2 REIS 8: NÃO ABANDONE// OBEDEÇA E CREIA// ESPERE O TEMPO DETERMINADO// VOLTE// PROCLAME AS BÊNÇÃOS// NÃO SE ENVERGONHE DE DEUS// DEUS CONFIRMA// O INIMIGO DEVE TE RECONHECER COMO PESSOA DE DEUS// MÁS INFLUÊNCIAS// PROMESSAS DE DEUS// AJUDA

"E falou Eliseu àquela mulher cujo filho ele ressuscitara, dizendo: Levanta-te e vai, tu e a tua família, e peregrina onde puderes peregrinar; porque o SENHOR chamou a fome, a qual também virá à terra por sete anos" (2 Rs 8:1)

Eliseu não somente ressuscitou o filho daquela mulher, mas cuidou da família no momento da fome. Irmãos, isso mostra o cuidado que devemos ter para com as pessoas e não me refiro apenas à família, mas também àqueles que ganhamos para Cristo.

Há pessoas que conseguem ganhar alguém para Jesus, mas abandonam essa pessoa depois de um tempo, dizendo: "Ah, agora ela vai à Igreja, conhece a palavra, agora é com ela". Não é assim. Devemos continuar orando por essa pessoa, conversando com ela, ALIMENTANDO-A com a Palavra, incentivando-a a se manter na casa do Senhor, dando um bom testemunho. Fomos usados pelo Senhor para ganhar aquela alma; agora, continuemos sendo usados pelo Senhor para alimentar a fé daquela pessoa, em Nome de Jesus. Eliseu estava tentando impedir que aquela família passasse fome: que nós ajudemos a saciar a fome espiritual daqueles que ganhamos para Cristo.

*****************************************************

"E levantou-se a mulher, e fez conforme a palavra do homem de Deus; porque foi ela com a sua família, e peregrinou na terra dos filisteus sete anos" (2 Rs 8:2)

A mulher creu e obedeceu a Eliseu. Ora, ela creu que aquele homem estava sendo usado pelo Senhor para ajudá-la. Assim como ela, devemos crer no agir de Deus e obedecer. Deve ter sido difícil para ela abandonar tudo e ir para a terra dos filisteus, povo que não servia ao Senhor. Além disso, ela não ficaria lá por alguns dias, mas por sete anos. Contudo, ela creu e agiu sobre a fé que tinha. Ajamos da mesma forma hoje e seremos abençoados como veremos que ela foi.

*****************************************************

"E sucedeu que, ao fim dos sete anos, a mulher voltou da terra dos filisteus, e saiu a clamar ao rei pela sua casa e pelas suas terras" (2 Rs 8:3)

Vemos duas coisas importantes. A primeira: a mulher ficou lá pelos sete anos. Ela não quis apressar a sua volta, mas esperou o período que tinha de esperar. Há pessoas que se revoltam e abandonam o caminho do Senhor, perdendo a bênção, por não saberem esperar o tempo que Deus determinou para sua bênção chegar. Irmãos, por mais que o diabo tente colocar a rebeldia em nosso coração, dizendo que já oramos demais, que já esperamos demais, que o Senhor não está vendo nosso sofrimento, etc., oremos ao Senhor, peçamos força a Ele e fiquemos firmes, pois o diabo age dessa maneira justamente para nos impedir de tomar posse da nossa bênção. Se ele tem colocado a rebeldia no seu coração, arrependa-se, peça perdão a Deus e volte imediatamente para os braços do Senhor.

A segunda coisa importante: a mulher voltou para a sua terra. Ela não ficou ali com aqueles que não serviam a Deus, mas voltou assim que pode. Não abandonemos o que nos pertence: não abandonemos nosso trabalho, nossa família, nosso casamento, etc. Mesmo que as coisas pareçam difíceis e que, no fundo do nosso coração, tenhamos desistido ou intentado desistir, voltemos, pois o Senhor abençoará aquele que perseverar até o fim (MT 24:13). O Evangelho é a nossa terra de promessas: se você a abandonou, por qualquer motivo que seja, volte.

