I REIS 15: MAU EXEMPLO// MISERICÓRDIA E FIDELIDADE DIVINA// PERDOE E NÃO JOGUE NA CARA// CONHECIDO COMO SERVO DE DEUS// NÃO PRIVILEGIE// O CASO DO "PORÉM"// CONSAGRADO A DEUS// SEM SAÍDA// SEM ACORDO COM O DIABO//

"E no décimo oitavo ano do rei Jeroboão, filho de Nebate, Abias começou a reinar sobre Judá. E reinou três anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Maaca, filha de Absalão. E andou em todos os pecados que seu pai tinha cometido antes dele; e seu coração não foi perfeito para com o Senhor seu Deus como o coração de Davi, seu pai" (I RS 15:1-3)

Irmãos, mais uma vez vemos o exemplo de um filho que continuou os pecados de seu pai. Pensemos em duas coisas:

- nós, como pais, seja pai natural ou pai na fé (aquele que ganhou uma alma para Jesus), ou mesmo como autoridade espiritual e social: quais exemplos temos dado? Lembremo-nos sempre de que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas (HB 12:1);

- não sigamos os maus exemplos. Não importa o quanto amemos determinadas pessoas, nunca repitamos os erros delas. Na verdade, nosso exemplo deve ser Jesus. Se nos espelharmos Nele, nunca erraremos.

*****************************************************

"Mas por amor de Davi o Senhor seu Deus lhe deu uma lâmpada em Jerusalém, levantando a seu filho depois dele, e confirmando a Jerusalém." (I RS 15:4)

Vemos aqui como uma pessoa pode ser usada para abençoar outra. Por Davi ter servido a Deus, sua descendência desfrutava da misericórdia divina. É claro que isso não significa que devamos viver encostados àqueles que servem a Deus: a salvação é individual e o relacionamento de cada um com o Senhor também deve ser.

Irmãos, não queiramos ser abençoados "por amor de outra pessoa". Claro, ter alguém orando por nós e recebermos uma bênção pela misericórdia de Deus em um momento em que podemos não estar TÃO firmados assim é bom, mas é muito melhor sermos abençoados pelo amor que o Senhor tem por nós pessoalmente.

Vemos também a fidelidade do Senhor em cumprir Suas promessas: Ele havia prometido a Davi que não tiraria sua descendência por completo do trono e cumpriu Sua palavra. Deus nunca falha e nem deixa de cumprir qualquer promessa que seja, por mais difícil que pareça aos nossos olhos. Confiemos Nele.

*****************************************************

"Porquanto Davi tinha feito o que era reto aos olhos do Senhor, e não se tinha desviado de tudo quanto lhe ordenara em todos os dias da sua vida, senão só no negócio de Urias, o heteu" (I RS 15:5)

Por que Deus teve misericórdia da descendência de Davi? Por que Davi serviu a Deus verdadeiramente.

A Palavra diz que Deus perdoa nossas transgressões e as esquece (IS 43:25). O fato de haver essa referência ao episódio em que Davi adulterou com Bate-Seba e matou seu esposo, Urias (2 SM 11), não significa que Deus não havia perdoado, mas é uma ressalva, pois se dissessem que Davi andou em retidão TODOS OS DIAS, poderiam dizer que a Palavra está errada, pois Davi cometeu um sério pecado.

Deus realmente esquece nossas transgressões, não as lançando em rosto. Deus nunca jogará em nossa cara um perdão que nos liberou. Deus nunca dirá: "É, mas aquela vez você fez aquilo". Irmãos, da mesma forma que Deus não faz isso conosco, não façamos com os outros: perdoemos e não fiquemos jogando na cara da pessoa o erro que ela cometeu, já que não gostaríamos que fizessem isso conosco e não devemos fazer com os outros o que não gostaríamos que fizessem a nós (MT 7:12).

*****************************************************

"E houve guerra entre Roboão e Jeroboão todos os dias da sua vida." (I RS 15:6)

Como já disse em outra mensagem, nem Roboão nem Jeroboão serviam a Deus e todos os dias do ímpio são maus (PV 15:15). Não há paz para aquele que não anda com Jesus.

*****************************************************

"Asa fez o que era reto aos olhos do Senhor, como Davi seu pai.

Porque tirou da terra os sodomitas, e removeu todos os ídolos que seus pais fizeram" (I RS 15:11-12)

Esses sodomitas (que também significa aqueles que praticavam a homossexualidade), refere-se aos prostitutos cultuais que, em festas pagãs, vestiam-se como deuses e se prostituíam em honra a eles.

Asa retirou essas marcas idólatras e fez o que era reto aos olhos do Senhor. Como é bom sermos descritos dessa forma: como pessoas que andam com Deus! Que procuremos sempre sermos descritos como pessoas de Deus e não como pessoas que se desviaram dos caminhos do Senhor e que não queiramos ser reconhecidos como filhos de Deus por vaidade, mas sim por estarmos efetivamente vivendo na presença do Senhor, aptos para abençoar outras vidas e ganhar almas para Jesus.

