2 REIS 7: DEUS ENVIA O SOCORRO// NÃO LIMITE O PODER DE DEUS: CREIA// O EXEMPLO DOS LEPROSOS// MOSTRE A DIFERENÇA// NÃO ESCONDA AS BOAS - NOVAS// A PALAVRA QUE SE CUMPRE

"Então disse Eliseu: Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz o SENHOR: Amanhã, quase a este tempo, haverá uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, à porta de Samaria" (2 Rs 7:1)

Mesmo em uma situação de tamanha calamidade, como a que os israelitas estavam vivendo, Deus enviaria o socorro, como a própria Palavra diz que Ele faz: "Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa. Ele enviará desde os céus, e me salvará do desprezo daquele que procurava devorar-me. (Selá.) Deus enviará a sua misericórdia e a sua verdade" (SL 57:2-3).

Não importa a situação que estejamos vivendo, pode ser a pior fase de nossas vidas: em breve, seremos uma grande bênção, em Nome de Jesus, desde que O sirvamos, clamemos ao Senhor e creiamos nEle.

*****************************************************

"Porém um senhor, em cuja mão o rei se encostava, respondeu ao homem de Deus e disse: Eis que ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poder-se-ia fazer isso? E ele disse: Eis que o verás com os teus olhos, porém disso não comerás." (2 Rs 7:2)

Aquele homem duvidou e, por isso, não viveria a bênção. Irmãos, é possível extrair dois ensinamentos importantes desse versículo.

Em primeiro lugar, o homem diz " Eis que ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poder-se-ia fazer isso?", ou seja, aquele homem estava limitando o poder do Senhor, coisa que nunca devemos fazer, embora alguns façam. No momento de dificuldade, tendemos a ver tudo de uma maneira muito obscura. Até mesmo quando o problema nem é nosso, mas de outra pessoa, temos o defeito de, muitas vezes, prestarmos atenção apenas no tamanho e na gravidade do problema e não na grandeza e no poder do nosso Senhor. Moisés, um grande homem de Deus, cometeu esse erro também ao colocar empecilhos à ação do Senhor para que Ele desse carne para o povo comer no deserto. Moisés fez isso, o que nos mostra que mesmo aquelas pessoas que têm experiência com Deus estão sujeitas a esse erro, não sendo algo apenas dos incrédulos. A Palavra diz que sem fé é impossível agradar a Deus (HB 11:6). Portanto, tomemos cuidado para não querermos limitar o agir do Senhor, o que nos leva ao segundo ponto.

Somente conseguiremos não limitar o agir de Deus se crermos em Sua grandeza, ou seja, se tivermos fé. Aquele homem não viveu a bênção justamente por que duvidou e muitos estão perdendo grandes bênçãos por duvidarem de que Deus é capaz de fazer o que disse que faria. Não cometamos esse mesmo erro.

*****************************************************

"E quatro homens leprosos estavam à entrada da porta, os quais disseram uns aos outros: Para que estaremos nós aqui até morrermos?

Se dissermos: Entremos na cidade, há fome na cidade, e morreremos aí; e se ficarmos aqui, também morreremos. Vamos nós, pois, agora, e passemos para o arraial dos sírios; se nos deixarem viver, viveremos, e se nos matarem, tão-somente morreremos" (2 Rs 7:3-4)

Aqueles homens leprosos estavam fora da cidade para que os outros não se contaminassem com sua lepra. Aos olhos deles, de qualquer maneira morreriam, fosse de fome, fosse pelo exército da Síria. Logo, eles não perderiam nada em ir até o arraial dos sírios. Irmãos, vejamos bem que aqueles leprosos estavam tendo uma grande atitude de coragem, mesmo com as poucas expectativas que tinham, enquanto muitos filhos de Deus, com todas as armas para serem mais que vencedores, acovardam-se. Lembremo-nos: Deus não nos deu espírito de temor, mas de fortaleza (2 Tm 1:7). Não estou dizendo aqui para que saiamos fazendo loucuras. Não: devemos sempre agir de acordo com a direção de Deus. Porém, sejamos ousados em fazer o que Deus nos mandou, uma vez que se aqueles leprosos tiveram coragem, nós temos de ter mais coragem ainda, pois fomos feitos vitoriosos sobre todas as coisas por aquele que nos amou (Rm 8:37). Além disso, Jesus já nos livrou de toda lepra, de toda praga, de toda maldição, fazendo-nos livres e prontos para vencer.

*****************************************************

"E levantaram-se ao crepúsculo, para irem ao arraial dos sírios; e, chegando à entrada do arraial dos sírios, eis que não havia ali ninguém.

Porque o Senhor fizera ouvir no arraial dos sírios ruído de carros e ruído de cavalos, como o ruído de um grande exército; de maneira que disseram uns aos outros: Eis que o rei de Israel alugou contra nós os reis dos heteus e os reis dos egípcios, para virem contra nós" (2 Rs 7:5-6)

Deus usou aqueles homens leprosos, aparentemente com a sentença de morte decretada, para operar uma grande vitória para Israel. Vemos que Deus sempre age, não importam as circunstâncias.

