SALMO 94

Salmo 94

1 Ó Senhor Deus, a quem a vingança pertence, ó Deus, a quem a vingança pertence, mostra-te resplandecente.

2 Exalta-te, tu, que és juiz da terra; dá a paga aos soberbos.

3 Até quando os ímpios, Senhor, até quando os ímpios saltarão de prazer?

4 Até quando proferirão, e falarão coisas duras, e se gloriarão todos os que praticam a iniqüidade?

5 Reduzem a pedaços o teu povo, ó Senhor, e afligem a tua herança.

6 Matam a viúva e o estrangeiro, e ao órfão tiram a vida.

7 Contudo dizem: O Senhor não o verá; nem para isso atenderá o Deus de Jacó.

8 Atendei, ó brutais dentre o povo; e vós, loucos, quando sereis sábios?

9 Aquele que fez o ouvido não ouvirá? E o que formou o olho, não verá?

10 Aquele que argüi os gentios não castigará? E o que ensina ao homem o conhecimento, não saberá?

11 O Senhor conhece os pensamentos do homem, que são vaidade.

12 Bem-aventurado é o homem a quem tu castigas, ó Senhor, e a quem ensinas a tua lei;

13 Para lhe dares descanso dos dias maus, até que se abra a cova para o ímpio.

14 Pois o Senhor não rejeitará o seu povo, nem desamparará a sua herança.

15 Mas o juízo voltará à retidão, e segui-lo-ão todos os retos de coração.

16 Quem será por mim contra os malfeitores? Quem se porá por mim contra os que praticam a iniqüidade?

17 Se o Senhor não tivera ido em meu auxílio, a minha alma quase que teria ficado no silêncio.

18 Quando eu disse: O meu pé vacila; a tua benignidade, Senhor, me susteve.

19 Na multidão dos meus pensamentos dentro de mim, as tuas consolações recrearam a minha alma.

20 Porventura o trono de iniqüidade te acompanha, o qual forja o mal por uma lei?

21 Eles se ajuntam contra a alma do justo, e condenam o sangue inocente.

22 Mas o Senhor é a minha defesa; e o meu Deus é a rocha do meu refúgio.

23 E trará sobre eles a sua própria iniqüidade; e os destruirá na sua própria malícia; o Senhor nosso Deus os destruirá.

Este salmo é como a realidade de nossos dias. Ele denuncia a injustiça que foi institucionalizada como “ordem”.

Se pararmos alguns minutos para observar o desenrolar dos fatos através do mundo, veremos que a “ordem” está por todos os lados, A nossa sociedade está doente e viciada.

Falo dos vícios humanos que afetam a psique coletiva. Não estou falando do uso e abuso de drogas ou substâncias estou falando do vício maior: a falta de amor oriunda do egoísmo, orgulho, crueldade, soberba e tantos outros substantivos.

Os governantes parasitam o povo, sugando-lhes a seiva de seus corpos e ressecando suas almas como verdadeiros vampiros de histórias de terror. Para defender seus domínios e interesses constroem uma estrutura social que escraviza o povo levando a massa social à escravidão, marginalizando-o, jogando-o nas ruas da miséria e desesperança.

Alguns em seu orgulho e arrogância chegam a negar a existência de Deus.

Como tudo que começa, tem um fim, estes falsos impérios caem, outros déspotas sobem ao poder, e em suas quedas e ruínas Deus mostra sua face.

Gerações vão e vem, e o povo sábio é aquele que aprende a viver dentro do projeto de Deus. Deus vê a luta do povo para fugir da opressão e faz com que a injustiça encontre a derrota, Deus abomina as estruturas injustas. A alegria de quem confia no Senhor é que o mal jamais vencerá.

Aradia Rhianon
Enviado por Aradia Rhianon em 14/03/2014
Código do texto: T4728820
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.