2 REIS 5: A QUESTÃO DO "PORÉM// DISCERNIMENTO// NÃO É DIFÍCIL// DEIXE O ORGULHO E SEJA ABENÇOADO// GLORIFIQUE O NOME DO SENHOR// ESTEJA PERANTE A FACE DE DEUS// NÃO NEGUE A DEUS// DEUS MOSTRA

"E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso" (2 Rs 5:1)

Irmãos, é incrível como há pessoas com um "porém" em suas vidas:

-é uma boa pessoa, PORÉM não consegue perdoar;

-serve a Deus, PORÉM não consegue ser fiel;

-vai à Igreja, PORÉM não ora e nem lê a Bíblia;

- tem um namorado que é ótimo, PORÉM não serve a Deus.

Irmãos, não podemos ter "PORÉM" em nossa vida, mas devemos servir a Deus de todo coração e com toda nossa vida e orar pelas pessoas que ainda não são assim para que venham a ser. Lembremo-nos da descrição que o próprio Deus fez de Jó: "E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal" (Jó 1:8). Vemos aqui que não havia nenhum "porém" na descrição de Jó: ele servia a Deus por inteiro e nós também devemos servir.

*****************************************************

"E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra." (2 Rs 5:2-3)

É claro que não é bom ninguém ser levado preso. Contudo, analisando os fatos e a importância que a fala dessa menina terá ao longo da história, podemos entender que o Senhor permitiu que ela fosse levada presa justamente para que as coisas acontecessem como aconteceram. Creiamos no agir de Deus, sabendo que Ele nunca falha e que sempre tem o melhor para nós, mesmo que não entendamos.

*****************************************************

"Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas" (2 Rs 5:5)

Naamã era uma pessoa de alto conceito diante do rei da Síria. De acordo com a Bíblia da Mulher João Ferreira de Almeida edição Revista e Atualizada (2009), nessa época o rei da Síria era Bem Hadade III, que se tornou um aliado de Acabe, rei de Israel que havia morrido na batalha de Ramote-Gileade. Os dois países ainda lutavam pelas fronteiras um do outro, apesar de, aparentemente, manterem uma relação diplomática. O fato é que eram nações adversárias e, mesmo assim, o rei mandou Naamã a Israel para ser curado. Muitas pessoas, por orgulho, não buscam a ajuda que deveriam e até mesmo atrapalham os outros de serem abençoados. Não sejamos assim. Se o rei da Síria tivesse impedido Naamã de ir a Israel por conta das diferenças entre as duas nações, teria cometido um grande erro.

Os sírios não serviam ao Deus de Israel. Porém, vemos que talvez Naamã estivesse tão desesperado que aceitou fazer uma tentativa. Muitas pessoas estão assim: já buscaram todas as "soluções" para seus problemas e continuam do mesmo jeito. Muitas chegam à Igreja dizendo: "Esta é minha última tentativa". Irmãos, podemos ter certeza: ninguém que buscou ao Senhor saiu decepcionado.

*****************************************************

"E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim" (2 Rs 5:7)

Há pessoas que entendem tudo completamente errado e, por conta dessa má interpretação dos fatos, criam uma grande confusão. Muitas até mesmo sofrem por antecipação.

Irmãos, busquemos sempre a presença do Senhor, busquemos sempre sermos cheios do Espírito Santo para sermos direcionados e termos discernimento a fim de entendermos as situações que vivemos e saibamos reconhecer quando há um laço maligno e quando não há, sabendo também como agir em cada situação.

*****************************************************

"Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel." (2 Rs 5:8)

Há pessoas que ficam incomodadas com determinadas situações que podem ser resolvidas se a pessoa estiver na presença de Deus. O rei de Israel rasgou suas vestes, mas Eliseu não se abalou e ainda disse que Naamã saberia que havia profeta de Deus em Israel. Irmãos, que ousadia! Eliseu sabia que estava na presença de Deus e que seria ouvido e usado por Ele, a fim de que ocorresse ali uma grande manifestação do poder divino e se tivesse um grande testemunho.

