ATOS 26: CONVERSE COM DEUS/ OPORTUNIDADES/ TESTEMUNHO DE MUDANÇA// NÃO SEJA FARISEU/ PERSEGUIDOS, MAS SEM ABANDONAR A ESPERANÇA DA CONFISSÃO/ SIRVA ALEGREMENTE DE DIA E DE NOITE/ NADA É IMPOSSÍVEL PARA DEUS/ NÃO BLASFEME/ PODER DE DEUS/

"Depois Agripa disse a Paulo: É permitido que te defendas. Então Paulo, estendendo a mão em sua defesa, respondeu:" (AT 26:1)

Se os homens provêm oportunidades para que os homens se defendam, que dirá Deus, que é a própria Justiça. Claro, com relação a Deus não há o que se defender ou não, pois uma vez que estamos errados, estamos errados e só nos resta o perdão e a misericórdia do Senhor. Contudo, Deus nos dá a oportunidade de clamarmos a Ele e buscarmos Seu perdão, Sua misericórdia e Sua justiça. Na verdade, Ele espera que aqueles que estão sendo oprimidos pelo inimigo façam justamente isso, como Ele mesmo diz em Sua Palavra: "Faze-me lembrar; entremos juntos em juízo; conta tu as tuas razões, para que te possas justificar" (IS 43:26). Perde muito aquele que não ora e não busca entrar em juízo com o Senhor (o que não significa cobrá-lO, mas apresentar Suas promessas, o que Ele disse que faria em nossa vida, a opressão que sofremos, o modo como Satanás pode ter nos enganado em determinado momento, etc., e pedir Seu perdão, restauração e misericórdia para que nossas transgressões sejam apagadas - IS 43:25).

*****************************************************

"Tenho-me por feliz, ó rei Agripa, de que perante ti me haja hoje de defender de todas as coisas de que sou acusado pelos judeus;" (AT 26:2)

Aproveitemos todas as oportunidades que o Senhor nos der e que tivermos certeza de que vêm Dele, sejam oportunidades para pregar a Palavra de Deus, sejam oportunidades profissionais, etc. Busquemos sempre a direção do Senhor e, se a oportunidade vier Dele, agarremos e aproveitemos, em Nome de Jesus.

Pode ser que a oportunidade venha pela mão de alguém de quem não gostaríamos que viesse ou em uma circunstância que não era bem aquela que esperávamos. Contudo, não sejamos orgulhosos ou arrogantes, mas, mais uma vez: tendo certeza de que é uma oportunidade enviada por Deus, agarremos e aproveitemos, em Nome de Jesus!

*****************************************************

"Quanto à minha vida, desde a mocidade, como decorreu desde o princípio entre os da minha nação, em Jerusalém, todos os judeus a conhecem," (AT 26:4)

Os acontecimentos dos tempos passados de Paulo não eram bons, pois ele perseguia cristãos. Glória a Deus que o Senhor o transformou, como fez com tanta gente, e o fez um grande servo de Deus, fazendo com que seu testemunho fosse um lindo exemplo de como Deus pode mudar a vida até mesmo daquele mais resistente. Se você tem um parente ou alguém que você quer ver convertido, mas que é resistente, tome essa bênção para você, em Nome de Jesus.

Independentemente do testemunho de Paulo, pensemos sempre no nosso próprio testemunho: nossa vida deve ser um bom testemunho, um altar de adoração ao Senhor e que nos dê credibilidade para pregar a Palavra e fazer a obra de Deus.

É claro que as pessoas pecam e muitas tiveram vidas bastante complicadas antes da conversão. Não há problema: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Co 5:17). Arrependamo-nos de nossos erros, acertemo-nos com Deus e com quem precisamos e, a partir daí, não pequemos mais, não vivamos mais como vivia a velha criatura. Justamente pelas coisas velhas serem passadas e tudo ter se feito novo não podemos mais andar como andávamos antes. É a esse testemunho que me refiro: o testemunho da mudança que Deus fez em nossas vidas, transformando-nos em novas criaturas, abençoadas e que servem ao Deus vivo; o testemunho de pessoas que vivem para servir ao Senhor.

