I REIS 16: TIRADO DO NADA// SEM ACEPÇÃO DE PESSOAS// EXEMPLOS// NÃO SE EMBRIAGUE// VAIDADE// FIRMADO NA ROCHA// NÃO SE DESESPERE// PECADO SOBRE PECADO

"Então veio a palavra do SENHOR a Jeú, filho de Hanani, contra Baasa, dizendo: Porquanto te levantei do pó, e te pus por príncipe sobre o meu povo Israel, e tu tens andado no caminho de Jeroboão, e tens feito pecar a meu povo Israel, irritando-me com os seus pecados, Eis que tirarei os descendentes de Baasa, e os descendentes da sua casa, e farei a tua casa como a casa de Jeroboão, filho de Nebate" ( I RS 16:1-3)

Há pessoas que Deus tira do nada, tira realmente do lamaçal do diabo e a pessoa, em vez de ser grata ao Senhor e servi-lO, anda em todos os caminhos errados possíveis. Que esse não seja nosso caso, pois essa atitude desagrada ao Senhor grandemente e as consequências são sérias e dolorosas.

Seja grato. E mesmo que ache que Deus não fez nada por você ou que passe pela sua cabeça que servir ao diabo é mais fácil e mais legal, mantenha-se na presença do Altíssimo, pois a recompensa virá aqui e na eternidade aos que se mantiverem fieis.

*****************************************************

"Quem morrer dos de Baasa, na cidade, os cães o comerão; e o que dele morrer no campo, as aves do céu o comerão" ( I RS 16:4)

A mesma profecia feita a Jeroboão é feita agora a Baasa. Deus não faz acepção de pessoas: aquele que escolhe viver no pecado recebe o salário do pecado (RM 6:23), não importa quem seja. Deus não tem filhos favoritos.

*****************************************************

"Assim veio também a palavra do Senhor, pelo ministério do profeta Jeú, filho de Hanani, contra Baasa e contra a sua casa; e isso por todo o mal que fizera aos olhos do Senhor, irritando-o com a obra de suas mãos, para ser como a casa de Jeroboão; e porque o havia ferido" ( I RS 16:7)

Baasa estava imitando o pecado de Jeroboão e, dessa forma, irritando ao Senhor. Não sigamos os maus exemplos e nem queiramos ser como as pessoas que não servem ao Senhor, por mais legal que possa parecer. Imitemos os bons exemplos. Imitemos Jesus, que deve ser O NOSSO EXEMPLO.

*****************************************************

"E Zinri, seu servo, capitão de metade dos carros, conspirou contra ele, estando ele em Tirza, bebendo e embriagando-se em casa de Arsa, mordomo em Tirza" (I RS 16:9)

O rei estava se embriagando. Em primeiro lugar, devemos nos abster da bebida alcoólica. Quando a Palavra diz que as pessoas beberam vinho, não está se referindo ao vinho como o conhecemos, mas sim ao suco da uva, sem fermentação, sem teor alcoólico. A bebida alcoólica é algo que Deus desaprova e algo do qual os filhos de Deus devem manter distância. E nem venhamos com aquela história: "É sem álcool". Se é para beber algo sem álcool, beba um suco, não cerveja".

Além disso, não nos embriaguemos com outras doutrinas, com coisas que estão fora da Palavra e que também desagradam ao Senhor. Aquele que se embriaga com as coisas do mundo abre uma grande brecha para que o inimigo conspire contra ele, usando até mesmo pessoas próximas e que se diziam de confiança. Cuidado.

*****************************************************

"Entrou, pois, Zinri, e o feriu, e o matou, no ano vigésimo sétimo de Asa, rei de Judá; e reinou em seu lugar" ( I RS 10: 10)

Mais uma vez vemos alguém recebendo o salário do pecado: a morte. Aquele que semeia na carne, colhe corrupção (GL 6:8). Procuremos semear no espírito, na Palavra, na presença do Senhor, para colhermos vida abundante.

*****************************************************

"E sucedeu que, reinando ele, e estando assentado no seu trono, feriu a toda a casa de Baasa; não lhe deixou homem algum, nem a seus parentes, nem a seus amigos. Assim destruiu Zinri toda a casa de Baasa, conforme à palavra do Senhor que, contra Baasa, ele falara pelo ministério do profeta Jeú" (I RS 16:11-12)

Um dia havia sido feita uma profecia dessa contra a casa de Jeroboão. Essa profecia se cumpriu. Da mesma forma, Baasa cometeu os mesmos pecados, fez as mesmas coisas e a consequência foi a mesma. Mais uma vez vemos que Deus não faz acepção de pessoas e que a consequência do pecado vem para todos.

*****************************************************

"Por todos os pecados de Baasa, e os pecados de Elá, seu filho, que cometeram, e com que fizeram pecar a Israel, irritando ao Senhor Deus de Israel com as suas vaidades" ( I RS 16:13)

A vaidade é uma coisa que irrita ao Senhor. A pessoa vaidosa acha que pode andar com suas próprias pernas, sem precisar de Deus. A pessoa vaidosa atribui a si as coisas boas que consegue. Não sejamos vaidosos, não queiramos ter as glórias, mas que todas as glórias sejam rendidas ao Senhor. Lembremo-nos de que Deus não admite a idolatria, pois não dá Sua glória a ninguém (IS 48:2), nem ao homem. Submetamo-nos, pois, a Deus.

