I REIS 19: AMEAÇAS DO INIMIGO/ NÃO SE DEIXE INTIMIDAR, NÃO SE DESESPERE/ NÃO FIQUE DORMINDO/ LONGO CAMINHO/ FORTALECIDO PELO SENHOR/ MEDO/ NÃO REGRIDA/ A VOZ DO SENHOR VEM/ NÃO SE LAMENTE/ CUIDADO E PROTEÇÃO DO SENHOR/ SEM VAIDADE/ RENUNCIE E SIRVA

"Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo." (I RS 19:2-3)

Acabe contou a Jezabel, sua esposa, tudo o que havia acontecido, inclusive a morte dos profetas de Baal.

Quando o inimigo vê o povo de Deus indo contra ele, ameaça, tenta assustar, apresentar uma série de situações penosas a fim de que o servo de Deus tema e desista. Não devemos dar ouvidos às ameaças do inferno. Lembremo-nos de que o diabo é um cão sem dente, que ladra, mas não pode morder aqueles que servem a Deus verdadeiramente.

*****************************************************

"Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais." ( I RS 19:4)

Apesar de ser um homem de Deus, usado pelo Senhor para grandes feitos, Elias estava deixando o medo e o desespero tomarem conta dele. Não podemos agir dessa maneira. Fiquemos firmes, pois o inimigo é mentiroso e pai da mentira (JO 8:44) e nada que ele diz a nosso respeito será verdade, em Nome de Jesus. Se o inimigo tem te dito que não dará certo, que você é um derrotado, que a batalha está perdida, dê risada na cara dele e diga que aquele que serve ao Senhor dos Exércitos não conhece derrota.

Se você sente que não aguenta mais e que talvez a morte seja a solução, não faça isso, não cometa nenhuma loucura, mas lembre-se de que aqueles que esperam no Senhor renovarão as suas forças ("Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão" - IS 40:31).

*****************************************************

"E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se." (I RS 19:5-6)

Elias fez aquela oração pedindo a morte e dormiu. Muitas pessoas são assim: dormem, tanto física quanto espiritualmente.

Quando pessoas estão desanimadas, com medo ou tristes, procuram dormir para esquecer. Isso não é solução e não deve ser válvula de escape para os filhos de Deus: dormir não resolve o problema, assim como comer também não resolve. Apenas o Senhor pode resolver nosso problema. A Palavra diz: "Está alguém aflito? Ore" (TG 5:13). Busquemos a Deus em vez de buscar os consolos do mundo.

Com relação à vida espiritual, muitas pessoas dormem no sentido de pararem de lutar, de buscar a Deus, de se consagrar, etc. Elias estava dormindo em meio a uma situação crítica: nunca devemos dormir espiritualmente, muito menos enfrentando uma batalha. Busquemos ao Senhor e Ele nos fortificará e nos mostrará em Sua Palavra como agir.

Deus enviou Seu anjo. Em primeiro lugar: Deus sempre envia socorro àqueles que o pedem. A Palavra diz que aquele que pede, recebe (LC 11:9-10). Se a pessoa não pede o socorro de Deus não pode cobrá-lO de nada.

Em segundo lugar: Elias recebeu a ajuda do anjo e quis voltar a dormir. Há pessoas que pedem a direção de Deus, Deus direciona e a pessoa despreza a força que a Palavra lhe dá, querendo voltar a dormir. Irmãos, usemos toda a força que a Palavra nos dá, toda a unção do Senhor sobre nós para buscar nossa vitória e não desprezemos nada disso querendo dormir novamente. Estejamos sempre acordados espiritualmente, vigilantes, como Jesus ordenou que Seus discípulos estivessem: "E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca" (MT 26:40-41).

*****************************************************

"E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho" ( I RS 19:7)

Mais uma vez o anjo tocou Elias a fim de despertá-lo. Deus faz isso conosco todos os dias, quando nos orienta a não desistirmos, quando o Espírito Santo, no momento em que estamos desesperados, lembra-nos de todas as vezes que foi conosco, de todas as palavras de ânimo que nos disse, e nos fala: "Calma, vamos, que eu te ajudarei". Deus não desiste de nós, irmãos, e nem quer que nós desistamos de lutar.

