2 REIS 3: SOMENTE O BOM EXEMPLO, SOMENTE JESUS/ À MERCÊ DO INIMIGO/ NÃO CAIA NO MESMO ERRO/ NÃO TEMA A SECA/ NÃO CULPE A DEUS/ PEÇA A DIREÇÃO DE DEUS/ RECONHECIDO COMO SERVO DE DEUS/ ADORE AO SENHOR/ OBEDEÇA/ DEUS CUMPRE/ AGIR DE DEUS/ OBEDIÊNCIA

"E fez o que era mau aos olhos do Senhor; porém não como seu pai, nem como sua mãe; porque tirou a estátua de Baal, que seu pai fizera.

Contudo aderiu aos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com que fizera Israel pecar; não se apartou deles" (2 REIS 3:2-3)

Há pessoas que não seguem os maus exemplos de determinadas pessoas, mas seguem outros maus exemplos. Irmãos, sigamos somente os bons exemplos. Na verdade, sigamos somente Jesus, pois Ele é o nosso exemplo. Esforcemo-nos para tirar todos os pecados de nossa vida para que sejamos verdadeiros cristãos, ou seja, "parecidos com Cristo".

*****************************************************

"Sucedeu, porém, que, morrendo Acabe, o rei dos moabitas se rebelou contra o rei de Israel" (2 Rs 3:4)

Jorão não servia a Deus, assim como seu filho não servia. No momento em que julgou conveniente, oportuno, o inimigo atacou a Israel. Irmãos, aqueles que não servem a Deus, que não se consagram e não estão na presença do Altíssimo estão sempre à mercê dos ataques do inimigo, que fica apenas esperando o momento para lançar seus dados inflamados (EF 6:16) contra nós. Lembremo-nos do que o próprio Jesus disse: "Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos" (LC 22:31-32). O diabo fica nos cirandando, buscando o momento certo para nos atacar e devemos estar com nossa fé firmada em Deus para sermos vitoriosos. Além disso, é interessante vermos mais duas palavras a respeito da ação do diabo: "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;" (1 Pe 5:8) e " Sabei que se o pai de família soubesse em que hora da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria arrombar a sua casa" (MT 24:43). Nós não sabemos o dia em que Jesus virá, assim como não sabemos em que hora o inimigo pode se levantar contra nós.

O diabo fica ao nosso redor e não sabemos o momento em que ele pode nos atacar. O fato é que ele espera apenas uma brecha e, sendo assim, devemos estar guardados no Senhor por inteiro, tomando cuidado, inclusive, com aqueles pecados que consideramos menores, já que são as raposinhas que fazem mal às vinhas em flor (CT 2:15).

*****************************************************

"E foi, e mandou dizer a Jeosafá, rei de Judá: O rei dos moabitas se rebelou contra mim; irás tu comigo à guerra contra os moabitas? E disse ele: Subirei; e eu serei como tu, o meu povo como o teu povo, e os meus cavalos como os teus cavalos" (2 Rs 3:7)

Josafá, que, aparentemente, havia aprendido a lição, estava caindo no mesmo erro: fazendo aliança com pessoas que não serviam a Deus. Irmãos, há pessoas que até parece que aprenderam a lição mas, depois de um tempo, caem no mesmo erro. Não sejamos assim, mas aprendamos definitivamente aquilo que o Senhor nos ensinar.

Além disso, tomemos cuidado com as alianças erradas. A Palavra de Deus é muito clara: "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?" (2 Co 6:14-15). Não significa que devemos virar a cara para aqueles que não servem a Deus, mas sim que não devemos nos prender em alianças com eles, usando nosso contato com essas pessoas para levar a Palavra da salvação. É claro: se trabalhamos ou estudamos com pessoas que não servem a Deus, não vamos pedir demissão (a não ser em casos específicos em que haja a direção de Deus para isso). Essas alianças referem-se a alianças como a de Josafá e Acabe, alianças de compromisso afetivo, etc. Lembrando que o filho de Josafá era casado com a filha de Acabe, ou seja, a aliança era algo bem sério e que ultrapassava os negócios.