*****************************************************

"E o povo que estava acampado ouviu dizer: Zinri tem conspirado, e até matou o rei. Todo o Israel pois, no mesmo dia, no arraial, constituiu rei sobre Israel a Onri, capitão do exército" ( I RS 16:16)

O reinado que é constituído em cima de conspirações, em cima de algo que não é a presença e a Palavra de Deus, não subsiste. Apenas o reinado que é constituído pelo Senhor fica de pé. Lembremo-nos disso: o Senhor deve ser base de todas as coisas. Caso contrário, nada ficará de pé. Nós e toda nossa vida deve estar firmada na Rocha.

*****************************************************

"E sucedeu que Zinri, vendo que a cidade era tomada, foi ao paço da casa do rei e queimou-a sobre si; e morreu, Por causa dos pecados que cometera, fazendo o que era mau aos olhos do Senhor, andando no caminho de Jeroboão, e no pecado que ele cometera, fazendo Israel pecar" (I RS 16:18-19)

Há pessoas que agem como Zinri: no momento da dificuldade, em vez de clamar a Deus pelo Seu perdão e para que Ele as ajude, desesperam-se e tomam atitudes descabidas. Que não sejamos assim: não tomemos decisões em meio ao desespero, mas busquemos sempre o socorro do Senhor. Por pior que tenha sido nosso pecado, arrependamo-nos, peçamos perdão a Deus e esperemos pelo Seu socorro. Lembremo-nos que o desespero, mesmo para um pecado, é um mau conselheiro.

*****************************************************

"No ano trinta e um de Asa, rei de Judá, Onri começou a reinar sobre Israel, e reinou doze anos; e em Tirza reinou seis anos." (I RS 16:23)

Percebamos que Asa, que servia a Deus, estava firme em seu reino, enquanto os reis de Israel eram trocados constantemente. Aquele que não serve a Deus não tem firmeza. Andemos na presença do Senhor, pois seremos como a casa que as tempestades tentaram derrubar, mas não conseguiram, pois estava edificada sobre a Rocha (MT 7:24-25).

*****************************************************

"E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou" ( I RS 16:31)

Há pessoas que, como se não bastasse os pecados que já cometeram, vão acumulando pecado sobre pecado. Acabe, além de tudo de errado que já havia feito, casou-se com Jezabel e fez um templo para Baal. Irmãos, se achamos que já erramos demais, em vez de continuar errando, paremos, arrependamo-nos e mudemos de direção, pois continuar nesse caminho acumulando pecado sobre pecado, piora cada vez mais nossa situação.

Paremos e mudemos. Se isso está acontecendo com você, ainda dá tempo de escolher um caminho novo.

*****************************************************

"Em seus dias Hiel, o betelita, edificou a Jericó; em Abirão, seu primogênito, a fundou, e em Segube, seu filho menor, pôs as suas portas; conforme a palavra do Senhor, que falara pelo ministério de Josué, filho de Num" (I RS 16:34)

A Palavra de Josué foi a seguinte: "E naquele tempo Josué os esconjurou, dizendo: Maldito diante do Senhor seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó; sobre seu primogênito a fundará, e sobre o seu filho mais novo lhe porá as portas." (JS 6:26).. de acordo com a nota de rodapé da Bília da Mulher João Ferreira de Almeida edição Revista e Atualizada (2009): "O sacrifício de crianças é apresentado especificamente como uma abominação a Deus (DT 12:31). Josué havia profetizado anteriormente que a reconstrução de Jericó custaria a vida de um primogênito (JS 6:26). Se Israel obedecesse a Deus, jamais reedificaria Jericó".

Após, a nota de rodapé faz uma especulação a respeito da morte dos filhos de Hiel, o que não nos importa neste momento. O que quero que percebam é o que a nota de rodapé diz: "Se Israel obedecesse a Deus, jamais reedificaria Jericó". Josué já havia dito que era maldito aquele que reedificasse Jericó, cidade cujos muros Deus derrubou após Josué e seu exército ter dado sete voltas ao redor deles. Aquele que está distante do Senhor sempre dá sinais. Vejamos se nós mesmos não estamos nos afastando de Deus. Se estamos, voltemos para Ele correndo e peçamos perdão, firmando-nos novamente com Ele. Se não estamos nos afastando de Deus, oremos pelas pessoas que estão, pois elas precisam de ajuda e a oração do justo é poderosa em seus efeitos (TG 5:16). Se for a direção de Deus, conversemos com essa pessoa. Se não for, apenas oremos. Contudo, falando ou não com essa pessoa afastada,oremos por ela, denunciando essa situação ao Senhor (PV 29:24) e reprendendo o mal, em Nome de Jesus. Ficaremos muito felizes ao vermos essa pessoa reconciliada com Deus. Contudo, que nossa alegria não seja vaidosa, por pensarmos "Eu orei por ele". Não, não: que nossa alegria seja por ver o agir de Deus na vida do nosso irmão e sabermos que estaremos com ele na glória.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 24/08/2013
Reeditado em 25/08/2013
Código do texto: T4449540
Classificação de conteúdo: seguro