ATOS 28: DEUS CUIDA DE TUDO// NÃO SEJA PESSIMISTA, ESPERE O MELHOR// CURA// CANAL DE BÊNÇÃOS// ACUSAÇÕES// FÉ EM AÇÃO// LANCE SUA ANSIEDADE

"E, havendo escapado, então souberam que a ilha se chamava Malta.

E os bárbaros usaram conosco de não pouca humanidade; porque, acendendo uma grande fogueira, nos recolheram a todos por causa da chuva que caía, e por causa do frio" (AT 28:1-2)

Percebamos como Deus cuida de tudo: até mesmo os bárbaros tratavam Paulo e os demais com humanidade e não pouca humanidade. Irmãos, fiquemos calmos e confiemos, pois mesmo em meio à cova dos leões, Deus esteve com Daniel e ele não sofreu mal algum (DN 6). Por que nós sofreríamos o mal estando servindo a Deus?

*****************************************************

"E, havendo Paulo ajuntado uma quantidade de vides, e pondo-as no fogo, uma víbora, fugindo do calor, lhe acometeu a mão. E os bárbaros, vendo-lhe a víbora pendurada na mão, diziam uns aos outros: Certamente este homem é homicida, visto como, escapando do mar, a justiça não o deixa viver. Mas, sacudindo ele a víbora no fogo, não sofreu nenhum mal." (AT 28:3-5)

O inimigo não desiste. Contudo, Deus guarda os que são Seus e não permite que nada de mal lhes aconteça, já que a Palavra diz que muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas (SL 34:19).

Tomemos cuidado com julgamentos: os bárbaros julgaram Paulo homicida e, pouco depois, ao verem que nada de mal lhe aconteceu, passaram a julgá-lo um deus. Paremos com os julgamentos e paremos de ser influenciáveis pelas situações: nossas conclusões todas têm de estar baseadas na Palavra de Deus.

*****************************************************

"E eles esperavam que viesse a inchar ou a cair morto de repente; mas tendo esperado já muito, e vendo que nenhum incômodo lhe sobrevinha, mudando de parecer, diziam que era um deus" (AT 28:6)

Aqueles que não conhecem a Deus estão sempre esperando que o pior aconteça. Infelizmente, muitos que conhecem a Deus também são dessa forma. Paremos com isso, irmãos. Deus tem o melhor para nós, desde que creiamos nisso, já que sem fé é impossível agradar a Deus (HB 11:6). As decepções ocorrem quando as pessoas começam a esperar algo que Deus não disse que faria. Se colocarmos nossa esperança na Palavra e no que Deus diz que fará por nós, não haverá motivos para decepções ou pessimismo: podemos esperar o melhor, pois ele acontecerá.

*****************************************************

"E ali, próximo daquele lugar, havia umas herdades que pertenciam ao principal da ilha, por nome Públio, o qual nos recebeu e hospedou benignamente por três dias" (AT 28:7)

Mais uma vez vemos o cuidado do Senhor, fazendo com que Paulo e os outros fossem hospedados benignamente por três dias.

*****************************************************

"E aconteceu estar de cama enfermo de febre e disenteria o pai de Públio, que Paulo foi ver, e, havendo orado, pôs as mãos sobre ele, e o curou.Feito, pois, isto, vieram também ter com ele os demais que na ilha tinham enfermidades, e sararam" (AT 28:8-9)

Deus providenciou a cura para o pai de Públio, assim como para todas as pessoas que procuravam Paulo. Talvez, se Paulo não tivesse ido parar naquele lugar, o pai de Públio não fosse curado, mas também não temos como dizer com certeza. Claro, não era Paulo quem curava, uma vez que quem nos curou foi Jesus,levando nossas enfermidades sobre Si, mas a autoridade que Paulo tinha por servir a Deus e por saber que Jesus curou aquelas pessoas na cruz do Calvário fazia com que os demônios fossem obrigados a deixá-las. A Palavra de Deus diz: 'Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados" (TG 5:14-15). É claro que pode ser que Paulo não tivesse azeite naquele momento, mas já vimos que o azeite, na Bíblia de uma forma geral, representa o Espírito Santo e com certeza Paulo tinha a unção do Espírito Santo sobre ele.

