I REIS 20: LUTAS DO ÍMPIO/ NÃO ACEITE A OPRESSÃO/ DIABO SE APROVEITA/ AMEAÇAS/ CUIDADO COM A AUTO CONFIANÇA/ QUANDO O ÍMPIO É ABENÇOADO/ DIREÇÕES DE DEUS/ NÃO OLHE PARA AS CIRCUNSTÂNCIAS/ NÃO SE EMBRIAGUE/ ESTEJA PREPARADO/ OBEDEÇA/ ACEITE A CORREÇÃO

"E Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntou todo o seu exército; e havia com ele trinta e dois reis, e cavalos e carros; e subiu, e cercou a Samaria, e pelejou contra ela. E enviou à cidade mensageiros, a Acabe, rei de Israel, Que lhe disseram: Assim diz Ben-Hadade: A tua prata e o teu ouro são meus; e tuas mulheres e os melhores de teus filhos são meus" (I RS 20:1-3)

Acabe havia feito muitas coisas erradas e estava recebendo seu salário. É claro que já houve peleja contra reis que serviram a Deus. Contudo, aquele que não serve sempre é mais vulnerável não apenas a pessoa é prejudicada, mas sua família e todos os que estão ao redor. Lembremo-nos de que quando o ímpio domina a nação geme (PV 29:2).

*****************************************************

"E respondeu o rei de Israel, e disse: Conforme a tua palavra, ó rei meu senhor, eu sou teu, e tudo quanto tenho." ( I RS 20:4)

Acabe simplesmente aceitou a opressão do inimigo, coisa que os filhos de Deus não devem fazer. Jesus se manifestou para desfazer as obras do diabo (I Jo 3:8) e não devemos aceitar nenhuma obra maligna dominando sobre nós. Jesus pagou um alto preço para que sobre todas as coisas fossemos mais que vencedores (RM 8:37), como somos, e não nos convém desprezar esse poder.

*****************************************************

"E tornaram a vir os mensageiros, e disseram: Assim diz Ben-Hadade: Enviei-te, na verdade, mensageiros que dissessem: Tu me hás de dar a tua prata, e o teu ouro, e as tuas mulheres e os teus filhos; Todavia amanhã a estas horas enviarei os meus servos a ti, e esquadrinharão a tua casa, e as casas dos teus servos; e há de ser que tudo o que de precioso tiveres, eles tomarão consigo, e o levarão" ( I RS 20:5-6)

O inimigo, não satisfeito com a opressão que estava impondo a Acabe, ainda queria agravar a situação e é assim que o diabo faz: se damos uma brechinha para que ele entre, ele destrói tudo e nada fica de pé. Acabe aceitou aquela opressão e o inimigo tratou de tentar alargar sua posse. É o mesmo conosco: se aceitamos uma doença em nosso corpo, um pecado, um sentimento ruim, etc., o diabo, percebendo nossa permissão (seja ela por fraqueza ou por distração) se aproveita e vai tomando conta de nossa vida. Não achemos que, por que as coisas ainda estão bem que nada de mal acontecerá: o diabo está apenas armando a teia e, quando o ataque vier, nada ficará de pé, inclusive perderemos nossa salvação, se não nos arrependermos e voltarmos para Deus antes da morte.

*****************************************************

"Então o rei de Israel chamou a todos os anciãos da terra, e disse: Notai agora, e vede como este homem procura o mal; pois mandou pedir-me as mulheres, os meus filhos, a minha prata e o meu ouro, e não lhos neguei. E todos os anciãos e todo o povo lhe disseram: Não lhe dês ouvidos, nem consintas" ( I RS 20:7-8)

Os anciãos deram um bom conselho a Acabe: ele não deveria aceitar a opressão e humilhação do inimigo. Da mesma forma, ao vermos alguém sofrendo, não fiquemos dizendo: "É assim mesmo, tem de ser resignado, o sofrimento é bom". Não, paremos com isso.

