I REIS 21: NÃO TROQUE SUA HERANÇA// APRENDA A OUVIR "NÃO"// ARMADILHAS E CONTRADIÇÃO// FRIEZA DO INIMIGO// SEJA FIEL, SIRVA A DEUS// CORREÇÕES DE DEUS// SALÁRIO DO PECADO// SEM ACEPÇÃO// O PERIGO DAS MÁS INFLUÊNCIAS// SIRVA A DEUS COM SUA FAMÍLIA

"Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o Senhor de que eu te dê a herança de meus pais. Então Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jizreelita, lhe falara, quando disse: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão" ( I RS 21:3-4)

Acabe queria a vinha de Nabote, tendo proposto a dar a ele outra vinha melhor ou então, se Nabote preferisse, o valor em dinheiro. Contudo, Nabote não quis, pois a vinha era herança de seus pais. Irmãos, vemos aqui duas lições. A primeira lição: nunca abra mão da sua herança. A Palavra diz que somos co-herdeiros com Cristo, ou seja, somos herdeiros junto a Ele. Não abramos mão de todas as promessas do Senhor para nossa vida, principalmente da promessa da vida eterna com o Pai. Não importam as vantagens que nos sejam oferecidas: nunca abramos mão da nossa posição em Cristo.

A segunda lição diz respeito a pessoas que não aguentam ouvir "não". Acabe ficou todo chateado por que Nabote disse que não daria o que ele queria e há pessoas que são assim: não podem ouvir um "não" de ninguém. Há pessoas que são assim com Deus também: se o Pai diz "não" a uma de suas orações, ou se diz "espere", a pessoa se revolta, fica toda chateada, etc. Não sejamos assim: da mesma maneira que nós podemos dizer "não" ao que não for conveniente, as outras pessoas também têm esse direito e o Pai nos dirá "não" no momento em que aquilo que pedirmos a Ele não for conveniente. Ele é Deus e Ele sabe de tudo. Confiemos Nele e não nos revoltemos.

*****************************************************

"Então escreveu cartas em nome de Acabe, e as selou com o seu sinete; e mandou as cartas aos anciãos e aos nobres que havia na sua cidade e habitavam com Nabote. E escreveu nas cartas, dizendo: Apregoai um jejum, e ponde Nabote diante do povo. E ponde defronte dele dois filhos de Belial, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei; e trazei-o fora, e apedrejai-o para que morra" ( I RS 21:8-10)

Acabe havia se queixado à sua mulher, Jezabel, que disse a ele que se alegrasse, pois ela conseguiria a vinha de Nabote.

Jezabel armou uma grande mentira, que custaria a vida de Nabote. Há pessoas que, simplesmente, não conhecem escrúpulos para conseguir aquilo que querem. Que não sejamos assim, mas que nos utilizemos apenas de meios lícitos para conseguir o que queremos, sendo esses meios lícitos direcionados pelo Pai. Dessa forma, a vitória será certa e sem prejudicar ninguém.

Além disso, vemos como Jezabel não tinha o menor respeito pelo Nome do Senhor: ela servia a Baal, mas usou uma "blasfêmia" a Deus para incitar o povo contra Nabote. Ora, se fosse assim ela mesma deveria ser apedrejada. Vemos também como há pessoas influenciáveis: o povo deveria ter dito discernimento para enxergar que, se fosse daquela forma, a própria rainha deveria ser apedrejada.

Com relação ao casamento de Jezabel e Acabe e à má influência exercida por ela sobre o rei, Bíblia da Mulher João Ferreira de Almeida edição Revista e Atualizada (2009) diz, em sua nota de rodapé: "O casamento de Jezabel com Acabe é um exemplo do descaso total para com a advertência de que esposas estrangeiras fariam Israel se voltar para outros deuses (DT 7:4)". Pecamos ao não ouvir a voz de Deus e as consequências virão, podendo afetar, inclusive, os outros ao nosso redor.

*****************************************************

"Então vieram dois homens, filhos de Belial, e puseram-se defronte dele; e os homens, filhos de Belial, testemunharam contra ele, contra Nabote, perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei. E o levaram para fora da cidade, e o apedrejaram, e morreu" ( I RS 21:13)

Vemos aqui a morte inocente de Nabote. No Novo Testamento, temos o exemplo de outra pessoa que foi apedrejada inocentemente: Estêvão. Irmãos, tenhamos certeza de que Deus viu essas injustiças e essas pessoas receberam grande galardão na eternidade.

