I REIS 18: NÃO TEMA, OBEDEÇA AO SENHOR/ OUSADIA/ CASTIGO/ DEUS GUARDA/ MEDO/ PARE COM OS PENSAMENTOS NEGATIVOS// PERTURBADORES// SIRVA SOMENTE A DEUS/ DEUS TESTIFICA/ TIRE TUDO QUE É DO INIMIGO/ DEUS RESPONDE/ NÃO DESISTA DA SUA BÊNÇÃO/ NÃO PARE DE ORAR

“E sucedeu que, depois de muitos dias, a palavra do SENHOR veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra. E foi Elias apresentar-se a Acabe; e a fome era extrema em Samaria” ( I RS 18:1-2)

Mesmo depois de três anos sem chover e de todos os transtornos causados, Elias não temeu e foi se apresentar diante do rei. Façamos o que o Senhor nos mandar, sem temer o que de mal possa nos acontecer, pois o Senhor nos guardará.

*****************************************************

“E Acabe chamou a Obadias, o mordomo; e Obadias temia muito ao Senhor Porque sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas, e de cinqüenta em cinqüenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água. (I RS 18: 3-4)

Mais uma vez vemos o cuidado do Senhor e como Ele protege aqueles que são Seus. Ele cuidou para que os profetas de Deus fossem protegidos. Não tenhamos medo e deixemos que o Senhor nos use, assim como usou o mordomo Obadias. Vemos também que Obadias era um mordomo, alguém sem grandes patentes, mas que foi usado por Deus em um momento importante. Deus não se preocupa com patentes: Ele se preocupa com corações sinceros, que O adorem em espírito e em verdade. É isso que Ele busca (JO 4:23-24).

*****************************************************

"Estando, pois, Obadias já em caminho, eis que Elias o encontrou; e Obadias, reconhecendo-o, prostrou-se sobre o seu rosto, e disse: És tu o meu senhor Elias? E disse-lhe ele: Eu sou; vai, e dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui" (I RS 18:7-8)

Obadias estava ajudando o rei a ir às fontes de água e encontrou Elias no caminho. Vemos aqui a ousadia de Elias e devemos ter essa ousadia no momento de fazer a obra do Senhor: mesmo que o inimigo se levante querendo nos atrapalhar, fiquemos firmes, pois toda autoridade é nossa e somos mais que vencedores (RM 8:37). Aquele que anda com Deus não conhece derrota; pode enfrentar resistência do inimigo, mas vence a batalha no final, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Porém ele disse: Em que pequei, para que entregues a teu servo na mão de Acabe, para que me mate? Vive o SENHOR teu Deus, que não houve nação nem reino aonde o meu senhor não mandasse em busca de ti; e dizendo eles: Aqui não está, então fazia jurar os reinos e nações, que não te haviam achado" ( I RS 18:9-10)

A pergunta de Obadias traz à tona uma discussão: a ideia de que as coisas que nos acontecem são castigos por conta dos nossos pecados. Mais uma vez: Deus não castiga, Ele disciplina Seus filhos. Quando, na Palavra de Deus, vemos a palavra "castigo" devemos entendê-la como uma correção, como uma instrução, e não como um sofrimento que o Senhor nos aplica. Na verdade, grande parte dos sofrimentos que achamos que são castigos de Deus são apenas a consequência dos nossos atos, o salário do pecado, que é a morte (RM 6:23). Em outra mensagem eu dei um exemplo pessoal. Após algumas desobediências, eu passei por uma luta muito difícil e que durou mais ou menos três meses. Deus me disse que o meu inimigo estava exterminado, mas que eu devia fazer algumas coisas que Ele me mandou a fim de tomar posse da vitória. Ele poderia ter me abençoado de pronto. Ele é Deus, é poderoso para fazer isso. Contudo, fez-me passar um tempo fazendo as coisas que Ele direcionou a fazer. Deus estava me castigando? Não, estava me ensinando, disciplinando-me, a fim de que eu não cometa o mesmo erro novamente e, com certeza, quando eu tiver a oportunidade de desobedecê-lO lembrarei do que eu passei nesses três meses e, em Nome de Jesus, direi "não".