É claro que não devemos incitar ninguém a se rebelar contra Deus, pois devemos, sim, passar pelas provações com resignação no sentido de não murmurar e confiar em Deus. Contudo, Deus não colocou ninguém no mundo para passar a vida sofrendo. Jesus disse que no mundo teríamos aflições, mas que devíamos ter bom ânimo por que Ele venceu o mundo (JO 16:33). Jesus venceu o mundo e todas as aflições que temos por estarmos nesse mundo. Jesus se manifestou para desfazer as obras do diabo (I Jo 3:8). Jesus venceu o inferno e não devemos deixar o diabo vencer em nossa vida. Ao vermos alguém sofrendo, digamos: "Olha, ore a Deus e pergunte a Ele o por que você está passando por isso e o que deve fazer para vencer, mas fique firme, lembre-se de que sobre todas as coisas somos mais que vencedores. Creia em Deus, pois Ele irá te orientar e te mostrar como vencer essa situação".

Se o caso for doença, nunca digamos que é assim mesmo, que Deus está aperfeiçoando essa pessoa, etc. A Palavra de Deus diz: "Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados" (TG 5:14-15). Irmãos, se Deus queria que alguns passassem pela doença a fim de serem melhorados, provados e etc., por que colocaria Seu Filho para levar nossas enfermidades na cruz? Jesus já levou nossas enfermidades, isso é um fato consumado (IS 53:4-5; 2 Pe 2:24). Basta que a pessoa creia e tome posse da sua cura. Claro, os sintomas podem persistir por um tempo, pois o diabo é insistente, mas se a pessoa crer que JÁ FOI CURADA PELO SACRIFÍCIO DE JESUS, os sintomas logo desaparecerão, assim como a causa deles já terá desaparecido.

Não ensinemos as pessoas a serem resignadas aceitando a opressão do inimigo. As pessoas devem ser resignadas no sentido de não se rebelar contra o Senhor, crer em Deus e esperar o momento da vitória, mas tendo a CERTEZA de que essa vitória virá. Afinal, se fosse para viver aceitando a opressão do inimigo, não seriamos vencedores sobre todas as coisas e Jesus não precisaria ter se manifesto para desfazer as obras do diabo.

*****************************************************

"E Ben-Hadade enviou a ele mensageiros dizendo: Assim me façam os deuses, e outro tanto, que o pó de Samaria não bastará para encher as mãos de todo o povo que me segue" ( I RS 20:10)

Quando Acabe mandou dizer que não cederia a essa nova afronta (v.9), o inimigo tratou de ameaçar. Do mesmo modo acontece conosco: quando resolvemos dizer "não" ao inimigo e entregar a vida a Jesus, abandonando o que de errado vinhamos fazendo, o inimigo ameaça fazer tudo de mal contra nós. Entretanto, se estivermos realmente servindo a Deus, nada nos fará dano algum, já que a própria Palavra diz que nenhuma ferramenta preparada contra nós prosperará (IS 54:17).

*****************************************************

"Porém o rei de Israel respondeu: Dizei-lhe: Não se gabe quem se cinge das armas, como aquele que as descinge" ( I RS 20:11)

Ben-Hadade estava cantando vitória antes da hora, falando como se já houvesse vencido. Irmãos, tomemos cuidado com a auto confiança. Claro, devemos ser destemidos, pois temos certeza de que sobre todas as coisas somos mais que vencedores (RM 8:37). Porém, há pessoas que acham que não precisam mais fazer nada para vencer a batalha: não precisam orar, não precisam se consagrar, não precisam ir à Igreja, não precisam pôr a fé em ação, etc., e ficam "de boa", como se já tivessem vencido, mas nem sequer lutaram ainda!

Não sejamos assim: temos a plena certeza de que, ao final da batalha, a vitória será nossa. Na verdade, entramos na batalha já como vencedores. Contudo, não devemos deixar de entrar na batalha e de nos prepararmos para ela e essa preparação se dá na presença de Deus, buscando-O e nos consagrando a Ele.