*****************************************************

"E até a Maaca, sua mãe, removeu para que não fosse rainha, porquanto tinha feito um horrível ídolo a Aserá; também Asa desfez o seu ídolo horrível, e o queimou junto ao ribeiro de Cedrom." (I RS 15:13)

Asa não poupou nem mesmo sua mãe. Ela era idólatra e, por isso, Asa não deixou que ela fosse rainha. Além disso, destruiu o ídolo que ela havia feito. Irmãos, por mais que amemos determinada pessoa, não encubramos seus pecados. Denunciemos o mal a Deus (PV 29:24), oremos por essa pessoa e, se Deus assim nos direcionar, falemos com essa pessoa, repreendendo-a em amor. Nunca achemos que as pessoas que amamos são "intocáveis", pois aí nós é que estaremos cometendo imparcialidade e, em alguns casos, até mesmo a idolatria.

*****************************************************

"Os altos, porém, não foram tirados; todavia foi o coração de Asa reto para com o Senhor todos os seus dias" (I RS 15:14)

Esse "porém" é um problema. Vejamos Naamã: era muito valoroso, capitão do exército do rei da Síria, PORÉM leproso (2 RS 5:1). Asa fez uma série de coisas certas, PORÉM não tirou os altos. Há muitas pessoas que são assim: fazem muitas coisas certas, mas acabam deixando algo errado passar. Por exemplo: fulano é uma pessoa muito boa, PORÉM não consegue perdoar.

Irmãos, que nós sirvamos a Deus por completo e façamos tudo o mais certo que pudermos. Que não haja "poréns" em nossa vida. É claro que nós, como humanos, cometemos erros, mas nos esforcemos e procuremos fechar todas as brechas a fim de que nada de errado seja encontrado em nós e que não haja nenhum "porém" na descrição a nosso respeito. Notemos que a descrição que Deus fez de Jó não tinha porém algum: "E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal" (Jó 1:8).

*****************************************************

"E à casa do Senhor trouxe as coisas consagradas por seu pai, e as coisas que ele mesmo consagrara; prata, ouro e vasos." ( I RS 15:15)

Irmãos, que tudo nosso esteja consagrado ao Senhor. Consagrado significa separado para um propósito especial. Que nossa família, nossa vida, nossos sonhos, nossos planos, nossos trabalhos, etc., estejam sempre consagrados a Deus com o propósito de servi-lO e exaltar Seu nome. Além disso, que tudo nosso esteja consagrado a Deus e na casa do Senhor, ou seja, em Sua presença.

*****************************************************

"Porque Baasa, rei de Israel, subiu contra Judá, e edificou a Ramá, para que a ninguém fosse permitido sair, nem entrar a ter com Asa, rei de Judá." (I RS 15:17)

Ninguém podia entrar ou sair de Judá para falar com Asa. Aparentemente, o rei não tinha saída. Muitas vezes o inimigo quer nos deixar dessa forma: olhamos para os lados, para cima, para baixo e não vemos saída. Sentimo-nos sufocados, como se não houvesse solução. Nessas horas, olhemos para o alto: para o Senhor, de onde vem nosso socorro (SL 121:2) e para quem nada é impossível (LC 1:37). Por mais impossível que pareça a solução do nosso problema, Deus nos tirará dessa situação e nos dará dupla honra (IS 61:7), se O servirmos verdadeiramente e andarmos com Ele.

Além disso, busquemos o socorro Dele e de mais ninguém. Há pessoas que buscam ajuda em tudo quanto é canto, pois não têm paciência de esperar o agir do Senhor. Muitas procuram outros caminhos direto, por que têm pressa. Perde muito quem faz isso, pois o inimigo pode até dar um paliativo para o problema (que ele mesmo criou) iludindo a pessoa, mas o problema voltará, a pessoa estará fora da presença do Senhor e ainda arriscada a perder sua salvação, já que estará cometendo o pecado da idolatria e, se morrer antes de se arrepender, sua alma se perderá.

Não vale a pena.

*****************************************************

"Haja acordo entre mim e ti, como houve entre meu pai e teu pai; eis que te mando um presente, prata e ouro; vai, e anula o teu acordo com Baasa, rei de Israel, para que se retire de sobre mim." ( I RS 15:19)

Há pessoas que vivem envolvidas em brigas com todo mundo. Irmãos, evitemos as contendas e as brigas. Um acordo é sempre o melhor. Contudo, não façamos acordo com o diabo: ele veio para roubar, matar e destruir (JO 10:10) e para nada além disso. Aquele que procura ter amizade com o diabo cria inimizade contra Deus (TG 4:4). Com relação ao diabo, não podemos ser neutros. Ele é nosso inimigo e ponto. Jesus pagou um preço alto demais na cruz para derrotá-lo para querermos ser neutros. Partamos para cima dele com a autoridade que temos no Nome de Jesus e repreendamos todo mal em nossa vida e na vida das outras pessoas.