Além disso, não sejamos cristãos 007, que ninguém sabe que serve a Deus, mas sejamos como Paulo, cuja vida todos sabiam. Não convém aos cristãos ter identidades secretas ou dupla vida, sendo de um jeito na Igreja e outro fora.

*****************************************************

"Sabendo de mim desde o princípio (se o quiserem testificar), que, conforme a mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu." (AT 26:5)

Irmãos, em primeiro lugar: as pessoas poderiam testificar que o que Paulo dizia era verdade. As pessoas têm podido testificar de que somos servos de Deus ou até se espantam quando ficam sabendo que congregamos em uma Igreja, pois nossas atitudes são completamente diferentes das atitudes que deve ter um servo de Deus? Mais uma vez, voltamos à questão do bom testemunho e de sermos conhecidos como servos do Deus Altíssimo, sem termos uma vida dupla e nem nos escondermos. Ao contrário: que toda atitude nossa seja condizente com as atitudes esperadas de um filho de Deus.

Outra coisa: as pessoas também podem testificar de que falamos a verdade ou somos aquelas pessoas que têm Pinóquio como apelido? Isso é muito sério, pois TODOS os mentirosos provarão a segunda morte, que é o lago de fogo, caso não se arrependam e mudem (AP 21:8).

Além disso, há muitas pessoas vivendo como Paulo vivia: como fariseus. Ao se fazer um apanhado na Palavra de como Jesus via os fariseus, não é nada bom o resultado: pessoas religiosas, que não criam em Jesus e que "serviam" a Deus para satisfazer o orgulho e vaidade de se dizerem "de Deus". Quantos são assim hoje! Quantos vivem de maneira religiosa, mas não têm, realmente, intimidade com o Senhor: oram por que têm de orar, vão à Santa Ceia por que é Santa Ceia e o que diriam delas se faltassem à Santa Ceia! Irmãos, paremos com isso! Devemos ir à Santa Ceia e em outros dias à Igreja por amor à casa e à presença de Deus, por necessidade de estarmos em Sua presença e aprendermos mais de Sua Palavra, pela necessidade de ter um relacionamento íntimo com Deus e não por um costume ou por medo de dizerem "Nossa, você não está indo à Igreja em um domingo??". Há também aqueles que têm ministérios na Igreja ou fora dela e se gabam disso, servindo mais para inflar seu ego e seu orgulho do que para fazer a obra de Deus verdadeiramente.

Não sejamos fariseus, que leem tanto a Bíblia, oram e tudo mais, mas que não têm uma relação pessoal com Deus, são frios na fé e muitos nunca tiveram um encontro verdadeiro com Jesus. Não sejamos fariseus, mas assumamos nosso lugar como filhos do Deus Altíssimo e O sirvamos em Espírito e em verdade, tendo com Ele uma relação de Pai e filho, como Ele espera.

*****************************************************

"E agora pela esperança da promessa que por Deus foi feita a nossos pais estou aqui e sou julgado." (AT 26:6)

Muitos sofrem e são julgados inclusive hoje pela esperança da promessa feita por Deus. Irmãos, não são poucos os que são perseguidos e desacreditados pela fé que professam, inclusive dentro da própria família. É o caso, por exemplo, daquela pessoa que tem um ente querido no vício, que todos dizem que é um caso perdido, mas o crente continua crendo que verá seu familiar liberto, na Igreja, aceitando Jesus. Esse crente muitas vezes é ridicularizado e alvo de chacotas, mas mantém firme sua fé e, quando vir a promessa realizada em sua vida, de que nós e a nossa casa serviremos ao Senhor, dará um grande testemunho aos que não criam.

Tenhamos paciência e soframos as perseguições que forem necessárias, mas não abandonemos a esperança da nossa confissão (aquilo que confessamos que cremos), mesmo que as circunstâncias mostrem que não vai dar nada certo. Fiquemos firmes, pois Aquele que nos prometeu é fiel para cumprir (HB 10:23).