*****************************************************

"E sucedeu que, ouvindo Jezabel que já fora apedrejado Nabote, e morrera, disse a Acabe: Levanta-te, e possui a vinha de Nabote, o jizreelita, a qual te recusou dar por dinheiro; porque Nabote não vive, mas é morto. E sucedeu que, ouvindo Acabe, que Nabote já era morto, levantou-se para descer para a vinha de Nabote, o jizreelita, para tomar posse dela." ( I RS 21:15-16)

Vemos aqui a frieza tanto de Jezabel quanto de Acabe. Ela deu a notícia da morte de um inocente como se fosse a coisa mais normal do mundo. Ele, em vez de pensar nas consequências do seu capricho, levantou-se e foi tomar posse da vinha.

Irmãos, não sejamos assim. Que nunca permitamos que nosso coração se esfrie e endureça dessa maneira.

Além disso, não se sabe se Jezabel realmente amava Acabe ou se agiu dessa maneira apenas para não ver o rei desmoralizado, o que poderia afetar sua imagem. Contudo, não importa: se amamos outra pessoa, que a amemos ensinando a obedecer o que o Senhor aprova e não mimando-a indefinidamente e isso serve para filhos, pais, irmãos, etc.

*****************************************************

"E falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz o Senhor: Porventura não mataste e tomaste a herança? Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim diz o Senhor: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote lamberão também o teu próprio sangue" ( I RS 21:19)

Deus tudo vê e havia visto a atitude de Jezabel e de Acabe, tendo mandado Elias falar com o rei.

Irmãos, o Senhor havia dado aquela vitória contra Ben-Hadade a Acabe justamente para que ele visse que o Senhor é Deus e, em vez de Acabe ser grato e servir ao Senhor, mais uma vez estava virando as costas para o que agrada a Deus e sendo influenciado pela sua mulher. Irmãos, nunca viremos as costas a Deus e não apenas quando Ele nos abençoar, mas sempre: tomando posse ou não da bênção do Senhor, sejamos fieis a Ele, pois Ele conhece todas as coisas e vê aquele que se mantém fiel e aquele que não se mantém.

*****************************************************

"E disse Acabe a Elias: Já me achaste, inimigo meu? E ele disse: Achei-te; porquanto já te vendeste para fazeres o que é mau aos olhos do Senhor." ( I RS 21:20)

Acabe via Elias como inimigo justamente por que Elias não concordava com as ações do rei de Israel e era porta-voz do Senhor para reprová-lo.

Não nos voltemos contra aqueles que são usados pelo Senhor para nos repreender ou exortar. Não o tenhamos como inimigo, mas entendamos que eles estão sendo usados pelo Pai para nos abençoar, pois Deus corrige o filho a quem ama (HB 12:6).

Se nós formos a pessoa que Deus quer usar para corrigir, nunca fiquemos com medo de desagradar a outra pessoa, mas passemos exatamente o recado que o Senhor mandar, com amor e sabedoria. Se o Senhor nos mandou falar com determinada pessoa, Ele dará as condições, dará a nós sabedoria e preparará o coração da outra pessoa: mesmo que, na hora, pareça que ela não ouviu ou não gostou, o que falarmos sob a unção do Espírito Santo a impactará em na hora certa (que pode não ser aquele exato momento) ela crerá.

*****************************************************

"Eis que trarei mal sobre ti, e arrancarei a tua posteridade, e arrancarei de Acabe a todo o homem, tanto o escravo como o livre em Israel; E farei a tua casa como a casa de Jeroboão, filho de Nebate, e como a casa de Baasa, filho de Aías; por causa da provocação, com que me provocaste e fizeste pecar a Israel" ( I RS 21:21-22)

Deus não faz acepção de pessoas (RM 2:11): da mesma forma que Jeroboão e Baasa receberam o salário do seu pecado, Acabe também receberia. Não achemos nunca que sairemos ilesos do pecado que cometemos, como se Deus não estivesse vendo ou fosse relevar por que somos especiais. A Palavra de Deus é para todos e ela diz que o salário do pecado é a morte (RM 6:23). Sendo assim, se estamos vivendo em pecado, arrependamo-nos, peçamos perdão a Deus e a quem for preciso e mudemos de atitude, antes que o salário do pecado chegue.

