O PODER DA NOSSA LÍNGUA (DAS PALAVRAS QUE ELA DIZ) TRAZEM VIDA OU MORTE?

“Provérbios 18:21” - A língua é instrumento de vida e veículo de morte. Ela dá vida e mata. É uma fonte doce e também amarga. Constrói e também derruba, consola e também atormenta. É medicina e também veneno. Apaga as chamas do ódio e também provoca grandes incêndios. Tiago diz que, se alguém não tropeça no falar é um homem perfeito (Tiago 3:2). A língua é um mal que não se pode conter, carregado de veneno mortal (Tiago 3:7-8).

Tiago diz que devemos ser pessoas prontas para ouvir mais e falar menos. Devemos perdoar em vez de revidar. Devemos ter domínio próprio em vez de explodir. Devemos espremer todo o pus da ferida em vez de guardar mágoas.

No capítulo 3 de Tiago há uma descrição minuciosa sobre do poder da língua.

Primeiro: A LÍNGUA TEM O PODER DE DIRIGIR - (Tiago 3:3-4)

a) Tiago compara a língua ao freio de um cavalo e ao leme de navio. Tanto o freio como o leme são instrumentos usados para controlar e dirigir. O freio controla e dirige o cavalo, e o leme controla e dirige o navio. Um cavalo indócil é um animal perigoso, mas, depois de domesticado, usa sua força para servir. Um pequeno freio direciona um forte animal.

b) De igual maneira um imenso navio é conduzido pelas águas revoltas por um pequeno leme. É por causa do leme que o navio não se choca com as rochas e não provoca desastrosos acidentes.

c) Tiago disse que a língua; é um pequeno órgão que tem o mesmo poder do freio e do leme. Ela pode governar e dirigir nossa vida para o bem ou para o mal. (Tiago 3:5).

Segundo: A LÍNGUA TEM O PODER DE DESTRUIR

d) Tiago compara também a língua ao fogo e ao veneno. Ambos são altamente destruidores. Uma pequena fagulha incendeia toda uma floresta. Uma pequena dose de veneno pode matar uma pessoa rapidamente. Um comentário maldoso acerca de uma pessoa pode ser como um veneno mortal, que provoca sofrimento e morte. A Bíblia diz que a nossa palavra deve ser verdadeira, boa para edificação e também transmitir graça aos que ouvem. (Tiago 3:6).

Terceiro: A LÍNGUA – UM ÓRGÃO QUE ABENÇOA, MAS TAMBÉM AMALDIÇOA.

e) Como nós temos usado a nossa língua?

f) Temos abençoado ou amaldiçoado os que nos rodeiam?

g) Usemos nossa língua para adoração ao Senhor, para abençoar nossa família, nossos amigos, nossos companheiros de trabalho, vizinhos, animais, plantas, etc...

- Muitas coisas têm dado errado porque falamos tudo errado!-

Quando nós começarmos a usar a nossa língua pra abençoar e “bendizer” e não pra amaldiçoar e “maldizer”, veremos então que as coisas começarão a mudar (para o bem) na nossa vida e na vida das pessoas ao nosso redor.

USANDO A BOCA (LÍNGUA) COMO INSTRUMENTO DE DEUS

Romanos 6.13 - “Nem tampouco apresenteis os vossos membros (língua e boca) ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça”

a) Ensinando, exortando, animando a todos

“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração”. Colossenses 3:16.

b) Orando sem cessar por tudo e por todos

“Orai sem cessar” tessalonicenses. 5.17 “Perseverai em oração, velando nela com ações de graça “ Colossenses 4:2

c) Cantando louvores, salmos e cânticos espirituais

“Falando entre vós com Salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor, e com hinos e cânticos espirituais” Efésios 5:19;

d) Dando sempre graças por tudo

“Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo” Efésios 5:20;

e) Comunicando o Evangelho a todas as pessoas ao nosso redor

“Que pregues a palavra, a tempo e fora de tempo, repreendas, exortes, com toda longanimidade e doutrina” 2 Timóteo 4:2

f) Proclamando a verdade da Palavra de Deus

“Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus” Efésios 6:17.

g) Falando em novas línguas “Dou graças ao meu Deus porque falo mais línguas do que vós todos”. 1 Coríntios 14:18

h) Abençoando e bendizendo a tudo e a todos sempre “falando a verdade juntamente com palavras positivas e abençoadoras que produzam vida a todos os ouvintes.”

*** MUDANÇA DE VIDA (PALAVRAS DA LÍNGUA)***

NUNCA MAIS DIREI “ eu não posso”, pois “tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13)

NUNCA MAIS DIREI que não tenho, pois “o meu Deus segundo a riqueza e glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada uma de minha necessidade.” (Filipenses 4:19)

NUNCA MAIS DIREI que tenho medo, “porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mais de poder, de amor e de moderação.” (2 Timóteo 1.7)

NUNCA MAIS DIREI que tenho dúvidas, ou falta de fé, porque eu tenho “a medida da fé que Deus repartiu a casa um.” (Romanos12.3).

NUNCA MAIS DIREI que sou fraco, porque “o Senhor é a fortaleza da minha vida.” (Salmos 27:1) e “o povo que conhece a seu Deus se tornará forte e ativo” (Daniel 11:32)

NUNCA MAIS DIREI que Satanás tem supremacia em minha vida, porque “ maior é aquele que está em mim do que aquele que está no mundo.”(1 João 4:4)

NUNCA MAIS DIREI que estou derrotado, porque “Deus em Cristo sempre me conduz em triunfo (2 Coríntios 2:14)

NUNCA MAIS DIREI que não tenho sabedoria, pois “Cristo Jesus... se tornou da parte de Deus (minha) sabedoria.” (1 Coríntios 1:30)

NUNCA MAIS DIREI que estou doente, pois “pelas suas pisaduras fui sarado” (Isaías 53:5) e Jesus “mesmo tomou minhas enfermidades e carregou com as minhas doenças.” (Mateus 8:17)

NUNCA MAIS DIREI que estou preocupado frustrado, pois estou “ lançando sobre Ele toda a minha ansiedade, porque Ele tem cuidado de mim.” (1 Pedro 5:7) Em Cristo estou livre de ansiedade!

NUNCA MAIS DIREI que estou preso, pois “onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade” (2 Coríntios 3:17). Meu corpo é templo do Espírito Santo!

NUNCA MAIS DIREI que estou condenado, pois “já nenhuma condenação há para que os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8:1). Estou em Cristo; portanto estou livre de condenação.

"As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, ROCHA MINHA E Redentor meu". Salmos 19:14.

UM PODEROSO ABRAÇO

https://www.facebook.com/clauberte.cavalcanti

http://apostoloclaubertec.wix.com/ministeriosalvavidas

https://www.facebook.com/MinisterioApostolicodoEvangelhoSalvaVidas

Apóstolo Cavalcanti e Sagradas Escrituras
Enviado por Apóstolo Cavalcanti em 25/10/2013
Reeditado em 24/04/2014
Código do texto: T4542032
Classificação de conteúdo: seguro