*****************************************************

"À qual as nossas doze tribos esperam chegar, servindo a Deus continuamente, noite e dia. Por esta esperança, ó rei Agripa, eu sou acusado pelos judeus" (AT 26:7)

Irmãos, enquanto esperamos tanto a volta de Jesus quanto o cumprimento das promessas Dele em nossa vida devemos servi-lO continuamente com o coração alegre. Isso é importante: não podemos servir ao Senhor dia sim, dia não. Nossa vida deve ser Dele e Suas Palavras devem estar em nossa boca continuamente. Também não é certo servir a Deus ou ficar alegre somente quando a bênção chega: aí é muito fácil. Sirvamos alegremente ao Senhor, de dia e de noite, pregando a Palavra de Deus, manifestando nossa fé e crença na Verdade, que é Jesus, não importando se seremos acusados como Paulo foi: nosso galardão será grande, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Pois quê? julga-se coisa incrível entre vós que Deus ressuscite os mortos?" (AT 26:8)

Há pessoas que, apesar de crerem em Deus, limitam Seu poder, não tendo entendido ainda que para Deus todas as coisas são possíveis (MC 10:27) e que nenhum de Seus propósitos pode ser impedido (Jó 42:2). Há pessoas que servem a Deus e, portanto, creem na ressurreição dos mortos (os que não creem ou creem em reencarnações e coisas desse tipo estão em um grande erro e devem acertar-se imediatamente), mas duvidam de que Deus seja capaz de curar um câncer em estágio avançado, terminal, por exemplo. Quando dizemos isso, a pessoa pode dizer "Imagina, eu creio, sim!", mas sua atitude demonstra o contrário. A mão do Senhor não está encolhida para que não possa abençoar (IS 59:1). Ele pode fazer todas as coisas. Não duvide e nem perca a esperança.

*****************************************************

"Bem tinha eu imaginado que contra o nome de Jesus Nazareno devia eu praticar muitos atos;" (AT 26:9)

Muitas vezes nós achamos que o que estamos fazendo é o correto ou temos determinados planos para nossa vida e o Senhor vem e muda tudo. Não fiquemos revoltados ou indignados, mas creiamos que o Senhor é o Deus poderoso que sabe de todas as coisas, que Seus pensamentos e caminhos são maiores que os nossos (IS 55:8-9) e que tudo o que Ele faz é para o nosso bem, como o Pai amoroso que é.

*****************************************************

"O que também fiz em Jerusalém. E, havendo recebido autorização dos principais dos sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e quando os matavam eu dava o meu voto contra eles." (AT 26:10)

Com relação aos planos que tínhamos e às coisas que achávamos certas, muitas dessas coisas deixaram de ser apenas planos, tendo chegado a se concretizar por nós. Contudo, no momento em que Deus disse que determinada coisa era errada ou que não é esse o caminho que Deus tem para nós, não sejamos rebeldes: se for uma correção a respeito de algo que fazíamos errado, arrependamo-nos de nosso erro e mudemos; se o caso for uma mudança do Senhor para os rumos de nossa vida, e se tivermos a certeza de que isso vem Dele, confiemos e façamos o que Ele nos manda, pois, com certeza, o final será de bênção, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"E, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, os obriguei a blasfemar. E, enfurecido demasiadamente contra eles, até nas cidades estranhas os persegui" (AT 26:11)

Não deixemos que o inimigo faça como Paulo fez: não deixemos que Ele nos faça blasfemar. Irmãos, o inimigo cria uma série de situações com o intuito de nos fazer blasfemar, reclamar, murmurar, etc. Não façamos isso, pois aquele que age dessa forma mostra que não está confiando em Deus.

O inimigo, ao nos ver andar com Jesus e pregar a Palavra, enfurece-se e nos persegue até onde nem imaginamos. Entretanto, não temamos e nem fiquemos receosos. Deus está ao lado daqueles que O servem e, devemos sempre nos lembrar de duas coisas: Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (RM 8:31) e "Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?" (IS 43:13). Deus é conosco, irmãos! Fiquemos em paz e confiemos, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Sobre o que, indo então a Damasco, com poder e comissão dos principais dos sacerdotes," (AT 26:12)

Paulo podia até ter o poder outorgado a ele pelos principais dos sacerdotes, mas nós temos o poder outorgado a nós por Deus, a autoridade da qual todo crente desfruta.

