LITURGIA DA PALAVRA 02 MARÇO 2014

LEITURAS QUE SERÃO PROFERIDAS NO MUNDO TODO NAS CELEBRAÇÕES DAS SANTAS MISSAS NO PRÓXIMO DIA 02/03/2014

FONTE: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

7º DOMINGO DO TEMPO COMUM

NOSSA SANTIDADE É REFLEXO DA SANTIDADE DE DEUS!

ANIMADOR:

Neste domingo, a liturgia continua apresentando Jesus na perspectiva messiânica da plenitude do cumprimento da Lei e dos mandamentos de Deus. Sendo assim, o seguimento de Jesus exige inteira dedicação ao Reino de Deus. No entanto, não devemos nos esquecer de que essa perfeição depende da graça de deus e não exatamente do esforço humano. Por isso Jesus pode exigir de nós um amor radical e transformador.

ANIMADOR:

Abramos os nossos ouvidos às leitura que a liturgia nos apresenta como alimento salutar para a nossa santificação.

Primeira Leitura (Is 49,14-15)

Leitura do Livro do Profeta Isaías:

14 Disse Sião: “O Senhor abandonou-me, o Senhor

esqueceu-se de mim!”

15 Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de

não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu,

porém, não me esquecerei de ti.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 61)

SÓ EM DEUS A MINHA ALMA TEM REPOUSO,

SÓ ELE É MEU ROCHEDO E SALVAÇÃO.

1. Só em Deus a minha alma tem repouso,

porque dele é que me vem a salvação!

Só ele é meu rochedo e salvação,

a fortaleza, onde encontro segurança!

2. A minha glória e salvação estão em Deus;

o meu refúgio e rocha firme é o Senhor!

Povo todo, esperai sempre no Senhor,

e abri diante dele o coração.

Segunda Leitura (1Cor 4,1-5)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos:

1 Que todo o mundo nos considere como servidores de Cristo

e administradores dos mistérios de Deus.

2 A este respeito, o que se exige dos administradores é

que sejam fiéis.

3 Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós ou por algum

tribunal humano. Nem eu me julgo a mim mesmo.

4 É verdade que minha consciência não me acusa de nada.

Mas não é por isso que eu posso ser considerado justo.

5 Quem me julga é o Senhor. Portanto, não queirais julgar

antes do tempo.

Aguardai que o Senhor venha. Ele iluminará o que estiver escondido

nas trevas e manifestará os projetos dos corações. Então, cada um

receberá de Deus o louvor que tiver merecido.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Anúncio do Evangelho (Mt 6,24-34)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:

24 “Ninguém pode servir a dois senhores; pois, ou odiará um

e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro.

Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.

25 Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida,

com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso corpo,

com o que havereis de vestir. Afinal, a vida não vale mais do que

o alimento, e o corpo, mais do que a roupa?

26 Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem nem

ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus

os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros?

27 Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo

fato de se preocupar com isso?

28 E por que ficais preocupados com a roupa?

Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam.

29 Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais

se vestiu como um deles.

30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e

amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós,

gente de pouca fé?

31 Portanto, não vos preocupeis, dizendo: ‘O que vamos comer?

O que vamos beber? Como vamos nos vestir?

32 Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está

nos céus, sabe que precisais de tudo isso.

33 Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua

justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo.

34 Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de

amanhã terá suas preocupações! Para cada dia bastam seus

próprios problemas”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

Na época atual, muitos pais e mães de famílias trabalham das seis horas da manhã até ao meio dia, num determinado local e depois, após tomar mais um ônibus lotado, chegam ofegantes ao seu segundo emprego para mais uma jornada de trabalho.

Estes estão a serviço de dois patrões, mas não são necessariamente esses “senhores” que Jesus se refere no Evangelho de hoje. Mesmo com dois empregos, esse funcionário pode ser eficaz e atender plenamente aos anseios das duas empresas... Isso, com uma condição: se, as atividades forem diferentes entre si.

No entanto, se as duas empresas vendem produtos para uma mesma finalidade, porém, de marcas, qualidade e preços diferenciados, como esse vendedor poderá ser fiel a um, sem desmerecer o outro? Se seu cliente procura um produto barato, ele tentará vender-lhe o produto inferior, mesmo sabendo de suas deficiências.

Ele tentará apontar as vantagens e irá enaltecer as “qualidades” do produto, mesmo sabendo tratar-se de algo inferior. Se o comprador procura um bom produto, ele apresentará a outra mercadoria e, para ressaltar as qualidades desta, ele colocará a outra mercadoria sob o capacho, como se diz.

Sua única preocupação é vender, mesmo que tenha que falar mal do outro produto, que ele também distribui. A ética profissional é simplesmente deixada de lado, em função de interesses pessoais e financeiros.

Certamente o evangelista Mateus não pretendia dar-nos uma aula de marketing com estas Palavras de Jesus, mas acredito que em questão de ética ele atingiu plenamente o objetivo. Este Evangelho nos leva a uma profunda reflexão do nosso dia a dia.

Bem sabemos da importância do dinheiro em nossas vidas. Precisamos dele para alimentar a família, pagar o aluguel ou a prestação da casa própria. Infelizmente, nem mesmo nossa paróquia é capaz de sobreviver sem o dinheiro, por isso foi instituído o dízimo e taxas de serviço, para quem não é dizimista.

No entanto, o bem material não pode se sobrepor ao serviço e aos Sacramentos. Essa é a principal razão pela qual a nossa Igreja está sempre aberta para ministrar os Sacramentos ou prestar serviços, de forma gratuita, para quem não dispõe de recursos financeiros.

Apesar de ser necessário, não podemos fazer do dinheiro um ídolo. O amor excessivo a ele leva à mentira, a enganar o irmão, a matar moral e fisicamente o próximo; leva a perder a própria dignidade.

O apego ao dinheiro nos afasta de Deus. É impossível imaginar Deus e o dinheiro andando juntos. Os ensinamentos de ambos são contrários. Deus manda ajudar o irmão, alimentar o faminto, vestir o maltrapilho e oferecer abrigo ao abandonado.

Já o dinheiro prega o oposto. Manda desviar verbas da saúde e da merenda escolar, congelar o salário mínimo e do aposentado enquanto aumenta seus próprios vencimentos. Manda remarcar preços, falsificar remédios, invadir as terras indígenas, destruir a natureza e acabar com as florestas e rios.

Importante notar que neste Evangelho, por diversas vezes, Jesus insiste para que não nos angustiemos, nem nos preocupemos. Deus nunca nos dá um problema sem a “cola” com a solução. Portanto, fique despreocupado, pois não estamos sós.

No entanto, é bom lembrar que despreocupar-se não significa negligenciar e deixar para lá as responsabilidades diárias, mas sim, canalizar nossas preocupações para as coisas certas, as coisas do alto, aquelas que a ferrugem não corrói e as traças não destroem. Esta é a Boa Notícia de hoje!

jorge.lorente@miliciadaimaculada.org.br – 02/março/2014

Arquidiocese de São Paulo - Jorge lorente
Enviado por Antônio Oliveira em 23/02/2014
Reeditado em 24/02/2014
Código do texto: T4703333
Classificação de conteúdo: seguro