2 REIS 1: BUSQUE A DEUS// SOCORRO DO SENHOR// AUTORIDADE DO CRENTE// CUIDADO DO SENHOR// NÃO TENHA MEDO DE FAZER O QUE O SENHOR MANDOU// A PALAVRA DE DEUS SEMPRE SE CUMPRE

"E depois da morte de Acabe, Moabe se rebelou contra Israel. E caiu Acazias pelas grades de um quarto alto, que tinha em Samaria, e adoeceu; e enviou mensageiros, e disse-lhes: Ide, e perguntai a Baal-Zebube, deus de Ecrom, se sararei desta doença" ( 2 RS 1:1-2)

Vemos aqui que Acazias continuou a idolatria do seu pai e ao cair doente, em vez de buscar a Deus e render-se a Ele, buscou a deuses estranhos. Ora, isso é uma grande incoerência, já que a doença é causada por demônios e o deus estranho, de Ecrom, era um demônio.

Busquemos somente a Deus, pois é dEele que vem nosso socorro. Se você ainda não serve a Deus, faça um teste: busque somente ao Deus de Israel e você verá as maravilhas dEele em sua vida mostrando que somente Ele é Deus.

*****************************************************

"Mas o anjo do Senhor disse a Elias, o tisbita: Levanta-te, sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria, e dize-lhes: Porventura não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? E por isso assim diz o Senhor: Da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás. Então Elias partiu.( 2 RS 1:3-4)

A pergunta do anjo do Senhor foi ótima: não haveria Deus em Israel para que Acazias buscasse deuses estranhos? Irmãos, nós temos o Deus Todo-Poderoso, pronto a resolver todos os problemas daqueles que O buscam, e muitos procuram socorro em tudo quanto é canto, menos nEle. Há pessoas que buscam socorro da medicina*, da macumba, dos prazeres, etc.

Irmãos, busquemos a Deus. Ele está pronto a curar por completo aqueles que nEle confiam: Ele cura nosso corpo, nossa mente, nosso espírito, nossa alma, nossa família, nosso casamento, nossas finanças, etc. Basta que creiamos nEle e entreguemos nossa vida ao Senhor.

*Entendamos bem: não há problema em recorrer à medicina. Contudo, devemos ter a consciência de que nosso socorro verdadeiro vem do Senhor e de que o médico somente pode ser usado por Deus para nos curar porque Jesus levou nossas enfermidades com Ele antes (IS 53:4-5). O ideal é que façamos a oração da fé, repreendamos o mal e sejamos curados. Entretanto, não há problema e nem é pecado recorrermos ao médico e não estou incentivando ninguém a abandonar seus tratamentos médicos.

*****************************************************

"E eles lhe disseram: Um homem saiu ao nosso encontro, e nos disse: Ide, voltai para o rei que vos mandou, e dizei-lhe: Assim diz o Senhor: Porventura não há Deus em Israel, para que mandes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Portanto da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás." ( 2 RS 1:5)

Aquele que não busca o socorro do Senhor não tem vida. Aqueles que buscam o socorro do homem ou dos demônios podem até ter a ilusão de terem melhorado seus problemas por um curto período de tempo. Porém, o problema voltará ou então virá outro problema em seu lugar. Lembremo-nos sempre: o diabo veio somente para roubar, matar e destruir; Jesus, porém, veio para que tenhamos vida em abundância (JO 10:10) e Se manifestou para desfazer as obras do diabo (I Jo 3:8). Somente teremos vida, em todos os sentidos, buscando o socorro do Senhor. E não digamos que pedimos e não recebemos. A Palavra diz que todo aquele que pede, recebe (MT 7:8; LC 10:11). Porém, é necessário que aquele que se chega a Deus esteja disposto a obedecê-lO e creia que receberá aquilo que pedir (MT 21:22; MC 11:24).

*****************************************************

"Então o rei lhe enviou um capitão de cinqüenta com seus cinqüenta; e, subindo a ele (porque eis que estava assentado no cume do monte), disse-lhe: Homem de Deus, o rei diz: Desce.

Mas Elias respondeu, e disse ao capitão de cinqüenta: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então fogo desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinqüenta" (2 RS 1:9-10)

Irmãos, o inimigo estava indo ao homem de Deus querendo mandar, como se tivesse autoridade.