*****************************************************

"Ora o rei falava a Geazi, servo do homem de Deus, dizendo: Conta-me, peço-te, todas as grandes obras que Eliseu tem feito" (2 Rs 8:4)

Não se sabe o por que o rei estava querendo saber dos feitos de Eliseu. O fato é que devemos sempre ter a sede de aprendermos mais do Senhor e de Sua Palavra, já que o próprio Deus disse que Seu povo foi destruído porque faltou conhecimento (Os 4:6). Que o mesmo não aconteça conosco.

*****************************************************

"E sucedeu que, contando ele ao rei como ressuscitara a um morto, eis que a mulher cujo filho ressuscitara clamou ao rei pela sua casa e pelas suas terras. Então disse Geazi: Ó rei meu senhor, esta é a mulher, e este o seu filho a quem Eliseu ressuscitou" (2 Rs 8:5)

Vemos duas coisas importantes. A primeira é que Geazi não teve raiva de Eliseu por ele ter dito que o servo ficaria leproso (2 Rs 5). Geazi, provavelmente, deve ter reconhecido que o errado foi ele e não o profeta de Deus e devemos reconhecer sempre nossos erros. Há pessoas que colocam a culpa de tudo em todos e simplesmente não assumem que o problema pelo qual passam pode ter sido causado por elas mesmas.

A segunda coisa é que ele estava proclamando os feitos de Eliseu e, nesse momento, a mulher chegou, confirmando sua palavra. Irmãos, assim como Deus confirmou a palavra de Geazi, Ele confirma a nossa, desde que falemos de acordo com a Sua Palavra. Além disso, aquele seria um testemunho poderoso e vivo do agir de Deus por meio de Eliseu, testemunho esse que não aconteceria se Geazi tivesse ficado quieto. Assim como esse servo, proclamemos as maravilhas do Senhor e deixemos que esses testemunhos de fé falem ao coração daquele que nos ouvir e de todos aos quais a mensagem chegar.

*****************************************************

"E o rei perguntou à mulher, e ela lho contou. Então o rei lhe deu um oficial, dizendo: Faze-lhe restituir tudo quanto era seu, e todas as rendas das terras desde o dia em que deixou a terra até agora" (2 Rs 8:6)

A mulher também falou o que havia sido realizado em sua vida. Da mesma forma, contemos o testemunho das bênçãos que o Senhor derrama em nossas vidas.

Por aquela mulher ter dado o testemunho, por ela não ter se envergonhado do seu Deus, o Senhor a abençoou e ela recuperou todas suas coisas. Da mesma forma acontece conosco: não nos envergonhemos do Senhor e Ele nos honrará.

*****************************************************

"Depois veio Eliseu a Damasco, estando Ben-Hadade, rei da Síria, doente; e lho anunciaram, dizendo: O homem de Deus é chegado aqui" (2 Rs 8:7)

Eliseu era reconhecido como homem de Deus mesmo pelos inimigos, que não serviam ao Senhor. Há pessoas que tentam ser "neutras" com relação ao diabo, dizendo: "Ele não mexe comigo e eu não mexo com ele". Impossível.

Irmãos, o diabo precisa nos reconhecer como pessoas de Deus, caso contrário não nos respeitará. O inimigo nos respeita não pelo que somos, mas sim por nós servirmos a Deus. Se nos acovardarmos ou se não estivermos na presença de Deus, o inimigo não nos obedecerá., já que ele só obedece aquele que está em comunhão com Deus. Andemos com o Senhor e falamos com que o inimigo nos veja como pessoas de Deus e nos respeite por saber que a unção do Senhor está sobre nós.

