NÚMEROS 36: BUSQUE EM DEUS A SOLUÇÃO PARA SEU PROBLEMA/ NÃO SE QUEIXE COM OS OUTROS/ DEUS É JUSTO/ A PALAVRA DEVE SER NOSSO PARÂMETRO DE JUSTIÇA/ DEUS DE RESPOSTA/ TOCANDO A VIDA DE OUTROS/ OBEDEÇA A DEUS/ RELAÇÃO PESSOAL COM DEUS E COM A PALAVRA

"E disseram: O SENHOR mandou a meu senhor que, por sorte, desse esta terra em herança aos filhos de Israel; e a meu senhor foi ordenado pelo SENHOR, que a herança do nosso irmão Zelofeade se desse às suas filhas. E, casando-se elas com alguns dos filhos das outras tribos dos filhos de Israel, então a sua herança será diminuída da herança de nossos pais, e acrescentada à herança da tribo a que vierem a pertencer; assim se tirará da sorte da nossa herança. Vindo também o ano do jubileu dos filhos de Israel, a sua herança será acrescentada à herança da tribo daqueles com que se casarem; assim a sua herança será tirada da herança da tribo de nossos pais" (NM 36:2-4)

Os chefes dos pais da família de Gileade estavam preocupados com um possível prejuízo que teriam se as filhas de Zelofeade se casassem com rapazes de outras tribos e foram procurar Moisés, a pessoa que liderava o povo e que, usada pelo Senhor, daria a solução para o problema.

Em vez de ficarmos fazendo fofoquinhas, reclamando pelos cantos, queixando-nos com todo mundo e dizendo como nossa vida é difícil e como temos problemas, busquemos a pessoa certa para resolver nosso problema: Deus. Se temos algum problema com uma pessoa, por exemplo, marido ou esposa, em vez de ficarmos reclamando com terceiros, procuremos a direção do Senhor a respeito do que fazer. Inclusive, essa direção do Senhor deve ser pedida antes mesmo de resolvermos ter uma conversa com o cônjuge, pois talvez o Senhor nos direcione a não falar nada, mas buscar em oração. Às vezes pode ser difícil calar, mas ter aquela famosa “conversa” pode piorar as coisas, criando uma confusão maior. Se Deus nos mandar calar e buscar em oração, sem reclamar com o cônjuge, façamos isso, pois Ele sabe o que é melhor.

O mesmo com relação a outros tipos de problemas que temos. Não fiquemos reclamando, dizendo como nossa vida é difícil, procurando a compaixão das pessoas. Busquemos a pessoa que pode resolver nosso problema: Deus.

*****************************************************

"Então Moisés deu ordem aos filhos de Israel, segundo o mandado do Senhor, dizendo: A tribo dos filhos de José fala o que é justo" (NM 36:5)

Deus é justo juiz e se naquela época, onde os homens eram servos e não filhos, Ele já não permitia que injustiças acontecessem, que dirá hoje, que somos feitos filhos! Deus não muda (ML 3:6) e Sua justiça permanece para sempre. Não queiramos fazer justiça com as próprias mãos, mas deixemos nas mãos do Senhor. Se você está sendo injustiçado ou ameaçado de qualquer forma, deixe nas mãos do Senhor e fique em paz, pois Ele não desampara os Seus filhos. Contudo, se você não O está servindo como deve, está fora dessa proteção. Portanto, arrependa-se e volte imediatamente para os braços do Pai. Se você ainda não se converteu e não assumiu um compromisso com Deus, a hora é agora.

Notemos que Moisés não fez juízo pelo que ele achava, mas ele expressou o juízo da parte do Senhor. Nosso senso de certo e errado deve ser baseado na Palavra e no que o Senhor aprova, não em nossos valores e experiências pessoais.

*****************************************************

"Isto é o que o Senhor mandou acerca das filhas de Zelofeade, dizendo: Sejam por mulheres a quem bem parecer aos seus olhos, contanto que se casem na família da tribo de seu pai. Assim a herança dos filhos de Israel não passará de tribo em tribo; pois os filhos de Israel se chegarão cada um à herança da tribo de seus pais." (NM 36:6-7)

Deus é Deus de resposta, que não apenas ouve o clamor dos Seus filhos, mas ouve e os livra, quando o que eles pedem está de acordo com a Palavra e quando essas pessoas O servem*. É o caso dos israelitas, quando Deus os tirou do Egito. Ele disse: "E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa de seus exatores, por que conheci as suas dores. Portanto, desci para livrá-los da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu. E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel chegou a mi, e também tenho visto a opressão com que os egípcios o oprimem. Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó, para que tires meu povo (os filhos de Israel) do Egito" (EX 3:7-10).

Confiemos no Senhor, pois Ele ouve nossas orações e nos atende, desde que estejamos em comunhão com Ele, pois nossos pecados fazem divisão entre nós e Deus (IS 59:2). Se nossa oração não tem sido atendida, convém perguntar ao Senhor se estamos cometendo algum pecado, talvez até mesmo inconscientemente, ou se temos algum pecado não confessado que está impedindo nossa oração de ser ouvida pelo Senhor.

*Irmãos, nesse trecho Deus colocou em meu coração falar sobre a oração. A Palavra diz que nossos pecados fazem divisão entre nós e Deus para que Ele não nos ouça (IS 59:2). Como Deus é Onisciente, ou seja, sabe todas as coisas, creio que esse “ouvir” tem sentido de “atender”.

