I REIS 22: ALIANÇAS ERRADAS// OUÇA SOMENTE A DEUS E OBEDEÇA-O// IDEIA ERRADA DE AMOR// MENTIRAS DO DIABO// SEJA USADO POR DEUS// VESTES REAIS// CLAME A DEUS// PAZ// PODER// APRENDA SUA LIÇÃO// BUSQUE PELA SUA FAMÍLIA

"E estiveram quietos três anos, não havendo guerra entre a Síria e Israel.

Porém no terceiro ano sucedeu que Jeosafá, rei de Judá, desceu para avistar-se com o rei de Israel. E o rei de Israel disse aos seus servos: Não sabeis vós que Ramote de Gileade é nossa, e nós estamos quietos, sem a tomar da mão do rei da Síria?" ( I RS 22:1-3)

Israel estava tendo paz havia três anos. Contudo, por mais que aquele que não serve a Deus aparente tranquilidade, o inimigo está sempre à espreita, esperando para destruir. Nesse caso, até mesmo a vida de Acabe seria destruída, já que ele morreu nessa batalha, como veremos adiante.

*****************************************************

""Então perguntou a Jeosafá: Irás tu comigo à peleja a Ramote de Gileade? E disse Jeosafá ao rei de Israel: Serei como tu, e o meu povo como o teu povo, e os meus cavalos como os teus cavalos" ( I RS 22:4)

A aliança de Josafá e Acabe não se restringia apenas a essa batalha, mas a um casamento entre seu filho, Jorão, e Atalia, filha de Acabe e Jezabel.

Josafá, rei de Judá, não deveria ter feito aliança com Acabe, uma vez que servia a Deus. Além disso, a Palavra diz que ele era muito próspero. Há pessoas que têm tudo para ser uma bênção nas mãos do Senhor, mas acabam se enfiando em caminhos tortos.

Vemos como alianças erradas causam sérias consequências e colocam em risco aqueles que as fazem: o casamento de Acabe com Jezabel trouxe graves consequências e a aliança de Josafá com Acabe só não matou Josafá por que ele se arrependeu e clamou a Deus, como veremos adiante.

*****************************************************

"Disse mais Jeosafá ao rei de Israel: Peço-te, consulta hoje a palavra do Senhor." ( I RS 22:5)

Josafá pediu para consultar a Palavra de Deus e Acabe, em vez de trazer Micaías, único profeta do Senhor que havia restado, trouxe quase 400 profetas mentirosos, que diziam apenas o que o rei queria ouvir, como veremos a seguir.

Acabe não trouxe Micaías por que já imaginava que ele diria algo que ele consideraria ruim.

Não fujamos à presença de Deus e nem tentemos manipular as coisas para convencer as pessoas a fazer o que queremos. Peçamos sempre a direção de Deus para tudo e sejamos sinceros com as pessoas envolvidas, dizendo o que Deus mandou fazer e o que Deus mandou não fazer.

*****************************************************

"Então o rei de Israel reuniu os profetas até quase quatrocentos homens, e disse-lhes: Irei à peleja contra Ramote de Gileade, ou deixarei de ir? E eles disseram: Sobe, porque o Senhor a entregará na mão do rei. Disse, porém, Jeosafá: Não há aqui ainda algum profeta do Senhor, ao qual possamos consultar?" ( I RS 22:6-7)

Apesar dos quase 400 profetas que Acabe reuniu, Josafá queria consultar um profeta do Senhor. Não importa o que nos digam, não importa quem diga e não importa se o que nos disserem parecer bom: somente devemos dar ouvidos ao que vem da parte o Senhor, por que dEle vem a verdade.

Josafá estava certo ao querer consultar um profeta do Senhor. Contudo, errou ao não dar ouvidos ao que o profeta disse, como veremos adiante.

*****************************************************

"Então disse o rei de Israel a Jeosafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao Senhor; porém eu o odeio, porque nunca profetiza de mim o que é bom, mas só o mal; este é Micaías, filho de Inlá. E disse Jeosafá: Não fale o rei assim." ( I RS 22:8)

Acabe não queria ouvir Micaías por que Micaías sempre dizia não o que era ruim, mas o que o Senhor pensava a respeito de suas atitudes. Ora, se Micaías somente dizia a ele "o que era mau", é por que o Senhor o repreendia e, se o Senhor o repreendia, é por que ele vivia fazendo o que O desagradava.

