LITURGIA DA PALAVRA 02 FEVEREIRO 2014

LEITURAS QUE SERÃO PROFERIDAS NO MUNDO TODO NAS CELEBRAÇÕES DAS SANTAS MISSAS NO PRÓXIMO DIA 02/02/2014

FONTE: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

APRESENTAÇÃO DO SENHOR

ANIMADOR:

Vamos ao encontro do Senhor portando velas em nossas mãos. Ouçamos com alegria a exortação que a Igreja nos faz a respeito da apresentação de Cristo que foi levado ao Templo, conforme exigia a Lei. Acendamos as velas em sinal de acolhimento ao Senhor que vem nos salvar, enquanto cantamos:

ANIMADOR:

De coração iluminado, ouçamos as leituras que nos falam do mistério da Apresentação do Senhor e da salvação que ele traz aos que se unem ao seu Mistério Pascal.

PRIMEIRA LEITURA (Ml 3,1-4)

Leitura da profecia de Malaquías

Assim diz pó Senhor:

1 Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim;

logo chegará ao seu templo o Dominador, que tentais encontrar, e o

anjo da aliança, que desejais.

Ei-lo que vem,, diz o Senhor dos exércitos; (2) e quem poderá

fazer-lhe frente, no dia de sua chegada? E quem poderá

resistir-lhe, quando ele aparecer? Ele é como o fogo da forja e

como a barrela dos lavandeiros; (32) e estará a postos, como

para fazer derreter e purificar a prata: assim ele purificará os

filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata, e eles

poderão assim fazer oferendas justas aos Senhor.

4 Será então aceitável ao Senhor a oblação de Judá e de

Jerusalém, como nos primeiros tempos e nos anos antigos.

Palavras do Senhor

Graças a Deus

SALMO RESPONSORIAL 23(24)

O REI DA GLÓRIA É O SENHOR ONIPOTENTE

1 “Ó portas, levantai vossos frontões!

Elevai-vos bem mais alto, antigas portas,

a fim de que o Rei da glória possa entrar!”

2 Dizei-nos: “Quem é este rei da glória?”

“É o Senhor, o valoroso, o onipotente,

o Senhor, o poderoso nas batalhas!”

3 Ó portas, levantai vossos frontões!

Elevai-vos bem mais alto, antigas portas,

a fim de que o Rei da glória possa entrar!”

4 Dizei-nos: !Quem é este rei da glória?”

“O rei da glória é o Senhor onipotente,

o Rei da glória é o Senhor Deus do universo”.

SEGUNDA LEITURA (Hb 2,14-18)

Inicio da Primeira Carta de São Paulo aos Hebreus.

14 Visto que os filhois têm em com,um a carne e o sangue,

também Jesus participou da mesma condição, para assim

destruir, com a sua morte, aquele que tinha o poder da morte,

isto é, o diabo, (15) e libertar os que, por meio da morte,

estavam a vida toda sujeitos à escravidão.

16 Pois, afinal, não veio ocupar-se com os anjos, mas com

a descendência de Abraão.

17 Por isso devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos,

para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e digno

de confiança nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar

os pecados do povo.

18 Pois, tendo ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de

socorrer os que agora sofrem a tentação.

- Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO (Lc 2,22-40)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

T. Glória a vós, Senhor.

22 Quando se completaram os dias para purificação da mãe e do filho,

conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém,

a fim de apresentá-lo ao Senhor.

23 Conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo, o primogênito do

sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”.

24 Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois

pombinhos – como está ordenado na Lei do Senhor.

25 Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, mo qual era

justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel.

O Espírito santo estava com ele (26) e lhe havia anunciado que

não morreria antes de ve4r5 o Messias que vem do Senhor.

27 Movido pelo Espírito Santo veio ao Templo. Quando os pais

trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei

ordenava, (28) Simeão tomou o menino nos braços e

bendisse a Deus:

29 “Agora, Senhor, conforme a tuia promessa, podes deixar teu servo

partir em paz; (30) porque meus olhos viram a tua

salvação, (31)que preparaste diante de todos os povos: (32) luz

para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.

33 O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que

diziam a respeito dele.

34 Simeão os abençoou e disse à Maria, a mãe de Jesus: “Este menino

vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos

em Israel. Ele será um sinal de contradição.

35 Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações.

Quanto a ti uma espada te transpassará a alma”.

36 Havia também uma profetiza chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo

de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido

casada e vivera sete anos com o marido.

37 Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos.