Alguns podem dizer: "Mas foi Jezabel quem armou aquela mentira". É verdade. Contudo, Acabe aceitou a vinha, desceu e tomou posse da vinha, mesmo vendo que a posse seria em cima da morte de um inocente, ou seja, Acabe não era inocente. Abaixo, veremos essa situação um pouco mais.

*****************************************************

"E também acerca de Jezabel falou o Senhor, dizendo: Os cães comerão a Jezabel junto ao antemuro de Jizreel. Aquele que morrer dos de Acabe, na cidade, os cães o comerão; e o que morrer no campo as aves do céu o comerão" ( I RS 21:23-24)

Jezabel também não ficaria impune. A Palavra diz que o que erra e o que faz errar são de Deus (Jó 12:16), ou seja, tanto o que peca quanto aquele que incentiva o outro a pecar são corrigidos, se continuam em sua prática, ou são perdoados, se se arrependem e mudam. Por isso tanto Jezabel quanto Acabe sofreriam: Jezabel, por que incitou Acabe a pecar e Acabe por que aceitou a sugestão de Jezabel.

As mesmas consequências que foram preditas a Jeroboão estavam sendo ditas a Acabe. Mais uma vez: Deus não faz acepção de pessoas (RM 2:11).

*****************************************************

"Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor; porque Jezabel, sua mulher, o incitava." ( I RS 21:22)

Vemos como a influência é algo complicado. É por isso que a Palavra diz: "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite" (SL 1:1-2) e "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?" (2 Co 6:14). As más influências são perigosas, pois o diabo usa as pessoas que o servem para desviar as que servem a Deus e nem adianta dizer que conosco é diferente, pois o diabo fica só esperando uma brechinha para que a sua influência maligna surta efeito.

Não digo aqui que devemos ignorar os que não servem a Deus. Como estamos no mundo, conviveremos com pessoas assim. Contudo, preguemos a Palavra a essas pessoas e não permitamos que elas nos influenciem. Para isso, não nos aproximemos de suas práticas pecaminosas e ideias distorcidas pelo pecado.

Também tomemos cuidado com a influência que exercemos sobre os outros: influenciemos as pessoas sempre para o bem, dando um bom testemunho de servos do Senhor (HB 12:1).

*****************************************************

"E fez grandes abominações, seguindo os ídolos, conforme a tudo o que fizeram os amorreus, os quais o Senhor lançou fora da sua possessão, de diante dos filhos de Israel." ( I RS 21:26)

Acabe estava agindo como as nações pagãs que Deus havia expulsado de diante de Israel, terra da qual Acabe era rei. Irmãos, não tenhamos as mesmas atitudes que os incrédulos, que os idólatras, que os perdidos, mas ajamos como filhos de Deus, mostrando a diferença entre o que serve e o que não serve (ML 3:18).

Acabe viveu essa diferença, viu como Deus é poderoso para fazer vencer os que estão com Ele, mas desprezou essa experiência, voltando ao pecado. Não ajamos dessa maneira.

*****************************************************

"Sucedeu, pois, que Acabe, ouvindo estas palavras, rasgou as suas vestes, e cobriu a sua carne de saco, e jejuou; e jazia em saco, e andava mansamente. Então veio a palavra do Senhor a Elias tisbita, dizendo: Não viste que Acabe se humilha perante mim? Por isso, porquanto se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho o trarei sobre a sua casa" ( I RS 21:27-29)

Acabe, ao ouvir quais seriam as consequências do seu pecado, arrependeu-se, humilhou-se diante de Deus e o Senhor, como é grandioso em perdoar (IS 55:7), teve misericórdia.

Entendamos: se nós pecarmos, nossos filhos não se perderão por nossa causa, desde que eles sirvam ao Senhor. Contudo, se eles não estiverem firmados com Deus, as consequências os alcançarão.

Sirvamos ao Senhor com alegria, ensinemos nossos filhos no caminho do Senhor e busquemos pelos nossos familiares que ainda não se converteram, para que se cumpra o que diz a Palavra: "Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor" (JS 24:15) e "E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa" (AT 16:31).

Sirva ao Senhor com a sua casa. Assim, adorarão ao Senhor aqui e eternamente no céu.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 26/08/2013
Reeditado em 27/08/2013
Código do texto: T4452724
Classificação de conteúdo: seguro