Irmãos, Satanás foi destituído de todo domínio que tinha sobre os homens no Calvário. Ele não tem poder algum contra nós e sabe disso. Contudo, ele se aproveita do fato de que muitos filhos de Deus ainda não entenderam isso.

Irmãos, entendamos bem: o Senhor é o Todo-Poderoso. Sendo Ele o Todo-Poderoso (Jó 22:26; AP 21:22), qual poder pode ter o diabo contra nós!?

Assumamos nossa autoridade e não deixemos mais que o diabo domine nossa vida em nenhuma área que seja, pois o preço pago pelo nosso resgate das mãos do inimigo e pela nossa autoridade foi alto demais para ser desperdiçado: o sangue de Jesus Cristo.

*****************************************************

"Ao meio-dia, ó rei, vi no caminho uma luz do céu, que excedia o esplendor do sol, cuja claridade me envolveu a mim e aos que iam comigo" (AT 26:13)

O poder e a luz do Senhor excedem tudo o que imaginamos. Não é à toda que o próprio apóstolo Paulo disse: "Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam" (I CO 2:9).

Além disso, vejamos que a luz envolveu a todos, mas somente Paulo ouviu a voz do Senhor. Jesus disse que há muitos os chamados e poucos os escolhidos.

Outra coisa importante: contemos nosso testemunho. Não fiquemos com vergonha de contar o que Deus fez em nossa vida, mas façamos como Paulo: contemos e glorifiquemos o Nome do Deus Todo-Poderoso, reconhecendo "Foi Deus quem fez isto!".

*****************************************************

"E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava, e em língua hebraica dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões" (AT 26:14)

"Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões"... O que significaria essa fala?

Bom, de acordo com o dicionário Priberam, "recalcitrar" significa "desobedecer", "teimar". Essa expressão significa que Paulo estava tomando um caminho contrário: lutando nada mais nada menos contra Deus e contra o que Ele tinha estabelecido. Ora, é claro que Paulo nunca sairia vitorioso.

Da mesma forma, nunca é uma atitude inteligente querer seguir um caminho contrário ao que Deus estabeleceu em Sua Palavra. Irmãos, o que Deus diz que é errado, é errado, e aquele que insiste nesse caminho se machuca seriamente, podendo ter consequências irreversíveis, como a perda da salvação. Além dos mandamentos universais contidos na Palavra, há os direcionamentos pessoais que Deus dá a cada um: onde trabalharemos, onde estudaremos, que faculdade faremos, etc. Irmãos, quando Deus nos direciona a fazer algo é por que Ele já tem tudo preparado para que sejamos um sucesso onde Ele estabeleceu. Nós temos livre-arbítrio e podemos escolher tomar outro caminho. Contudo, isso não é inteligente, pois estaremos fora da direção do Senhor e vejamos o que Jesus disse a esse respeito: "E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites" (LC 12:47). Façamos como o Senhor nos direcionar, pois será o melhor que podemos fazer. Deus não põe Seus filhos em nenhum lugar para serem fracassados. Confiemos Nele, pois Ele tem o melhor para nós.

*****************************************************

"Mas levanta-te e põe-te sobre teus pés, porque te apareci por isto, para te pôr por ministro e testemunha tanto das coisas que tens visto como daquelas pelas quais te aparecerei ainda;" (AT 26:15)

Aqui vemos Deus mostrando a Paulo o plano que Ele tinha para a vida dele. Deixemos que Deus nos mostre (e sigamos) os planos que tem para nossa vida.

Além disso, Deus queria que Paulo anunciasse coisas que ele tinha visto e coisas que ainda veria. Deus nos ensina coisas novas todos os dias. É claro que Ele nunca sai de Sua Palavra e nem a altera, mas um mesmo versículo pode ser usado para nos direcionar em várias situações diferentes. Deixemos que o Senhor nos ensine a cada dia e tenhamos sede de aprender Dele e de Sua Palavra, de Sua vontade para nós, lembrando sempre de que o povo de Deus foi destruído justamente por que faltou conhecimento (OS 4:6). Não queiramos o mesmo para nós: não rejeitemos o conhecimento, mas deixemos o Senhor nos ensinar.