Vemos que Acabe procurou Elias em todo lugar, mas não o achou, pois Deus o guardou. Ele faz o mesmo conosco, pois não mudou (HB 13:8). O mesmo Deus que protegeu Elias do rei Acabe é o Deus que nos protege hoje das investidas do mal, desde que estejamos habitando no esconderijo do Altíssimo e à sombra do Onipotente (SL 91:1).

*****************************************************

"E agora dizes tu: Vai, dize a teu senhor: Eis que aqui está Elias.

E poderia ser que, apartando-me eu de ti, o Espírito do Senhor te tomasse, não sei para onde, e, vindo eu a dar as novas a Acabe, e não te achando ele, me mataria; porém eu, teu servo, temo ao Senhor desde a minha mocidade" ( I RS 18:11-12)

Obadias foi corajoso quando protegeu aqueles profetas, mas estava demonstrando medo no momento de ir avisar ao rei que Elias estava presente. Irmãos, não deixemos que o medo tome conta de nós. Muitos perdem grandes bênçãos e grandes oportunidades de serem usados por Deus por causa do medo.

O medo de Obadias vinha do fato dele ficar pensando nas possibilidades ruins que poderiam acontecer. Não façamos isso. Há pessoas que pensam em todas as coisas ruins que podem acontecer: "E se acontecer assim?", "E se determinada pessoa reagir dessa forma?", " E se não der certo?", "Vai que ele fica com raiva", etc. Paremos com essa negatividade e passemos a obedecer aquilo que vem da parte do Senhor, pela Palavra, com fé e com a certeza de que a vitória nos pertence, pois Deus não nos colocaria em nenhuma "roubada".

*****************************************************

"Porventura não disseram a meu senhor o que fiz, quando Jezabel matava os profetas do SENHOR? Como escondi a cem homens dos profetas do SENHOR, de cinqüenta em cinqüenta, numa cova, e os sustentei com pão e água? E agora dizes tu: Vai, dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui; ele me mataria" (I RS 18:13-14)

A atitude do filho de Deus testifica de que ele teme ao Senhor. A atitude de Obadias foi corajosa e deu testemunho do seu temor ao Senhor e do respeito que tinha pelos profetas de Deus. Contudo, aquele homem, que havia se arriscado tão grandemente, estava temendo realizar uma tarefa relativamente menor: ele ia dizer que encontrou o homem que o rei tanto procurou. Talvez nem houvesse tanto motivo para medo. Não sejamos como Obadias, que começou corajoso e estava correndo o risco de terminar como medroso. Cuidado, irmãos, pois o medo nos paralisa e nos impede de realizar grandes feitos. Lembremo-nos sempre de que Deus não nos tem dado espírito de temor, mas de fortaleza (2 TM 1:7).

*****************************************************

"E disse Elias: Vive o Senhor dos Exércitos, perante cuja face estou, que deveras hoje me apresentarei a ele. Então foi Obadias encontrar-se com Acabe, e lho anunciou; e foi Acabe encontrar-se com Elias" ( I RS 18:15-16)

Aqui vemos que Obadias, finalmente, creu que o homem de Deus não fugiria e foi avisar ao rei. Obadias precisou de uma garantia do homem de Deus. Nós temos todas as garantias do mundo de que a Palavra de Deus é verdadeira, justamente por que Deus não pode mentir (NM 23:19) e vela sobre sua palavra para a cumprir (JR 1:12).

Além disso, mais uma vez Elias disse que estava perante a face de Deus. Mesmo após três anos e após as dificuldades que passou, Elias não deixou de estar perante a face de Deus, como muitos acabam deixando de estar através do tempo ou por conta das aflições. Jesus mesmo disse que quem perseverar até o fim será salvo (MT 24:13). Se, por conta do tempo ou das dificuldades, deixamos de estar perante a face de Deus, estamos olhando para trás depois de tomar o arado e aquele que faz isso não é apto para o reino de Deus (LC 9:62).