Vejamos os problemas em nossa vida como oportunidades de mostrarmos que somos pessoas de Deus e que o Espírito Santo se move em nós. Vejamos as circunstâncias contrárias como oportunidades para que as pessoas vejam o poder de Deus se manifestando e mudando nossa situação como somente Deus é capaz.

*****************************************************

"Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso. Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação" (2 Rs 5:10-12)

Esses versículos nos mostram coisas que fizeram com que Naamã se indignasse, o que nos faz ver que nem sempre Deus faz a obra da forma como queríamos ou esperávamos.

Há muitas pessoas agindo como Naamã: querendo ver grandes rituais a fim de saberem que o Senhor operará. Irmãos, não queiramos ver ou sentir, mas creiamos que a bênção está sendo liberada. A fé não tem nada a ver com sentimentos, pois os sentimentos prendem-se ao que vemos ou sentimos, mas a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das que se não veem (HB 11:1).

Além disso, Naamã achou que era uma afronta ter sido recebido pelo mensageiro e não pelo profeta. Irmãos, pessoas de Deus são pessoas de Deus: Deus pode operar em um culto ministrado pelo pastor ou pelo obreiro. Deus não faz acepção de pessoas (RM 2:11) e não se prende a títulos, mas usa pessoas com o coração entregue a Ele.

Outra coisa que fez com que Naamã se indignasse foi o fato de ele ter de se lavar no Jordão, que era um rio sujo. Irmãos, não contestemos o agir de Deus e nem achemos que podemos mandar em como Deus fará a obra. Deus não tem de agir de modo a inflar nosso ego, pelo contrário: Ele pode ter instruído Eliseu a agir dessa maneira justamente para quebrar o orgulho de Naamã.

*****************************************************

"Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado" (2 Rs 5:13)

Muitas vezes Deus nos pede para fazer algo de que não gostamos. Porém, se pararmos para refletir, veremos que não é nada difícil e que, quando estávamos no mundo, muitas vezes fazíamos coisas muito piores. Há pessoas que, quando estavam no mundo, faziam coisas que beiravam a humilhação e achavam a coisa mais normal. Porém, na hora de fazer algo para Deus, ficam cheias de dedos.

Há pessoas que querem tanto uma bênção, mas não querem orar, não querem fazer uma vigília, etc., dizendo: "Ah, mas eu vou deixar de dormir?". Ué, mas a pessoa virava a noite na balada ou vendo TV e não achava ruim e nem difícil! Paremos com as reclamações, irmãos.

*****************************************************

"Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado" (2 Rs 5:14)

No momento em que Naamã deixou o orgulho de lado e fez o que o Senhor lhe mandou, foi abençoado. Deixemos o orgulho de lado e obedeçamos ao Senhor, fazendo o que Ele nos mandar, pois a bênção virá, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo. Porém ele disse: Vive o Senhor, em cuja presença estou, que não a aceitarei. E instou com ele para que a aceitasse, mas ele recusou" (2 Rs 5:15-16)

Como já disse em uma outra mensagem, muitos creem em Deus quando veem a obra realizada. Claro, aqui me refiro aos incrédulos, àqueles que ainda não servem a Deus. Aquele que já conhecem o Senhor devem viver por fé e não por vista (2 Co 5:7), ou seja, devem primeiro crer para depois ver. Porém aqueles que ainda não servem a Deus creem ao verem os milagres e maravilhas, assim como aconteceu com Naamã.

Devemos, assim como Naamã, reconhecer que os milagres realizados em nossa vida vêm de Deus. Toda a glória deve ser dada a Ele e a nada nem ninguém além dEle.

Nunca deixemos de dar o testemunho, contando aquilo que o Senhor tem realizado em nossa vida, pois esses testemunhos contribuem para a conversão de muitas pessoas.

Além disso, vejamos a fala de Eliseu: "Vive o Senhor, perante cuja face estou". Eliseu seguiu o exemplo de Elias e permaneceu perante a face de Deus. Essa tem de ser uma constante em nossa vida: estar na presença do Senhor,perante Sua face. Não importa o tempo que passe ou as coisas que aconteçam: devemos estar na presença do Senhor.