Há pessoas que acham que Deus não as ama ou que outras pessoas, usadas pelo Senhor para repreendê-las e exortá-las, também não as amam. Irmãos, Jesus disse que aquele que O ama obedece Seus mandamentos (JO 14:15). Pois bem: o fato de Deus nos amar não significa que Ele vá dizer "sim" a tudo o que queremos e nem que vai fazer vista grossa aos nossos erros.

Voltando à resistência de Acabe a ouvir Micaías: não fiquemos evitando ouvir as correções do Senhor. Jesus disse que muitos evitam a luz para que suas obras não sejam reprovadas (JO 3:20). Não sejamos aquele tipo de pessoa que evita a presença do Senhor por que não quer ser corrigida. Antes, lembremo-nos sempre de que o Senhor corrige aquele a quem ama e que recebe como filho amado (HB 12:6-11). Essa é uma das mostras de que Ele nos ama, sendo, claro a maior mostra a entrega de Seu Filho por nós: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (JO 3:16).

*****************************************************

"E Zedequias, filho de Quenaaná, fez para si uns chifres de ferro, e disse: Assim diz o Senhor: Com estes ferirás aos sírios, até de todo os consumir. E todos os profetas profetizaram assim, dizendo: Sobe a Ramote de Gileade, e triunfarás, porque o Senhor a entregará na mão do rei" ( I RS 22:11-12)

Esses profetas eram mentirosos, usados pelo diabo, pai da mentira (JO 8:44). Vemos como as pessoas que são usadas pelo diabo fazem de tudo para agradar e convencer aqueles que querem destruir, utilizando-se até mesmo do nome do Senhor. Portanto, fiquemos atentos e lembremo-nos sempre de que o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz (2 Co 11:14).

*****************************************************

"E o mensageiro que foi chamar a Micaías falou-lhe, dizendo: Vês aqui que as palavras dos profetas a uma voz predizem coisas boas para o rei; seja, pois, a tua palavra como a palavra de um deles, e fala bem.

Porém Micaías disse: Vive o Senhor que o que o Senhor me disser isso falarei" ( I RS 22:13-14)

O mensageiro do rei estava tentando convencer Micaías a mentir, falando uma revelação mentirosa e que não vinha da parte do Senhor. Nunca sucumbamos às ameaças do inimigo, mas fiquemos sempre com o que o Senhor nos revelar e nos mandar fazer e dizer.

Caso o Senhor nos mande falar algo a alguém, não fiquemos tentando "suavizar" e muito menos mintamos: não falemos o que achamos melhor ou o que fará a outra pessoa feliz, mas peçamos a sabedoria de Deus (TG 1:5) e passemos exatamente o recado que o Senhor quiser nos usar para passar.

Ser usado por Deus é um privilégio e aquele que não adverte a pessoa do pecado que ela está cometendo também será considerado culpado pelo Senhor. Se advertirmos a pessoa e ela não obedecer, estaremos inocentes. Contudo, devemos obedecer e nos deixarmos ser usados pelo Altíssimo.

*****************************************************

"E, vindo ele ao rei, o rei lhe disse: Micaías, iremos a Ramote de Gileade à peleja, ou deixaremos de ir? E ele lhe disse: Sobe, e serás bem sucedido; porque o Senhor a entregará na mão do rei. E o rei lhe disse: Até quantas vezes te conjurarei, que não me fales senão a verdade em nome do Senhor? Então disse ele: Vi a todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não tem pastor; e disse o Senhor: Estes não têm senhor; torne cada um em paz para sua casa" ( I RS 22:15-17)

Não se sabe ao certo o por que Micaías mentiu inicialmente. Talvez por medo ou para salientar o contraste entre a profecia mentirosa dos profetas anteriores e a profecia verdadeira dele. O fato é que Acabe quis que ele dissesse a profecia do Senhor e ficou insatisfeito quando não ouviu o que queria. Na verdade, Acabe queria ouvir que Deus aprovava o que fazia e há pessoas que são assim: querem manipular a Palavra e a vontade de Deus a fim de "receberem aprovação" do Senhor para fazer o que querem sem culpa. Erram muito os que agem dessa maneira.

*****************************************************

"Então o rei de Israel disse a Jeosafá: Não te disse eu, que nunca profetizará de mim o que é bom, senão só o que é mal?" ( I RS 22:18)

Para Acabe, profetizar o que era mal era profetizar a vontade de Deus que não condizia com o que ele queria.

Como disse João Batista, que nós diminuamos e o Senhor cresça (JO 3:30). Façamos a vontade dEle e não a nossa. Aprovemos o que Ele aprova e não o que nós achamos correto.