*****************************************************

"E ele disse: Por que caminho subiremos? Então disse ele: Pelo caminho do deserto de Edom. E partiram o rei de Israel, o rei de Judá e o rei de Edom; e andaram rodeando com uma marcha de sete dias, e não havia água para o exército e nem para o gado que os seguia" ( 2 Rs 3:7-8)

A situação em que eles estavam era uma situação muito difícil, já que estavam sem água. Irmãos, às vezes podemos estar nessa mesma situação, achando que já não há água para nós. Contudo, lembremo-nos de que de Jesus jorram fontes de águas vivas e de que quem bebe dessa água jamais terá sede (JO 4:9-14), ou seja, terá todas as suas necessidades físicas e espirituais, supridas. Não temamos a seca, pois o Senhor entrará com a Sua providência.

*****************************************************

"Então disse o rei de Israel: Ah! o Senhor chamou a estes três reis, para entregá-los nas mãos dos moabitas." (2 Rs 3:10)

Em muitos momentos somos tentados pelo inimigo a colocarmos a culpa pelos nossos problemas em Deus. Contudo, do nosso Senhor sempre virá a solução, não o problema. Do diabo, vem a morte, a destruição e as perdas; de Jesus, vem a vida abundante em todos os aspectos. É claro: Deus pode permitir, sim, que passemos por provas, e Ele permite para que sejamos aperfeiçoados e preparados para coisas maiores. Contudo, Ele nos dá todas as condições de sairmos mais que vencedores no nome Dele, desde que não nos apartemos dos Seus caminhos.

*****************************************************

"E disse Jeosafá: Não há aqui algum profeta do Senhor, para que consultemos ao Senhor por ele? Então respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias." (2 Rs 3:11)

Mais uma vez Josafá teve a ideia de consultar ao Senhor e essa é a atitude que devemos tomar sempre: a de consultar ao Senhor. Porém, em vez de entrarmos nas situações com a cara e a coragem e buscarmos a direção de Deus quando tudo estiver difícil, busquemos a direção de Deus antes de tomarmos qualquer decisão, por Ele nos guiará, dizendo o que devemos e o que não devemos fazer, até mesmo se devemos tomar uma atitude ou esperar, para que saiamos da nossa batalha vitoriosos.

*****************************************************

"E disse Jeosafá: Está com ele a palavra do Senhor. Então o rei de Israel, Jeosafá, e o rei de Edom desceram a ter com ele" (2 Rs 3:12)

Eliseu foi reconhecido como um homem que tinha a Palavra do Senhor consigo e foi procurado pelos reis, ou seja, por grandes autoridades, para receberem uma Palavra vinda de Deus. Devemos fazer duas perguntas a nosso respeito a fim de nos autoexaminarmos, como a própria Palavra manda:

- temos sido reconhecidos como pessoas que servem a Deus?

- as pessoas têm nos procurado para receber uma Palavra de Deus, sabendo que servimos a Ele e estamos em Sua presença?

Aqueles que servem a Deus devem dar um bom testemunho às pessoas que estão ao seu redor (HB 12:1), sendo vistas como pessoas de Deus e agindo e falando como tal. Dessa forma, até mesmo as maiores autoridades não resistirão à Palavra ministrada por nós sob a unção do Espírito Santo e ao nosso testemunho de fé. Agindo dessa maneira, seremos usados por Deus para dar grandes testemunhos e alcançar muitas vidas, ganhando muitas almas para o Senhor, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Mas Eliseu disse ao rei de Israel: Que tenho eu contigo? Vai aos profetas de teu pai e aos profetas de tua mãe. Porém o rei de Israel lhe disse: Não, porque o Senhor chamou a estes três reis para entregá-los nas mãos dos moabitas" (2 Rs 3:13)

Eliseu teve uma atitude ousada. Devemos tomar cuidado, pois muitas vezes as pessoas podem vir a nós estando passando por um problema e devemos usar esses momentos, em que essas pessoas estão mais vulneráveis e receptivas à Palavra, para falar de Jesus a elas. Não se trata de querer que as pessoas sofram para podermos pregar para elas, mas sim de aproveitarmos as circunstâncias, já que todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus (RM 8:28).