*****************************************************

"E disse Naamã: Se não queres, dê-se a este teu servo uma carga de terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao Senhor. Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando meu senhor entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encostar na minha mão, e eu também tenha de me encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo" (2 Rs 5:17-18)

Naamã queria levar uma parte da terra de Israel. Busquemos sempre aquilo que nos aproxima do Senhor.

Por conta do seu trabalho, Naamã poderia precisar se curvar para adorar outro deus. Temos o caso de Daniel que, por se recusar a negar a Deus, foi lançado na cova dos leões, mas foi guardado pelo Senhor, que não permitiu que nada de mal lhe acontecesse. Não nos cabe julgar Naamã, mas sim lembrarmo-nos de que hoje em dia, em muitas regiões, não se corre perigo de vida por servir a Deus e, mesmo que se corra, não podemos negar a Deus, pois aquele que negar Jesus será negado por Ele diante do Pai (MT 10:33).

*****************************************************

"Então Geazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da sua mão alguma coisa do que trazia; porém, vive o SENHOR que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa" (2 Rs 5:20)

Naamã quis pagar a Eliseu (v.15-16). De acordo com a Bíblia da Mulher João Ferreira de Almeida edição Revista e Atualizada (2009) era costume pagar os profetas por seus serviços. Os profetas da corte de Acabe eram sustentados pela coroa. Contudo, muitas vezes os profetas recusavam esse pagamento (I Rs 13:7-8).

O servo de Eliseu deixou que a cobiça tomasse conta do seu coração e foi fazer aquilo que seu senhor não fez: receber algo de Naamã. Ora, a Palavra diz que o servo não é maior que seu senhor (JO 13:16). Se Eliseu não recebeu nada de Naamã, Eliseu também não deveria receber, pois deveria seguir o exemplo de seu senhor e respeitar sua autoridade. Aprendamos três lições importantes: não deixar que a cobiça tome conta do coração, seguir os bons exemplos e respeitar autoridade.

A respeito do mal que cobiça faz, lembremo-nos de que a Palavra diz que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males (I Tm 6:10).

*****************************************************

"E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas. E disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pô-los sobre dois dos seus servos, os quais os levaram diante dele" (2 Rs 5:22-23)

Vemos aqui uma atitude muito interessante de Naamã: Geazi lhe pediu um talento de prata, mas Naamã lhe deu dois. Isso nos lembra quando Jesus disse que se alguém nos obrigar a caminhar uma milha, que caminhemos duas (MT 5:41).

Sempre façamos mais do que nos pedirmos. Façamos pelos outros tudo o que está ao nosso alcance, como gostaríamos que fizessem para nós (MT 7:12).

*****************************************************

"E, chegando ele a certa altura, tomou-os das suas mãos, e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e foram-se. Então ele entrou, e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte" (2 Rs 5:24-25)

Geazi quis esconder de Eliseu o que tinha feito. Irmãos, aqueles que mentem são uns do que serão lançados no lago de fogo, provando da segunda morte (AP 21:8). Se erramos, não façamos como Geazi, mas reconheçamos nosso erro, peçamos perdão ao Senhor e a quem precisarmos e mudemos de atitude.

*****************************************************

"Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas? Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve" (2 Rs 5:26-27)

Deus mostrou a Eliseu o que Geazi havia feito e não adiantava Geazi querer esconder. A Palavra diz que aquele que confia no Senhor não será confundido (RM 10:11). Da mesma maneira que Deus não permitiu que Eliseu fosse enganado, não permitirá que sejamos enganados, desde que estejamos andando em Sua presença. Se há alguém querendo enganá-lo de alguma forma, fique em paz, pois Deus não deixa Seus filhos serem confundidos e nem enganados.

Vale a pena servir a Deus!

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 02/09/2013
Reeditado em 03/09/2013
Código do texto: T4464098
Classificação de conteúdo: seguro