LITURGIA DA PALAVRA 12 JANEIRO 2014

LEITURAS QUE SERÃO PROFERIDAS NO MUNDO TODO NAS CELEBRAÇÕES DAS SANTAS MISSAS NO PRÓXIMO DIA 12/01/2014

FONTE: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

BATISMO DO SENHOR

ANIMADOR:

A Igreja encerra o ciclo litúrgico do Natal com a celebração do Batismo do Senhor: Essa festa ressalta a filiação divina de Jesus e sua missão messiânica. Ele é o Messias prometido pelos séculos e enviado na plenitude do tempo. Cabe a nós acolher a revelação que se deu no Jordão e seguir os passos de Jesus como fizeram os primeiros discípulos logo após o Batismo. Enquanto discípulos e missionários daquele que nos trouxe a paz, saímos fortalecidos das grandes celebrações do ciclo do Natal e damos à Igreja a conotação missionária que ela tem por natureza.

ANIMADOR:

Ouçamos as leituras da festa d batismo do Senhor, com a disposição daqueles discípulos que foram convidados a deixar tudo para seguir o Mestre.

PRIMEIRA LEITURA (Is 42,1-4.6-7)

Leitura do Livro do livro do Profeta Isaías

Assim fala o Senhor.

1 ”Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito – nele se

compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá

o julgamento das nações.

2 Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas.

3 Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda

fumega; mas promoverá julgamento para obter a verdade.

4 Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer

a justiça na terra os países distantes esperam seus ensinamentos”.

6 Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te

formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das

nações,m (7) para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da

prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas.

Palavras do Senhor

Graças a Deus

SALMO RESPONSORIAL 28(29)

QUE O SENHOR ABENÇOES, COM A PAZ O SEU POVO (3X)

1 Filhos de Deus, tributai ao Senhor;

Tributai-lhe a glória e o poder!

Dai-lhe a glória devida ao seu nome;

adorai-o com santo ornamento

2 Eis a voz do Senhor sobre as águas,

Sua voz sobre as águas imensas!

Eis a voz do Senhor com poder!

Eis a voz do Senhor majestosa.

3 Sua voz no trovão reboando!

No seu templo os fiéis bradam:

“Glória!” É o Senhor que domina os dilúvios,

O Senhor reinará para sempre!

-

SEGUNDA LEITURA (At 10,34-38)

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, (34) Pedro tomou a palavra e disse: “De fato,

estou compreendendo que Deus não faz distinção entre asa pessoas.

35 Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer

que seja a nação a que pertença.

36 Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa nova

da paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.

37 Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judéia, a começar

pela Galiléia,

depois do batismo pregado por João (38) como Jesus de Nazaré foi

ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder.

Ele andou por toda a parte fazendo o bem e curando a todos os que

estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele”.

- Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO (Mt 3,13-17)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

T. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, (13) Jesus veio da Galiléia para o rio Jordão,

a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele.

14 Mas João protestou dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti,

e tu vens a mim?”

15 Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por enquanto, deixa como está,

porque nós devemos cumprir toda a justiça!” E João concordou.

16 Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se

abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e

vindo pousar sobre ele.

17 E do céu veio uma voz que dizia.

18 Este é o meu Filho amado no qual eu pus o meu agrado”.

- Palavra da Salvação.

T. Glória a vós, Senhor

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

Hoje celebramos a festa do Batismo de Jesus. Nas águas do rio Jordão, Jesus é batizado por João Batista. João ministrava um batismo de penitência e de conversão. O batismo de João preparava o povo para a chegada do Messias. Mas, sendo Jesus o próprio Messias, será que havia necessidade de Jesus ser batizado? Seria para apagar seus pecados, ou converter-se?

Certamente Jesus não precisava do batismo, não tinha pecados, nem precisava de conversão. No entanto, Jesus representava a humanidade pecadora e, ao receber o batismo, coloca definitivamente em seus ombros todos os pecados do mundo, para uma purificação, que ele iria realizar através de sua morte de cruz.

Muitos motivos levaram Jesus até João Batista. Ele ainda não havia se manifestado como o Messias, portanto não queria parecer diferente das outras pessoas. Ao pedir o batismo, Jesus quis valorizar o trabalho que João vinha realizando. Com esse gesto, Jesus deu um grande exemplo de humildade.

Apesar de muito antigo, este ditado é atual e verdadeiro: “Mais vale um exemplo, do que mil palavras”. Jesus sabia que com sua atitude humilde, com seu exemplo, muitas pessoas seriam atraídas para o batismo e, conseqüentemente, para a conversão. Mais do que falar, é preciso agir. Essa é a grande lição que Jesus nos deixa no dia de hoje.

Jesus diz: “Devemos cumprir toda a justiça”. Com estas palavras, Jesus demonstra sua obediência. Mesmo sabendo do martírio que o espera, Jesus deixa claro que deseja cumprir inteiramente a vontade do pai e o seu Projeto de Salvação,

Mas, a obediência e a humildade de Jesus são recompensadas. Diante de uma grande multidão, o Pai proclama a filiação divina de Jesus. No Batismo de Jesus o mistério de Deus é revelado aos homens. O céu se abre e a Trindade Santa se revela como mistério de amor para toda a humanidade.

No batismo de Jesus aparece claramente que em Deus há três pessoas realmente distintas: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. Deus Filho é batizado, nas águas do rio Jordão. Deus Pai apresenta seu Filho e dá testemunho dessa verdade, dizendo: “Este é meu Filho amado!”

De maneira visível, como uma pomba, Deus Espírito Santo desce sobre Jesus. Em nosso batismo, também recebemos o Espírito Santo de Deus, porém, é importante ressaltar que em Jesus, o Espírito Santo já habitava em plenitude, desde o instante de sua concepção divina.

Como dissemos, o batismo de João era de conversão. Podemos até dizer que, ao ser batizado, Jesus assumiu oficialmente a missão de Salvador da humanidade, porém esse batismo não era um Sacramento. Através do Batismo-Sacramento, instituído por Jesus, nos tornamos membros do Corpo de Cristo e recebemos o Espírito Santo que nos transforma em irmãos e membros da Igreja.

A boa notícia de hoje é a unidade, é a ação conjunta da Santíssima Trindade em nosso favor. O amor do Pai, o sacrifício do Filho e a ação do Espírito Santo, resgatam cada um de nós das trevas do pecado e nos reconcilia com o Criador. O amor de Deus liberta-nos da escravidão, devolve-nos a vida em plenitude como verdadeiros filhos seus, e herdeiros do Reino Celeste.

jorge.lorente@miliciadaimaculada.org.br – 12/janeiro/2014

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO / JORGE LORENTE
Enviado por Antônio Oliveira em 06/01/2014
Reeditado em 06/01/2014
Código do texto: T4638323
Classificação de conteúdo: seguro