*****************************************************

"Livrando-te deste povo, e dos gentios, a quem agora te envio,

Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim" (AT 26:17-18)

Irmãos, Deus quer salvar a todos, assim como queria salvar os gentios também. A Palavra diz que Deus não tem prazer na morte do ímpio, mas sim em que ele se converta e tenha vida (EZ 33:11). Irmãos, não tenhamos preconceitos, mas preguemos a Palavra a todos e em todos os lugares. Há pessoas que dizem: "Ah, não vou ali, não, lá tem espírita, tem macumbeiro, tem gay, etc." Essas pessoas cometem um grande erro, pois estão fazendo algo que o próprio Deus não faz: acepção de pessoas (RM 2:11). Mais uma vez: Deus quer que todos se convertam e tenham vida e como isso acontecerá sem nós, que somos o sal da terra, (MT 5:13) pregarmos a Palavra? Claro, devemos pedir a direção de Deus sempre, pois, às vezes, Deus nos quer pregando em outro lugar e a outras pessoas, mas com certeza Ele designará pessoas para pregar a quem não pregaremos, se for o caso. Entretanto, é bom lembrarmos: devemos, com a devida direção de Deus, ir a essas pessoas pregar a Palavra, mas NÃO nos misturarmos com suas práticas. Há pessoas que dizem: "Eu estou no bar pregando". Irmãos, a pessoa até pode passar ali pela porta e dar uma Palavra, mas cuidado com os laços do inimigo para nos prender naquele local, pois, se não vigiarmos, é perigoso cairmos no pecado cometido pela pessoa a quem estávamos pregando.

O fato é que todos devem ter a oportunidade de ouvir a Palavra, crerem e serem alcançados pela graça redentora de Jesus, que nos tira da potestade das trevas e nos transporta para o Reino do Senhor, fazendo com que tenhamos autoridade sobre Satanás e seus demônios e não nos deixemos mais ser dominados e prejudicados por eles. Irmãos, a vontade de Deus é que todos recebam a remissão dos pecados e sejam justificados pela fé em Jesus, servindo-O de todo coração a fim de serem mais que vencedores nesta terra e terem seus nomes escritos no Livro da Vida (AP 20:15), sem o que ninguém entrará no Reino dos Céus. Cooperemos com a obra do Senhor, pregando o Evangelho a todo mundo e a toda criatura, como o Mestre mandou (MC 16:15), pois isso é um grande e maravilhoso privilégio.

*****************************************************

"Por isso, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial." (AT 26:19)

Paulo entendeu que não adiantaria ser rebelde a Deus e lutar contra Ele e contra Sua obra e também entendeu que a missão que Deus lhe estava dando era muito grandiosa e séria e por isso não desobedeceu. Porém, para crer no que Jesus estava dizendo a Ele, primeiro teve de ter seu coração convertido. Irmãos, aquele que tem o coração realmente convertido não recusa as responsabilidades que o Senhor lhe dá, mas obedece de bom grado, sabendo que está sendo usado para mudar vidas. Não nos furtemos o bem que podemos e que Deus nos mandou fazer, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Antes anunciei primeiramente aos que estão em Damasco e em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia, e aos gentios, que se emendassem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento." (AT 26:20)

Paulo pregou tanto aos judeus quanto aos gentios e é isso que devemos fazer: a salvação do Senhor é para todos e devemos pregá-la a todos. Ensinemos as pessoas que elas devem ter obras dignas de arrependimento, assim como nós também devemos.

Obras dignas de arrependimento significam obras que mostrem que a pessoa se arrependeu daquilo que fazia, ou seja: MUDOU DE ATITUDE. Como alguém pode dizer que se arrependeu, mas continua agindo da mesma forma? Ou essa pessoa não se arrependeu verdadeiramente ou está sendo seriamente escravizada pelo demônio a ponto de não conseguir mudar. Nesse caso, é necessária a libertação e Deus e o nosso libertador (SL 18:2). Essa pessoa deve buscar a Deus, buscar a direção de seu pastor e LUTAR COM DETERMINAÇÃO para ser liberta do seu mal, a fim de produzir frutos de arrependimento.

