2 REIS 6: MELHORES CONDIÇÕES E AUTORIZAÇÃO DE DEUS/ AJUDE/ BOAS INTENÇÕES/ OUÇA OS AVISOS/ NÃO TEMA/ MAIOR É DEUS/ DEUS AGE/ NÃO AJA COMO O INIMIGO/ CUIDADO COM SUAS ATITUDES/ QUANDO PARECE NÃO VALER A PENA/ NA PROVAÇÃO/ DEUS NÃO QUER SEU SOFRIMENTO

"E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face, nos é estreito. Vamos, pois, até ao Jordão e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar para habitar. E disse ele: Ide" (2 Rs 6:1-2)

Os filhos dos profetas queriam condições melhores e foram em busca dessas condições. Se queremos melhores condições, devemos buscá-las em vez de ficarmos parados esperando que tudo aconteça como em um passe de mágica. Contudo, os filhos dos profetas somente tomaram uma atitude depois da autorização do líder, que era Eliseu. Mesmo que ansiemos por melhores condições, somente ajamos de acordo com a autorização do Senhor.

*****************************************************

"E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei. E foi com eles; e, chegando eles ao Jordão, cortaram madeira." (2 Rs 6:3-4)

Eliseu não impediu que os filhos dos profetas fossem atrás do que queriam. O Senhor somente nos impedirá de fazer o que queremos se aquilo for ruim para nós. Entre nós, humanos, nunca queiramos puxar o tapete de ninguém, mas queiramos sempre o crescimento daqueles que estão ao nosso redor, desde que de acordo com a Palavra de Deus.

Além de permitir que os filhos dos profetas fossem atrás de melhores condições, Eliseu foi com eles. Não sejamos aquelas pessoas que, por ciúmes, inveja ou outro sentimento qualquer, deixamos os outros "se virarem": ajudemos no que for possível, sempre de acordo com a direção do Senhor.

*****************************************************

"E sucedeu que, derrubando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou, e disse: Ai, meu senhor! ele era emprestado. E disse o homem de Deus: Onde caiu? E mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o ferro" (2 Rs 6:5-6)

Aquele homem preocupava-se, uma vez que aquele ferro era emprestado. Irmãos, tenhamos cuidado com as coisas dos outros. Não sejamos egoístas. Aquele homem poderia ter pensado: "Bom, não é meu, mesmo". Porém, ele se preocupou. Não façamos aos outros o que não quereríamos que fizessem a nós (MT 7:12). Além disso, quando estamos bem intencionados, o Senhor nos ajuda para que tudo dê certo: ao ver o homem preocupado em não dar um prejuízo a quem lhe emprestara o ferro, deu poder a Eliseu para recuperar o objeto. Quando estamos bem intencionados, agindo dentro da Palavra, Deus nos reveste de poder.

****************************************************

"E o rei da Síria fazia guerra a Israel; e consultou com os seus servos, dizendo: Em tal e tal lugar estará o meu acampamento. Mas o homem de Deus enviou ao rei de Israel, dizendo: Guarda-te de passares por tal lugar; porque os sírios desceram ali" (2 Rs 6:8-9)

Temos o dever de alertar as pessoas a respeito do mal que as ronda. Não falo a respeito de fofoca: sair contando que à mulher que o marido a está traindo, contar à determinada pessoa que outra falou mal dela, etc. Não me refiro a esse tipo de atitude, mas sim ao que se refere à vida espiritual: alertemos sempre às pessoas sobre os perigos espirituais aos quais estão expostas por conta de suas atitudes. Além de alertá-las, oremos por elas, denunciando ao Pai toda obra maligna e repreendendo todo mal (PV 29:24), em Nome de Jesus.

****************************************************

"Por isso o rei de Israel enviou àquele lugar, de que o homem de Deus lhe dissera, e de que o tinha avisado, e se guardou ali, não uma nem duas vezes" (2 Rs 6:10)

Por ter sido avisado por Eliseu, o rei de Israel evitou de passar pelo lugar onde estaria o acampamento sírio. Ouçamos sempre os avisos que o Senhor nos dá, pois a obediência aos Seus direcionamentos nos livrará de grandes problemas, além de nos tirar das adversidades nas quais podemos nos encontrar. Perde muito aquele que ouve um aviso do Senhor e não acata ao que Ele manda fazer ou deixar de fazer, afinal, o Senhor somente quer o nosso bem.

*****************************************************

"E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos? E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles" (2 Rs 6:15-16)

No momento da dificuldade, em que o rei da Síria veio contra Eliseu por ele ter alertado o rei de Israel, o servo do profeta temeu. Nunca devemos temer diante das ameaças do inimigo justamente pelo que Eliseu disse: maior é o Senhor e Seu exército do que o diabo e todos os seus demônios. Jesus nos deu poder sobre toda obra maligna (LC 19:19) e toda vez que o diabo se levanta contra nós sabe que já entra na batalha como derrotado. Não temamos, já que o Senhor não nos deu espírito de temor, mas de fortaleza (2 Tm 1:7). Além disso, quando formos confortar alguém façamos como Eliseu fez com seu servo: encorajemos as pessoas baseados na Palavra de Deus e em Seu poder, e não com base no que achamos ou em sabedoria mundana.