*****************************************************

"E eis que um profeta se chegou a Acabe rei de Israel, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Viste toda esta grande multidão? Eis que hoje ta entregarei nas tuas mãos, para que saibas que eu sou o Senhor." ( I RS 20:13)

Mesmo Acabe tendo se dado à idolatra, Deus estava disposto a dar a vitória a ele a fim de que ele reconhecesse que o Senhor é Deus e O servisse.

Não fiquemos com raiva quando Deus dá alguma bênção ao ímpio: Ele não está sendo injusto; às vezes, é por meio daquele sinal que essa pessoa irá crer, converter-se e ser um grande servo do Senhor. Deixemos que Deus trabalhe como Lhe convém.

*****************************************************

"E disse Acabe: Por quem? E ele disse: Assim diz o Senhor: Pelos moços dos príncipes das províncias. E disse: Quem começará a peleja? E disse: Tu." ( I RS 20:14)

Deus instrui para a batalha de todas as formas. Nunca deixemos de buscar a direção de Deus, pois Ele nos instruirá em cada detalhe para que saiamos vitoriosos. Nunca partamos para a batalha despreparados, pois somente a Palavra de Deus nos capacitará para vencermos e voltarmos com posse de nossa bênção.

Notemos também que os que lutariam não eram pessoas experientes, mas os jovens líderes. Ora, para outra pessoa poderia ser arriscado, ao enfrentar um rei com tanta vontade de vencer e que estava com outros trinta e dois reis junto a ele, colocar líderes jovens para lutar. Porém, Deus era quem garantia que a vitória se daria e, quando Deus vai a frente, tudo coopera para o bem e o que parecia impossível acontece para que o Nome do Senhor seja glorificado através de nossa vitória.

Além disso, vejamos que seria o exército de Acabe que iniciaria a batalha. Muitas vezes é necessário que nós tomemos uma iniciativa. Há pessoas que esperam que tudo sempre venha dos outros. Entretanto, Acabe iniciaria a peleja. Estejamos prontos para tomar a iniciativa, SE ASSIM DEUS NOS DIRIGIR. Nada façamos sem a direção do Senhor: se Ele nos mandar esperar, esperemos; se Ele nos mandar tomar a iniciativa como fez com Acabe, tomemos.

*****************************************************

"Então contou os moços dos príncipes das províncias, e foram duzentos e trinta e dois; e depois deles contou a todo o povo, todos os filhos de Israel, sete mil" ( I RS 20:15)

O número de pessoas que iriam para a batalha era relativamente pequeno. Contudo, aquele que tem Deus ao seu lado não precisa de grandes produções para vencer, pois a mão de Deus nos dá tudo o que precisamos e faz com que mil persigam e vençam dez mil com facilidade.

Não estou dizendo que não devemos ser pessoas preparadas. Devemos, sim, fazer o que está ao nosso alcance em todas as áreas. Contudo, nada que fizermos surtirá efeito se a mão de Deus não for conosco, pois é dela que vem a vitória.

*****************************************************

"E saíram ao meio-dia; e Ben-Hadade estava bebendo e embriagando-se nas tendas, ele e os reis, os trinta e dois reis, que o ajudavam" ( I RS 20:16)

Não sejamos como esses reis ímpios: não nos embriaguemos nem com bebidas alcoólicas e nem com coisas que não estão de acordo com a Palavra de Deus.

Com relação à bebida alcoólica, eu já falei isso e repetirei: na Bíblia, quando se fala em vinho, fala-se do suco da uva e não da bebida fermentada, alcoólica. O filho de Deus deve se abster de toda bebida alcoólica. E nem venhamos com esse papo, por exemplo: "Ah, mas é cerveja sem álcool". Se é para beber sem álcool, beba suco e não cerveja.

