O CARÁTER QUE AGRADA A DEUS

"A árvore boa não pode dar frutas ruins, e a árvore que não presta não pode dar frutas boas. Toda árvore que não dá frutas boas é cortada e jogada no fogo." Mateus 7:18,19

O CARÁTER NA PSICOLOGIA

É o termo que designa o aspeto da personalidade responsável pela forma habitual e constante de agir peculiar a cada indivíduo; esta qualidade é inerente somente a uma pessoa, pois é o conjunto dos traços particulares, o modo de ser desta; sua índole, sua natureza e temperamento. O conjunto das qualidades, boas ou más, de um indivíduo lhe determinam a conduta e a concepção moral; seu gênio, humor, temperamento; este sendo resultado de progressiva adaptação constitucional do sujeito às condições ambientais, familiares, pedagógicas e sociais.

Caráter é a soma de nossos hábitos, virtudes e vícios. Caráter, em sua definição mais simples, resume-se em índole ou firmeza de vontade. O caráter de uma pessoa pode ser dramático, religioso, especulativo, desafiador, covarde, inconstante. Tais variações podem ser inúmeras.

Mas não é o caráter que sofre as influências pelo meio em que é submetido, pois o ser humano demonstra sua pessoal característica desde os primeiros dias. O caráter é inerente do próprio espírito, e os moldes de educação, adaptação às diferentes condições e fases da vida humana apenas levam o ser às escolhas que deve fazer, obedecendo elas a esse princípio.

As culturas antigas costumavam declarar quando de uma pessoa de índole confiável: "Pessoa de caráter forte". Quando o caráter - presença inerente no ser - é forte, significa que por mais maravilhosos ou recompensadores os caminhos possam parecer, há sempre um sentimento de alerta dentro, que indica aquele como um caminho errado, mesmo que no momento possa parecer o correto.

O caráter faz ver além, nas consequências dos atos de hoje, e não pode ser adquirido ou estudado ou mesmo aprendido.

A educação e a cultura se diferem nesses valores, assim como o caráter se interfere a uma coisa e pessoa se difere das boas maneiras ou do estilo de vida que se leva. Ambos, a cultura e o estilo de vida, são transformados, adquiridos e estudados e podem ser esquecidos ou aprimorados.

Mas o caráter faz desses todos seus caminhos. Escolher qual deles seguir e quais consequências irão advir só o caráter pode identificar, no momento que as decisões - de trabalho, amor, relações sociais, escolares, de amizade etc - são tomadas.

Uma pessoa conhecida como "sem caráter" ou "mau caráter", geralmente é qualificada como desonesta, pois não apresenta firmeza de princípios ou de moral. Por outro lado, uma pessoa "de caráter" é alguém com formação moral sólida e incontestável.

Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes.

O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter. Os seus valores e firmeza moral definem a coerência das suas ações, do seu procedimento e comportamento.

O caráter quando é forte, não se deixa levar por alguma proposta de uma via mais fácil para a realização de algo. Mesmo se naquele momento parece ser o melhor caminho a seguir, é o caráter que vai determinar a escolha do indivíduo.

AS QUALIDADES DO CARÁTER DE UM VERDADEIRO CRISTÃO

Humildade (Mateus 5:3) - "Os humildes"; “os pobre de espírito”

A humildade é a primeira qualidade inerente à condição humana. O

oposto é o orgulho a soberba, a arrogância, a auto-suficiência, etc.

Contrição (Mateus 5:4) - “Os que choram”. Não são os que choram por raiva ou auto compaixão, e sim aqueles que ao conhecer-se diante de Deus se quebrantam por sua condição, pecado e miséria e mudam de

atitude, se humilham. Também choram diante do amor e da graça

de Deus. Alem disso, sensibilizados pelo amor de Deus, choram com

os que choram, com os que sofrem, pelos perdidos. Eles serão consolados.

Mansidão (Mateus 5:5) - “Os mansos” obedecem com boa disposição são submissos, pacientes, tem domínio próprio. O contrario à mansidão é a rebeldia, que leve à violência, briga, gritos, insolência, queixa,

impaciência, etc.

Justiça (Mateus 5:6) - “Os que têm fome e sede de justiça”. Não são os que exigem que se lhes faça a justiça, e sim aqueles que tem como o maior desejo em suas vidas o de serem justos, santos, retos, honrados, de boas obras.

Misericórdia (Mateus 5:7) - “Os misericordiosos”. Significa ter coração para aqueles que estão na miséria. A miséria tem duas expressões principais: Amabilidade para com todos, ajuda e generosidade com o que sofre.

