I REIS 17: PERANTE A FACE DE DEUS// PROVIDÊNCIA DE DEUS// NADA OS FALTARÁ// DEUS PREPARA UMA MESA NA PRESENÇA DOS INIMIGOS// DEUS NÃO MUDA// OBRA COMPLETA// TOME UMA ATITUDE DE FÉ// CREIA, CONCRETIZE A PALAVRA// INIQUIDADE// NÃO ESPERE PARA CRER

"Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra" ( I RS 17:1)

Elias disse algo muito importante: ele estava perante a face de Deus. Temos estado perante a face de Deus? Podemos dizer isso de nós mesmos? Irmãos, se não podemos, busquemos a presença de Deus, busquemos estar perante a face dEle, pois somente assim teremos autoridade contra o mal, sendo abençoados pelo Senhor e usados da maneira grandiosa como Elias foi.

*****************************************************

"Depois veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem" ( I RS 17:2-4)

Vemos aqui o cuidado do Senhor: Ele não deixaria que Elias passasse necessidade. Irmãos, da mesma maneira acontece conosco: mesmo que Deus nos mande para um lugar aparentemente remoto, difícil, e não falo apenas fisicamente, mas espiritualmente também, Ele estará conosco e não deixará que nada nos falte, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Foi, pois, e fez conforme a palavra do Senhor; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro" ( I RS 17:5-6)

Elias fez o que Deus havia mandado e o resultado não poderia ser outro: a palavra de Deus se cumpriu e de nada Elias teve falta. Se andarmos na presença de Deus e O obedecermos de nada teremos falta, nem física nem espiritualmente. Lembremo-nos de que a Palavra diz: "O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas" (SL 23:1-2). Se Deus não permitiu que nada faltasse a Elias, não deixará que nada nos falte, se O obedecermos e crermos, como Elias fez.

*****************************************************

"E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra." (I RS 17:7)

Elias disse que não choveria e Deus não permitiu que sua palavra caísse. Contudo, o ribeiro onde ele estava escondido também se secou. Porém, nada de mal aconteceu a Elias e Deus mostrou que o provimento de suas necessidades não dependia de onde ele estava, mas unicamente do Senhor, já que o enviou a Sarepta e supriu suas necessidades, como veremos a seguir.

O ribeiro se secou por que a palavra de Elias se cumpriu e não choveu. Deus não deixou que Elias fosse envergonhado. Deus não permitirá que você seja envergonhado diante de seus inimigos, desde que você esteja fazendo e querendo o que está de acordo com a vontade Dele. A Palavra diz: "Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda" (SL 23:5). Ele o exaltará na presença de seus inimigos, se você estiver vivendo e fazendo a vontade Dele.

Importante ver que o cumprimento da profecia não se restringiu ao povo, mas atingiu Elias também. Há pessoas que preferem não repreender outras na Palavra de Deus, pois têm medo de que algo resvale nelas de alguma forma. Outra pessoa poderia ter dito: "Eu não vou falar que não vai chover. Se não chover, como eu vou fazer? É melhor deixar assim mesmo". Elias não foi assim: Elias deu a profecia, crendo que, mesmo sem chuva, Deus não permitiria que nada de mal lhe acontecesse. Não importam as circunstâncias, creiamos em Deus e passemos o recado dEle adiante, sem medo, pois Ele é conosco.

*****************************************************

"Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente" (I RS 17:9)

O cuidado de Deus é constante. Ele providenciou o sustento de Elias no ribeiro e continuou providenciando em Sarepta. Deus não muda e continua sendo o mesmo Deus que supre nossas necessidades em glória (FP 4:19) todos os dias de nossa vida, desde que estejamos com Ele. Deus não nos guarda em uma situação e nos deixa desamparados em outra: Ele é imutável (ML 3:6; HB 13:8), Deus eterno, que nunca falha.

*****************************************************

"Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba. E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão" (I RS 17:10-11)

Elias viu o início do cumprimento da Palavra de Deus: a viúva. Às vezes Deus nos promete uma bênção e apenas podemos ver o início do seu cumprimento. Não desanimemos nem desistamos, pois Deus faz a obra completa (FP 1:6) e cumprirá cada coisa que disse que faria.

*****************************************************

"Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra" ( I RS 17:14)

Deus não deixaria que nada faltasse nem à viúva, nem ao seu filho e nem ao homem de Deus. Contudo, estava nas mãos daquela viúva: ela precisava ter uma atitude de fé para ver a bênção em sua vida, para ver aquela situação de miséria mudada.