Jesus levou nossas enfermidades na cruz (IS 53:4-5) e a cura é para todos nós, inclusive para você que lê esta mensagem.

*****************************************************

"Os quais nos distinguiram também com muitas honras; e, havendo de navegar, nos proveram das coisas necessárias" (AT 28:10)

Se você tem sido humilhado ou perseguido, como Paulo foi, fique tranquilo, pois a Palavra diz que no lugar de vergonha teremos dupla honra (IS 61:7), basta que sirvamos a Deus e confiemos Nele.

Assim como Paulo e os outros homens foram providos das coisas necessárias, Deus também não deixará que você passe por qualquer necessidade.

Além disso, vejamos que a presença de Paulo trouxe bênção sobre a vida dos outros tripulantes do navio. Deus disse a Paulo que importava que ele desse testemunho de Deus. Talvez, se Paulo não estivesse naquele navio, aquelas pessoas perecessem. Sejamos um canal de bênção do Senhor para a vida das outras pessoas, levando a Palavra a todos.

*****************************************************

"E de lá, ouvindo os irmãos novas de nós, nos saíram ao encontro à Praça de Ápio e às Três Vendas, e Paulo, vendo-os, deu graças a Deus e tomou ânimo" (AT 28:15)

Neste ponto, Paulo e os demais estavam em Roma. Ao ver seus irmãos, Paulo teve ânimo. Estar junto a pessoas que amamos e que sabemos que nos amam sempre nos renova. Entretanto, a pessoa que mais nos ama é o Senhor e devemos estar perto Dele 24h em nosso dia para que sejamos sempre renovados e tenhamos novo ânimo.

*****************************************************

"E, logo que chegamos a Roma, o centurião entregou os presos ao capitão da guarda; mas a Paulo se lhe permitiu morar por sua conta à parte, com o soldado que o guardava" (AT 28:16)

Deus providenciou para que Paulo ficasse em prisão domiciliar, mais confortável que os outros presos. Paulo era inocente e Deus não permitiria que ele tivesse o mesmo destino que os outros. A justiça de Deus não deixou de existir e, da mesma forma, Ele também separa os que são seus e os coloca num alto retiro, onde o mal e a necessidade não prevalecem. O mal pode até tentar tocar no filho de Deus, mas o mal se levanta para cair, pois aquele que serve a Deus verdadeiramente é mais que vencedor sobre todas as coisas (RM 8:37).

*****************************************************

"E aconteceu que, três dias depois, Paulo convocou os principais dos judeus, e, juntos eles, lhes disse: Homens irmãos, não havendo eu feito nada contra o povo, ou contra os ritos paternos, vim contudo preso desde Jerusalém, entregue nas mãos dos romanos; Os quais, havendo-me examinado, queriam soltar-me, por não haver em mim crime algum de morte" (AT 28:17-18)

Quando o filho de Deus é acusado injustamente, Deus faz com que sua inocência seja proclamada. Contudo, se estamos sendo acusados por algo que realmente fizemos, assumamos nosso erro, arrependamo-nos, peçamos perdão a Deus e a quem for necessário e mudemos de atitude, pois Deus não encobrirá os nossos erros, mas estará de braços abertos para nos receber caso queiramos mudar.

*****************************************************

"No entanto bem quiséramos ouvir de ti o que sentes; porque, quanto a esta seita, notório nos é que em toda a parte se fala contra ela.

E, havendo-lhe eles assinalado um dia, muitos foram ter com ele à pousada, aos quais declarava com bom testemunho o reino de Deus, e procurava persuadi-los à fé em Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde a manhã até à tarde" (AT 28:22-23)

Os judeus responderam a Paulo que não receberam notícia nenhuma contra ele, mas que queriam mesmo ouvir do que se tratava aquilo que Paulo pregava, já que todos eram notoriamente contra. Irmãos, muitos ouvem coisas ruins a respeito da Palavra e daqueles que a seguem, mas Deus prepara momentos para que mesmo essas pessoas ouçam nossa pregação e não devemos ter receio ou preconceito: preguemos a Verdade que liberta (JO 8:32) e deixemos que o Espírito Santo faça a obra que for necessária no coração dessas pessoas.