*****************************************************

"Então ele disse: Ouve, pois, a palavra do Senhor: Vi ao Senhor assentado sobre o seu trono, e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua mão direita e à sua esquerda. E disse o Senhor: Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? E um dizia desta maneira e outro de outra. Então saiu um espírito, e se apresentou diante do Senhor, e disse: Eu o induzirei. E o Senhor lhe disse: Com quê? E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim" (I RS 22:19-22)

Assim como o Senhor permitiu que Satanás tocasse em Jó a fim de provar como ele era fiel (Jó capítulos 1 e 2), o Senhor também permitiu que o espírito de mentira enganasse Acabe. Deus tem os Seus métodos de agir e não nos cabe questionar. Deus está sempre no controle de tudo. Talvez o Senhor quisesse mostrar que Acabe, apesar de ter se arrependido do episódio que resultou na morte de Nabote, não permaneceria na Sua presença por muito tempo e é assim com muita gente: até se arrependem ao ver as consequências do que fizerem, mas acabam pecando novamente, não sendo constantes na presença do Senhor.

****************************************************

"Agora, pois, eis que o Senhor pôs o espírito de mentira na boca de todos estes teus profetas, e o Senhor falou o mal contra ti. Então Zedequias, filho de Quenaaná, chegou, e feriu a Micaías no queixo, e disse: Por onde saiu de mim o Espírito do Senhor para falar a ti? E disse Micaías: Eis que o verás naquele mesmo dia, quando entrares de câmara em câmara para te esconderes" (1 RS 22:23-25)

As pessoas somente creriam que a palavra na boca de Micaías era verdadeira quando estivessem se escondendo de câmara em câmara. Infelizmente, muitas pessoas são assim: somente creem e obedecem aquilo que o Senhor falou quando as coisas apertam e a consequência do pecado começa a chegar. Não sejamos assim, mas obedeçamos à voz do Senhor de pronto. Não fiquemos esperando o salário do pecado, que é a morte, chegar à nossa vida para obedecermos ao Senhor, mas O obedeçamos no momento em que Ele falar conosco, pois isso nos poupará muito sofrimento.

*****************************************************

"E direis: Assim diz o rei: Colocai este homem na casa do cárcere, e sustentai-o com o pão de angústia, e com água de amargura, até que eu venha em paz" ( I RS 22:27)

Muitas vezes, o preço por fazer a vontade de Deus é alto. Contudo, ao sermos atacados e prejudicados por conta da nossa fé em Deus, por conta de não aceitarmos as obras malignas e fazermos o que Deus aprova, lembremo-nos sempre: "Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria." ( IS 61:7).

*****************************************************

"E disse Micaías: Se tu voltares em paz, o Senhor não tem falado por mim. Disse mais: Ouvi, povos todos!" ( I RS 22:28)

O profeta Micaías foi ousado e a fonte dessa ousadia era saber que estava andando na presença do Senhor e que aquilo que ele falava realmente vinha do Altíssimo e se cumpriria.

Aquilo que vem de Deus sempre se cumpre, mesmo que, para nós, demore um pouco.

Lembremo-nos sempre de que o tempo dEle é perfeito e de que Ele vela sobre a Sua Palavra para a cumprir (JR 1:12).

*****************************************************

"E disse o rei de Israel a Jeosafá: Eu me disfarçarei, e entrarei na peleja; tu porém veste as tuas roupas. Disfarçou-se, pois o rei de Israel, e entrou na peleja" ( I RS 22:30)

Acabe provavelmente deduziu que os sírios iriam procurar matar aquele que estivesse vestido com as vestes reais ou já tinha sido informado a esse respeito e, por isso, disfarçou-se e mandou que Josafá ficasse com as vestes a fim de enganar os adversários, agindo claramente de má fé com Josafá.

Irmãos, nunca tiremos nossas vestes reais, mas estejamos sempre com elas. Estejamos sempre vestidos com a justiça de Deus. Deus nos fez reis e sacerdotes (AP 5:10) e, por isso, devemos estar sempre vestidos com as vestes reais da justiça e da retidão, como convém a um filho de Deus remido e lavado pelo sangue do Cordeiro. Veja o que a própria Palavra fala a esse respeito: "Desperta, desperta, veste-te da tua fortaleza, ó Sião; veste-te das tuas roupas formosas, ó Jerusalém, cidade santa, porque nunca mais entrará em ti nem incircunciso nem imundo" (IS 52:1).

Aquele que se disfarça é por que tem algo a esconder, como Acabe tinha. Aos filhos de Deus não convém andar disfarçados por que não convém ter nada a esconder. Aos filhos de Deus convém andar em santidade, justiça e sinceridade diante de Deus, dando um bom testemunho a todos ao redor.

