo tanto aqui quanto na eternidade levando o que há de mais precioso: a salvação eterna. Além da perda da salvação, que é o mais importante, aqui na terra os ímpios ainda ficam sujeitos a todo tipo de ataque demoníaco.

Além disso, como nos lembra o Missionário R.R.Soares em sua mensagem "A recompensa dos transgressores"*, Deus habita em nós e, portanto, somos Sua casa: se não ficarmos na presença Dele, o inimigo entra e rouba tudo (nossa comunhão com Ele,nossos sonhos, nossas bênçãos, etc.). Fiquemos vigilantes na presença do Senhor.

*Mensagem "A recompensa dos transgressores", do Missionário R.R.Soares:

http://www.ongrace.com/portal/?mensagem_missionario=a-recompensa-dos-transgressores

*****************************************************

“E houve guerra entre Roboão e Jeroboão todos os seus dias.” ( I RS 14: 30)

Notemos que entre os dois reis idólatras houve guerra TODOS OS DIAS. Irmãos, aquele que não serve ao Senhor não tem paz. A própria Palavra diz que todos os dias do ímpio são maus (PV 15:15), mas que Deus é Deus de paz (RM 15:33; I CO 14:33) e que Sua paz excede todo entendimento (FP 4:7). Além disso, Jesus disse: “Eu vos deixo a paz, eu a minha paz vos dou, não a dou como o mundo a dá” (JO 14:27). Irmãos, vejamos que privilégio, ter a paz de Cristo, aquela paz que não se abala frente as dificuldades e problemas!

Definitivamente, vale a pena servir ao Senhor e ter Sua paz em nossa vida e em nosso coração. Aleluia! Obrigada, Senhor, por tão grande amor e salvação! Desfrute dessa bênção hoje. Basta você escolhê-lO como Senhor e Salvador de sua vida que ela mudará por completo, em Nome de Jesus.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 13/08/2013
Reeditado em 13/08/2013
Código do texto: T4432403
Classificação de conteúdo: seguro