*****************************************************

"E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu." (2 Rs 6:17)

A oração que Eliseu fez foi muito importante: ele queria que o seu servo visse com seus próprios olhos que o poder de Deus estava com eles.

Em momentos de grande angústia e sofrimento, muitos tendem a não enxergar o poder de Deus agindo em suas vidas. Essas pessoas ficam como cegas, desesperadas, esquecendo-se de que não estão sós, já que Jesus disse que estaria conosco até a consumação dos séculos (MT 28:20). Oremos ao Pai e peçamos que Ele as faça enxergar que o Senhor está com elas e que, com Ele ao seu lado, elas vencerão mesmo as piores batalhas. Além disso, peçamos que o Senhor nos dê sabedoria e nos use para ajudar na cura dessa cegueira espiritual, falando a essas pessoas sobre a Palavra de Deus e lembrando-as de que não estão sozinhas, mas que têm o Pai ao seu lado em todos os momentos.

****************************************************

"E, como desceram a ele, Eliseu orou ao Senhor e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. E feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu. Então Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem é esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samaria" (2 Rs 6:18-19)

Irmãos, Deus atendeu a oração de Eliseu naquele momento de aflição. Ora, se Ele atendeu a oração de Eliseu, por que não atenderia a nossa, a fim de nos livrarmos da nossa angústia? A Palavra diz que todo aquele que pede, recebe (MT 7:8), e que com Deus não há acepção de pessoas (RM 2:11), ou seja: se o Senhor agiu a fim de livrar Eliseu daquele problema, Ele agirá para nos livrar também, desde que O sirvamos, clamemos a Ele e creiamos que Ele agirá. Eliseu creu e é necessário que creiamos também, pois sem fé é impossível agradar a Deus (HB 11:6).

*****************************************************

"E, quando o rei de Israel os viu, disse a Eliseu: Feri-los-ei, feri-los-ei, meu pai? Mas ele disse: Não os ferirás; feririas tu os que tomasses prisioneiros com a tua espada e com o teu arco? Põe-lhes diante pão e água, para que comam e bebam, e se vão para seu senhor" (2 Rs 6:21-22)

O Senhor feriu aqueles adversários de cegueira e Eliseu os levou a Samaria. Ao vê-los, o rei de Israel perguntou se deveria matá-los. Contudo, Eliseu disse que não: eles deveriam ser alimentados e devolvidos ao seu rei. Vemos aqui duas coisas importantes.

A primeira: não devemos agir como nosso inimigo. Há pessoas que agem exatamente como aquelas pessoas que não servem a Deus e que querem prejudicá-las. Irmãos, se agimos como aqueles que não servem a Deus tornamo-nos iguais a eles.

A segunda coisa: aqueles soldados sírios teriam o testemunho de como foram tratados pelos israelitas. Mesmo que eles voltassem a atacá-los, aquele testemunho existia e as pessoas devem sempre ter um testemunho bom a respeito de nós.

*****************************************************

"E apresentou-lhes um grande banquete, e comeram e beberam; e os despediu e foram para seu senhor; e não entraram mais tropas de sírios na terra de Israel" (2 Rs 6:23)

Irmãos, vemos aqui como uma atitude que tomamos faz toda diferença: por conta do tratamento que tiveram, os sírios não entraram mais na terra de Israel. Há pessoas que, se tivessem agido de forma diferente em determinado momento, não estariam na situação difícil em que estão hoje. Paremos de agir com agressividade, ignorância e, principalmente, paremos de agir fora da Palavra de Deus. Mudemos nossa atitude, sirvamos ao Senhor, passemos um bom exemplo e veremos como sermos livrados de muitas situações dolorosas.

*****************************************************

"E houve grande fome em Samaria, porque eis que a cercaram, até que se vendeu uma cabeça de um jumento por oitenta peças de prata, e a quarta parte de um cabo de esterco de pombas por cinco peças de prata" (2 Rs 6:25)

Apesar das tropas dos sírios não terem entrado em Israel, como a Palavra disse no versículo anterior, Ben Hadade, rei da Síria, havia juntado seu exército, subido e cercado a Israel (v.24). cercado a Israel. A situação estava tão difícil a ponto das coisas terem assumido um valor astronômico. Irmãos, mutas pessoas estão vivendo situações assim: estão tão machucadas, tão feridas, tão desesperadas, que qualquer coisa toma uma proporção gigantesca aos seus olhos. Não devemos recriminar essas pessoas ou achar que suas atitudes não passam de frescura, mas sim devemos orar por elas, dar a Palavra e ajudá-las a reerguer-se com base no Senhor. Precisamos entender que essas pessoas estão sofrendo uma opressão maligna forte e dolorosa e que precisam de carinho e cuidado, o que não significa ficar incentivando-as a sofrer, "passando a mão na cabeça", mas significa, através da Palavra de Deus e da fé, incentivá-las a se levantar e ver que o Deus que está com elas é maior que qualquer ataque do inimigo.