Da mesma forma, não nos embriaguemos com doutrinas de homens e demônios, mas fiquemos unicamente com o que diz a Palavra de Deus. Não tenhamos as mesmas atitudes que o ímpio.

Aliás, interessante notar que o meio-dia é o momento em que há maior claridade e, mesmo assim, os ímpios estavam se embriagando. Jesus disse que Ele era a luz do mundo (JO 9:5) e que aquele que anda de dia, não tropeça (JO 11:10-11). Há pessoas que mesmo vendo a luz preferem ficar na escuridão, no pecado, no erro, assim como Ben-Hadade: em vez de aproveitar a claridade do dia, preferiu andar na escuridão espiritual. Não façamos essa escolha, pois ela traz amargas consequências.

*****************************************************

"E os moços dos príncipes das províncias saíram primeiro; e Ben-Hadade enviou espias, que lhe deram avisos, dizendo: Saíram de Samaria uns homens. E ele disse: Ainda que para paz saíssem, tomai-os vivos; e ainda que à peleja saíssem, tomai-os vivos" ( I RS 20:17-18)

Enquanto o rei se embriagava, espias trabalhavam. Que nós sempre estejamos atentos em nossa vida, principalmente espiritual, e não fiquemos dependendo de terceiros.

O rei poderia querer os israelitas vivos para serem seus servos, para humilhá-los, etc. Às vezes o inimigo não nos mata fisicamente de pronto, mas vai matando os nossos sonhos, nossos planos, nossa felicidade, nossa saúde, humilhando-nos, enfraquecendo-nos, até nos matar efetivamente e nos fazer perder a salvação. Irmãos, não vale a pena brincar com o inimigo: fiquemos longe dele completamente. Lembremo-nos do que a Palavra diz: "Não deis lugar ao diabo" (EF 4:27) e "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (TG 4:7).

*****************************************************

"Saíram, pois, da cidade os moços dos príncipes das províncias, e o exército que os seguia. E eles feriram cada um o seu adversário, e os sírios fugiram, e Israel os perseguiu; porém Ben-Hadade, rei da Síria, escapou a cavalo, com alguns cavaleiros" ( I RS 20:19-20)

Vemos aqui que, quando Deus quer dar a vitória a alguém, nenhuma ameaça do inimigo impede: os adversários foram feridos e eles saíram vitoriosos. Confiemos em Deus e deixemos que Ele nos faça vitoriosos.

*****************************************************

"E saiu o rei de Israel, e feriu os cavalos e os carros; e feriu os sírios com grande estrago. Então o profeta chegou-se ao rei de Israel e lhe disse: Vai, esforça-te, e atenta, e olha o que hás de fazer; porque no decurso de um ano o rei da Síria subirá contra ti" ( I RS 20:21-22)

Devemos sempre nos esforçarmos na batalha e estarmos preparados. Apesar da vitória, o homem de Deus deixou bem claro que o inimigo voltaria e que o rei deveria estar preparado, atento.

Há pessoas que, ao receberem uma grande bênção ou por conta do tempo de convertidas que têm, relaxam, esquecendo-se de que o inimigo não descansa e que anda ao nosso derredor, bramindo como leão e buscando a quem possa traga (I Pe 5:8). Nunca relaxemos. Mesmo que o inimigo, aparentemente, esteja quieto, vigiemos e oremos, pois a única intenção do diabo é nos destruir e ele não descansa, mas sempre tenta novamente.

*****************************************************

"Porque os servos do rei da Síria lhe disseram: Seus deuses são deuses dos montes, por isso foram mais fortes do que nós; mas pelejemos com eles em campo raso, e por certo veremos, se não somos mais fortes do que eles!" (I RS 20:23)

Os sírios creditaram a vitória dos israelitas a um poder sobrenatural, mas a "deuses", não ao Senhor. De toda forma, Deus mostraria que Ele é o Deus dos israelitas e não apenas nos montes, mas em todas as circunstâncias e lugares e que dá a vitória aos Seus filhos sem qualquer impedimento.