Nós, como humanos, muitas vezes queremos o caminho mais curto. Entretanto, Elias, que já estava com medo por conta da ameaça de Jezabel, ainda teria um longo caminho a seguir. Irmãos, não nos desesperemos ou desanimemos se a situação parecer piorar ou se o caminho for longo: ao final dessa situação difícil, ao final desse caminho, encontraremos não uma luz no fim do túnel, mas a vitória que Deus nos prometeu sobre todas as coisas, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus" ( I RS 19:8)

Irmãos, como é bonito ver uma pessoa que estava destruída, desanimada, com medo, achando que não havia mais solução para ela, ser levantada pelo poder de Deus e crer que ainda há saída, que Deus a fará vitoriosa.

Elias teve ânimo, com aquela comida, a seguir o longo caminho que o esperava. Tomamos daqui algumas lições.

A primeira lição é que devemos nos preparar antes de sairmos a percorrer um caminho longo: antes de enfrentarmos uma batalha, fortaleçamo-nos com o pão da vida (JO 6:51), que nos dará tudo o que precisamos para vencer. Ouçamos o direcionamento do Senhor, pois nenhum exército que sai despreparado e sem estratégia para a guerra volta vencedor. Há pessoas que querem meter as caras contra o diabo sem a direção de Deus e isso é arriscado. Da mesma forma, há pessoas que querem meter as caras contra o inimigo sem estarem consagradas na presença de Deus. Repito: busquemos o pão da vida, busquemos a força do Senhor e o Seu direcionamento.

A segunda lição: Deus nos fortalece. Mesmo em meio àquelas ameaças e àquela situação difícil, Elias creu, levantou-se e, fortalecido pelo Senhor, fez o que tinha de fazer e chegou ao monte Horebe. Se agirmos como Elias, deixando que Deus nos fortaleça e renove nossas forças, seremos abençoados como ele.

*****************************************************

"E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?" ( I RS 19:9)

Mesmo tendo sido fortalecido pelo Senhor e andado os quarenta dias, Elias estava com medo novamente, escondendo-se em uma caverna. Irmãos, não nos escondamos. Como quereremos que as pessoas creiam que nosso Deus é O Todo-Poderoso se estamos escondidos, com medo da ameaça do inimigo? Que testemunho é esse que estamos passando a respeito da nossa fé no poder absoluto de Deus? Não fiquemos com medo do que o inimigo possa nos fazer. Lembremo-nos de que temos poder para pisar serpentes, escorpiões e toda obra do mal e NADA nos fará dano algum (MC 16:17-18), desde que estejamos com Deus. Não passemos o testemunho do medo, mas que passemos o testemunho de pessoas que sabem que servem ao Deus grande e poderoso e por isso nada temem.

Não retrocedamos: não voltemos ao medo, ao desespero, etc., mas que esses sejam sentimentos definitivamente destruídos em nós. Nós precisamos evoluir, crescer com Cristo, e não regredir.

*****************************************************

"E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o Senhor. E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto; E depois do terremoto um fogo; porém também o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada." ( I RS 19:11-12)

Em primeiro lugar: abandonemos o medo e saiamos da caverna onde nos escondemos. Não importa qual estava sendo nossa válvula de escape (comida, jogo, companhias, sono, etc.), não importa onde estávamos nos escondendo: deixemos o medo e saiamos para fora, em Nome de Jesus.

Elias não ouviu essa voz mansa e delicada logo. Em primeiro lugar foi o vento, depois o terremoto e depois do terremoto, o fogo. Aí, então, ele ouviu a voz mansa e delicada.

Irmãos, muitas vezes, antes de ouvirmos a voz mansa e delicada de Deus dizendo: "Vai, toma posse, a bênção é sua", passamos pelo vento, pelo terremoto e pelo fogo, o que não quer dizer que Deus não está conosco e nem que não nos abençoará. Muitas vezes, antes da bênção, Deus nos disciplina, corrige-nos (HB 12:6-8), mostra-nos o que fizemos de errado e até mesmo permite que passemos por um pouco mais de dificuldades a fim de nos preparar para coisas maiores e para que possamos dar um bom testemunho de fé e perseverança aos que estão ao nosso redor (HB 12:1).

Se a voz mansa e delicada do Senhor não vier de pronto, não nos revoltemos ou nos desesperemos: depois do fogo, essa voz virá. Deus nunca nos abandona.

*****************************************************

"E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias? E ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem" ( I RS 19:13-14)

Mais uma vez Elias estava repetindo a mesma ladainha (ele já havia dito tudo o que estava se passando com ele e como ele estava sendo ameaçado no versículo 10).

