LITURGIA DA PALAVRA 19JANEIRO 2014

LEITURAS QUE SERÃO PROFERIDAS NO MUNDO TODO NAS CELEBRAÇÕES DAS SANTAS MISSAS NO PRÓXIMO DIA 19/01/2014

FONTE: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

2º DOMINGO DO TEMPO COMUM

ANIMADOR:

Voltando ao Tempo Comum da nossa liturgia e iluminados pelas celebrações do ciclo do Natal, neste domingo acolhemos o testemunho de João Batista a respeito de Cristo, cujo batismo se realizou no Jordão. Assim, hoje a Igreja apresenta o Menino que nasceu em Belém e, já adulto, foi batizado no Jordão, como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e justifica o pecador que acredita em Jesus Cristo. Munidos dessa graça, os cristãos têm força para transformar o mundo pelo amor. É esta fé que, com júbilo, a Igreja celebra todos os domingos até que chegue o Domingo que não tem fim, na Pátria celeste.

ANIMADOR:

Ouçamos com o coração de discípulos as leituras que nos apresentam Jesus, o Cristo, e nos convocam a viver em íntima comunhão com ele.

PRIMEIRA LEITURA (Is 49,3.5-6)

Leitura do Livro do livro do Profeta Isaías

3 O Senhor disse-me: “Tu és o meu servo, Israel, em quem serei

glorificado”.

5 E agora diz-me o Senhor –ele que preparou desde o nascimento

para ser seu servo – que eu recupere Jacó para ele e faça Israel

unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória.

6 Disse ele: “Não basta seres meu servo para restaurar as tribos

de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz

das nações, para que minha salvação chegue até aos

confins da terra”.

Palavras do Senhor

Graças a Deus

SALMO RESPONSORIAL 39(40)

EU DISSE: EIS QUE VENHO, Ó SENHOR, COM PRAZER FAÇO A VOSSA VONTADE!

1 Esperando, esperei no Senhor,

E inclinando-se uniu meu clamor.

Canto novo ele pôs em meus lábios,

Um poema em louvor ao Senhor.

2 Sacrifício e oblação não quisestes,

Mas abristes, Senhor, meus ouvidos,

Não pedistes ofertas nem vítimas,

Holocaustos por nossos pecados.

3 E então eu vos disse: “Eis que venho!”

Sobre mim está escrito no livro:

“Com prazer faço a vossa vontade,

Guardo em meu coração vossa lei!”

4 Boas novas de vossa justiça

Anunciei numa grande assembléia;

Vós sabeis: não fechei os meus lábios!

Vós sabeis: não fechei os meus lábios.

-

SEGUNDA LEITURA (1Cor 1,1-3)

Inicio da Primeira Carta de São Paulo aos Corintios.

1 Paulo, chamado a ser apóstolos de Jesus Cristo, por

vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, (2) a Igreja de Deus

que está em Corinto: aos que foram santificados em

Cristo Jesus, chamados a ser santos junto com todos os que,

em qualquer lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo,

Senhor deles e nosso.

3 Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do

Senhor Jesus Cristo.

- Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO (Jo 1,29-34)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

T. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, (29) João viu Jesus aproximar-se dele e disse:

“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

30 Dele é que eu disse: ‘Depois de mim vem um homem que passou

à minha frente, porque existia antes de mim’.

31 Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água,

foi para que ele fosse manifestado a Israel”.

32 E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como

uma pomba do céu, e permanecer sobre ele.

33 Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar

com água me disse: Aquele sobre quem vires o Espírito descer e

permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo.

34 Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”

-Palavra da Salvação

T. Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

No Evangelho de hoje João nos apresenta Jesus como o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo. De fato, Jesus muito se assemelha ao cordeiro.

O cordeiro é a própria imagem de candura e mansidão. No templo, os judeus sacrificavam um cordeiro e o ofereciam a Deus como forma de purificação de seus pecados.

No Egito, quando os israelitas foram libertos da escravidão, todas as famílias tinham sacrificado um cordeiro e, com seu sangue, marcaram suas portas. Os marcados com o sangue do cordeiro foram salvos do extermínio.

Jesus manso e humilde é o cordeiro imolado e sacrificado. Ao apresentar Jesus como Cordeiro, João confirma que Jesus veio para dar a sua vida. Como o cordeiro imolado no Egito, o Sangue de Jesus livra a humanidade do extermínio, liberta os homens do pecado e de todo mal que leva à morte.

Ao comparar Jesus ao cordeiro, João usou o comparativo que, muito antes, o Profeta Isaías já havia utilizado. Ao anunciar a vinda do Messias, Isaias o denominou de Cordeiro (Is 53,7). Isaías compara o Messias a um manso cordeiro que, ao ser levado para o matadouro, suporta tudo calado, sem abrir a boca, como a ovelha que não se rebela diante do tosquiador.

Os judeus acreditavam que o Messias seria um poderoso rei, com um grande exército de homens armados, capaz de destruir o inimigo e libertar seu povo do poder dos romanos. No entanto, ao proclamar Jesus como cordeiro, João afirma que Jesus é bem diferente daquilo que imaginavam.

Esse rei é poderoso sim, porém não impõe sua autoridade e tem no amor sua única arma. Em parte estavam certos aqueles que esperavam a vinda de um Messias destruidor, pois Jesus destruiu o maior inimigo da humanidade. Jesus destruiu, eliminou para sempre a morte. Após a vinda de Jesus, só morre quem se afasta do Cordeiro.

Jesus leva até o fim o Projeto de Salvação do Pai. Com seu sacrifício na cruz, torna-se o verdadeiro Cordeiro Pascal que entrega seu Corpo e sua própria vida. O Sangue do Cordeiro é a marca que preserva a vida, seu sacrifício traz luz, salvação e paz para a humanidade.

É importante notar que neste evangelho João Batista, o Precursor, aquele que passou toda a sua vida jejuando, orando, batizando, preparando o povo e aplainando caminhos para a chegada do Messias, por duas vezes diz que não conhecia Jesus. Agora, porém, seus olhos se abrem e fala com convicção que ali está o Filho de Deus, aquele que batiza com o Espírito Santo.

A sinceridade de João deve servir para nossa reflexão de hoje. É impossível testemunhar Jesus sem conhecê-lo. O evangelizador que não conhece Jesus acha que Ele está preocupado com as aparências, com o tamanho da sala de catequese, com a qualidade da mesa de som, dos instrumentos musicais e com aquele mundo de supérfluos considerados “indispensáveis” para celebrar a Ceia Eucarística e para evangelizar.

Humildade e mansidão são as marcas do Cordeiro. Essa humildade tem que estar presente em todos os locais, principalmente na comunidade da Igreja. Quem quiser colaborar para tirar o pecado do mundo, deve abrir os olhos para reconhecer Jesus, renunciar a si mesmo, tomar a sua cruz e segui-lo.

jorge.lorente@miliciadaimaculada.org.br – 19/janeiro/2014

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO / JORGE LORENTE
Enviado por Antônio Oliveira em 12/01/2014
Reeditado em 14/01/2014
Código do texto: T4646881
Classificação de conteúdo: seguro