*****************************************************

"Então o rei disse a Hazael: Toma um presente na tua mão, e vai a encontrar-te com o homem de Deus; e pergunta por ele ao Senhor, dizendo: Hei de sarar desta doença?" (2 Rs 8:8)

Apesar de não servir a Deus, o rei teve uma atitude que muitos filhos de Deus, infelizmente, não têm: buscar a direção de Deus. Irmãos, devemos buscar sempre a direção de Deus e não apenas com relação aos problemas, mas com relação a tudo: relacionamento, trabalho, opções de lazer, escolhas, etc. Além disso, não basta pedir a direção de Deus: devemos pedir a direção dEle e obedecer ao que Ele disser. Toda nossa vida deve ser pautada nas direções do Senhor. Dessa forma, mesmo que as lutas venham, não haverá possibilidade de fracasso.

*****************************************************

"Foi, pois, Hazael a encontrar-se com ele, e tomou um presente na sua mão, a saber: de tudo o que de bom havia em Damasco, quarenta camelos carregados; e veio, e se pôs diante dele e disse: Teu filho Ben-Hadade, rei da Síria, me enviou a ti, a dizer: Sararei eu desta doença?" (2 Rs 8:9)

Outra atitude que os filhos de Deus, muitas vezes, não têm: oferecer coisas boas ao Senhor. Quando falo de "coisas boas" não me refiro somente a ofertas ou coisas materiais, mas ao nosso coração, nossa vida, nossa família. Há pessoas que oferecem a Deus somente sua murmuração, seu desespero, seus problemas, etc. Entendamos: é claro que devemos buscar a Deus no momento do problema (embora não devamos murmurar e nem nos desesperar), mas devemos oferecer a Deus também nosso louvor, nossa gratidão, nossa alegria em Sua presença. O antigo pastor da Igreja em que congrego dizia algo de que eu gosto muito: "A pessoa, quando chegou à Igreja, disse: 'Senhor, eu te entrego tudo o que eu tenho', mas a pessoa não tinha nada, pois estava com o casamento destruído, desempregado, doente, etc. Agora, depois que Deus restaurou a vida dela, a pessoa não diz mais que entrega tudo a Deus". E, infelizmente, é uma verdade. Deus não é uma farmácia, onde só vamos quando nos machucamos. Devemos oferecer as coisas boas a Deus. Devemos colocá-lO como participante de nossa alegria também, afinal, ela vem dEle.

*****************************************************

"Então disse Hazael: Por que chora o meu senhor? E ele disse: Porque sei o mal que hás de fazer aos filhos de Israel; porás fogo às suas fortalezas, e os seus jovens matarás à espada, e os seus meninos despedaçarás, e as suas mulheres grávidas fenderás. E disse Hazael: Pois, que é teu servo, que não é mais do que um cão, para fazer tão grande coisa? E disse Eliseu: O Senhor me tem mostrado que tu hás de ser rei da Síria" (2 Rs 8:12-13)

Eliseu chorou (v.11), pois sabia que aquele homem que estava falando com ele, Hazael, faria muito mal a Israel. Aquela situação parecia impossível: Hazael era somente um servo. Contudo, aquele "impossível" aconteceria, pois Deus colocaria Hazael como rei da Síria. Irmãos, muitas vezes olhamos para uma situação e nosso homem natural pode pensar: "Essa vitória é impossível". Às vezes Deus nos disse que nos faria algo, mas, olhando para o natural, achamos que não vai dar. Ora, se Deus colocou Hazael, um servo, como rei, por que não pode operar em nossa vida?

Irmãos, Deus havia dado um sonho a José: ele seria grande (GN 37:5-10). Contudo, enquanto estava preso (GN 39:6-23), poderia ter pensado que não havia como aquile sonho se realizar: ele estava preso pelos egípcios e ele não ficou pouco tempo preso, mas dois anos. Não achemos que por que o problema parece estar se estendendo que a vitória não virá: o tempo de Deus é diferente do nosso, mas a vitória virá, se permanecermos firmes nEle. Esse foi o diferencial de José: mesmo preso, ele creu em Deus e o Senhor o fez governador do Egito (GN 41:40-43) e era José quem governava a nação em uma época em que outras nações precisavam do Egito por causa da grande fome e, sob o governo de José, os egípcios estocaram grande quantidade de alimentos e os vendiam (GN 42:5-6).