Pureza de coração (Mateus 5:8) - “Os limpos de coração” Significa sinceridade, transparência boa consciência, desejos puros, intenções corretas, motivações santas, sem engano nem mentira sem hipocrisia. Eles verão a Deus.

Paz (Mateus 5:9) - “Os pacificadores”, perdoam, renunciam seus direitos, cedem, não brigam, preferem perder, tem resposta branda. Também pacificam a outros que estão com inimizades, são instrumentos de reconciliação.

Alegria no sofrimento injusto (Mateus 5:10-12) - “Os que sofrem perseguições por causa da justiça” São os que diante do sofrimento, a perseguição e a calúnia, ao invés de deprimir-se, se alegram e se regozijam.

As virtudes que o Espírito Santo produz em nós. - Gálatas 5.22-23: Amor, gozo, paz, paciência, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. A função do Espírito Santo é produzir em nós as qualidades morais de Cristo a fim de tornar-nos como Ele.

Os Hábitos da nova pessoa em Cristo (o cristão) - Colossenses 3:10-15: Misericórdia, benignidade, humildade, mansidão, paciência, o suportar, o perdoar, amor, paz.

O caráter de uma pessoa está relacionado na proporção do conhecimento, do relacionamento, do amor e do temor que se tem com relação a Deus. Todas as coisas ruins que as pessoas fazem vêm do fato de que Deus nada representa para elas.

A QUALIDADE DE CARÁTER E CONDUTA DE UM VERDADEIRO LÍDER CRISTÃO

1º Timóteo 3.1-7 - Tito 1.5-8 - • irrepreensível • marido de uma só mulher • sóbrio • prudente •decoroso • hospitaleiro • não dado ao vinho • não tendencioso • não condizente com ganâncias desonestas •amável • pacifico • não avarento • que governe bem a sua própria casa • não seja neófito • justo • santo • não seja dado a ira • amante do bem • dono de si mesmo.

OUTRAS QUALIDADES DE CARÁTER DO VERDADEIRO CRISTÃO QUE NOS ENSINAM AS ESCRITURAS SAGRADAS

• Serviço - Mateus 20:26-28 • Laboriosidade - Provérbios 6:6-11 - 2º Tessalonicenses 3:7-12 • Diligência - Provérbios 10:4 e 13:4 • Constância - 2º Timóteo 3:14 • Autodisciplina - 1º Coríntios 9:25-27 - Submissão á disciplina • Responsabilidade - 1º Timóteo 3:4 e 1º Tessalonicenses 4:11 • Estabilidade - Efésios 4:14 • Firmeza - Efésios 6:11 • Valentia - Josué 1.6-9 • Sinceridade – Hebreus 10.22 • Honradez - 1º Tessalonicenses 4.6 • Integridade - Salmos 15.02 • Imparcialidade – 1ª Timóteo 5.21 – Levítico 19.15 • Respeitador - 1º Pedro 2.17

O PRINCIPAL FATOR NA FORMAÇÃO DO CARÁTER CRISTÃO

Ter um modelo - Jesus varão perfeito é o grande modelo que o Pai nos apresenta. Devemos conhecê-lo mediante testemunho conjunto da Palavra e do Espírito. Efésios 4.13, sugere que um dos fatores principais para se chegar à estatura de Cristo é conhecê-lo.

Algumas das qualidades que se sobressaem do caráter de Jesus que

revelam os relatos dos evangelhos: • Sua mansidão e humildade • Seu amor e compaixão • Sua pureza e santidade • Seu valor e autoridade

• Sua misericórdia e graça • Sua sabedoria.

Na sua paixão e morte se revelam, até com maior excelência, as

virtudes de caráter que havia manifestado em sua vida e ministério.

NOSSA ESPERANÇA E FÉ

"Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme (caráter) por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele." Romanos 12:2

"Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus." Filipenses 1:6)

UM PODEROSO ABRAÇO.

http://apostoloclaubertec.wix.com/ministeriosalvavidas

https://www.facebook.com/Apostolo.Clauberte.Cavalcanti

https://www.facebook.com/MinisterioApostolicodoEvangelhoSalvaVidas

Apóstolo Cavalcanti e Escrituras Sagradas e Fontes de Pesquisas
Enviado por Apóstolo Cavalcanti em 12/05/2014
Reeditado em 12/05/2014
Código do texto: T4803770
Classificação de conteúdo: seguro