Lembremo-nos de algo importante: Jesus disse que aquele que está em Sua presença dá muito fruto (JO 15:5). A pessoa que aceita Jesus e arrepende-se dos seus pecados deve dar muito fruto na presença de Deus, sendo usado por Ele e tendo atitudes condizentes a um cristão, a alguém que se arrependeu do seu pecado e mudou de vida, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Por causa disto os judeus lançaram mão de mim no templo, e procuraram matar-me." (AT 26:21)

Vemos que os judeus queriam matar Paulo por que ele estava fazendo justamente aquilo que Deus o mandou fazer. Irmãos, não esperemos que por que estamos fazendo a vontade de Deus o inimigo não se levantará. Paulo foi preso no templo! Irmãos, o inimigo se levantará, sim; contudo, completamente derrotado e vencido, pois com o Senhor somos mais que vencedores sobre todas as coisas (RM 8:37). Confiemos Nele e fiquemos firmes, pois a vitória é nossa, em Nome de Jesus, e o inimigo nada pode contra aquele que anda verdadeiramente com Deus e O serve.

Voltando à questão de Paulo ter sido preso no templo: aqueles que estão na casa de Deus, tendo até mesmo um ministério, não estão isentos de serem atacados. O inimigo pode procurar colocar um laço até mesmo dentro da igreja: fofocas, contendas, etc. Contudo, lembremo-nos de que a verdadeira Igreja de Cristo não é o templo físico: somos nós, e não podemos permitir que o inimigo entre, colocando o desânimo para ouvir a pregação, o desânimo para orar, para meditar na Palavra, etc.

*****************************************************

"Mas, alcançando socorro de Deus, ainda até ao dia de hoje permaneço dando testemunho tanto a pequenos como a grandes, não dizendo nada mais do que o que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer," (AT 26:22)

Aqueles que servem a Deus recebem seu socorro, não importa a situação em que esteja. Lembremo-nos de Josafá, que clamou a Deus no meio de uma batalha e recebeu o socorro divino (2 CR 18:31)*. Irmãos, Deus fez com que Paulo continuasse dando seu testemunho mesmo preso, tanto a pequenos como a grandes. Vemos aqui duas coisas importantes:

a) o que parecia um grande problema - a prisão de Paulo - não pode impedir a obra de Deus de ser feita, não pode impedir Paulo de desempenhar a função que Deus lhe deu. Da mesma forma, se buscarmos o socorro divino, nenhuma artimanha do diabo nos impedirá de fazer aquilo que Deus nos mandou;

b) Paulo estava dando testemunho tanto a pequenos como a grandes. Deus quer que todos sejam alcançados pela Palavra e pela graça Dele e, dessa forma, provê condições de levarmos a Palavra até mesmo aos grandes e poderosos, aos quais, de acordo com nossas possibilidades, nunca poderíamos falar ou nunca nos ouviriam. Todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus (RM 8:28). Sendo assim, pode ser que Deus tenha permitido que Paulo fosse preso justamente para ter a oportunidade de levar a Palavra a grandes homens como Festo e Agripa. Não nos desesperemos quando parecermos estar em um lugar onde não queríamos estar ou onde nos sentimos ameaçados: se estivermos vivendo na presença de Deus, nada de mal nos acontecerá; pelo contrário, seremos uma grande bênção, levando a Palavra a muita gente e dando um grande testemunho do poder de Deus, em Nome de Jesus.

Outra coisa: Paulo não pregou nada diferente do que os profetas pregaram. Irmãos, nossa pregação somente surtirá efeito se pregarmos de acordo com a Palavra de Deus. Se pregarmos o que achamos melhor ou se quisermos "adaptar" a Palavra para convencer alguém, em vez de sermos usados por Deus para colaborar com a salvação dessa pessoa, estaremos sendo usados pelo diabo para colaborar com a perdição dessa pessoa, o que é muito sério. Nunca preguemos NADA fora da Palavra de Deus.