Se Deus exaltou José, mesmo em meio ao impossível, Ele te exaltará, se você crer e se mantiver firme com Ele. Não importa quão impossível sua vitória pareça: creia.

*****************************************************

"E sucedeu que no outro dia tomou um cobertor e o molhou na água, e o estendeu sobre o seu rosto, e morreu; e Hazael reinou em seu lugar" (2 Rs 8:15)

Eliseu disse que o rei da Síria morreria e que Hazael seria rei em seu lugar. Ora, a palavra se confirmou. Mais uma vez: aquele que anda com o Senhor é usado por Ele e tem suas palavras confirmadas, desde que estejam de acordo com a Palavra de Deus. Sendo assim, vá até a Palavra agora, descubra o que lhe pertence e determine sua bênção, em Nome de Jesus, sabendo que ela se cumprirá, pois o Senhor não falha.

*****************************************************

"E andou no caminho dos reis de Israel, como também fizeram os da casa de Acabe, porque tinha por mulher a filha de Acabe, e fez o que era mal aos olhos do Senhor" (2 Rs 8:18)

Vemos aqui como a influencia pode ser algo negativo. A Palavra diz que Jeorão, filho de Jeosafá, rei de Judá, alguém que servia ao Senhor, andou de acordo com Acabe, ou seja, desviu-se, por causa da influência de sua esposa. Irmãos, tomemos cuidado com as influências que recebemos e que exercemos sobre as pessoas. A Palavra diz: "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?" (2 Co 6:14). Vivemos no mundo, então conviveremos com os incrédulos e não se trata de deixar de falar com aqueles que não servem a Deus, mas sim de usarmos nossa convivência para dar um bom testemunho e, com a sabedoria de Deus, ganhá-las para Jesus e não nos deixarmos influenciar, cometendo os mesmos erros que elas.

*****************************************************

"Porém o Senhor não quis destruir a Judá por amor de Davi, seu servo, como lhe tinha falado que lhe daria, para sempre, uma lâmpada, a ele e a seus filhos" (2 Rs 8:19)

Deus havia prometido a Davi que mesmo que sua descendência se desviasse, por amor de Davi, que O serviu sempre e foi o homem segundo Seu coração, não deixaria que a lâmpada da sua descendência se apagasse. Irmãos, Deus é fiel cumpridor daquilo que promete. Davi morreu em comunhão com Deus e o Senhor não deixaria de cumprir Sua Palavra. Aprendamos algo importante: Deus está sempre pronto a cumprir Sua Palavra, desde que encontre condições para isso e as condições que Ele precisa encontrar são a fé e a obediência à Sua Palavra.

Interessante ver uma coisa: quando Deus diz algo ruim a respeito de alguém, caso essa pessoa se arrependa, Ele a perdoa (Jr 18:7-8), e não se trata de voltar atrás no que diz, mas justamente cumprir a Sua Palavra, que diz que Ele é grandioso em perdoar (Is 55:7).

Além disso, quando Deus nos promete algo e deixamos de O servir, Ele não tem como cumprir Sua promessa. Contudo, Ele não retira a Sua promessa, já que Ele diz em Sua Palavra: "Não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios" (SL 89:34). Se aquilo que Deus lhe prometeu ainda não aconteceu, pare e avalie se não foi por que você se afastou dEle. Caso tenha sido isso, arrependa-se, peça perdão e volte, pois nenhuma as boas palavras de Deus falhou (Js 41:25) e, no momento em que você estiver em comunhão com Ele, a sua promessa se cumprirá.

*****************************************************

"Nos seus dias se rebelaram os edomitas, contra o mando de Judá, e puseram sobre si um rei" (2 Rs 8:20)

É claro que os reis que serviam a Deus também enfrentavam batalhas. Contudo, o reinado de Judá havia se desviado e as consequências estavam chegando. Irmãos, o salário do pecado, que é a morte, sempre chega, caso não nos arrependamos e mudemos.