*****************************************************

"E alguns criam no que se dizia; mas outros não criam" (AT 28:24)

Há pessoas que não creem e pessoas que creem. Com certeza, as que creem em Jesus sãos mais felizes: além de desfrutarem de todas as bênçãos do Senhor e do cumprimento de Suas promessas na terra, ainda passarão a eternidade ao lado do Pai.

A respeito da necessidade de crer, lembremo-nos de que Jesus, em determinado local, não pode fazer ali muitos milagres por conta da incredulidade das pessoas de lá. Será que aquele milagre que você tanto espera não está demorando pela sua falta de fé? Fé é crer que Deus fará o que Ele disse que faria. Você está realmente crendo ou tem dúvida no seu coração? Sua fé está baseada em algo que Deus realmente disse que faria ou está baseada em algo que você inventou? A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (RM 10:17). Se Ele disse que faria algo, creia, pois Ele fará. Afaste-se das coisas que abalam sua fé e foque-se na Palavra do Senhor para obter sua vitória.

Contudo, lembre-se: CRER é um verbo, ou seja, é necessário ação. Dizer que crê, mas não concretizar a Palavra, viver choramingando pelos cantos sem assumir sua posição de vencedor, não é crer. As pessoas podem ter FÉ e nunca receber nada de Deus, pois elas simplesmente têm fé, mas não agem em cima dessa fé, não concretizam a Palavra. Por exemplo: eu tenho fé que Deus vai restaurar meu casamento, mas eu preciso pôr essa fé em ação, agindo como a Palavra me manda agir, sem ficar me vitimizando ou assumindo que sou um fracasso, mas levantando minha cabeça e assumindo que eu sou mais que vencedor pois Deus está ao meu lado. É preciso ter FÉ, mas é preciso também CRER, ou seja, pôr a fé em ação.

*****************************************************

"E, como ficaram entre si discordes, despediram-se, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o Espírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías,

Dizendo:Vai a este povo, e dize:De ouvido ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis;E, vendo vereis, e de maneira nenhuma percebereis. Porquanto o coração deste povo está endurecido,e com os ouvidos ouviram pesadamente,e fecharam os olhos,para que nunca com os olhos vejam,Nem com os ouvidos ouçam,Nem do coração entendam,E se convertam,E eu os cure. Seja-vos, pois, notório que esta salvação de Deus é enviada aos gentios, e eles a ouvirão" (AT 28: 25-28)

A Palavra de Deus sempre se cumpre. O profeta Isaías já tinha sido usado por Deus para dizer que muitos judeus não creriam, mas os gentios, que não serviam a Deus, estariam dispostos a crer. Irmãos, há pessoas que estão na Igreja há anos, mas não têm mais fé. Aí chega uma pessoa que não serve a Deus, ouve uma mensagem, crê, converte-se e é abençoada. Deus foi injusto? Não, Ele abençoou aquele que creu e muitos de fora da obra do Senhor estão mais dispostos a crer do que os que estão dentro. Jesus mesmo já havia dito isso: "Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer" (MT 21:31b-32).

*****************************************************

E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo; Pregando o reino de Deus, e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum" (AT 28:30-31)

Paulo ficou preso em sua casa, mas confortavelmente, recebendo os que iam vê-lo e nada o impediu de pregar o Evangelho. Irmãos, fiquemos em paz, pois Deus cuida de nós e não permite que nada de mal nos aconteça, não permitindo, inclusive, que nada nos impeça de levar Sua Palavra adiante. Confiemos em Deus, pois Ele não falha. Façamos o que a Palavra diz: "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" (I PE 5:7). Assim como Ele cuidou de Paulo nos momentos de dificuldade, Ele também cuida de nós e nos dá vitória. Creiamos e fiquemos em paz, em Nome de Jesus.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 24/08/2013
Reeditado em 25/08/2013
Código do texto: T4449686
Classificação de conteúdo: seguro