Além disso, vemos como Acazias, rei de Israel, no momento de dificuldade, aceitou consultar ao Senhor. Irmãos, há pessoas que servem ao diabo mas, no momento de dificuldade, "atiram para todo lado", inclusive para o Senhor, a fim de receberem a solução para seus problemas. Não sejamos assim, mas sirvamos ao Senhor em tempo integral e, se encontrarmos pessoas que ajam como Acazias, mostremos a elas como é melhor servir ao Senhor em todos os dias de nossa vida.

*****************************************************

"E disse Eliseu: Vive o Senhor dos Exércitos, em cuja presença estou, que se eu não respeitasse a presença de Jeosafá, rei de Judá, não olharia para ti nem te veria" (2 Rs 3:14)

Temos algumas lições bem interessantes para apreendermos desse versículo. A primeira é que Eliseu repetiu a frase de Elias: "Deus, em cuja face estou". Irmãos, devemos estar na presença de Deus sempre. Se Eliseu apenas tivesse visto Elias estar na presença de Deus, mas não se esforçasse para que tal coisa acontecesse com ele também, não seria abençoado pelo Senhor e nem usado por Ele em Seus feitos. Não podemos viver apenas admirando a fé do pregador ou do irmão, mas precisamos buscar comunhão com o Senhor em nossa relação pessoal com Ele. Assim, seremos abençoados grandemente e usados por Ele.

A segunda lição é como aqueles que servem a Deus são usados para abençoar os outros: Acazias somente ouviria a Palavra e seria abençoado por causa de Josafá. Lembremo-nos de que Abraão orou por Ló junto a Deus (GN 18:17-25). Claro, não se trata de vivermos encostados na fé dos outros, mas sim de lembrarmos de como a bênção se derrama de nossa vida à vida daqueles que estão ao nosso redor, seja em nossa família, trabalho, etc. Lembremo-nos de que a oração do justo pode muito em seus efeitos (TG 5:16). Oremos por todos, pelos que servem e pelos que ainda não servem ao Senhor, e deixemos que nossa vida seja usada para derramar bênçãos sobre a vida das pessoas, em Nome de Jesus. Estejamos sempre na presença do Senhor.

*****************************************************

"Ora, pois, trazei-me um músico. E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a mão do Senhor" (2 Rs 3:15)

Muitas vezes a resposta para aquela oração que fazemos virá no momento em que estivermos louvando a Deus e exaltando Seu Nome, glorificando-O mesmo em meio às dificuldades. É triste a situação daquele que, por conta de seus problemas, não consegue adorar a Deus. Adoremos a Ele, exaltemos ao Seu Nome em todas as circunstâncias, lembrando de que adorar a Ele não é somente cantar hinos, mas obedecê-lO e servi-lO de todo nosso coração.

****************************************************

"E disse: Assim diz o Senhor: Fazei neste vale muitas covas. Porque assim diz o Senhor: Não vereis vento, e não vereis chuva; todavia este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, o vosso gado e os vossos animais. E ainda isto é pouco aos olhos do Senhor; também entregará ele os moabitas nas vossas mãos" (2 Rs 3:16-18)

Muitas vezes nós não vimos o agir de Deus em nosso favor, sendo que a situação pode parecer continuar exatamente como estava. Porém, nós andamos por fé e não por vista (2 Co 5:7) e, mesmo sem vermos o agir de Deus, devemos confiar que Ele está agindo em nosso favor. Não nos desanimemos ou nos revoltemos por parecer que tudo continua do mesmo jeito, mas confiemos, pois a Palavra diz que Ele trabalha por aqueles que Nele esperam (IS 64:4). Espere Nele e Ele trabalhará por você.*

Além disso, Deus faz muito mais do que pedimos ou pensamos (EF 3:20): Deus não apenas enviaria água, mas daria os moabitas nas mãos deles. Às vezes nós queremos tanto uma bênção, mas não sabemos que, na verdade, Deus está preparando uma bênção muito maior. Confiemos nEle e não nos desesperemos por não estarmos vendo nada, pois não nos cabe ver, mas crer. Lembremo-nos do que o próprio Jesus disse a Tomé: "Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram" (JO 20:29).