*****************************************************

"Sucedeu que, vendo os capitães dos carros a Jeosafá, disseram eles: Certamente este é o rei de Israel. E chegaram-se a ele, para pelejar com ele; porém Jeosafá gritou. E sucedeu que, vendo os capitães dos carros que não era o rei de Israel, deixaram de segui-lo" ( I RS 22:32-33)

Apesar de ter se metido nessa confusão por ter feito uma aliança indevida, Josafá, no momento de dificuldade, clamou a Deus e o Senhor o ouviu e livrou.

Jesus disse que aqueles que vêm a Ele não são lançados fora. É claro que não é o caso de vivermos confortavelmente fazendo coisas erradas e depois clamar a Deus, que está tudo certo. Não: Josafá sempre serviu a Deus e, em 2 Crônicas capítulos 18 e 19, quando esse episódio é relatado com mais detalhes e mostra, inclusive, o que aconteceu depois da batalha, vemos que Josafá foi repreendido pelo profeta por conta dessa aliança (2 CR 18:2), entendeu que estava errado e passou pelo seu território fazendo com que o povo se voltasse para Deus (2 CR 19:4) e instituiu juízes que deveriam julgar não de acordo com o homem, mas de acordo com a justiça de deus (2 CR 18:5-6). Josafá não clamou a Deus somente no momento de dificuldade, mas servia a Deus.

*****************************************************

"Então um homem armou o arco, e atirou a esmo, e feriu o rei de Israel por entre as fivelas e as couraças; então ele disse ao seu carreteiro: Dá volta, e tira-me do exército, porque estou gravemente ferido. E a peleja foi crescendo nequele dia, e o rei foi sustentado no carro defronte dos sírios; porém ele morreu à tarde; e o sangue da ferida corria para o fundo do carro" ( I RS 22:34-35)

Mesmo com toda essa manobra para fazer com que Josafá morresse em seu lugar, Acabe foi atingido de maneira até mesmo improvável: por entre as fivelas e as couraças. Irmãos, nada para Deus é impossível (LC 1:37) e ninguém se esconde da justiça de Deus.

*****************************************************

"E, lavando-se o carro no tanque de Samaria, os cães lamberam o seu sangue (ora as prostitutas se lavavam ali), conforme à palavra que o Senhor tinha falado" ( I RS 22:38)

Mais uma vez, vemos como a Palavra do Senhor sempre se cumpre. Se Ele nos disse algo bom, creiamos, tomemos posse e fiquemos em paz, pois nenhuma de Suas boas palavras caíram (Js 21:45). Caso a Palavra direcionada a nós seja uma repreensão, obedeçamos. Caso seja um aviso das consequências do nosso pecado, arrependam-nos, peçamos perdão a Deus e a quem for necessário e mudemos, pois com certeza essa consequência virá se continuarmos agindo de modo que desagrade ao Senhor.

****************************************************

"Quanto ao mais dos atos de Acabe, e a tudo quanto fez, e à casa de marfim que edificou, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Israel?" ( I RS 22:39)

Não importa quão grandes feitos realizemos, somente seremos bem sucedidos de fato se agradarmos ao Senhor e não são nossas conquistas que O agradam: Deus Se agrada quando nós obedecemos a Ele, andando de acordo com Sua Palavra, e exaltamos Seu Nome.

*****************************************************

"E andou em todos os caminhos de seu pai Asa, não se desviou deles, fazendo o que era reto aos olhos do Senhor. Todavia os altos não se tiraram; ainda o povo sacrificava e queimava incenso nos altos" ( I RS 22:43-44)

Vemos aqui como Josafá servia a Deus. Ele era reto e fazia o que era bom aos olhos do Senhor. Que nossa descrição seja de pessoas retas e que fazem o que agrada ao Senhor.

Apesar de Josafá fazer o que agradava ao Senhor, os altos não haviam sido tirados. Procuremos sempre tirar do nosso caminho tudo o que desagrade a Deus.

Façamos uma limpa em nossa vida e tiremos de nossos caminhos tudo o que o Senhor desaprova. Oremos a Ele e peçamos que nos mostre o que ainda há em nossa vida que não deveria haver e o que não há e que deveríamos fazer. Um exemplo: há pessoas que ainda têm em sua casa objetos de idolatria. Pode ser um santo, uma medalhinha, um amuleto, etc., coisas que essa pessoa nem lembra, mas que estão lá, em suas gavetas e armários talvez, trazendo maldição para essa pessoa.

