LITURGIA DA PALAVRA 15 DEZEMBRO 2013

LEITURAS QUE SERÃO PROFERIDAS NO MUNDO TODO NAS CELEBRAÇÕES DAS SANTAS MISSAS NO PRÓXIMO DIA 15/12/2013

FONTE: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

3º DOMINGO DO ADVENTO

COLETA PARA A EVANGELIZAÇÃO

ANIMADOR:

No terceiro Domingo do Advento, continuamos a aprofundar a nossa espiritualidade por meio da vigilância e da oração. Nesta semana, muitas famílias e Grupos de Rua começaram a novena do Natal e será grande a alegria em nossas comunidades. A Campanha para a Evangelização chega ao seu auge com o gesto concreto da coleta nas Missas. Porém, o mais importante é não terminar aí esta campanha que ajudou a avivar os nossos corações para o espírito missionário. Desta forma, o Natal será uma verdadeira festa iluminada pela alegria da nossa redenção.

ANIMADOR:

Neste Domingo de Alegria que transforma o Advento em feliz anúncio da encarnação do Verbo, ouçamos com devoção as leituras para que possamos celebrar o Natal com o coração rejuvenescido.

PRIMEIRA LEITURA (Is 35,1-6.10)

Leitura do Livro do livro do Profeta Isaias.

1 Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e

floresça como um lírio.

2 Germine e exulte de alegria e louvores. Foi lhe dada a

glória do Líbano,

o esplendor do Carmelo e de Saron;seus habitantes verão a glória do

Senhor, a majestade do nosso Deus.

3 Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados.

4 Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede,

é vosso Deus, é a vingança que vem, é as recompensa de Deus;é ele que

vem para vos salvar”.

5 Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos

dos surdos

6ª O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos.

10 Os que o Senhor salvou, voltarão para casa. Eles virão a Sião

cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos:

cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor

e o pranto.

. Palavras do Senhor

Graças a Deus

SALMO RESPONSORIAL 145(146)

VINDE, SENHOR, VINDE. SENHOR, VINDE SENHOR, PARA SALVAR O VOSSO POVO!

1 O Senhor é fiel para sempre, faz justiça aos que são oprimidos;

Ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos.

2 O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor faz erguer-se o

caído; o Senhor ama aquele que é justo, é o Senhor que

protege os estrangeiro.

3 Ele ampara a viúva e o órfão, mas confunde os caminhos dos maus.

O Senhor reinará para sempre, ó Sião, o teu Deus reinará!

SEGUNDA LEITURA (Tg 5,7-10)

Leitura da Carta de São Tiago

Irmãos, (7)ficai firmes até a vinda do Senhor. Vede o agricultor:

ele espera o precioso fruto da terra e fica firme até cair a chuva

do outono ou da primavera.

8 Também vós, ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque

a vinda do Senhor está próxima.

9 Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais

julgados. Eis que o juiz está às portas.

10 Irmãos, tomai por modelo de sofrimento e firmeza os

profetas, que falaram em nome do Senhor.

- Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO (Mt 11,2-11)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

T. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, (2) João estava na prisão. Quando ouviu

falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, para

lhe perguntarem:

3 “És tu que há de vir, ou devemos esperar um outro?”

4 Jesus respondeu-lhes: “Ide contar a João o que estais

ouvindo e vendo: (5) os cegos recuperaram a vista, os

paralíticos andam os leprosos são curados, os surdos ouvem,

os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados.

6 Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!”

7 Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às

multidões, sobre João: “O que fostes ver no deserto?

Um caniço agitado pelo vento?

8 O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que

vestem roupas finas estão nos palácios dos reis.

9 Então o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém

que é mais do que profeta.

10 É dele que está escrito: ‘Eis que envio o meu mensageiro

à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti’.

11 Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram,

nenhum é maior dói que João Batista. No entanto, o menor

no Reino dos Céus é maior do que ele”.

- Palavra da Salvação.

T. Glória a vós, Senhor

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Neste evangelho nos encontramos com João Batista preso por ordem de Herodes Antipas, filho daquele Herodes que mandou matar as crianças de Belém. Herodes Antipas mandou prender João porque ele o acusava publicamente de haver tomado a mulher de seu irmão Filipe e se casado com ela de forma irregular.

No entanto, mesmo preso, João continua cumprindo a sua missão de precursor. Para João não existem barreiras. Não se cala, não perde nenhuma oportunidade de proclamar a Boa Nova e envia alguns de seus discípulos até Jesus, para perguntar se Ele era mesmo o tão esperado Messias.

Observe que João gritava no deserto a vinda do Messias. João testemunhava que Jesus era o Messias prometido por Deus e, de repente, manda seus discípulos fazer essa pergunta a Jesus. Será que João duvidava disso?

Aparentemente, até João duvidou. Ele que recentemente havia apresentado Jesus como o Cordeiro de Deus, que disse ser indigno de desatar-lhe a sandália e que reconheceu em Jesus o Filho de Deus, agora vacila em sua fé e manda perguntar se deveria esperar outro Messias?

Nós também temos nossas dúvidas. São Tomé duvidou, Santo Agostinho e outros grandes santos duvidaram. Aliás, a dúvida não é nociva e pode ser salutar. Se bem administrada, a dúvida ajuda-nos a crescer na fé, pois nos leva a meditar e pesquisar. Por isso, não é de se estranhar que o Batista também tenha duvidado.

O Messias que João pregava e que a humanidade ansiosamente aguardava, deveria ser um juiz severo que viria para eliminar os opressores, limpar o terreiro, recolher o trigo no celeiro e queimar a palha.

No entanto, ao contrário do que se esperava, ao invés de cortar as árvores inúteis e jogá-las no fogo, Jesus mostra-se piedoso, manso, sem armas e sem um exército atrás de si. Jesus chega até mesmo a decepcioná-los, pois além de não condenar os pecadores, amigavelmente aproxima-se e come com eles.

Jesus não destrói nada e procura consertar o que está quebrado. Não queima os pecadores, muda os corações e traz esperança de salvação para todos. Reacende a luz que está se apagando e tira das trevas aqueles que, como os leprosos, são segregados e marginalizados.

É difícil aceitar um Messias assim. Jesus nada tem a ver com o homem enérgico e severo que todos esperavam. O procedimento de Jesus escandaliza João e, ainda hoje, também nos escandaliza. Quantas vezes que, através das nossas preces, pedimos para Deus intervir e castigar aqueles a quem chamamos de maus.

Felizmente o Messias, o Verdadeiro Deus é bem diferente daquilo que se esperava. Sem restrições Ele faz surgir o sol e envia a chuva sobre os justos e injustos, não porque aprove as injustiças ou por méritos dos justos, mas sim por sua infinita misericórdia.

O amor de Deus por seus filhos está caracterizado na resposta de Jesus aos discípulos de João: “Digam a ele que os cegos recuperam a vista, que os surdos ouvem, os mudos falam, os aleijados andam, os mortos são ressuscitados e os pobres estão sendo evangelizados!”

Se ainda tínhamos dúvidas, estas Palavras devem servir para eliminá-las, pois todas são sinais de salvação, nenhuma de condenação.

jorge.lorente@miliciadaimaculada.org.br – 15/dezembro/2013

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO / JORGE LORENTE
Enviado por Antônio Oliveira em 08/12/2013
Reeditado em 11/12/2013
Código do texto: T4603997
Classificação de conteúdo: seguro