Lembremo-nos disso em nossa vida: não importa a circunstância ou o lugar em que estejamos: Deus nos dará vitória no momento e da forma que Ele quiser, pois nenhum de seus propósitos pode ser impedido (Jó 42:2).

*****************************************************

"Faze, pois, isto: tira os reis, cada um do seu lugar, e substitui-os por capitães; E forma outro exército, igual ao exército que perdeste, cavalo por cavalo, e carro por carro, e pelejemos com eles em campo raso, e veremos se não somos mais fortes do que eles! E deu ouvidos à sua voz, e assim fez" ( I RS 20:24-25)

Vemos aqui como o inimigo não desiste, mas se reorganiza e planeja novos ataques a fim de nos destruir. Estejamos sempre na presença do Senhor, atentos e preparados, para que não sejamos pegos desprevenidos e tragados pelo inimigo.

*****************************************************

"E sucedeu que, passado um ano, Ben-Hadade passou revista aos sírios, e subiu a Afeque, para pelejar contra Israel" ( I RS 20:26)

Mais uma vez vemos a palavra do profeta se cumprir. Irmãos, aquilo que vem da parte de Deus nunca falha.

Vale uma reflexão para que prestemos atenção ao que os pastores e servos de Deus dizem. Claro que eles são homens como nós e passíveis de erro, por isso devemos fazer um crivo do que eles falam a fim de ver se está de acordo com a Palavra (I Jo 4:1). Contudo, quando eles falam sob a unção do Espírito Santo, devemos dar crédito, mesmo quando não ouvimos aquilo que queríamos: por certo ouvimos aquilo que precisávamos ouvir e o Espírito Santo sabe. Lembremo-nos do que a Palavra diz: "E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis;" (2 CR 20:20).

*****************************************************

"Também aos filhos de Israel se passou revista, e providos de víveres marcharam contra eles; e os filhos de Israel acamparam-se defronte deles, como dois pequenos rebanhos de cabras; mas os sírios enchiam a terra." ( I RS 20:27)

As circunstâncias pareciam mais favoráveis aos sírios que aos israelitas. Contudo, Israel tinha algo que superava qualquer armamento ou exército numeroso: o Senhor dos Exércitos. Não temamos qualquer investida do inimigo. Não temamos se parecer que as obras malignas são grandes demais e que não conseguiremos vencê-las: Deus é conosco e nada pode vencê-lO ou detê-lO.

*****************************************************

"E chegou o homem de Deus, e falou ao rei de Israel, e disse: Assim diz o Senhor: Porquanto os sírios disseram: O Senhor é Deus dos montes, e não Deus dos vales; toda esta grande multidão entregarei nas tuas mãos; para que saibas que eu sou o Senhor." ( I RS 20:28)

Os sírios estavam tentando desmoralizar o Senhor, dizendo que Ele era Deus de montes. Pois bem: Deus mostraria, através da vitória de Acabe, que é Deus em todas as circunstâncias e lugares. Deus não mudou, já que a Palavra diz que Ele é o mesmo eternamente (HB 13:8). Sendo assim, Ele continua sendo o mesmo Deus poderoso em obras em nossas vidas, Deus que dá a vitória a Seus filhos independentemente das circunstâncias, já que nada nem ninguém pode impedir o agir do Senhor (Jó 42:2).

*****************************************************

"E sete dias estiveram acampados uns defronte dos outros; e sucedeu ao sétimo dia que a peleja começou, e os filhos de Israel feriram dos sírios cem mil homens de pé, num dia" ( I RS 20:29)

Vemos aqui que da mesma forma que a bênção, às vezes, não chega quando queremos, a luta também pode demorar um pouco para se iniciar. Usemos esse período para nos prepararmos e nos fortalecermos na presença do Senhor, a fim de que entremos na batalha debaixo de Sua unção e sejamos vitoriosos, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"E os restantes fugiram a Afeque, à cidade; e caiu o muro sobre vinte e sete mil homens, que restaram; Ben-Hadade, porém, fugiu, e veio à cidade, escondendo-se de câmara em câmara" ( I RS 20:30)

Quando Deus quer dar a vitória a alguém, nada pode impedir. Vemos aqui que até mesmo o muro caiu em cima de nada menos que 27 mil homens!