Não saía do templo, dia e noite servindo a Deus com

jejuns e orações.

38 Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a

falar do menino a todos os que esperavam a libertação

de Jerusalém.

39 Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram

à Galiléia, para Nazaré, sua cidade.

40 O menino crescia e tornava-se forte, e cheio de sabedoria;

e a graça de Deus estava com ele.

-Palavra da Salvação

T. Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

Hoje falaremos de vida e de esperança. No evangelho de hoje, conhecido como o Sermão da Montanha ou das Bem-Aventuranças, Jesus chama de muito felizes, de bem aventuradas àquelas pessoas que nós chamamos de infelizes e desventuradas.

Não é fácil entender essas palavras de Jesus. Já pensou? Como pode um pobre, que não tem sequer onde morar, ser o dono do Reino dos Céus e, como pode ser chamado de feliz aquele que chora? Difícil de entender, porém uma coisa é certa, a pobreza, o sofrimento, a fome e a sede, enfim, todas as coisas que nos angustiam, também não agradam a Deus.

Deus não fica nada satisfeito por ver-nos mergulhados em sofrimentos e angústias. Deus não nos manda desgraças e tribulações. Não quer ver nenhum de seus filhos sofrendo e reservou, para cada um dos bem-aventurados, a plena felicidade na Glória Celeste.

Vamos nos ater em algumas das bem-aventuranças. A primeira proclama de felizes ou bem-aventurados, os pobres em espírito. Para nossa cultura, essa expressão pode parecer estranha e levar-nos a concluir que, esses “pobres” são pessoas sem cultura, atrasadas mentalmente ou que não possuem bens materiais.

Esta bem-aventurança não é dirigida para uma determinada classe social. Não é também uma mensagem de resignação e conformismo para aqueles que não fazem parte da alta-sociedade. Com suas palavras, Jesus não quer exaltar a pobreza, não está aprovando a miséria e, muito menos dizendo que todos os pobres são bem-aventurados.

O pobre em espírito não é necessariamente aquele que não tem o que comer, nem aquele que não tem bens ou onde morar. O pobre que Jesus se refere é aquele que está ciente de sua pequenez diante de Deus. Aquele que não é arrogante, ambicioso e auto-suficiente. Esse pobre é humilde, desapegado dos bens terrenos, e tem Deus como seu maior tesouro.

O espírito de pobreza não é exclusividade dos moradores da periferia. Nada impede que more em mansão quem tem espírito de pobreza. Para ser pobre em espírito, não é necessário andar maltrapilho. É preciso sim, recusar-se a viver uma vida farta sozinho, é despojar-se dos excessos, é usar seus bens em favor dos menos favorecidos. Esse “pobre” sabe distribuir, paga salário justo e vive a caridade fraterna.

Jesus também chama de bem-aventurados os aflitos, os que sofrem e os que choram, pois serão consolados. Aqui se encaixam todos os bem-aventurados, pois certamente, Deus irá consolar todos os que choram, os mansos, os pobres, misericordiosos, enfim, Deus irá consolar todos que sofrem por amor.

É muito difícil entender o que significa sofrer por amor, porque amor está relacionado com alegria, amor é sinônimo de felicidade. No entanto, dor e cruz também estão relacionados com amor, pois foi por amor que Jesus se submeteu ao martírio e se deixou crucificar. Dor, resignação e cruz, são palavras que rimam com Jesus, são caminhos que levam à Verdadeira Luz.

Felizes os misericordiosos, os mansos e puros de coração, os que promovem a paz, que têm fome e sede de justiça e que por isso, são perseguidos e injuriados. Em todas essas bem-aventuranças se encaixam os missionários, evangelizadores, catequistas, líderes classistas e, até mesmo, alguns raríssimos homens públicos e políticos que lutam por um mundo melhor e por uma justa distribuição de renda.

Hoje, Jesus dá esperança para aqueles que tiram do lixo o sustento de suas famílias e também chama de bem-aventurados os pais desempregados, as vítimas da globalização, os índios expulsos de suas terras, os favelados, os aposentados, os sem terra e sem teto. Todos serão consolados e receberão uma grande recompensa no céu. O pobre Lázaro (Lc 16,19-31) é um bom exemplo dessa verdade.

jorge.lorente@miliciadaimaculada.org.br – 02/fevereiro/2014

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO / JORGE LORENTE
Enviado por Antônio Oliveira em 26/01/2014
Reeditado em 27/01/2014
Código do texto: T4666154
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