ATOS 27: DEUS MANDA AJUDA// VENTOS CONTRÁRIOS// ANDANDO VAGAROSAMENTE// OUÇA O QUE VEM DO SENHOR// LANCE O QUE TE AFUNDA// BATALHA LONGA E DIFÍCIL// TOME UMA DECISÃO// NOVA CHANCE// EXEMPLO DE CONFIANÇA// PROVIDÊNCIA DIVINA: CONFIE

"E chegamos no dia seguinte a Sidom, e Júlio, tratando Paulo humanamente, lhe permitiu ir ver os amigos, para que cuidassem dele" (AT 27:3)

Deus sempre providencia a ajuda, mesmo nos piores momentos. Da mesma forma que Deus providenciou para que Júlio tratasse Paulo humanamente, Deus providencia para que sejamos ajudados em momentos de dificuldade.

*****************************************************

"E, partindo dali, fomos navegando abaixo de Chipre, porque os ventos eram contrários." (AT 27:4)

Os ventos contrários (adversidades, obstáculos, problemas, etc) aparecem. Contudo, aquele que está andando com o Senhor sempre chega ao porto almejado, uma vez que o Senhor o guia: "Então clamam ao Senhor na sua angústia; e ele os livra das suas dificuldades. Faz cessar a tormenta, e acalmam-se as suas ondas. Então se alegram, porque se aquietaram; assim os leva ao seu porto desejado" (SL 107:28-30).

*****************************************************

"E, como por muitos dias navegássemos vagarosamente, havendo chegado apenas defronte de Cnido, não nos permitindo o vento ir mais adiante, navegamos abaixo de Creta, junto de Salmone" (AT 27:7)

Muitas vezes a caminhada pode ser vagarosa, devagar, e os ventos contrários podem parecer nos impedir de ir mais adiante, mas devemos ficar firmes no Senhor, crendo que a vitória é nossa, em Nome de Jesus, já que a Palavra diz que sobre todas as coisas somos mais que vencedores (RM 8:38).

*****************************************************

"E, consteando-a dificilmente, chegamos a um lugar chamando Bons Portos, perto do qual estava a cidade de Laséia" (AT 27:8)

Mesmo que andando dificilmente, se nos mantivermos fieis a Deus chegaremos aos Bons Portos.

*****************************************************

"E, passado muito tempo, e sendo já perigosa a navegação, pois, também o jejum já tinha passado, Paulo os admoestava, Dizendo-lhes: Senhores, vejo que a navegação há de ser incômoda, e com muito dano, não só para o navio e carga, mas também para as nossas vidas. Mas o centurião cria mais no piloto e no mestre, do que no que dizia Paulo." (AT 27: 9-11)

Há pessoas que, em vez de ouvirem a Palavra do Senhor, a advertência e a ordem que Ele dá, seja em oração, seja falando conosco pela Palavra, seja usando um de Seus servos, preferem ouvir todo tipo de conselho do mundo, dando mais importância ao que a carne diz do que o que diz o Espírito do Senhor diz. Não ajamos dessa forma, pois erra muito quem fecha os ouvidos ao que vem da parte de Deus.

*****************************************************

"E, como aquele porto não era cômodo para invernar, os mais deles foram de parecer que se partisse dali para ver se podiam chegar a Fenice, que é um porto de Creta que olha para o lado do vento da África e do Coro, e invernar ali. E, soprando o sul brandamente, lhes pareceu terem já o que desejavam e, fazendo-se de vela, foram de muito perto costeando Creta." (AT 27:12-13)

Muitas vezes parece que já temos aquilo que desejamos. Contudo, nunca devemos parar nossa comunhão com Deus, pois nosso verdadeiro descanso somente chegará quando entrarmos no reino de Deus. Temos alguns descansos na terra, quando, por exemplo, recebemos uma grande bênção. Contudo, mesmo nesses descansos, não podemos nos desligar de Deus. Há pessoas que, depois de receberem uma grande bênção, em vez de comemorarem com Deus comemoram com o diabo. Não sejamos assim. Não paremos de buscar a Deus, pois nosso descanso verdadeiro ainda não chegou.

*****************************************************

"E, sendo o navio arrebatado, e não podendo navegar contra o vento, dando de mão a tudo, nos deixamos ir à toa" (AT 27:15)

Muitas pessoas não conseguem lutar contra os ventos contrários, jogando a toalha, desistindo e abrindo mão de tudo e isso acontece, em muitos casos, por que não estão na presença de Deus. Aqueles que servem a Deus, mesmo que tenham dificuldades em alguns momentos, nunca desistem, mas sempre vencem os ventos contrários, pois o Senhor acalma a tempestade.