Irmãos, fiquemos em paz, pois o Senhor entra com a providência em nossa vida e a ajuda vem de onde nem mesmo imaginamos.

*****************************************************

"Então lhe disseram os seus servos: Eis que já temos ouvido que os reis da casa de Israel são reis clementes; ponhamos, pois, sacos aos lombos, e cordas às cabeças, e saiamos ao rei de Israel; pode ser que ele te poupe a vida. Então cingiram sacos aos lombos e cordas às cabeças, e foram ao rei de Israel, e disseram: Diz o teu servo Ben-Hadade: Deixa-me viver. E disse Acabe: Pois ainda vive? É meu irmão" ( I RS 20:31-32)

Aqui vemos como Deus muda uma situação por completo: aquele que havia cantado vitória estava se humilhando perante aquele que havia ameaçado e oprimido. A nota de rodapé da Bíblia da Mulher João Ferreira de Almeida Edição Revista e Atualizada (2009) diz: "O uso de pano de sacos e cordas indicava mais do que uma simples rendição: os homens de Ben-Hadade estavam reconhecendo Acabe como seu senhor, uma inversão das ameaças anteriores (v.6)".

Deus inverteu aquela situação e inverte a sua também: se você está sendo oprimido e humilhado, busque a Deus, deixe que Ele dirija sua vida e seus passos, deixe que Ele te mostre em detalhes como agir e creia Nele, obedeça-O, pois: "Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria" (IS 61:7).

*****************************************************

"E aqueles homens tomaram isto por bom presságio, e apressaram-se em apanhar a sua palavra, e disseram: Teu irmão Ben-Hadade vive. E ele disse: Vinde, trazei-mo. Então Ben-Hadade foi a ele, e ele o fez subir ao carro. E disse ele: As cidades que meu pai tomou de teu pai tas restituirei, e faze para ti ruas em Damasco, como meu pai as fez em Samaria. E eu, respondeu Acabe, te deixarei ir com esta aliança. E fez com ele aliança e o deixou ir" ( I RS 20:33-34)

Essa aliança entre Acabe e Ben-Hadade não era bem vista pelo Senhor e lhe traria graves consequências, como veremos mais adiante.

Devemos sempre obedecer ao que o Senhor diz em Sua Palavra. Em Deuteronômio 7:2* é dito que, para que o povo tomasse posse da Terra Prometida, deveriam exterminar as nações pagãs. Acabe, em vez disso, fez aliança com Ben-Hadade. Acabe fez exatamente o contrário do que Deus havia mandado. Não sigamos o exemplo de Acabe, mas obedeçamos ao Senhor e fiquemos longe daquilo que não O agrada.

No trecho correspondente aos versículos 41 e 42 continuaremos falando a esse respeito.

* "Quando o SENHOR teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; E o Senhor teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas; Nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos; Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria" (DT 7:1-4) - Coloquei os versículos 1, 3 e 4 para facilitar o entendimento. Vejamos que Acabe cometeu outro erro anteriormente quando se casou com Jezabel, aparentando-se com os pagãos.