*Josafá necessitou receber o socorro divino por ter sido enganado por Acabe, indo ajudar em batalha alguém que era ímpio (ver 2 CR 18; 2 CR 19:1-2). Irmãos, tomemos muito cuidado, pois muitos acabam necessitando do socorro divino por estarem onde não devem, com quem não devem e fazendo o que não devem, acabando por meter-se em confusão.

*****************************************************

"Isto é, que o Cristo devia padecer, e sendo o primeiro da ressurreição dentre os mortos, devia anunciar a luz a este povo e aos gentios." (AT 26:23)

Irmãos, Jesus foi o primeiro da ressurreição, o que quer dizer que outros ressuscitarão. Irmãos, esses "outros" somos NÓS e aquele que não crê que ressuscitará no dia do juízo está muito enganado.

Além disso, mais uma vez: a luz devia ser anunciada aos judeus e aos gentios. A Palavra deve ser pregada aos que servem e aos que ainda não servem ao Senhor. Até por que se ninguém pregar a essas pessoas, como elas se converterão?

*****************************************************

"E, dizendo ele isto em sua defesa, disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar. Mas ele disse: Não deliro, ó potentíssimo Festo; antes digo palavras de verdade e de um são juízo." (AT 26:24-25)

Assim como Paulo, muitos podem achar que somos loucos quando cremos na ressurreição, no juízo, quando expulsamos demônios, etc. Contudo, estando na presença de Deus, temos autoridade para nos defendermos e dizer que estamos em pleno gozo de nossas faculdades mentais, tendo plena certeza do que falamos e experimentando o poder de Deus em nossa vida. Quando alguém vier nos contradizer a Palavra de Deus, não hesitemos em responder: "Amigo, eu tenho experimentado essa Palavra em minha vida. Como é mentira?". Porém, somente teremos crédito se realmente vivemos a bênção do Senhor em nossa vida. Isso não significa que aqueles que estão passando por lutas e que, aparentemente, não têm motivos para louvar, não possam pregar as maravilhas de Deus, mas sim que devemos procurar sempre viver desfrutando de Suas bênçãos, de Sua paz, a fim de as pessoas verem que Deus é um Deus vivo, que age. Eu disse um pouco acima: "aparentemente, não têm motivos para louvar,". Eu usei a palavra APARENTEMENTE por que é apenas aparência, mesmo: aquele que anda com Deus sempre é abençoado, mesmo que tudo pareça difícil. Aquele que serve a Deus, mesmo tudo parecendo perdido, tem o testemunho de sua fé, de sua certeza de que a vitória já é dele, em Nome de Jesus.

Entretanto, prestemos atenção na forma como nos defendemos. Há pessoas que, na sede de defenderem a Palavra, saem gritando, xingando, sendo mal educados, etc., o que é um péssimo testemunho. Paulo mesmo, tendo sido chamado de louco, contestou Festo com toda educação e respeito e é assim que um filho de Deus deve agir em todas as circunstâncias.

*****************************************************

"Porque o rei, diante de quem também falo com ousadia, sabe estas coisas, pois não creio que nada disto lhe é oculto; porque isto não se fez em qualquer canto." (AT 26:26)

Em primeiro lugar: Paulo falava com ousadia e é dessa maneira que devemos falar. Deus não nos deu espírito de medo e não devemos ficar receosos frente às investidas do inimigo, mas sim, usando o Nome de Jesus e a fé que nos dá certeza da vitória, repreendermos o mal e partamos para a batalha certos de que a vitória nos pertence.

Além disso, a Palavra não era pregada de modo escondido, mas abertamente. Do mesmo modo hoje, a Palavra de Deus não deve ser pregada de modo escondido, mas a todos e em todos os lugares. O próprio Jesus disse que nada há oculto que não haja de ser sabido (LC 12:2). Não façamos as coisas de modo escondido, irmãos, muito menos sirvamos a Deus de modo escondido*, mas deixemos que todos saibam que somos de Jesus e que a salvação é para todos que crerem.

Não tenhamos segredos, irmãos, muito menos com Deus. Não existe segredo para Deus, pois Ele sabe de todas as coisas. Não queiramos manter segredos, escondendo coisas das pessoas, pois, um dia, essas coisas serão sabidas.

