A BÍBLIA E AS CAUSAS DA CORRUPÇÃO NOS DIAS DE HOJE

A BÍBLIA E AS CAUSAS DA CORRUPÇÃO NOS DIAS DE HOJE

Jorge Linhaça

“Sabe, porém, isto: Que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.

Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,

Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,

Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,

Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.”

2 Timóteo 3:1-5

OK, OK,OK...Se você é ateu ou não é chegado nas escrituras sagradas, mas mesmo assim , movido pela curiosidade abriu este texto, deve estar vendo que nem tudo na bíblia “é lenda”.

De qualquer maneira, creia você em Deus ou não, estes versículos devem leva-lo a refletir comigo sobre o quanto de verdade eles contêm.

Não há causa que não tenha efeito e vice-versa, portanto vamos começar logo pelos 3 primeiros adjetivos :

Avarentos, aqueles que querem tudo e cada vez mais para si e jamais desejam repartir aquilo que tem...

Esse é o mais puro retrato de nossa classe política, sempre buscando formas de encher seus bolsos às custas de nossos impostos, de desvios de verbas , de maracutaias e entregando ao povo serviços de péssima qualidade, pouco se importando com o sofrimento alheio, desde que este sirva para ser usado como plataforma eleitoral e novas promessas nas próximas eleições , nas quais pretendem se perpetuar no poder.

Presunçosos... Aquele que presume saber e conhecer mais e melhor que os demais, os arrogantes que acham que jamais serão desmascarados e , caso o sejam, sabem que por conta de suas manobras e de seus companheiros, acabaram saindo impunes de sues crimes.

Soberbos... Os que se valem se suas condições privilegiadas para fazer e dizer coisas que demonstram claramente o seu desprezo pelos menos afortunados. Um grande exemplo disso foi dado pelo tal Ronaldo “fenômeno” ao dizer que não se joga a copa do mundo em hospitais. Claro que ele, como multimilionário jamais usará um hospital público na vida, além disso, a Copa é mais uma oportunidade de faturar como garoto propaganda.

Lembro-me também dos nossos nefastos generais presidentes, com suas frases de efeito:

“Brasil, ame-o ou deixe-o” embora nenhum deles tenha amado o Brasil o suficiente para nos deixar em paz, ou o Figueiredo com suas pérolas “ se eu ganhasse um salário mínimo no Brasil eu me mataria” ou ainda “ Gosto mais dos meus cavalos do que de gente”...

Temos também a dona Marta Suplício, que, em meio ao caos nos aeroportos me saiu com a maravilhosa pérola “ Relaxa e Goza”, numa clara chacota com os usuários do sistema.

Todos estes, amantes de si mesmos, escravos de seus desejos, de suas necessidades egocêntricas incapazes de olhar além do próprio umbigo.

Blasfemos... Ah! Este é deliciosamente abrangente. Embora a blasfêmia seja geralmente só lembrada como um ataque direto ao que seja sagrado, usar o nome de Deus em vão para obter vantagem também é blasfêmia. E assim vemos casos e mais casos de pseudos-pregadores televisivos enchendo os bolsos de dinheiro á custa da fé de outros. Mais do que isso, vemos outros tantos enfiados em bancadas “evangélicas” usando o nome de Deus para suas cruzadas, imiscuídos entre tantos outros projetos abandonados e de interesse de toda a população. Seria o caso de vermos quantos projetos de Lei, efetivamente úteis a todos nós esses senhores apresentaram até hoje. Tirando talvez uma ou outra exceção, todos estão lá para legislar em causa própria.

Desobedientes a pais e mães... Neste caso não se trata apenas de se recusar a ir á escola, ou de fazer suas tarefas domésticas ou cumprir horários. Aqui o debate seria muito mais profundo do que permitem estas poucas linhas, mas, para resumir, e, salvo algumas exceções, no geral os pais e mães desejam o melhor para seus filhos, desejam que se tornem homens e mulheres de bem, que eles hajam com honestidade de caráter e não façam, senão, o bem.

Quando a ação dos filhos é inversa a isso as consequências são as que vemos em nossa sociedade, com uma juventude “perdida” em seu próprio consumismo e facilmente manipulável por terceiros. Infelizmente em muitos casos, isso já vem de berço e é reflexo dos próprios atos de seus progenitores.

Ingratos e profanos.

Numa sociedade em que impera a “lei de Gérson” ou seja a do querer levar vantagem em tudo, qualquer bem que se faça a alguém é rapidamente esquecido , tão logo se perca a nossa utilidade para a pessoa e somos logo descartados e até mesmo temos nossa honra profanada. maculada e atingida, caso isso venha a trazer benefícios ao ingratos de plantão. Isso também se refere a oportunidades que temos na vida que, depois de nos servirmos dela, passamos a despreza-las como uma mácula em nosso status atual.

Sem afeto natural... são aquelas pessoas que não tem a capacidade de amar verdadeiramente, que se entregam pura e simplesmente aos seus desejos e instintos carnais, trocando a emoção e a convivência por simples momentos de paixão e lascívia.

Irreconciliáveis e caluniadores.

Aqueles que jamais buscam perdoar ou encontrar soluções para suas divergências, guardando dentro de si o ódio e o rancor contra tudo e contra todos que creem terem sido causadores de algum mal para si. A partir daí passam a inventar ou deturpar fatos com o fim de denegrir a imagem de seus inimigos e adversários.

Incontinentes... Aqueles incapazes de conter suas emoções mais espúrias, incapazes de ouvir a voz da razão ou “ de contar até dez” antes de agir precipitadamente, sendo facilmente utilizados como massa de manobra por terceiros.

Cruéis... A crueldade nos dias atuais não está apenas nos noticiários policias onde crimes hediondos são expostos aos nossos olhos dioturnamente, a crueldade está estampada na face daqueles que nada fazem para ajudar ao próximo está estampada nos maus tratos a humanos e animais, nos maus tratos á natureza. Está estampada na face de cada governante ou magistrado que cria leis ou encontra brechas em outras, que permitem que o povo seja refém de serviços de péssima qualidade levam o povo a um estágio de pura sobrevivência , num regime de moderna escravidão onde grande parte dos trabalhadores não passam de uma nova versão dos antigos “ escravos de ganho”.

Creio que o exposto até aqui já é o suficiente para que o leitor avalie por si mesmo os demais itens relacionados no trecho bíblico.

Isso, claro, se o leitor não for um obstinado defensor da teoria do “farinha pouca, meu pirão primeiro” .