*****************************************************

"E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu o perturbador de Israel?" ( I RS 18:17)

Elias estava sendo chamado de perturbador por falar a verdade, por mostrar que as atitudes do rei desagradavam a Deus. Aqueles que fazem a vontade de Deus e levam Sua verdade adiante também podem ser chamadas de perturbadoras, mas devem ficar alegres por conta disso: se perturbam o diabo é por que nada têm com ele.

*****************************************************

"Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor, e seguistes a Baalim" ( I RS 18:18)

Não era Elias que perturbava Israel, pelo contrário: ele procurava levar palavras de vida. Contudo, Acabe estava plantando a morte por conta de todos aqueles pecados. Há pessoas que costumam colocar a culpa dos problemas nas outras e até mesmo em Deus, mas não enxergam que a causa do pecado ou do agravamento de determinada situação vem delas mesmas. Muitas não admitem que são culpadas por que admitir o erro implica a mudança de atitude e muitas estão confortáveis demais no lamaçal do diabo, com a trave no olho, mas apontando o argueiro no olho do próximo (LC 6:41) e tendo-o como a causa de seus problemas.

*****************************************************

"Agora, pois, manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo; como também os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Aserá, que comem da mesa de Jezabel.

Então Acabe convocou todos os filhos de Israel; e reuniu os profetas no monte Carmelo" ( I RS 18:19-20)

Mais uma vez vemos a ousadia de Elias. Eram muitos os profetas de Baal e somente ele como profeta do Senhor. Contudo, ele não temeu.

Não se sabe ao certo o que fez com que Acabe obedecesse. Talvez por curiosidade, talvez por que a situação estivesse tão delicada que já não havia mais muito a perder. O fato é que Deus estava no controle de toda essa situação, usando-a para fazer Acabe obedecer a Elias e criar a oportunidade para que Seu poder se manifestasse de uma maneira grandiosa a fim de que muitos cressem.

*****************************************************

"Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu" (I RS 18:21)

O povo poderia estar com medo de uma represália se escolhesse Deus ou realmente estava inclinado para servir a Baal. Contudo, Jesus mesmo disse que não se pode servir dois senhores (MT 6:24). No caso, Jesus estava se referindo ao dinheiro, mas podemos aplicar isso a tudo: não dá para servir a Deus meio expediente e servir ao diabo na outra parte do nosso dia. Devemos servir a Deus por inteiro e, infelizmente, muitos ainda ficam em cima do muro, sem saber o que responder quando indagados a esse respeito. Que não sejamos assim, mas que tenhamos sempre na ponta da língua: Eu pertenço e sirvo ao Deus Altíssimo!

*****************************************************

"Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do Senhor, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens. Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe coloquem fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo. Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra" ( I RS 18:22-24)

Ficaria provado que o único Deus vivo e atuante, Deus poderoso em obras e verdadeiro, é o Deus de Israel e que Baal e todos os outros deuses não passam de demônios fracos, derrotados, representados por estátuas que não veem, não falam e nada podem fazer.

*****************************************************

"E sucedeu que ao meio-dia Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e despertará" ( I RS 18:27)

Os seguidores de Baal estavam sem resposta; seu bezerro não tinha se queimado e nada acontecia. A cena era tão bizarra que Elias zombava deles. Irmãos, aquele que coloca sua confiança em uma imagem ou em qualquer coisa que não seja o Deus vivo, com todo respeito, está fazendo um papel ridículo.

*****************************************************

"E eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si." ( I RS 18:28)

Eles poderiam fazer o que quisessem e não teriam resposta alguma, pois o único Deus verdadeiro é o Senhor.

Deus não quer que nos sacrifiquemos, que nos machuquemos ou que soframos.O que Ele quer é que O obedeçamos, que sigamos o que diz Sua Palavra, que O adoremos em espírito e em verdade (JO 4:23-24) e que entreguemos nossa vida a Ele por completo. Deus não quer que derramemos sangue sobre nós, pelo contrário: Ele é glorificado quando somos abençoados, quando damos muito fruto ("Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos"- JO 15:7-8).