*Ele trabalha POR VOCÊ e não PARA VOCÊ. Há pessoas que acham que Deus é empregado delas, devendo fazer o que elas querem e quando elas querem e não é assim que as coisas funcionam. Ele trabalha POR NÓS, ajudando e abençoando aqueles que O servem, mas lembremo-nos de que Ele é Deus e nós somos os servos e de que, como Jesus disse, o servo não é maior que seu senhor (JO 15:20).

*****************************************************

"E ferireis a todas as cidades fortes, e a todas as cidades escolhidas, e todas as boas árvores cortareis, e entupireis todas as fontes de água, e danificareis com pedras todos os bons campos" (2 Rs 3:19)

Ao terem os moabitas em suas mãos, os reis deveriam destruir aquilo que Deus havia mandado ser destruído e fazer aquilo que Deus havia mandado ser feito, ou seja: deveriam obedecer. Contudo, há pessoas que não são abençoadas por que Deus sabe que elas não obedecerão a Ele após a bênção.

Irmãos, precisamos ser aquelas pessoas com as quais o Senhor pode contar. Há pessoas que, após receberem a bênção, viram a cara para Deus e não fazem aquilo que Ele as mandou fazer. Não façamos assim, mas se Deus nos disser que devemos fazer determinada coisa, façamos sem demora.

*****************************************************

"E sucedeu que, pela manhã, oferecendo-se a oferta de alimentos, eis que vinham as águas pelo caminho de Edom; e a terra se encheu de água." (2 Rs 3:20)

Vemos aqui a Palavra de Deus se cumprindo fielmente: Deus nunca deixa de cumprir o que diz, portanto, se Ele lhe advertiu a respeito das consequências do seu pecado, arrependa-se, peça perdão a Deus e a quem for necessário e mude de vida, pois a consequência certamente virá caso continue agindo como está.

Nenhuma das boas palavras do Senhor falhou (Js 41:25). A Palavra que Ele deu aos reis não caiu: o vale se encheu de água. Não será diferente na sua vida: se Ele lhe prometeu algo, creia e fique firme, pois Ele cumprirá.

Vemos também que os reis não esperaram a bênção chegar, mas estavam fazendo a oferta de alimentos antes. Há pessoas que só querem servir a Deus quando são abençoadas. Elas até dizem: "Deus, se o Senhor me abençoar, eu vou obedecer ao Senhor em tudo". Porém, elas devem obedecer antes da bênção e continuar obedecendo depois, ou seja, devem obedecer ao Senhor em tempo integral. Não queiramos servir ao Senhor somente quando somos abençoados, mas façamos como a Palavra diz: "Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas" (PV 3:6).

*****************************************************

"E, levantando-se de madrugada, e saindo o sol sobre as águas, viram os moabitas, defronte deles, as águas vermelhas como sangue.

E disseram: Isto é sangue; certamente que os reis se destruíram à espada e se mataram um ao outro! Agora, pois, à presa, moabitas!" (2 Rs 3:22-23)

A água no vale, além de saciar os reis e todo o pessoal, ainda foi usada pelo Senhor para enganar os inimigos. Ao verem o reflexo do sol na água acharam que era sangue e creram que os inimigos haviam se matado entre si, cabendo apenas tomar os despojos. Irmãos, o diabo é arrogante e quer que pensemos que estamos do mesmo modo que os moabitas acharam que os reis estavam: mortos, destruídos, fora de combate. Porém, sobre todas as coisas somos mais que vencedores por Aquele que nos amou (RM 8:37). Jesus morreu na cruz por nós, pagou um alto preço e nos deu vitória sobre toda obra do mal e o diabo sabe disso. Assumamos nossa vitória e não deixemos o inimigo nos enganar, em Nome de Jesus.

