O EVANGELHO DE LUCAS.

O EVANGELHO DE LUCAS.

POR HONORATO RIBEIRO

O EVANGELHO DE HOJE, 06/10/13 NARRA SOBRE A FÉ. LC 17, 5-10.

NAQUELE TEMPO, OS APÓSTOLOS DISSERAM AO SENHOR: "AUMENTA A NOSSA FÉ!" O SENHOR RESPONDEU: "SE VÓS TIVÉSSEIS FÉ, MESMO PEQUENA COMO UMA GRÃO DE MOSTARDA, PODERÍEIS DIZER A ESTA AMOREIRA: ARRANCA-TE DAQUI E PLANTA-TE NO MAR, E ELA VOS OBEDECERIA. SE ALGUÉM DE VÓS TEM UM EMPREGADO QUE TRABALHA A TUA TERRA OU CUIDA DOS ANIMAIS, POR ACASO VAI DIZER-LHE, QUANDO ELE VOLTA DO CAMPO: "VEM DEPRESSA PARA A MESA? PELO CONTRÁRIO, NÃO VAI DIZER AO EMPREGADO: PREPARA-ME O JANTAR, CINGE-TE E SERVE-ME, ENQUANTO EU COMO E BEBO; DEPOIS DEPOIS DISSO TU PODERÁS COMER E BEBER? SERÁ QUE VAI AGRADECER AO EMPREGADO, PORQUE FEZ O QUE LHE HAVIA MANDADO? ASSIM TAMBÉM VÓS, QUANDO TIVERDES FEITO TUDO O QUE VOS MANDARAM, DIZEI: "SOMOS SERVOS INÚTEIS; FAZEMOS O QUE DEVÍAMOS FAZER".

AGORA EU VOU FAZER UMA EXEGESE DESTE TEXTO LUCANO. É UMA PARÁBOLA QUE JESUS FEZ PARA NOS ENSINAR COMO DEVE TER FÉ E O QUE É FÉ. ELE USOU UMA HIPÉRBOLE AO DIZER QUE A FÉ PODERÁ TER FORÇA SOBRE NATURAL DE ARRANCAR UMA AMOREIRA E FAZÊ-LA TRANSPORTÁ-LA ATÉ O MAR. DEPOIS ELE RELATA OUTRA PERÍCOPE CONTANDO UMA HISTÓRIA PARABÓLICA DO PATRÃO E O EMPREGADO. AS DUAS TÊM O MESMO SENTIDO. A PRIMEIRA PARA NÓS É IMPOSSÍVEL; A SEGUNDA, TAMBÉM É IMPOSSÍVEL O PATRÃO AGRADECER AO EMPREGADO E LHE CONVIDAR PARA SENTAR-SE À MESA COM ELE E COMER E BEBER. FAZEMOS ASSIM COM O NOSSO EMPREGADO? A SOCIEDADE ACEITA ESSE TIPO DE COMPORTAMENTO, EMPREGADO TER A REGALIA DE SENTAR-SE E COMER COMO SE FOSSE IGUAL AO PATRÃO? TEMOS O COSTUME DE AGIR COM O EMPREGADO OU A COZINHEIRA DE ALMOÇAR COMO FAZENDO PARTE DA FAMÍLIA? OU SÓ IRÁ COMER DEPOIS QUE A FAMÍLIA ALMOÇAR? VEJA O QUE SIGNIFICA A FÉ PARA NÓS CRISTÃO SE NÃO ESTIVER CADA UM DE NÓS VIVENDO ESSA REALIDADE COMO IRMÃO E NÃO COMO EMPREGADO E PATRÃO, PODEMOS DIZER QUE SOMOS CRISTÃO E TEMOS FÉ? POR QUE EU ESTOU AFIRMANDO ESSE QUESTIONÁRIO E QUESTIONANDO? PORQUE JESUS COMIA COM OS APÓSTOLOS, DISCÍPULOS, PAGÃOS, E QUALQUER CONVITE DE QUALQUER PESSOA, MESMO O MAIOR PECADOR ELE NUNCA DISSERA NÃO. SEMPRE ELE ESTAVA LÁ COMENDO JUNTO DE PESSOAS EXCLUÍDAS DA SOCIEDADE RELIGIOSA APONTO DE SER CRITICADO PELOS FARISEUS E RELIGIOSOS: ESSE NÃO PODE SER O FILHO DE DEUS, POIS COME COM OS PECADORES. É ISSO O QUE O EVANGELHO DE HOJE QUER NOS MOSTRAR: O VALOR DO MUNDO; E O VALOR DO REINOS DOS CÉUS. A VIDA DO CRISTÃO DEVA SER VIVIDA COM A EXPERIÊNCIA DA VIDA DE JESUS. JAMAIS JESUS EXCLUIU NINGUÉM EM TODA A SUA VIDA. QUANTO MAIS A PESSOAS ERA EXCLUÍDA, ERA TIDA COMO NINGUÉM, É QUE ELE MAIS SE APROXIMAVA DELA. EIS AÍ A RAZÃO DE SER CRISTÃO CAM FÉ E AÇÃO CONTRÁRIA AO QUE O MUNDO ENSINA. COMO É DIFÍCIL ARRANCAR E TRANSPORTAR UMA AMOREIRA, ASSIM TAMBÉM É DIFÍCIL A GENTE ACEITAR SER PATRÃO IGUAL AO EMPREGADO. COMO É DIFÍCIL TER FÉ, NO MUNDO DE HOJE, ONDE O CONSUMISMO E O CAPITALISMO SÃO MAIS VALORIZADOS DO QUE O SER HUMANO; ACEITAR O OUTRO COMO IRMÃO. ONDE ESTÁ, ENTÃO, A NOSSA FÉ?

hagaribeiro.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 06/10/2013
Código do texto: T4514342
Classificação de conteúdo: seguro