Irmãos, há pessoas que se lamentam com Deus o tempo todo. Ele sabe quais são as perseguições que enfrentamos. A Palavra diz que não devemos ficar inquietos por coisa alguma, antes nossas petições devem ser em tudo conhecidas por Ele (FP 4:6). Uma vez que expusemos nossas angústias, passemos a louvá-lO por saber que a vitória é nossa e que Ele não nos desamparará.

Há pessoas que também ficam lembrando a Deus que O servem, que creem Nele, etc. Irmãos, o maior exemplo disso é Jó: Deus sabia perfeitamente que Jó era reto, íntegro, temente a Deus e que se desviava do mal (Jó 1:8). Do mesmo modo ocorre conosco: assim como Deus sabia que Jó era reto, sabe aqueles que são retos hoje. Da mesma forma que Deus sabe de todos os erros que cometemos, sabe de todas as coisas boas que fizemos e não precisamos ficar lembrando-O o tempo todo.

Além disso, por mais que Elias estivesse usando essa situação para justificar o seu medo e o fato de estar escondido, nada justificaria isso, pois Deus não nos tem dado espírito de temor (2 TM 1:7) e aquele que teme mostra, naquele momento, que não está confiando em Deus e em Seu poder para resolver toda e qualquer situação.

*****************************************************

"E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu. Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou" ( I RS 19:17-18)

Deus mandou que Elias fosse ungir Hazael como rei da Síria e Jeú como rei de Israel, além de Eliseu como profeta em seu lugar. Haveria três pessoas para matar os que se levantassem contra Elias. Mais uma vez vemos como Deus cuida e protege os que são Seus.

Além disso, Deus deixou que ficasse sete mil que não se dobraram a Baal. Aqueles que servem ao diabo não permanecem. Somente permanecem aqueles que não se prostram diante do inimigo. Se você se prostrou, arrependa-se, peça perdão ao Senhor e mude, passando a servi-lO em espírito e em verdade. Se você estava sendo tentado a prostrar-se, não faça isso. Exponha a situação ao Senhor e peça a força dEle para que se mantenha limpo do pecado a fim de ser usado por Deus para grandes feitos.

*****************************************************

"Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele" ( I RS 19:19)

Vemos a Palavra do Senhor se confirmando: Elias realmente avistou Eliseu, que seria profeta em seu lugar. Se temos algum ministério, ou mesmo em nossas vidas fora da Igreja, não sejamos vaidosos e orgulhosos, querendo que tudo seja para nós e por meio de nós: Elias não teve ciúme ao saber que Eliseu seria profeta em seu lugar após sua morte.

*****************************************************

"Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu? Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia" ( I RS 19:20-21)

Elias permitiu que Eliseu se despedisse de sua família e Eliseu foi obediente: despediu-se de seus familiares e seguiu Elias, servindo-o. Jesus, em LC 9:61-62, diz, a alguém que faz o mesmo pedido que Eliseu, que aquele que toma o arado e olha para trás não é apto para o reino de Deus. Não há contradição: Elias permitiu que Eliseu fosse se despedir de seus familiares talvez por não ter o entendimento que o Mestre tinha. Além disso, mesmo tendo se despedido de sua família, Eliseu teve um ato de renúncia, indo embora para servir o profeta e aprender com ele.

Três coisas devemos observar: aprendamos a atender ao chamado de Deus e obedecê-lO, mesmo que isso signifique renúncias; aprendamos a servir e aprendamos a sermos ensinados. Eliseu havia sido ungido profeta (a unção tendo sido representada pela capa), mas mesmo assim precisou ser discípulo de Elias e aprender com ele. Mesmo que Deus tenha dito que a benção é nossa, Ele pode segurá-la por um tempo a fim de nos ensinar para que não a percamos quando a recebermos. Se recebermos a bênção despreparados podemos não ter sabedoria e perdê-la. Além disso, se Deus nos deu um ministério, se Deus nos revelou que tem grandes planos para nós, não achemos que isso acontecerá da noite para o dia: Deus nos ensinará e nos capacitará para realizarmos a obra que colocou em nossas mãos e Ele pode usar outra pessoa para nos ensinar. Devemos ser humildes e servirmos em tudo o que for possível e necessário, aprendendo sempre.

Esses são segredos indispensáveis àqueles que querem ser instrumentos nas mãos do Senhor.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 25/08/2013
Reeditado em 26/08/2013
Código do texto: T4451726
Classificação de conteúdo: seguro