Com esse episódio da água e a finalidade para a qual ela foi uada, tiramos duas conclusões:

-Deus faz muito mais do que pensamos, pois Seus pensamentos e caminhos são mais altos que os nossos (Is 55:7-8). Se a água tivesse vindo antes, os moabitas não veriam o reflexo do sol nela e não achariam que era sangue;

-Tudo o que Deus faz tem um propósito. Confiemos Nele, por mais que não entendamos Seu agir.

*****************************************************

"Porém, chegando eles ao arraial de Israel, os israelitas se levantaram, e feriram os moabitas, os quais fugiram diante deles e ainda entraram nas suas terras, ferindo ali também os moabitas E arrasaram as cidades, e cada um lançou a sua pedra em todos os bons campos, e os entulharam, e entupiram todas as fontes de água, e cortaram todas as boas árvores, até que só em Quir-Haresete deixaram ficar as pedras, mas os fundeiros a cercaram e a feriram." (2 Rs 3:24-25)

Vemos aqui que os reis obedeceram a ordem do Senhor e é exatamente isso que devemos fazer: se Deus nos disser, por exemplo, que viajaremos para tal lugar para, além de nos divertirmos, pregarmos a Palavra dEle, não esqueçamos a missão dada, mas cumpramos.

Assim como os fundeiros cercaram e feriram as pedras que iam ficando em Quir-Haresete, não deixemos nada para trás, mas cumpramos todas as ordens do Senhor e tiremos todas as obras malignas de nossa vida para que o inimigo não tenham nenhuma brecha para entrar em nosso caminho, sendo que a desobediência ao Senhor é uma porta aberta para o adversário.

*****************************************************

"Mas, vendo o rei dos moabitas que a peleja prevalecia contra ele, tomou consigo setecentos homens que sacavam espada, para romperem contra o rei de Edom, porém não puderam" (2 Rs 3:26)

Irmãos, o inimigo é teimoso e, mesmo sabendo que já está derrotado, procura uma revanche, levantando-se novamente. Fiquemos espertos e não temamos. Não descansemos até que de todo nosso inimigo tenha sido eliminado, pois muitos acham que, por que venceram uma batalha, podem relaxar e é nesse momento que o inimigo os derruba. Não temamos, mas lembremo-nos do que Davi disse: "Persegui os meus inimigos, e os derrotei, e nunca me tornei até que os consumisse.

E os consumi, e os atravessei, de modo que nunca mais se levantaram, mas caíram debaixo dos meus pés" (2 Sm 22:38-39). Façamos como Davi e não temamos nem desistamos, mas derrotemos nossos inimigos de todo.

Se estivermos firmados com o Senhor, o inimigo não poderá conosco.

*****************************************************

"Então tomou a seu filho primogênito, que havia de reinar em seu lugar, e o ofereceu em holocausto sobre o muro; pelo que houve grande indignação em Israel; por isso retiraram-se dele, e voltaram para a sua terra" (2 Rs 3:27)

Deus havia proibido Seu povo de sacrificar seus filhos e vemos aqui como a prática das nações que não O servem são diferentes das que O servem e isso é aplicado a nós: aquele que serve verdadeiramente a Deus deve ser diferenciado pelas suas obras.

Contudo, apesar de Jorão indignar-se, ele também não servia a Deus. Ele podia não sacrificar crianças, mas era idólatra, ou seja, cometia outro tipo de pecado que também desagradava ao Senhor. Há pessoas que enchem a boca para dizer que não cometem determinado pecado, mas cometem outros. Por mais revoltante que possa ser a atitude de alguém, lembremo-nos de que nós também pecamos e talvez nossos pecados sejam até piores, mas não vemos dessa forma por que é mais fácil recriminar o semelhante do que pregar para ele. Lembremo-nos do argueiro e da trave o olho (LC 6:41-42)* e olhemos para os nossos erros antes de apontar os os dos outros.

Paz a todos.

*"E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho? Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão" (LC 6:41-42).

Caahzita
Enviado por Caahzita em 29/08/2013
Reeditado em 01/09/2013
Código do texto: T4458087
Classificação de conteúdo: seguro