*****************************************************

"E ele lhe disse: Se o Senhor te não acode, donde te acudirei eu? Da eira ou do lagar?" (2 Rs 6:27)

O rei de Israel estava passando pelo muro quando uma mulher pediu sua ajuda. Apesar do rei de Israel não ser alguém que servisse a Deus como deveria, a resposta que ele deu nos faz pensar em algo muito importante: a primeira ajuda que devemos buscar é sempre a de Deus. A Palavra diz que se Deus não guardar a casa em vão vigia a sentinela. Peçamos sempre, em primeiro lugar, a ajuda de Deus e deixemos que Ele nos diga o que fazer depois disso. Às vezes, nem devemos fazer nada: Ele moverá por Si só o coração daquele que nos ajudará. Lembremo-nos que é do Senhor que vem nosso socorro (SL 121:2).

*****************************************************

"E sucedeu que, ouvindo o rei as palavras desta mulher, rasgou as suas vestes, e ia passando pelo muro; e o povo viu que o rei trazia cilício por dentro, sobre a sua carne, E disse: Assim me faça Deus, e outro tanto, se a cabeça de Eliseu, filho de Safate, hoje ficar sobre ele" (2 Rs 6:30- 31)

A mulher que pediu ajuda ao rei de Israel contou que até mesmo os próprios filhos eles estavam matando e comendo para que não morressem de fome. Ao ouvir isso, o rei de Israel colocou a culpa em Eliseu, talvez por ele não ter deixado matar os sírios que haviam estado ali. Irmãos, vejamos algo muito interessante: quando Eliseu avisou ao rei de Israel a respeito do acampamento sírio a fim de que o rei israelita fosse preservado, esse não quis matar o profeta. Porém agora, nessa situação difícil, queria matá-lo. Há pessoas que somente estão bem conosco quando são beneficiadas. No momento do problema, voltam-se contra nós. O pior: há pessoas que são assim com Deus, servindo-O somente quando estão sendo abençoadas e saindo correndo no momento da provação. Não ajamos dessa maneira: sirvamos a Deus em todo tempo, nos momentos bons e ruins, e sejamos fieis às pessoas também em todas as situações. Além disso, não façamos como o rei de Israel, que foi logo culpando Eliseu pelo problema pelo qual passava: muitas vezes os culpados somos nós mesmos e, mesmo que a culpa seja de outra pessoa, não fiquemos recriminando-a e nem guardemos mágoa, mas perdoemos e pensemos juntos em uma solução.

*****************************************************

"E, estando ele ainda falando com eles, eis que o mensageiro descia a ele; e disse: Eis que este mal vem do Senhor, que mais, pois, esperaria do Senhor?" (2 Rs 6:33)

Eliseu estava em sua casa, reunido com as autoridades de Israel, quando chegou o mensageiro do rei, enviado pelo próprio rei, a fim de matá-lo. Apesar de não ser muito fácil identificar quem disse a fala do versículo 33, não havia mais por que ter esperança, pois aquela situação vinha de Deus e como eles seriam ajudados se o Senhor estava contra eles?

Eles entenderam algo importante: a soberania de Deus. Nenhum propósito do Senhor pode ser impedido (Jó 42:2). Porém, Deus não quer a morte ou o sofrimento de ninguém, pelo contrário: Ele diz que não tem prazer na morte do ímpio, mas sim que ele se converta e tenha vida (Ez 18:23; Ez 33:11). Deus pode permitir, sim, que passemos por dificuldades a fim de nos ensinar, de nos corrigir e de nos preparar para coisas maiores, mas não quer dizer que Ele queira que soframos: mesmo nos disciplinando, Ele está ao nosso lado sempre, pronto a nos perdoar e nos dar a força necessária para vencer todo o mal.

A Palavra de Deus é clara: a morte, tanto física quanto espiritual, morte de sonhos, morte familiar, morte do casamento, etc., vem do diabo e a vida abundante vem de Jesus (JO 10:10). Jesus deu a vida por Suas ovelhas, que somos nós, e não quer que soframos, mas sim que O sirvamos e sejamos felizes. Por isso, se você ainda não O aceitou, aceite-O. Se você já O aceitou, mas havia se distanciado, volte para Ele hoje, pois Ele não despreza um coração arrependido (SL 51:17) e não lança fora nenhum dos que O procuram (JO 6:37). Arrependamo-nos por nossos pecados, peçamos perdão a Ele e mudemos, sirvamos a Ele de todo coração, pois os planos do Senhor para nós são de felicidade eterna, começando desde esse segundo.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 02/09/2013
Reeditado em 05/09/2013
Código do texto: T4464099
Classificação de conteúdo: seguro