Maus momentos e a Presença de Deus

Em muitos momentos da nossa trajetória de vida passamos por crises que nos deixam completamente à deriva. percebemos o nosso coração apertar, o nosso "Ser" esmagado pela angustia, às forças que nos restam começam a se esvaírem de nossas mãos, sentimos como se Deus estivesse completamente ausente, como se ele tivesse nos esquecido, parado de agir em nossas vidas.

Sentimo-nos solitários, angustiados, clamamos por uma resposta, nem que seja um simples sinal.

Tentamos olhar para o fundo do túnel e não encontramos luz, o choro que durou uma noite não vai embora (literalmente) ao amanhecer, nos sentimos os mais miseráveis de todos os seres humanos.

Questionamos o porquê Deus não nos responde, por que ele não intervém em questões que consideramos tão importantes.

Nestes momentos nos enfraquecemos, nossa fé entra em crise, perdemos a esperança, nossos sonhos parecem incertos, nossos castelos desmoronam, aquilo que parecia tão próximo fica muito distante, e aquilo que esperamos por tanto tempo parece que nunca vai acontecer.

Os amigos parecem não nos compreender, perdemos o desejo de compartilhar nossos problemas (até por que acreditamos que as pessoas não seriam sensíveis o suficiente para nos compreendermos ou não estariam tão interessadas em nossos problemas ou dispostas a nos ajudar). O escape que encontramos é nos isolarmos de tudo e de todos, ficarmos a sós com nós mesmos, lamentarmos, chorarmos, nos irritarmos, termos vontade de “chutar o balde” estarmos em um lugar onde ninguém possa nos ver, onde possamos gritar, e expressar toda nossa indignação.

São momentos assim que nos deixam completamente irados, com um desejo de abandonar tudo (e talvez essa seja uma forma que encontramos para querermos chamar a atenção de Deus), como se ele tivesse a obrigação de nos responder por estarmos nesta situação.

É interessante que tudo aquilo que aprendemos parece não fazer nenhuma diferença, todos os conceitos, todas as experiências (ainda que marcantes) não representam muita coisa nesta hora.

Substituímos em frações de segundos conceitos que aprendemos em longos anos por conceitos que desenvolvemos no momento da crise.

Para muitos a vida passa ser algo sem sentido, injusta, dolorosa e inquietante.

Por mais que não pareça, Deus continua a nos olhar, observa nossas limitações, fraquezas, esquisitices e nossa maneira restringida de ver a vida, e com sua mão de misericórdia ele toca as nossas vidas, sentimos uma paz que não sabemos de onde, amanhecemos mais fortes, com um desejo enorme de falar com Deus.

Prostramo-nos diante Dele e sentimos uma alegria que há muito não sentíamos, neste momento Deus nos leva a um jardim onde respiramos o mais puro ar, a beleza da natureza nos encanta, e somos tomados por um sentimento de gratidão, juntos com o senhor da vida damos voltas pelo belo jardim, tudo é muito lindo e muito puro, mas na caminhada, observamos nossas vestes e percebemos o quanto estão sujas, achamos que o senhor gastará tempo para falar desta sujeira, mas com um belo sorriso, e um olhar de misericórdia Ele limpa as nossas vestes, e não abre mais espaço para falarmos sobre assunto.

Sua atitude de amor nos constrange, sua graça nos surpreende, sentimos vontade de nunca mais perdemos a oportunidade de vivermos momentos assim.

Mas sem que percebamos deixamos nos levar por vis pensamentos e sentimentos novamente, abrimos espaço para o ceticismo, e voltamos a experimentar as mesmas angustias e insatisfações, mas Deus permanece de braços abertos, pronto a nos acolher e nos mostrar mais uma vez o quanto nos ama e nos compreende.

Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

Isaías 41:10

Glésio C Gomes
Enviado por Glésio C Gomes em 25/04/2014
Reeditado em 25/04/2014
Código do texto: T4782310
Classificação de conteúdo: seguro