2 REIS 2: ONDE E COM QUEM// CALAI-VOS// PERSEVERE// NÃO DESISTA E CREIA// LINDA ESCOLHA// PRIORIDADES// FIQUE ATENTO// O CASO DO NÃO// SEM PORÉM// FÉ EM DEUS// BÊNÇÃO PERMANENTE// UNGIDOS DE DEUS

"Sucedeu que, quando o SENHOR estava para elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com Eliseu. E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Betel" (2 RS 2:1-2)

Eliseu sabia exatamente onde deveria estar: com Elias, aprendendo sobre o Senhor. Você tem estado no lugar certo? Você tem estado com as companhias certas?

Eliseu poderia ter ficado em outro lugar e com outras pessoas, mas quis estar com Elias, que estava ali para discípula-lo a fim de ser um profeta de Deus. Escolhamos sempre estar na presença do Senhor e aprender mais dEle e de Sua Palavra.

*****************************************************

"Então os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos" (2 REIS 2:3)

Há momentos em que não temos de dar ouvidos aos outros. Aqueles profetas vieram dizer a Eliseu que Elias seria tomado. Eliseu já sabia disso e não precisava que se ficasse fazendo "fofocas".

Muitas vezes é necessário dizer um ""calai-vos". Isso não significa ser grosso, não significa sair por aí mandando que as pessoas calem a boca, mas significa não dar atenção e não deixar que nos perturbe.

*****************************************************

"E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Jericó. Então os filhos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos" (2 RS 2:4-5)

Vemos aqui como a situação se repetiu: mais uma vez Eliseu escolheu ficar com Elias e mais uma vez não quis dar atenção aos profetas que falavam a ele.

Irmãos, a atitude de Eliseu mostra algo muito importante para o cristão: constância. Não podemos ser pessoas inconstantes, que em um dia creem e no outro, não. Não podemos ser aquele tipo de pessoa que em um dia serve a Deus e no outro, não. Não ajamos dessa maneira, mas sirvamos a Deus todos os dias de nossa vida. Mesmo que as lutas continuem a se levantar, lembremo-nos do que Jesus nos disse: "Aquele que perseverar ate o fim será salvo" (MT 24:13)

*****************************************************

"E Elias disse: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim ambos foram juntos. E foram cinqüenta homens dos filhos dos profetas, e pararam defronte deles, de longe: e assim ambos pararam junto ao Jordão. Então Elias tomou a sua capa e a dobrou, e feriu as águas, as quais se dividiram para os dois lados; e passaram ambos em seco" (2 REIS 2:6-8)

Se Eliseu não tivesse escolhido, pela terceira vez, ir com Elias, não teria presenciado o agir maravilhoso de Deus: ele e Elias passaram pela água em seco.

Valem duas reflexões: a primeira é que muitos deixam de ver grandes operações de Deus por que desistem, não são constantes em buscar a presença de Deus e nem em buscar a bênção das quais precisam. A segunda é que para Deus nada é impossível (LC 1:37) e não há limites para que Ele use Seus servos, desde que esses não tenham dúvidas: se Elias tivesse ficado em dúvida, pensando se daria certo ou não colocar capa na água, eles teriam se encharcado. É o caso de Pedro ao andar sobre as águas: ele somente conseguiu enquanto creu.

*****************************************************

"Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim" (2 RS 2:9)

Eliseu pediu apenas uma coisa: que houvesse o dobro do espírito de Elias sobre ele. Irmãos, isso significa que Eliseu queria ser usado, queria ter a presença de Deus, ser um grande homem e profeta de Deus. Que pedido lindo! Contudo, Eliseu sabia que Elias havia recebido grande poder do Espírito Santo e que não conseguiria ser o sucessor de Elias por suas próprias forças. Reconheçamos nossa necessidade de sermos cheios de Deus.

Mais uma vez: que pedido lindo foi o de Eliseu! A Palavra diz que devemos buscar em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça e as demais coisas nos serão acrescentadas (MT 6:33). Com certeza, a escolha de Eliseu foi a melhor que ele poderia ter feito e o Senhor o honrou, acrescentando a ele todas as coisas das quais ele necessitou. O mesmo acontecerá conosco, se buscarmos a presença do Senhor e as coisas do alto em primeiro lugar em nossa vida.