Da mesma forma o diabo faz conosco. Ele quer mandar, quer dizer que tem autoridade sobre nós e, por isso, devemos sucumbir às suas tentações e aos seus males. Não paremos para dar ouvidos a ele, pois o diabo é mentiroso e pai da mentira (JO 8:44). Quando ele quiser nos dizer que tem autoridade sobre nós, que manda em nossa vida, lembremo-nos de que ele já foi julgado e condenado, não tendo mais salvação (JO 14:11) e, como sabe disso, quer destruir o máximo de pessoas possível: "Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo" (AP 12:12). Lembremo-nos também do que o próprio Jesus disse a respeito daquele que O segue: "Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum" (LC 10:19). Irmãos, Jesus derrotou o diabo e nenhuma de suas obras malignas deve prevalecer em nossa vida. O diabo só terá domínio sobre nós se permitirmos e, se passarmos a permitir a autoridade do diabo em nossa vida, estaremos fazendo a obra de Jesus vã.

*****************************************************

"E tornou o rei a enviar-lhe outro capitão de cinqüenta, com os seus cinqüenta; ele lhe respondeu, dizendo: Homem de Deus, assim diz o rei: Desce depressa. E respondeu Elias: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então o fogo de Deus desceu do céu, e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta" ( 2 RS 1:11-12)

Da mesma forma que Acazias insistiu, o inimigo também é insistente. Contudo, devemos ser perseverantes. Jesus disse que aquele que perseverar até o fim será salvo (MT 24:13). Não importa o quanto o diabo insista: sejamos mais valente que o valente (LC 11:22) e a vitória será nossa, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"E tornou a enviar um terceiro capitão de cinqüenta, com os seus cinqüenta; então subiu o capitão de cinqüenta e, chegando, pôs-se de joelhos diante de Elias, e suplicou-lhe, dizendo: Homem de Deus, seja, peço-te, preciosa aos teus olhos a minha vida, e a vida destes cinqüenta teus servos. Eis que fogo desceu do céu, e consumiu aqueles dois primeiros capitães de cinqüenta, com os seus cinqüenta; porém, agora seja preciosa aos teus olhos a minha vida" ( 2 RS 1:13-14)

Esse capitão agiu de maneira diferente e percebemos que não era um engano do diabo, uma vez que o Senhor disse que Elias não temesse segui-lo (v.15). Irmãos, aquele que serve ao Senhor é cuidado por Ele e não precisa e nem deve temer mal algum.

*****************************************************

"E disse-lhe: Assim diz o Senhor: Por que enviaste mensageiros a consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Porventura é porque não há Deus em Israel, para consultar a sua palavra? Portanto desta cama, a que subiste, não descerás, mas certamente morrerás" (2 RS 1:16)

O profeta de Deus não teve medo de ir diante do rei e repreendê-lo em Nome do Senhor, dizendo que ele morreria. Irmãos, não temamos, mas façamos aquilo que o Senhor nos mandou fazer. Ao nos dar determinada ordem, Ele já nos capacitou para sermos bem sucedidos,por mais que pareça difícil ou que achemos que não temos condições. Vejamos o que Ele fez com Moisés: gago, pesado de língua, achava que não era capaz (EX 4:1-17), mas Deus libertou os israelitas da escravidão do Egito por sua mão.

*****************************************************

"Assim, pois, morreu, conforme a palavra do Senhor, que Elias falara; e Jorão começou a reinar no seu lugar no ano segundo de Jeorão, filho de Jeosafá, rei de Judá; porquanto não tinha filho." ( 2 RS 1:17)

Já falei a respeito disso em outras mensagens, mas sempre vale a pena reforçar: aquilo que Deus disse sempre se cumpre. A Palavra de Deus nunca cai e, por isso, devemos sempre dar atenção: se o Senhor nos fizer uma promessa, creiamos, pois todas as Suas boas palavras se cumpriram (Js 41:25); se Ele nos repreender, obedeçamos de pronto; se Ele nos advertir da consequência do nosso pecado, arrependamo-nos, peçamos perdão a Ele e a quem for preciso e mudemos, pois as consequências das quais Ele advertiu virão com certeza caso não mudemos.

Vale pena ouvir com atenção tudo o que o Senhor nos diz, obedecer e crer.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 28/08/2013
Reeditado em 27/01/2014
Código do texto: T4455687
Classificação de conteúdo: seguro