*É claro que há casos de pessoas que precisam ir à Igreja escondidas, por que a família não aceita ou o cônjuge não aceita, etc. Prefiro não me meter nesses casos, mas sugiro que essas pessoas peçam a direção do Senhor sobre como agir, pois Ele as dirigirá. O fato é que nada há oculto que não venha a ser sabido.

Contudo, quando me referi a servir a Deus escondido, estava fazendo menção àquelas pessoas que são de um jeito dentro da Igreja e têm atitudes tão diferentes fora dela que ninguém diz que a pessoa é crente. É o caso daquela pessoa que diz: "Fulano? Agindo daquele jeito é crente? Eu, hein!".

*****************************************************

"Crês tu nos profetas, ó rei Agripa? Bem sei que crês. E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão! E disse Paulo: Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me estão ouvindo, se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias." (AT 26:27-29)

A pergunta de Paulo chega a ser engraçada pela forma como foi feita. Ora, aquelas pessoas, que guardavam tanto a lei, não criam que o Messias, do qual os profetas falaram, em especial Isaías, finalmente havia vindo. Irmãos, há pessoas que são incoerentes da mesma forma: creem, por exemplo, que Deus é poderoso para curar, mas não creem que Ele as curará da doença que as acometeu.

Prestemos atenção também no que Paulo respondeu a Agripa quando este lhe disse que estava querendo fazê-lo cristão: o desejo de Deus (e de Paulo) era que não somente Agripa se convertesse, mas todos. Que lindo, irmãos! Vemos aqui que a Palavra que Deus profere é verdadeira e que a Bíblia em si é toda interligada de modo perfeito: Em Ezequiel é dito: "Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei" (EZ 18:32) e, agora, Paulo diz a mesma coisa, com outras palavras. Deus sempre confirma o que diz.

Além disso, Paulo não desejava as cadeias àqueles que se convertessem. Há pessoas que, ao verem outras passando por um problema, dizem: "É bom, vai aprender o que eu passei, vai sentir na pele o que eu senti". Infelizmente, não duvidaria nada se ouvisse algum crente dizendo, a respeito de alguém por quem orou muito para ver convertido: "Viu? Eu orei tanto tempo por ele, sofri tanto, agora é a vez dele". Irmãos, nunca desejemos o mal, o sofrimento, a quem quer que seja. Lembremo-nos do que Jesus disse: "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas". Com certeza, todo mundo quer alegria, paz e ser bem tratado. Todos querem ser abençoados. Como seremos abençoados se amaldiçoamos a vida dos outros?

*****************************************************

"E, dizendo ele isto, levantou-se o rei, o presidente, e Berenice, e os que com eles estavam assentados. E, apartando-se dali falavam uns com os outros, dizendo: Este homem nada fez digno de morte ou de prisões. E Agripa disse a Festo: Bem podia soltar-se este homem, se não houvera apelado para César" (AT 26:30-32)

Irmãos, a inocência de Paulo era clara e aqueles poderosos não tinham como dizer o contrário. Da mesma forma, a inocência daqueles que andam com Deus sempre é mostrada. Deus é justo e conhece a inocência de Seus filhos. Se estamos sofrendo alguma injustiça, fiquemos em paz, pois Deus fará com que nossa inocência seja manifesta e até mesmo aqueles que nos acusavam terão de reconhecer que Deus está ao nosso lado e que nada de concreto têm contra nós, em Nome de Jesus.

Paulo apelou para César por que sabia que lhe convinha ser julgado por ele e para não ser julgado por Festo. Contudo, cuidado com nossas próprias palavras: cuidado para não nos prendermos em laços por falarmos demais. É o caso de pessoas que dizem: "Poxa, minha vida estaria tão diferente se eu não tivesse dito aquilo" ou "Minha vida estaria tão diferente se eu tivesse dito aquilo". Irmãos, também é o caso das pessoas que só ficam confessando derrota o tempo todo. Nunca nos esqueçamos do que a Palavra diz: "Enredaste-te com as palavras da tua boca, prendeste-te com as palavras da tua boca" (PV 6:2).

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 17/08/2013
Código do texto: T4438764
Classificação de conteúdo: seguro