Apesar de os ventos contrários significarem as dificuldades, podemos pensar também naqueles que querem ser rebeldes à voz do Senhor: não obterão sucesso. Jesus disse a Paulo que era dura coisa recalcitrar contra os aguilhões. Dura coisa é tentar lutar contra Deus se Ele quer que nosso barco vá para a direita e nós queremos que ele vá para a esquerda.

*****************************************************

"E, andando nós agitados por uma veemente tempestade, no dia seguinte aliviaram o navio. E ao terceiro dia nós mesmos, com as nossas próprias mãos, lançamos ao mar a armação do navio" (AT 27:18-19)

Notemos algumas coisas importantes. Na tentativa de não naufragar, os marinheiros começaram a aliviar as cargas. Muitas vezes é necessário nos livrarmos daquilo que está nos afundando: mágoas, desobediência, rebeldia, etc. Além disso, eles estavam se livrando da carga com suas próprias mãos. Há pessoas que ficam na dependência de outras e nós mesmos precisamos precisamos agir. Não há problema em pedir que alguém ore conosco, em concordância, mas nós mesmos devemos assumir nossa comunhão com Deus, nossos direitos e deveres como filhos de Deus e entrar na batalha espiritual pela nossa vitória, livrando-nos daquilo que não presta e nos enchendo do Espírito Santo.

*****************************************************

"E, não aparecendo, havia já muitos dias, nem sol nem estrelas, e caindo sobre nós uma não pequena tempestade, fugiu-nos toda a esperança de nos salvarmos" (AT 27:20)

Há situações em que determinadas pessoas, por estarem enfrentando uma luta há muito tempo, começam a perder a esperança da vitória. Isso nunca deve acontecer. Irmãos, não podemos desistir. Façamos como Sara: apesar de todo tempo que esperou para ver a promessa cumprida, teve por fiel Aquele que tinha prometido (HB 11:11). Sendo assim, não desanimou, mas manteve-se firme, assim como Abraão. Façamos o mesmo: mesmo que a batalha seja árdua e duradoura, fiquemos firmes e não desanimemos.

*****************************************************

"E, havendo já muito que não se comia, então Paulo, pondo-se em pé no meio deles, disse: Fora, na verdade, razoável, ó senhores, ter-me ouvido a mim e não partir de Creta, e assim evitariam este incômodo e esta perda." (AT 27:21)

Se aqueles homens tivessem dado atenção ao que Paulo disse, estariam em situação melhor. Da mesma forma, aquele que fecha os ouvidos à correção e à instrução do Senhor também se vê em situação complicada. Há momentos em que Deus nos orienta a fim de passarmos vitoriosos pela batalha, mas há momentos em que Deus nos orienta a fim de nem precisarmos passar pela batalha e muitos acabam passando por batalhas difíceis por fecharem os ouvidos à Palavra de Deus. Não façamos isso.

*****************************************************

"Mas agora vos admoesto a que tenhais bom ânimo, porque não se perderá a vida de nenhum de vós, mas somente o navio. Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo, Dizendo: Paulo, não temas; importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo. Portanto, ó senhores, tende bom ânimo; porque creio em Deus, que há de acontecer assim como a mim me foi dito" (AT 27:22-25)

Em primeiro lugar: estando Deus guardando a nossa vida, nada de mal nos acontecerá. Pode se levantar contra nós a pior tempestade do mundo: nós sairemos ilesos e nenhum fio de nossa cabeça se perderá, em Nome de Jesus.

Além disso, Deus tem um plano para cada um e todas as circunstâncias estão sob Seu controle. Paulo precisava dar testemunho do Senhor; logo, não morreria nem ele nem os que com ele estavam. Da mesma forma, importa que transmitamos o testemunho do Senhor a todos. Isso não é favor algum, mas o cumprimento de um mandamento de Jesus, que disse para que fossemos por todo mundo e pregássemos o Evangelho a toda criatura (MC 16:15). Façamos isso. Paremos com as futilidades e egoísmos, preocupemo-nos em levar a salvação do Senhor a todos e Deus nos guardará.

