"TRÊS PASSOS DE CRISTO"

Em certa ocasião, Jesus reuniu não só os discípulos, mas um grande número de pessoas, como ainda faz hoje... Cristo reúne pessoas, porque se interessa pela humanidade. Foi por nós que Ele veio do céu, à terra. Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente.

Nesta reunião, Jesus iniciou seu ensinamento com um "SE", indicando a necessidade de escolha e decisão. Escolhemos, pois fomos criados por Deus recebendo o livre arbítrio de decidir o que queremos (ou não) para nós.

"SE" escolhermos repetir os passos de Jesus, "SE" decidirmos trilhar o mesmo caminho que Ele trilhou... Precisamos tomar três atitudes:

* É necessário negarmos a nós mesmos, como o próprio Jesus fez. Desapegando-se da glória do céu onde vivia, desapossou-se de tudo, não fez caso de Sua posição de (então) Filho único, e usando Seu livre arbítrio, Sua liberdade e Sua vontade espontânea, decidiu tornar-se tal qual criatura, igual a mim e a você!

Jesus é nosso exemplo, o modelo, a direção que Deus nos deu para "ir após", para ir depois dEle. Ele foi o primeiro de muitos.

O Ser espiritual Jesus veio ao mundo como homem. Tinha uma alma e habitava em um corpo, tais quais os nossos. Por isso Ele nos compreende perfeitamente, pois esteve sujeito aos mesmos sentimentos que nós. Jesus nos mostrou que é possível dizer não às vontades de nossas almas e corpos, de os negarmos, e dizermos sim a vontade de Deus, manifesta e revelada a nós mediante Sua Palavra.

Somente através de ouvir, ler e meditar no que Deus diz, é que seremos capazes de negarmos nossa vontade. Está escrito em João 15:5b que "sem Deus, NADA podemos fazer."

Afirmo que a mudança de vida que desejamos começa com a mudança de nossa mente, onde estão nossas vontades, emoções e desejos. E essa mudança vem somente pela exposição a Palavra de Deus (Romanos 12:2). É um processo. Nosso homem exterior só manifestará mudança de atitudes após a transformação, a renovação de nossa mente, pela Palavra de Deus, pela qual devemos alinhar, adequar nossas vontades, emoções e desejos.

* É preciso tomar uma cruz. E cada um de nós tem a sua. Cada um de nós traz consigo uma história de vida única, cada qual carrega as consequências de escolhas definidas. Somos livres em plantar o que queremos, mas... Somos forçados a colher o que plantamos. Devemos cuidar da qualidade das sementes que lançamos em palavras e atitudes, na vida de outros. A regra básica e simples para ter sucesso, é seguir o que Cristo ensinou: não fazermos aos outros o que não desejamos para nós. Isso é amar o outro como a si.

* "E siga-me." Jesus convida a todos os presentes para serem seus seguidores, para irem atrás dEle, para acompanhá-lo. Ele quer integrar, participar de nossas vidas. Para tanto, não podemos ter nossa vida terrena por preciosa. O espírito de engano que atua hoje no mundo afirma que "aproveitar" a vida é embriagar-se, drogar-se, prostituir-se com vários parceiros, dar um "jeitinho", não ceder um milímetro do seu "direito"...

Mas estes são caminhos de morte eterna. O que semearmos nesta vida, colheremos na eternidade. Se vivermos nossos dias aqui buscando estas coisas, perderemos a vida verdadeira, na presença do Pai. Mas, quem abdica, quem decide dizer não a estas coisas por causa de Jesus e do evangelho, salvará sua vida. A Jesus foi restituído o lugar no céu, hoje Ele vive a direita do Poderoso Pai. Jesus foi o primeiro a renunciar e vencer o mundo, para que pudéssemos ir depois dEle.

Vencemos o mundo, renunciando a seus enganos.

Refaço a pergunta que Jesus fez naquela ocasião: que proveito há para nós, em possuirmos tudo o que este mundo terreno nos oferece, mas, por fim, perdermos a vida eterna, que é a verdadeira vida? Tudo o que nossos sentidos percebem hoje, é passageiro, acabará. Mas o que Deus fala, é eterno.

Cristo nos adverte a, nesta vida, não nos envergonharmos dEle, nem de Sua Palavra. É impossível separar Jesus de Sua Palavra Eterna, pois eles são UM SÓ.

O que falamos representa o que somos.

Pretha, socióloga cristã.