*****************************************************

"E disse: Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará. E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho" ( 2 RS 2:10-11)

Não é tão fácil assim sermos pessoas usadas por Deus como Elias era, por exemplo. Há pessoas que querem essa unção sobre si, mas não estão dispostas a pagar o preço. Esse "pagar o preço" não significa sacrifício, mas sim a consagração ao Senhor, a oração, a obediência, a fé, o momento de comunhão com Deus e a perseverança que Eliseu deveria ter: ele somente receberia essa unção se ficasse bastante atento ao momento em que Elias seria tomado. Se ele se distraísse apenas um momento, perderia a bênção.

Fiquemos sempre atentos, na presença de Deus, para que não percamos a nossa bênção e nem a nossa comunhão, pois, como disse o Missionário R.R.Soares, uma pessoa pode passar um ano inteiro buscando a Deus, mas basta um momento de descuido para pecar e quebrar sua comunhão.

*****************************************************

"Também levantou a capa de Elias, que dele caíra; e, voltando-se, parou à margem do Jordão. E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o Senhor Deus de Elias? Quando feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e Eliseu passou" (2 RS 2:13-14)

Eliseu, depois da partida de Elias, quis fazer a mesma coisa que o profeta havia feito e, por ter ficado atento, teve a mesma unção e foi abençoado.

Deus não faz acepção de pessoas (RM 2:11): aquele que anda em Seus caminhos têm poder para ser usado por Ele e fazer grandes maravilhas.

*****************************************************

"E disseram-lhe: Eis que agora entre os teus servos há cinqüenta homens valentes; ora deixa-os ir para buscar a teu senhor; pode ser que o elevasse o Espírito do SENHOR e o lançasse em algum dos montes, ou em algum dos vales. Porém ele disse: Não os envieis. Mas eles insistiram com ele, até que, constrangido, disse-lhes: Enviai. E enviaram cinqüenta homens, que o buscaram três dias, porém não o acharam" (2 RS 2:16-17)

Há pessoas que, mesmo ouvindo um "não", insistem. Irmãos, há momentos de insistir e momentos de acatar o "não". Nunca acatemos um "não" do diabo, mas não nos rebelemos contra o "não" do Senhor.

*****************************************************

"Então voltaram para ele, pois ficara em Jericó; e disse-lhes: Eu não vos disse que não fôsseis?" ( 2 RS 2:18)

Eliseu disse que eles não deveriam ir procurar por Elias. Eles insistiram tanto que Eliseu permitiu que fossem, porém não encontraram nada. Irmãos, perde tempo aquele que quer fazer o que Deus disse que não deve ser feito.

A pessoa que se rebela contra o Senhor e resolve fazer aquilo para o que Deus disse "não" perde tempo, machuca-se e, o pior, peca contra Deus. Não façamos isso, mas sejamos obedientes à voz do Senhor.

*****************************************************

"E os homens da cidade disseram a Eliseu: Eis que é boa a situação desta cidade, como o meu senhor vê; porém as águas são más, e a terra é estéril." (2 RS 2:19)

Eu já tratei aqui da questão do porém e irei retomá-la. É incrível como há pessoas que têm um "porém" em suas vidas:

-Naamã, capitão do exército do rei da Síria, homem valoroso, PORÉM leproso (2 RS 5:1);

-a situação da cidade em que Eliseu estava era boa, PORÉM as águas eram más e as terras eram estéreis;

-aquela pessoa é muito boa, PORÉM não consegue perdoar;

-meu marido é muito dedicado, PORÉM fala demais;

-meu filho é um ótimo menino, PORÉM bebe de vez em quando;

-meu namorado é muito carinhoso, PORÉM não serve a Deus.

Irmãos, não devemos ter "porém" em nossa vida. Devemos ser pessoas com a vida inteira entregue para servir a Jesus e devemos orar por aquelas que ainda não são assim para que elas também venham a ser de Jesus por completo. Vejamos a descrição que o próprio Deus fez de Jó:

"E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal" (Jó 1:8). Como vemos, não havia nenhum "porém" e esse "porém" também não deve haver em nossa vida. Sirvamos ao Senhor por completo.