*****************************************************

"Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.

Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração. Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego" ( I RS 18:36-38)

Deus mostrou quem era o verdadeiro Deus: Ele e não Baal. Da mesma forma, mostrou que Elias realmente era homem de Deus, usado pelo Altíssimo. Não queiramos nos exibir para as pessoas como "gente de Deus", mas deixemos que o Senhor nos use e testifique de que somos Dele, como fez com Elias.

*****************************************************

"O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!" ( I RS 18:39)

Irmãos, quando as pessoas virem o agir de Deus em nossa vida, serão obrigadas a reconhecer que somente o Senhor é Deus. As pessoas creem ao verem as obras do Senhor na vida daqueles que O servem. Sendo assim, procuremos sempre as bênçãos do Senhor e não apenas para nossa felicidade, mas para testificar o poder do Senhor.

*****************************************************

"E Elias lhes disse: Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, e ali os matou" (I RS 18:40)

Não deixemos nenhuma brecha do inimigo em nossa vida. Tiremos todas e, aliás, não basta tirar: devemos exterminar, matar, todas as obras malignas de nossa vida. Não deixemos nenhum dos profetas de Baal em nossa vida.

*****************************************************

"E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos. E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes" (I RS 18:42-43)

Elias estava orando para que a chuva viesse. Foi necessário que o servo do profeta olhasse sete vezes a fim de ver se a chuva vinha. Muitas vezes a resposta de nossa oração não chega na hora em que queremos. Às vezes é necessário que olhemos até mais de sete vezes, mas não devemos desistir das bençãos que Deus já disse que são nossas, inclusive por que nunca sabemos os frutos que nossas bênçãos darão. Imaginemos se Ana tivesse desistido de Samuel? Não desista da sua bênção. Não desista de orar. Não diga que já orou demais.

*****************************************************

"E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça" ( I RS 18:44)

Apesar de às vezes parecer que a bênção não chegará, que está demorando, que tudo está perdido, mantenhamos a fé, pois o que Deus diz não deixa de se cumprir.

Ao ver apenas uma nuvenzinha, do tamanho da mão de um homem, o servo poderia ter pensado que a chuva nem cairia ou que seria pouca. Não deixemos que as circunstâncias e as aparências nos enganem e nos desanimem. Tenhamos fé como Elias: mesmo com uma nuvem do tamanho da mão de um homem ele mandou recado para Acabe a fim de que ele descesse antes que a chuva o impedisse. Mesmo frente àquela nuvem pequena, ele sabia que Deus atenderia sua oração. Tenhamos a mesma fé, com a certeza de que nossa oração é atendida: "Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis" (MC 11:24).

*****************************************************

"E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro, e foi para Jizreel" ( I RS 18:45)

Deus atendeu a oração de Elias e a chuva caiu abundantemente. Irmãos, quando oramos com fé e de acordo com a vontade de Deus, nada pode impedir o agir do Senhor. Mesmo que pareça que as coisas estão demorando ou estão difíceis, fiquemos em paz e tenhamos fé, pois o Senhor é fiel e não deixará que Seus filhos sejam envergonhados. Fiquemos firmes: Ele não deixará que sejamos envergonhados.

*****************************************************

"E a mão do Senhor estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jizreel" ( I RS 18:46)

Quando a mão do Senhor está sobre nossa vida, devemos nos cingir de força, levantar e sair para a batalha, pois a vitória é certa, em Nome de Jesus. A unção do Senhor sobre nós nos dá força para que corramos perante o inimigo, como Elias fez com Acabe. Se a mão do Senhor for conosco, não fugiremos do inimigo, mas correremos perante ele com ousadia, sabendo que nenhum mal nos atingirá.

Busquemos sempre ter a mão do Senhor conosco e seremos bem sucedidos.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 25/08/2013
Reeditado em 25/08/2013
Código do texto: T4451724
Classificação de conteúdo: seguro