*****************************************************

"Procurando, porém, os marinheiros fugir do navio, e tendo já deitado o batel ao mar, como que querendo lançar as âncoras pela proa, Disse Paulo ao centurião e aos soldados: Se estes não ficarem no navio, não podereis salvar-vos. Então os soldados cortaram os cabos do batel, e o deixaram cair" (AT 27:30-32)

Muitas vezes precisamos tomar uma atitude. Apesar de Paulo ter dito que nada aconteceria., muitos estavam lançando botes salva-vidas e isso impediria todos de serem salvos,. Dessa forma, os soldados tomaram uma atitude. O que está impedindo sua bênção de chegar? É um pecado não confessado? É uma prática pecaminosa? É uma má companhia? O que é? Seja o que for, entre em oração e peça a direção do Senhor para que uma atitude seja tomada. Caso contrário, sua bênção passará por entre seus dedos.

Além disso, não sejamos como os marinheiros: se Deus nos deu uma Palavra, confiemos. Coloquemos toda nossa fé e confiança na Palavra do Senhor e no Seu agir poderoso e paremos de querer ficar arrumando soluções da nossa cabeça para o problema. Façamos o que Deus nos mandou fazer e esperemos que Ele faça o que disse que fará, pois Ele não mente e não falha.

*****************************************************

"E, entretanto que o dia vinha, Paulo exortava a todos a que comessem alguma coisa, dizendo: É já hoje o décimo quarto dia que esperais, e permaneceis sem comer, não havendo provado nada. Portanto, exorto-vos a que comais alguma coisa, pois é para a vossa saúde; porque nem um cabelo cairá da cabeça de qualquer de vós" (AT 27:33-34)

Paulo, mais uma vez exortava o povo. Deus muitas vezes nos dá uma segunda chance. Não cometamos o mesmo erro. Se já fechamos nosso ouvido uma vez à voz de Deus, não cometamos o mesmo erro novamente, mas ouçamos o recado do Senhor e obedeçamos em tudo, pondo Nele toda a nossa confiança.

Além disso, não havia por que ficar sem comer, preocupados, já que Deus disse que nada lhes aconteceria. Há pessoas que, mesmo tendo uma promessa de Deus, ficam preocupadas, aflitas, agoniadas. Irmãos, essas pessoas demonstram que não creem que a promessa de Deus seja verdadeira ou que vá se cumprir, ou ainda que seja poderosa para fazê-las vencer toda dificuldade. Não ajamos dessa maneira, mas fiquemos em paz e confiemos no cumprimento da promessa do Senhor.

*****************************************************

"E, havendo dito isto, tomando o pão, deu graças a Deus na presença de todos; e, partindo-o, começou a comer. E, tendo já todos bom ânimo, puseram-se também a comer. E éramos ao todo, no navio, duzentas e setenta e seis almas" (AT 27:35-37)

Infelizmente, muitos filhos de Deus, em um momento de dificuldade apavoram-se mais do que os que não servem a Deus. Paulo foi um exemplo de paz e tranquilidade em meio a adversidade. Que nós, como filhos de Deus, possamos dar esse testemunho também e não o testemunho do medo e do desespero.

*****************************************************

"Então a ideia dos soldados foi que matassem os presos para que nenhum fugisse, escapando a nado. Mas o centurião, querendo salvar a Paulo, lhes estorvou este intento; e mandou que os que pudessem nadar se lançassem primeiro ao mar, e se salvassem em terra; E os demais, uns em tábuas e outros em coisas do navio. E assim aconteceu que todos chegaram à terra a salvo" (AT 27:42-44)

Se os presos fossem mortos, Paulo seria também. Sendo assim, foi providência de Deus colocar o centurião ali, a fim de salvar a Paulo e aos outros presos. Mais uma vez: confiemos a providência divina, que sempre cuida para que nada de mal aconteça a Seus filhos, antes a bênção os alcança e ainda abençoa a vida daqueles que estão ao redor.

A Palavra de Deus se cumpriu em meio àquela tempestade e se cumprirá na sua vida também. Receba, em Nome de Jesus! Nenhuma tempestade será capaz de tirar sua vida, a vida da sua família, a vida do seu casamento, a vida dos seus filhos, etc., se você estiver firmado com Deus. Em vez disso, a bênção do Senhor te alcançará e abençoará todos ao seu redor, produzindo um lindo testemunho.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 22/08/2013
Código do texto: T4446902
Classificação de conteúdo: seguro