Muitas vezes nós precisamos tomar uma atitude de fé para vermos a Palavra de Deus se cumprir em nossa vida. O problema é que muitos, por desânimo, por medo, por falta de fé ou por falta de vontade de assumir um compromisso com Deus, não tomam essa atitude e veem a bênção ir embora, culpando a Deus depois pelo seu fracasso. Que nós não sejamos assim, mas sejamos pessoas sempre prontas a agir sob a direção de Deus e vermos a bênção se concretizar em nossa vida e na vida dos que nos cercam.

*****************************************************

"E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do Senhor, que ele falara pelo ministério de Elias" (I RS 17:15-16)

Vemos aqui que a mulher teve um ato de fé: mesmo sem servir ao Deus de Israel (já que ela era fenícia), ela agiu crendo na palavra que Elias disse e o resultado não podia ter sido outro: de nada tiveram necessidade. Se agirmos com fé, concretizando a Palavra de Deus, de nada teremos falta em nenhuma área. Infelizmente, há muitas pessoas que creem em Deus e não têm a obediência que essa mulher teve.

*****************************************************

"E depois destas coisas sucedeu que adoeceu o filho desta mulher, dona da casa; e a sua doença se agravou muito, até que nele nenhum fôlego ficou. Então ela disse a Elias: Que tenho eu contigo, homem de Deus? vieste tu a mim para trazeres à memória a minha iniqüidade, e matares a meu filho?" (I RS 17:17-18)

A viúva tinha uma iniquidade. Não se sabe que iniquidade era essa, nem se ela já havia confessado esse pecado a Deus, o que é pouco provável, pois, como ela era fenícia, não adorava ao Deus de Israel. Contudo, também pode ser possível que ela tenha crido em Deus após ver o milagre operado, mas não tenha confessado seu pecado. Também é possível que ela achasse que Deus a estava castigando por seus pecados, algo que muitas pessoas ainda creem hoje.

Muitos usam passagens bíblicas para dizer que Deus castiga. Entretanto, a natureza de Deus é boa e esse "castigo" deve ser entendido em um sentido de disciplina, de correção, e não de vingança. Deus educa. Quando pecamos, saímos da presença de Deus e ficamos vulneráveis aos ataques do inimigo. Enquanto não voltarmos para Deus, Ele permite que determinadas coisas aconteçam conosco a fim de nos ensinar o quanto é penoso ficarmos fora de Sua proteção. Vou dar um exemplo pessoa. Por conta de momentos de desobediência, vim a passar por uma situação muito difícil e Deus me disse que essa situação seria resolvida quando eu fizesse determinadas coisas que Ele mandou. Ele poderia ter resolvido na hora. Ele é poderoso para isso. Então, por que esperar? Ele estava me castigando? Não, Ele estava me educando, mostrando-me as consequências daqueles momentos de desobediência.

Voltando às iniquidades, nunca devemos ter iniquidades não confessadas, pois nossas transgressões fazem divisão entre nós e Deus (IS 59:2). Oremos a Deus, peçamos perdão por todos os nossos pecados e mudemos para que o inimigo não tenha nada do que nos acusar, já que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo (RM 8:1).

*****************************************************

"Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele. E o Senhor ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu" ( I RS 17:21-22)

Elias orou ao Senhor pela vida do menino e o Senhor o ouviu. Irmãos, se estivermos na presença de Deus, Ele ouvirá nossas orações. Jesus disse: "E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho" (JO 14:13). Jesus também disse: "E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis" (MT 21:22). Com certeza, Elias orou crendo que receberia aquilo que estava pedindo. Contudo, é bom lembrar que Deus atende as orações que estão de acordo com Sua vontade. Esse "TUDO" é, sim, TUDO O QUE ESTIVER DE ACORDO COM A PALAVRA DE DEUS.

*****************************************************

"E Elias tomou o menino, e o trouxe do quarto à casa, e o deu à sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive. Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade" (I RS 17:23-24)

A viúva já havia visto a Palavra de Deus se cumprir através do profeta quando ele disse que nada lhes faltaria. Contudo, ela somente creu que ele era um homem de Deus e que a Palavra do Senhor era verdadeira na boca do profeta quando viu o filho morto reviver. Há pessoas que esperam situações realmente penosas para crerem em Deus. Não sejamos assim. Creiamos no Senhor e O sirvamos sem precisarmos passar pela morte como essa mãe passou e não me refiro à morte física somente, mas à morte dos sonhos, dos planos, da família, do casamento, etc. Lembremo-nos que a intenção do diabo é, roubar, MATAR e destruir, mas que Jesus veio para que tenhamos vida abundante (JO 10:10).

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 24/08/2013
Reeditado em 24/08/2013
Código do texto: T4449762
Classificação de conteúdo: seguro