*****************************************************

"Então saiu ele ao manancial das águas, e deitou sal nele; e disse: Assim diz o Senhor: Sararei a estas águas; e não haverá mais nelas morte nem esterilidade. Ficaram, pois, sãs aquelas águas, até ao dia de hoje, conforme a palavra que Eliseu tinha falado" ( 2 RS 2:21-22)

As coisas que podem parecer difíceis para o homem são da maior facilidade para Deus. Ele criou todas as coisas e não Lhe seria difícil sarar aquelas águas. Irmãos, Deus poderia ter sarado aquelas águas sem o sal, assim como Jesus poderia ter curado aquele cego sem colocar lodo nos seus olhos. Contudo, Deus espera que ajamos baseados na fé e a fé nada mais é do que crer que Deus fará aquilo que disse em Sua Palavra que faria. O grande problema, que faz com que muitas pessoas se decepcionem e fraquejem na fé, é que elas criam expectativas em cima de coisas que Deus nunca disse que faria. O que Ele diz que fará, Ele cumpre, pois Ele vela sobre a Sua Palavra para a cumprir (JR 1:12).

Além disso, a bênção de Deus na vida do crente é permanente, desde que ele sirva ao Senhor: as águas ficaram boas até o dia de hoje. Se Deus restaurar sua família, por exemplo, e você ficar firme com Ele, nunca mais sua família se perderá, em Nome de Jesus.

A Bíblia da Mulher João Ferreira de Almeida edição Revista e Atualizada (2009) diz: "Josué havia proferido uma maldição sobre a reconstrução de Jericó (Js 6). Por certo, o milagre de Eliseu reverteu o julgamento e renovou a fertilidade daquela região. O sal era usado em rituais de purificação (LV 2:13; NM 18:19)".

Irmãos, até mesmo a maior das maldições pode ser revertida pelo Senhor. Até mesmo uma maldição que Ele tenha proferido por conta do pecado pode ser revertida (JR 18:7-8), desde que nos purifiquemos de todo mal e O sirvamos de coração. Nada está perdido: basta que entreguemos a vida a Ele, sirvamos ao Senhor e deixemos que Ele nos conduza em triunfo, como sempre faz (2 CO 2:14).

*****************************************************

"Então subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo; sobe, calvo! E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do Senhor; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos" (2 RS 2:23-24)

Alguns podem achar que Eliseu foi duro demais, pois eram apenas crianças, mas temos algumas lições muito importantes a tirar daqui.

A primeira: a Palavra diz "Instrui o menino no caminho que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele" (PV 22:6). Devemos ensinar nossas crianças no temor do Senhor e isso abrange o respeito.

A segunda: ninguém zomba do servo de Deus e sai impune. Claro, deus não é um Deus vingativo, mas sim um Deus que perdoa. Contudo, Ele diz "Não toqueis os meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas" (SL 105:15) e diz também "Não toqueis os meus ungidos, e aos meus profetas não façais mal" (I CR 16:22). Aquele que toca no que serve a Deus e não se arrepende de seu mal sofre as consequências. Claro, não significa que devemos ficar todo orgulhosos: "Ai de quem tocar no ungido do Senhor!". Não, mas devemos ficar em paz e tranquilos, pois Deus não deixará que nenhum mal nos atinja, em Nome de Jesus. Sintamo-nos seguros e deixemos todo medo de lado, pois o Senhor não nos tem dado espírito de temor (I TM 5:7).

Além disso, lembremo-nos sempre: os ungidos e os profetas do Senhor são aqueles que fazem Sua vontade e que O obedecem, a fim de poderem ser usados por Ele. Há gente que diz "Ai de quem tocar nos ungidos do Senhor" para se proteger de acusações e repreensões justas, pois vivem em pecado. Erra muito os que fazem isso, por terão de prestar contas ao Senhor caso não se arrependam. Sejamos verdadeiros ungidos do Senhor: vivamos em obediência e deixemos que Ele nos use, em Nome de Jesus.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 29/08/2013
Reeditado em 29/08/2013
Código do texto: T4456770
Classificação de conteúdo: seguro