*****************************************************

"Então um dos homens dos filhos dos profetas disse ao seu companheiro, pela palavra do Senhor: Ora fere-me. E o homem recusou feri-lo. E ele lhe disse: Porque não obedeceste à voz do Senhor, eis que, em te apartando de mim, um leão te ferirá. E como dele se apartou, um leão o encontrou e o feriu" ( I RS 20:35-36)

Aqui vemos algo no mínimo inusitado. Um profeta pediu que alguém o ferisse e essa pessoa, talvez por respeito ao profeta, disse não. Contudo, o pedido do profeta vinha da parte do Senhor e havia um propósito para isso. Aquele homem não deveria ter se negado a ferir o profeta, mas obedecido, mesmo que não entendesse. Da mesma forma acontece conosco: mesmo que não entendamos a ordem do Senhor, obedeçamos, pois ela será fonte de vida para nós e para os outros. Mesmo que, em um primeiro momento, não entendamos e até, pela lógica humana, achemos que está errado, creiamos em Deus e O obedeçamos, pois Seus pensamentos e Seus caminhos são mais altos que os nossos (IS 55:8-9).

*****************************************************

"Então ele se apressou, e tirou a cinza de sobre os seus olhos; e o rei de Israel o reconheceu, que era um dos profetas.

E disse-lhe: Assim diz o Senhor: Porquanto soltaste da mão o homem que eu havia posto para destruição, a tua vida será em lugar da sua vida, e o teu povo em lugar do seu povo" (I RS 20:41-42)

O profeta havia pedido a outra pessoa que o ferisse. Essa pessoa o feriu (v.37), ele disfarçou-se colocando cinza sobre os olhos e pôs-se perante o rei no caminho (v.38), dizendo que haviam deixado a cargo dele um homem e lhe tinha sido dito que se esse homem sumisse, seria a vida dele pela do homem ou então deveria ser pago um talento de prata (v.39). Contudo, como ele estava muito ocupado no meio da peleja, o homem havia desaparecido. O rei Acabe disse que ele mesmo havia proferido sua sentença (v.40). Nesse momento, o profeta deixou-se reconhecer e disse o versículo 42.

Irmãos, da mesma forma que o homem da ilustração deixou que o outro fugisse, o rei Acabe havia libertado o rei Ben-Hadade e ainda feito uma aliança com ele quando deveria tê-lo matado. Por mais que determinada situação ou negócio pareça vantajoso para nós, não façamos nada diferente daquilo que Deus nos mandou, pois há caminhos que para o homem são bons, mas o seu final é de morte (PV 16:25).

A nota de rodapé da Bíblia da Mulher João Ferreira de Almeida edição Revista e Atualizada (2009), diz: "Uma das condições de Deus para que a conquista da Terra Prometida era a destruição das nações pagãs (DT 7:2)". Em vez de Acabe eliminar o rei de uma nação pagã, ele escolheu fazer uma aliança, talvez por achar que seria bom ter Ben-Hadade o seu lado, já que a Síria estava se tornando cada vez mais forte. Contudo, não importa a força do homem: a força que devemos ter ao nosso lado é a força de Deus, pois dEle vem a força verdadeira. Nunca troquemos Deus pelo que quer que pareça vantajoso a nós.

*****************************************************

"E foi o rei de Israel para a sua casa, desgostoso e indignado; e chegou a Samaria" ( I RS 20:43)

Vemos aqui que o rei Acabe ficou indignado. No momento de ele dizer ao profeta disfarçado que a sentença contra ele já estava dada, tudo bem. No momento em que o errado era ele, já não estava bom. Há pessoas que gostam de corrigir os outros mas, no momento em que estão sendo corrigidas, ficam exatamente assim: indignadas. É o caso do argueiro e da trave no olho: "E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho? Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão" (LC 6:41-42).

Irmãos, não sejamos como aquelas pessoas que acham que não erram e que não aceitam ser corrigidas. Na verdade, o ideal era que não precisássemos ser corrigidos. Contudo, quando errarmos, não fiquemos indignados, mas reconheçamos nosso erro, arrependamo-nos, peçamos perdão a Deus e a quem for necessário e mudemos de atitude.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 25/08/2013
Reeditado em 27/08/2013
Código do texto: T4451727
Classificação de conteúdo: seguro