LITURGIA DA PALAVRA 01 DEZEMBRO 2013

LEITURAS QUE SERÃO PROFERIDAS NO MUNDO TODO NAS CELEBRAÇÕES DAS SANTAS MISSAS NO PRÓXIMO DIA 01/12/2013

FONTE: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

1º DOMINGO DO ADVENTO

ANIMADOR:

A Igreja inicia hoje o tempo do Advento, segundo o itinerário litúrgico do Ano A; tempo marcado pela espiritualidade da vigilância e da oração. É preciso que os cristãos estejam preparados para a vinda do Senhor, como também para enfrentar as turbulências da história. No Brasil, o Advento é enriquecido pela Campanha da Evangelização, que tem por finalidade fortalecer os trabalhos missionários que levam o Evangelho para todas as fronteiras. A Igreja de São Paulo quer que seus filhos celebrem o Natal com o coração renovado e fortalecido pelo Mistério Pascal, de tal forma que estejam comprometidos com a Evangelização da cidade e do mundo.

ANIMADOR:

Ouçamos com o coração de discípulos os apelos que as leis de hoje nos fazem, para que o tempo sagrado do Advento nos ajude a ser missionários da Boa-Nova de Jesus.

PRIMEIRA LEITURA (Is. 2,1-5)

Leitura do Livro do Profeta Isaías

1 Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém.

2 Acontecerá, nos últimos tempos, que o monte da casa do

Senhor estará firmemente

estabelecido no ponto mais alto das montanhas me dominará

as colinas. A ele acorrerão todas as nações, (3) para lá irão

numerosos povos e dirão: “Vamos subir ao monte do Senhor,

à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus

caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos”; porque

de Sião provém a lei e de Jerusalém, a palavra do Senhor.

4 Ele há de julgar as nações e erguer numerosos povos;

estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças

em foices: não pegarão em armas uns contra os

outros e não mais travarão combate.

5 Vinde todos da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela

luz do Senhor.

. Palavras do Senhor

Graças a Deus

SALMO RESPONSORIAL 121(122)

QUANTA ALEGRIA E FELICIDADE: VAMNOS À CASA DO SENHOR!

1. Que alegria, quando vi que me disseram:

“Vamos à casa do Senhor!”

E agora nossos pés, já se detém, Jerusalém, em tuas portas.

2. Para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.

Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor.

A sede da justiça lá está e o trono de Davi.

3. Rogai que viva em paz Jerusalém e em

segurança os que te amam!

Que a paz habite dentro de teus muros,

tranqüilidade em teus palácios!

4. Por amor a meus irmãos e meus amigos.

Peço: “A paz esteja em ti!”

Pelo amor que tenho à casa do Senhor,

eu te desejo todo bem!

SEGUNDA LEITURA (Rm 13,11-14)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, (11) vós sabeis em que tempo estamos, pois já é

hora de despertar. Com efeito, agora a salvação está

mais perto de nós do que quando abraçamos a fé.

12 A noite já vai adiantada, o dia vem chegando: despoje-

mo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz.

13 Procedamos honestamente como em pleno dia: nada de

glutonarias e bebedeiras, nem de orgias sexuais e

imoralidades, nem de brigas e rivalidades.

14a Pelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo.

- Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO Mt 24,37-44)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

T. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo Jesus disse a seus discípulos:

37 “A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé.

38 Pois nos dias antes do dilúvio, todos comiam e bebiam,

casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que

Noé entrou na arca.

39 E eles nada perceberam até que veio o dilúvio e

arrastou todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do

Homem.

40 Dois homens estará trabalhando no campo: um será

levado e o outro será deixado.

41 Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será

levada e a outra será deixada.

42 Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia

virá o Senhor.

43 Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a

que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não

deixaria que a sua casa fosse arrombada.

44 Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora

em que menos pensais, o Filho do Homem virá”.

P.Palavras da salvação

T. Glória a voz, Senhor

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Estamos iniciando um novo Ano Litúrgico. São três os anos litúrgicos, ano A, B e C. Este é o ano A. Estaremos refletindo o evangelho de São Mateus. Diferentemente do ano civil, o ano litúrgico não tem seu início no primeiro dia do mês de janeiro, mas sim no primeiro domingo do Advento.

Advento significa vinda, chegada. É tempo de espera, é o período de quatro semanas que antecede o Natal. É uma época muito bonita e festiva, com muitas tradições, luzes e presentes. É tradição enfeitar e limpar as casas no Natal, afinal elas devem estar limpinhas para receberem um convidado muito especial.

No entanto, é muito triste saber que milhares de casas são enfeitadas para acolher somente o papai-noel. Poucos estão cientes que o ilustre convidado não é uma lenda de barbas brancas, mas sim Jesus Cristo. Advento é tempo de preparação para receber o Menino Deus. Vamos então, começar a faxina e preparar uma grande festa para o aniversariante que quer, mais uma vez, renascer em nós.

Vamos aproveitar este período e prepararmo-nos para acolher o verdadeiro motivo desta festa. O amor é o detergente que limpa e embeleza, é luz que ilumina. Só através dele e da convivência fraterna poderemos transformar os corações em aconchegantes manjedouras para acomodar o Salvador do Mundo.

O evangelho de hoje, a princípio, parece assustador. Fala que Jesus virá como no tempo de Noé. Lembra o dilúvio que, praticamente, eliminou todos os seres vivos da face da terra.

Se levarmos ao pé da letra o que acabamos de ler, podemos chegar a conclusão de que Deus não nos ama e que está só esperando uma pequena distração para, sorrateiramente, chegar, julgar e condenar.

Certamente não é assim o Nosso Deus. Jesus nos ama e deu sua própria vida para nos salvar. Deus quer o melhor para cada um de nós, no entanto Ele alerta que é preciso estar atento e vigilante, pois caso contrário poderá ser tarde quando realmente chegar o dia do juízo final.

Ninguém deve se desesperar, mas também não pode negligenciar. Estar atento significa viver calmamente como se fossemos eternos e, ao mesmo tempo, viver intensamente a partilha e o amor, como se fosse hoje nosso último dia. Resumindo: o que parece uma previsão sombria, é na verdade uma boa notícia.

O Evangelho é sempre uma Boa Notícia, uma mensagem de alegria e de esperança. A Palavra de Deus é vida e salvação. Deus sempre nos fala de forma muito clara. Por isso, se a leitura bíblica nos traz medo e angústia, significa que não estamos entendendo, nem vivendo, a verdadeira mensagem do evangelho.

Se soubéssemos o dia e a hora, nunca teríamos a casa arrombada. Como não temos essa informação, a única alternativa é manter uma constante vigilância para preservar nosso patrimônio. Hoje estamos muito bem, porém amanhã... como será nosso amanhã? Só Deus é quem sabe, por isso só quem estiver preparado terá preservado seu mais caro patrimônio, a própria vida.

Para preservar a vida é preciso perceber a presença constante de Jesus orientando-nos a trilhar seus caminhos, ensinando como se aproximar sem escravizar e como construir um mundo de paz, de justiça e de amor.

O Filho do Homem não tem a menor pretensão de chegar de surpresa. Tranqüilize-se, felizmente Ele já chegou. Jesus está aqui e dá garantias de vida eterna para quem enxergá-lo no próximo.

jorge.lorente@miliciadaimaculada.org.br – 01/dezembro/2013

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO - JORGE LORENTE
Enviado por Antônio Oliveira em 26/11/2013
Reeditado em 28/11/2013
Código do texto: T4587269
Classificação de conteúdo: seguro