Seguir Cristo é andar sobre as pegadas dele...

Aos que desejavam seguir a Jesus Cristo, ele mesmo orientou: "Aquele que quiser vir após mim, renuncie-se (negue) a si mesmo, tome a cada dia a sua cruz e siga-me" (Mt 16.24; Mc8.34; Lc 9.23).

Temos aqui algo que muitos ainda precisam observar: Ser um SEGUIDOR de Cristo não é a mesma coisa do que ser uma pessoa que ANDA ATRÁS de Cristo. O seguidor é aquele que anda (caminha; vive) segundo andava o seu Mestre; enquanto que, o que anda atrás de Cristo age assim a fim de tirar proveito de, e em, várias situações. O que SEGUE a Cristo age nos moldes de Cristo e da palavra de Deus. O que ANDA atrás de Cristo age por sua própria vontade, entendimento e bel prazer. Há exigências bem claras e fáceis de serem observadas a partir da orientação do Mestre, que se resume em três pontos:

1. Há uma exigência para a motivação

Não é uma obrigação, mas uma decisão que está ligada a uma condição.

A decisão de ser um servo de Cristo está atrelada a um compromisso; não é apenas uma vontade de "ser diferente", mas a decisão de ser como Cristo e com todas as suas características: Obediência e resignação.

O discípulo de Cristo não seguia os seus próprios pensamentos ou pretendia a concretização de suas próprias vontades; mas, buscava obedecer às orientações recebidas por seu Mestre.

A motivação para seguir ao Senhor Jesus deve ser SEMPRE fazer a sua vontade e andar segunda as suas orientações; as quais encontramos na palavra de Deus.

2. Há uma exigência de renúncia

Seguir Jesus é uma decisão e não uma obrigação. Porém, aos que desejavam seguir-lhe era necessário entender o valor da renúncia pessoal.

Ele mesmo orientou ser necessário que, os que desejavam segui-lo, precisariam abrir mão de suas próprias vidas. Deveriam negar a si mesmo. Deveriam abrir mão de uma vida vivida na "zona de conforto" (Mt 8.20; Lc 9.58). Deveriam abrir mão de tudo o que pudesse ser impedimento à realização deste objetivo (Mt 8.21; Lc 9.59); Deveriam entender que o reino de Deus é o principal objetivo a ser alcançado (Mt 6.33; Lc 12.31).

Seguir Jesus Cristo exige a renúncia de nosso próprio entendimento, quando este estiver contrário à palavra de Deus.

Não há lugar entre os seguidores de Cristo para a síndrome de "Gabriela": "Eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim, vou ser sempre assim...".

Aos que querem seguir a Cristo devem renunciar a si mesmo. É a primeira exigência condicional do próprio Cristo.

3. Há uma exigência de submissão

Tomar a sua cruz é a segunda exigência condicional feita por Cristo aos que querem ser seus seguidores. Tomar a sua cruz não tem nada a ver com aceitar os sofrimentos, as dificuldades ou as provações pelos quais se estejam passando. O que temos aqui é uma exigência para que entendamos que o mais importante é o reino de Deus e não as "outras coisas" (o que teremos para comer, beber, vestir ou se chegaremos ao amanhã). O que deve importar é o Reino de Deus e não o "meu reino".

Aquele que quer seguidor de Cristo deve aprender a priorizar as coisas relacionadas ao reino de Deus e abrir mão de tudo aquilo que possa representar a "sua própria cruz". É a Cruz de Cristo que devemos "portar" em nossos ombros. e, para isso, devemos tomá-la como nossa cruz diária: Comunhão com Deus e com o próximo são as hastes desta cruz: Comunhão com Deus, comunhão vertical. Comunhão com o próximo, comunhão horizontal.

Os que seguem, e todos os demais que desejarem seguir, a Cristo devem estar cientes das exigências implícitas na orientação de Jesus: Analisar qual é a motivação deste desejo, renunciar e submeter-se à prioridade do reino de Deus. Quanto aos que querem apenas andar atrás de Jesus sendo beneficiados, ou aqueles que não pretendem deixar sua vida de "crentes gabriela"; ou ainda, aquele que entende que deve viver sua vida "do jeito que ela me levar", apenas um lamento: "O reino de Deus não é comida e nem bebida, mas justiça, e paz e alegria no Espírito Santo" (Rm 14.17).

Graça e Paz!

PaPeL
Enviado por PaPeL em 08/03/2014
Código do texto: T4720568
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.