Quando falamos que Deus não nos deu espírito de temor, há um motivo. Nós, que servimos a Ele, somos diferentes dos que não servem (ML 3:18) e a Palavra diz que o ímpio foge sem que ninguém o persiga (PV 28:1), exatamente como aconteceu com os sírios: não havia exército algum, apenas aqueles quatro homens leprosos. Quem deve fugir é nosso inimigo, o diabo e seus demônios, não nós: a vitória está em nossas mãos e no momento em que não nos acovardamos mostramos a diferença entre o que serve e o que não serve.

*****************************************************

"Então disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas novas, e nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, algum mal nos sobrevirá; por isso agora vamos, e o anunciaremos à casa do rei" (2 Rs 7:9)

Como os sírios fugiram, deixando tudo para trás, os leprosos estavam comendo, bebendo e tomando os despojos e escondendo. Ora, eles não faziam bem escondendo a bênção dos demais. Irmãos, o mesmo acontece conosco: não devemos esconder as bênçãos de Deus, mas divulgá-las a todos. Jesus disse: "Ide por todo mundo e pregar o Evangelho a toda criatura" (MC 16:15). O Evangelho é a boa-nova, a terra das promessas, e, se a escondermos, estamos cometendo um grave erro.

Há pessoas que pensam: "Não, depois eu prego, depois eu falo da Palavra para minha família". Pois é, mas e se essas pessoas morrerem antes? Os leprosos não quiseram esperar, por que poderia acontecer algo a eles que os impedisse de levara notícia aos israelitas. Não deixemos para depois a hora de falar de Jesus, especialmente à nossa família, pois podemos morrer antes. Lembremo-nos do mendigo Lázaro e do homem rico, que queria voltar para advertir aos seus familiares do quão horrível era o inferno. Depois da morte, nada mais poderemos fazer por eles.

Façamos como os leprosos: se estamos deixando de anunciar as boas-novas do Evangelho, arrependam-nos, peçamos perdão a Deus e peçamos a sabedoria de Deus e a unção do Espírito Santo para pregarmos ousadamente a Palavra do Senhor.

Outra coisa importante: os israelitas haviam colocado os leprosos para fora, mas isso não fez com que eles deixassem de ir contar a boa-nova. Não importa o quanto determinada pessoa possa ter nos prejudicado: perdoemos e, munidos da sabedoria de Deus, preguemos a elas. Não deixemos que o orgulho, a raiva ou o rancor nos impeçam de sermos usados por Deus para ganharmos a alma dessa pessoa para Jesus.

*****************************************************

"E o rei se levantou de noite, e disse a seus servos: Agora vos farei saber o que é que os sírios nos fizeram; bem sabem eles que esfaimados estamos, pelo que saíram do arraial, a esconder-se pelo campo, dizendo: Quando saírem da cidade, então os tomaremos vivos, e entraremos na cidade" (2 Rs 7:12)

Quando os leprosos foram levar a notícia aos israelitas, o rei desconfiou de que fosse uma armadilha dos sírios. Nos versículos 13-15, vemos que alguns homens foram enviados a fim de descobrirem o que havia acontecido. Essa atitude do rei nos abre o caminho para uma interessante reflexão.

Entendamos: devemos, sim, ser precavidos e não sairmos acreditando em tudo, pois pode ser mesmo uma armadilha do inimigo. Porém, não devemos ser aquelas pessoas que vivem vendo o lado ruim das coisas. Há pessoas que, quando alguém conta algo bom a elas, já começam a pensar em um monte de possibilidades negativas. Não sejamos assim: sejamos precavidos, mas não pessimistas.

Na verdade, nem é necessário esforço para sermos precavidos na medida certa: o Espírito Santo direciona aqueles que estão em Espírito. Muitas vezes, ao ouvirmos uma notícia, nosso coração pode se fechar e entenderemos que aquilo tem algo errado. Estejamos sempre em Espírito, ou seja, em comunhão com o Pai, sem sermos dominados pelos desejos da carne, e deixemos que o Espírito Santo nos dirija a fim de não sermos pessimistas e acabarmos duvidando das bênçãos de Deus, como muitos fazem.

*****************************************************

"Então saiu o povo, e saqueou o arraial dos sírios; e havia uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, conforme a palavra do Senhor" (2 Rs 7:16)

Vemos se cumprir a Palavra que Deus disse por meio do profeta Eliseu. Toda Palavra do Senhor se cumpre, como já disse aqui várias vezes. Portanto, se Deus prometeu algo, creia e não duvide. Se Ele lhe advertiu a respeito das consequências do seu pecado, arrependa-se e mude de atitude, pois, caso continue agindo do mesmo jeito, as consequências virão.

Um profeta era confirmado quando aquilo que ele dizia vir da parte de Deus se cumpria. O mesmo acontece conosco: é claro que não se trata de sairmos falando o que quisermos e esperarmos que Deus cumpra somente para não ficarmos mal vistos, mas trata-se de sermos verdadeiramente usados pelo Senhor, que honra aqueles que O servem, ou seja, para sermos usados por Deus e sermos vistos com pessoas usadas por Ele, precisamos servi-lO, o que significa obedecê-lO em tudo, mesmo quando o que o Pai nos diz não é exatamente aquilo que queríamos.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 05/09/2013
Código do texto: T4467973
Classificação de conteúdo: seguro