GUARDA O TEU CORAÇÃO

A Bíblia manda em Pv,4:23: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração porque dele procedem as saídas da vida". Quando a Bíblia fala de coração não fala de nosso órgão cardíaco e sim de nossa mente, pois ela é o quartel general de nosso corpo, e é ela quem comanda todo ele, por isso há uma necessidade de policiarmos tudo o que entra em nossa mente, a fim de, sabermos dizer não às coisas prejudiciais ao nosso viver. A Bíblia tem inúmeras razões para nos mandar guardar o coração. Vamos destacar alguns apenas:

A) Pv,14:12 diz: "Há caminhos que ao homem parecem direitos, mas o fim deles é a morte". Se nossa mente não estiver guardada, isto é, firmada nos mandamentos do Senhor, muitos caminhos por onde andarmos , ou muitas decisões por nós tomadas, até nos parecerão certas, mas lá na frente sofreremos as consequências de não termos visto o seu fim. Trabalho com presidiários e lá há muitos que ao errarem até pensavam estar certos , mas hoje pagam por seus erros, tendo sua liberdade tolhida, bem como a companhia de seus entes queridos. Uma das grandes consequências dos erros da vida e praticamente o pior deles é a perda da liberdade, o que não é vontade de Deus para nós, pois Jesus veio para libertar e não prender. Quando falo da liberdade, não falo apenas de cadeia, mas quantos perdem sua liberdade nas ações com os seus, em consequências de suas atitudes ? Com certeza, se o homem de que aquele caminho o levaria a morte, ele se desviaria dele, mudando a sua direção!

B) Ap,12:9 diz: "E foi precipitado o grande dragão , a antiga serpente, chamada diabo e satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele". Outro grande perigo de não policiarmos nossa mente é o de que satanás é enganador. A Bíblia diz que ele é um leão ao nosso redor, e a finalidade dele é nos devorar, e para isto tem de nos enganar, apresentando apenas o lado agradável de nossas atitudes e decisões. Um senhor no presídio conversando comigo chorava como nenê e dizia que se tivesse contado aos seus parentes, eles não teriam deixado ele fazer o que fez. Perguntei o que era e me disse que alguém pediu para ele levar para São Paulo um carro com drogas. Ele me disse que tinha carro, casa, dinheiro e uma firma e que não precisava disto, mas o diabo lhe mostrou que ganharia mais 40 mil reais. É um enganador, pois não mostrou que poderia ser morto ou que seria preso, senão não teria ido. Cuidado, amigo, pois você pode desistir de projetos, mas o diabo não desisti de você, e ele é enganador !

C) Pv,3:5,7 diz: " Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes em teu próprio entendimento. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal ". Às vezes o que nos leva a errar é a auto confiança, ou seja, nossa atitude de confiarmos em nós mesmos , e por isso a Bíblia manda-nos confiarmos no Senhor, e ela afirma que os que confiam no Senhor, serão como o monte de Sião que não se abala, mas permanece para sempre. Em outra parte a Bíblia diz que é maldito aquele que confia no homem, por isso nos manda confiar no Senhor e não em nossos entendimentos.Há um perigo quando o homem cresce muito intelectualmente, que é o de confiar em sua mente, mas a Bíblia não nos manda confiar nela e sim guardá-la, e o melhor lugar de guardá-la é colocá-la nas mãos do Senhor !

Alguém já escreveu: "Mente sã é corpo são". Se dela procedem as saídas da vida, não há outra opção para uma vida decente e abençoada e guardada dos embates desta vida, senão guardá-la no Senhor, pois " Torre forte é o nome do Senhor, pois para ela correrá o justo e estará em alto retiro" ( Pv,18:10 ). Bençãos de Deus pra você !

Fraraujo
Enviado por Fraraujo em 25/09/2013
Código do texto: T4498284
Classificação de conteúdo: seguro