*****************************************************

"Então o rei Asa fez apregoar por toda a Judá que todos, sem exceção, trouxessem as pedras de Ramá, e a sua madeira com que Baasa edificara; e com elas edificou o rei Asa a Geba de Benjamim e a Mizpá"

( I RS 15:22)

Deus reverte todas as coisas ruins em bênçãos para aqueles que O servem. Lembremo-nos de que todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus (RM 8:28).

*****************************************************

"Quanto ao mais de todos os atos de Asa, e a todo o seu poder, e a tudo quanto fez, e as cidades que edificou, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Judá? Porém, no tempo da sua velhice, padeceu dos pés" ( I RS 15:23)

Os pés são o que sustenta todo o corpo. Muitas pessoas passam uma vida muito bem com Jesus; PORÉM, no fim da vida, ou em determinado momento, acabam vacilando, sem se sustentar na fé. Irmãos, tomemos muito cuidado para estarmos sempre firmes diante de Deus, na presença do Senhor, sem vacilar.

Que nossos pés nunca se apressem para fazer o mal (PV 6:18; PV 1:16), mas sempre se apressem a seguir Jesus.

Além disso, notemos mais uma vez o PORÉM. Asa foi bem sucedido, PORÉM padeceu dos pés. Irmãos tomemos cuidado com os "PORÉNS", principalmente quando se referem à nossa comunhão com Deus. Da mesma forma que a vontade de Deus é que sejamos bem sucedidos em todas as áreas, sem PORÉM, também é a vontade de Deus que O sirvamos sem nenhuma contrariedade, ou seja, sem nenhum PORÉM. Que não sejamos aquele tipo de gente de quem se diz: "Fulano crê em Deus, PORÉM nunca O busca ou não leva a sério sua comunhão com o Pai".

*****************************************************

"E matou-o, pois, Baasa no ano terceiro de Asa, rei de Judá, e reinou em seu lugar. Sucedeu que, reinando ele, feriu a toda a casa de Jeroboão; nada de Jeroboão deixou que tivesse fôlego, até o destruir, conforme à palavra do Senhor que dissera pelo ministério de seu servo Aías, o silonita. Por causa dos pecados que Jeroboão cometera, e fez pecar a Israel, e por causa da provocação com que irritara ao Senhor Deus de Israel" ( I RS 15:28-30)

Vemos aqui algumas coisas importantes. A primeira é como o inimigo não poupa nada nem ninguém. Jesus disse que o ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir (JO 10:10) e nunca devemos nos esquecer disso, baixando a guarda. A destruição que Baasa fez à casa de Jeroboão é o mesmo que o diabo faz à nossa vida, com a ressalva de que ele não destrói somente o corpo, mas pode destruir a alma, levando-nos à perdição eterna (MT 10:28).

Em segundo lugar vemos como a Palavra de Deus SEMPRE se cumpre. Deus vela sobre a Palavra dEle para a cumprir (JR 1:12) e não há possibilidade alguma de aquilo que Deus diz deixar de acontecer.

Em terceiro lugar vemos como o pecado de Jeroboão, que pecou e fez os outros pecarem também, irritou ao Senhor. Irmãos, a idolatria é um pecado que ira o Senhor, pois Ele é um Deus zeloso (DT 4:14) e não aceita dividir sua glória com mais ninguém (IS 42:8). A Palavra diz que Deus é tardio em irar-se (NM 1:3). Logo, os pecados de Jeroboão não foram poucos.

Embora a provocação de Jeroboão tivesse sido muita e provocado Sua ira, Ele é grandioso em perdoar (IS 55:7). Contudo, não vemos indícios de que Jeroboão se arrependeu e pediu perdão a Deus.

Nunca deixemos de nos arrepender e pedir perdão a Deus por qualquer erro que tenhamos cometido, mesmo que, aos nossos olhos, seja algo pequeno.

*****************************************************

"No ano terceiro de Asa, rei de Judá, Baasa, filho de Aías, começou a reinar sobre todo o Israel em Tirza, e reinou vinte e quatro anos. E fez o que era mau aos olhos do Senhor; e andou no caminho de Jeroboão, e no pecado com que ele tinha feito Israel pecar." ( I RS 15:33-34)

Vemos aqui mais um exemplo de gente que seguiu um péssimo exemplo. Irmãos, procuremos andar nos caminhos do Senhor. Não importa o que aconteça ou quem esteja ao nosso lado. Nosso alvo é Cristo e é para Ele que devemos olhar e avançar. Pecar, biblicamente falando, é "errar o alvo", assim como Jeroboão. Não façamos isso, mas façamos como diz o apóstolo Paulo: Prossigo para o alvo (FP 3:14)

Prossigamos sempre para Cristo e para aquilo que O agrada e alcançaremos a vida eterna.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 21/08/2013
Reeditado em 21/08/2013
Código do texto: T4445054
Classificação de conteúdo: seguro