Vejamos também que um abismo chama outro abismo (SL 42:7): além dos edomitas, Libna também se rebelou (v.22). Aquele que serve a Deus passa por problemas, mas tem certeza da vitória. Por mais que os problemas sejam grandes, sabe que a vitória é certa. Já aquele que não está na presença do Senhor vê um problema vir sobre o outro, complicando-se cada vez mais sua situação.

Aquele que serve a Deus pode até ver os problemas se acumulando, mas o Senhor entra com a providência e dá todo suporte. Mesmo em meio às batalhas, o crente sabe que não está sozinho e o Senhor promove alívios para que Seu filho suporte. Contudo, aquele que não serve a Deus vê os problemas o engolirem, sem perspectivas.

*****************************************************

"No ano doze de Jorão, filho de Acabe, rei de Israel, começou a reinar Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá. Era Acazias de vinte e dois anos de idade quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Atalia, filha de Onri, rei de Israel. E andou no caminho da casa de Acabe, e fez o que era mal aos olhos do Senhor, como a casa de Acabe, porque era genro da casa de Acabe" (2 Rs 8:25-27)

Irmãos, vemos aqui como as influências são coisas perigosas. Acazias era da família de Josafá, rei de Judá, que servia a Deus. Contudo, também era da família de Acabe,rei de Israel, já que as famílias se misturaram por conta de casamento entre elas. Acabe não servia a Deus, tendo inclinado-se à idolatria por influência de sua mulher e Acazias, por ser genro de Acabe, também havia andado como ele. Vemos que a influência maligna começa com a esposa de Acabe e se estende.

Irmãos, tomemos cuidado com as influências. Há influências boas e ruins: Acazias poderia ter seguido o exemplo de Josafá, mas seguiu o mau exemplo de Acabe. Sigamos sempre os bons exemplos. Sigamos Jesus, pois Ele deve ser nosso exemplo.

Vivemos num mundo em que nem todo mundo serve a Deus. Encontramos pessoas que não servem a Deus no nosso trabalho, nos nossos estudos, etc., e não precisamos deixar de falar com as pessoas que ainda não são cristãs. Contudo, devemos usar nosso contato com elas para pregar a Palavra e dar um bom testemunho e não para sermos influenciados e agirmos como elas. Nós devemos sermos usados pelo Espírito Santo para ganhá-las para Jesus e não elas nos ganharem para o diabo.

Com relação a relacionamentos com pessoas não cristãs, a história muda de figura. Claro, devemos nos preocupar com a salvação de todos, mas não devemos nos envolver afetivamente com pessoas que não têm a mesma fé que nós. A própria Palavra diz: "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?" (2 Co 6:14-15). Oremos pela salvação dessa pessoa, mas sem alimentar ilusões, envolvendo-nos afetivamente.

*****************************************************

"E foi com Jorão, filho de Acabe, a Ramote de Gileade, à peleja contra Hazael, rei da Síria; e os sírios feriram a Jorão. Então voltou o rei Jorão para se curar, em Jizreel, das feridas que os sírios lhe fizeram em Ramá, quando pelejou contra Hazael, rei da Síria; e desceu Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá, para ver a Jorão, filho de Acabe, em Jizreel, porquanto estava doente" (2 Rs 8:28-29)

Irmãos, mesmo sem aqueles homens servirem a Deus, eles praticaram algo importante: a caridade e o interesse pelo outro. Procuremos sempre visitar aquelas pessoas que sofrem, seja por uma doença, seja por um problema financeiro, familiar, etc. Levemos a Palavra do Senhor a elas.

Todos nós devemos aprender a nos preocuparmos mais com as pessoas, ajudando-as como gostaríamos de ser ajudados: "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas" (MT 7:12). Que o Senhor nos ensine a ser assim todos os dias e que estejamos dispostos a aprender.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 08/09/2013
Reeditado em 08/09/2013
Código do texto: T4472067
Classificação de conteúdo: seguro