Há pessoas que têm uma mágoa dentro de si. Há pessoas que precisam aprender a se consagrar, separar um tempo para estar realmente sozinhas com Deus, etc.

Busquemos ao Senhor e Ele nos mostrará o que devemos tirar de nossa vida e o que devemos passar a fazer para que nossa vida seja inteira dEle.

*****************************************************

"E Jeosafá esteve em paz com o rei de Israel" ( I RS 22:45)

Que diferença entre Baasa e Jeroboão: eles não serviam a Deus e tiveram guerra todos os dias. Josafá, que servia a Deus, teve paz com Israel.

Irmãos, mais uma vez: todos os dias do ímpio são maus "Todos os dias do oprimido são maus, mas o coração alegre é um banquete contínuo" - PV 15:15). Contudo, aqueles que servem a Deus têm paz em todos os seus caminhos ("Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas de paz" - PV 3:17).

*****************************************************

"Quanto ao mais dos atos de Jeosafá, e ao poder que mostrou, e como guerreou, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Judá?" (I RS 22:46)

Aquele que anda verdadeiramente com Deus e O serve é revestido de poder para pisar cobras e escorpiões e toda obra do inimigo e nada nos fará dano algum ("Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum" - LC 10:19).

Em Romanos é dito: "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego" ( RM 1:16). Jesus venceu o diabo e nos fez vencedores, dando-nos toda autoridade sobre todos os demônios. Nós, que vivemos sob a graça, temos autoridade sobre todos os demônios em tempo integral. Contudo, no Antigo Testamento, aquele que servia a Deus era revestido do Seu poder nas ocasiões necessárias a fim de realizar maravilhas.

Irmãos, não deixemos que o diabo tenha domínio em nenhuma área de nossa vida. Jesus pagou um preço muito alto para nos dar autoridade e não podemos desprezar isso. Se deixarmos que o diabo tenha autoridade em nossa vida estaremos dizendo que a obra de Jesus foi em vão.

*****************************************************

"E fez Jeosafá navios de Társis, para irem a Ofir por causa do ouro; porém não foram, porque os navios se quebraram em Eziom-Geber.

Então Acazias, filho de Acabe, disse a Jeosafá: Vão os meus servos com os teus servos nos navios. Porém Jeosafá não quis" ( I RS 22:49-50)

Josafá aprendeu sua lição, já que, mesmo tendo problemas para ir a Ofir, não quis ajuda do filho de Acabe, que não servia a Deus. Irmãos, há pessoas que passam por grandes sofrimentos por conta de pecados que cometeram e, em vez de aprenderem a lição, dali a pouco estão cometendo novamente os mesmos erros e até mesmo piores. Não façamos isso, mas aprendamos a lição que o Senhor nos ensinar através da Sua amorosa correção e passemos a obedecê-lO em tudo. Lembremo-nos do que Jesus disse a um homem que havia curado: "Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior" (JO 5:14).

Aquele que peca sai da presença e da proteção do senhor e fica à mercê do diabo. Não escolhamos isso para nós, mas aprendamos a lição do Senhor e não pequemos mais.

*****************************************************

"E fez o que era mau aos olhos do Senhor; porque andou no caminho de seu pai, como também no caminho de sua mãe, e no caminho de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel. E serviu a Baal, e adorou-o, e provocou a ira do Senhor Deus de Israel, conforme a tudo quanto fizera seu pai." ( I RS 22:52-53)

Vemos aqui que Acazias, filho de Acabe, continuou nos pecados de sue pai.

Irmãos, há famílias que vêm de gerações que se dão ao pecado: há gerações de pessoas que se dão à idolatria, há gerações de pessoas que se dão à prostituição, há gerações de pessoas que se dão à desonestidade, etc. Se esse era ocaso de nossa família, assumamos um compromisso sério com o Senhor de que esses pecados não terão lugar em nossa vida (nem esses pecados e nem nenhum outro). Oremos ao Senhor, peçamos força a Ele para O servirmos, busquemos pela nossa família, repreendamos o mal que vinha agindo em nossa família e falemos da Palavra aos nossos familiares, com sabedoria e sob a unção do Espírito Santo, dando sempre um bom testemunho (HB 12:1). Agindo dessa forma, em breve estaremos nós e a nossa casa servindo a Senhor, temendo Sua Palavra e exaltando e glorificando Seu Santo Nome, em Nome de Jesus!

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 26/08/2013
Reeditado em 28/08/2013
Código do texto: T4452726
Classificação de conteúdo: seguro