Em João é dito que Deus não ouve a pecadores, mas sim àqueles que O temem e fazem Sua vontade (JO 9:31). Entretanto, quando admitimos nosso pecado, arrependemo-nos e O buscamos de coração, de maneira nenhuma Ele lança fora (JO 6:37). Um exemplo disso é que Deus ouviu a oração do publicano: "O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!" (LC 18:13). Deus ouviu a oração do publicano, pois ele estava reconhecendo seu pecado e expressando dor por isso (bater no peito). O publicano não ocultou seu pecado, mas reconheceu seu erro e buscou a misericórdia de Deus. Irmãos, se ficarmos com pecados não confessados, sem pedir o perdão de Deus, não seremos ouvidos: “Se eu atender a iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá” (SL 66:18).

Duas coisas devem ser observadas:

a) Deus reconhece que todos nós estamos sujeitos a pecar (EC 7:20). Entretanto, não podemos escolher viver pecando, pois essa conduta não condiz com os filhos de Deus. Além disso, nunca deixemos de confessar um pecado a Deus e pedirmos perdão a Ele e a quem prejudicamos. Se ficarmos com pecados não confessados, Deus não nos ouvirá. Entretanto, se nos arrependermos e confessarmos nosso pecado, pedindo perdão ao Senhor, Ele nos perdoa e nos acolhe, dando-nos mais uma chance de andar ao Seu lado;

b) Fujamos do pecado consciente, deliberado, pois aquele que escolhe viver no pecado está fazendo uma escolha que pode fazer até mesmo com que essa pessoa perca a salvação (HB 10:26).

*****************************************************

"E qualquer filha que herdar alguma herança das tribos dos filhos de Israel se casará com alguém da família da tribo de seu pai; para que os filhos de Israel possuam cada um a herança de seus pais. Assim a herança não passará de uma tribo a outra; pois as tribos dos filhos de Israel se chegarão cada uma à sua herança" (NM 36:8-9)

Quando as filhas de Zelofeade foram pedir a Moisés para serem inclusas na herança e terem possessões entre os irmãos de seu pai (NM 27: 1-11), esse foi um caso interessante. De acordo com a nota de rodapé da Bíblia da Mulher João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada: "Outras famílias sem herdeiros homens certamente existiram antes desse incidente, mas é evidente aqui que nenhum precedente havia sido estabelecido para filhas receberem território de herança". Da mesma forma agora, Deus usa uma situação envolvendo essas mulheres para dar um direcionamento que abrangeria outras mulheres que recebessem herança.

O caso das filhas de Zelofeade fez com que Deus colocasse uma norma que alcançaria outras pessoas. Da mesma forma, TUDO o que acontece em nossa vida, inclusive as aflições que Ele permite que cheguem a nós, pode ser usado para mudar outras vidas, seja através de um bom testemunho ou de um mau testemunho. Em Nome de Jesus, que sempre sejamos usados para alcançar a vida de outras pessoas através de um bom testemunho: a confissão da nossa fé frente às circunstâncias e o testemunho de como Deus agiu em nossa vida e mudou nossa história, virando o nosso cativeiro. Deixemo-nos ser usados pelo Senhor e lembremo-nos de que Ele pode todas as coisas. Em Nome de Jesus, que sejamos usados sempre para ganhar almas através da nossa pregação e do nosso bom testemunho. Lembremo-nos de que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas (HB 12:1).

*****************************************************

"Como o Senhor ordenara a Moisés, assim fizeram as filhas de Zelofeade." (NM 36:10)

As filhas de Zelofeade não discutiram, querendo, por exemplo, argumentar que poderiam se casar com quem amassem, etc., mas cumpriram o mandamento do Senhor. Esqueçamos nossos interesses pessoais e sigamos o que o Senhor nos mandar. Os planos do Senhor são sempre maiores e melhores que os nossos (IS 55:8-9).

*****************************************************

"Estes são os mandamentos e os juízos que mandou o Senhor através de Moisés aos filhos de Israel nas campinas de Moabe, junto ao Jordão, na direção de Jericó" (NM 36:13)

Conheçamos os mandamentos do Senhor, para que os obedeçamos e andemos neles. Contudo, somente conheceremos os mandamentos do Senhor lendo Sua Palavra e meditando nela. Paremos de querer ficar somente ouvindo as pregações, lendo a respeito da Bíblia ou lendo aqueles “versículos do dia” e achando que está bom. Irmãos, estudemos a Palavra, meditemos nela todos os dias, leiamos nós mesmos o Livro Sagrado pois, quando ouvimos uma pregação, alguém leu por nós antes e está nos explicando, o que é uma bênção, mas não substitui nossa leitura diária e nossa relação pessoal com a Palavra de Deus.

Deus espera que Seus filhos tenham uma relação pessoal com Ele e com o que Ele diz em Sua Palavra. Deus espera que Seus filhos tenham uma relação pessoal e verdadeiro interesse no que Lhe diz respeito. Se você já tem essa relação pessoal com Ele, aprofunde-a. Se ainda não tem, comece hoje mesmo. Ele está esperando por você.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 13/08/2013
Reeditado em 13/08/2013
Código do texto: T4432865
Classificação de conteúdo: seguro