Um Apelo Amoroso

Quando lemos a epístola de Paulo para Filemon vemos ela se sobressair como uma joia. Pois além de ser uma das epístolas pastorais ela é a única carta particular de Paulo que possuímos. Segundo os historiadores pode até existir outras cartas pessoais, mas esta é a única que temos em mãos. Desta feita entre tantos ensinamento que ela nos trás estudaremos os versículos do oito ao catorze e o dezessete e veremos os três aspectos que através de Cristo Jesus se fazem presentes na vida de um Cristão.

Primeiro: o praticar do amor tanto no cumprir como no cobrar do dever. No versículos de oito a dez vemos Paulo dizer o seguinte: “Por isso, mesmo tendo em Cristo plena liberdade para mandar que você cumpra o seu dever, prefiro fazer um apelo com base no amor. Eu, Paulo, já velho, e agora também prisioneiro de Cristo Jesus, apelo em favor de meu filho Onésimo, que gerei enquanto estava preso.” (Flm 1:9-10). Paulo sendo a autoridade que era , poderia ter ordenado a Filemon e ele obedeceria, mas ele segue o exemplo sublime de Jesus Cristo que nos constrange pelo amor e não pelo poder. Paulo usa um apelo amoroso ao pedir que Filemon libere Onésimo. É comum vermos hoje pessoas que sobem um degrau na escada da liderança ou da hierarquia, e olha para que estão abaixo com desdem. Esquecem o que Jesus nos ensinou, que todo aquele que esta acima não é melhor dos que estão abaixo, mas são sim responsáveis por estes. Mas é bom que tenhamos sempre em mente, que nós dos degraus abaixo temos as nossas responsabilidades e respeito aos que estão acima na liderança. E o mais importante disso tudo é que saibamos que as duas partes são devedoras uma da outa somente no amor (Rom 13:8 ). E sendo assim tudo que fizermos seja em qual nível estiver façamos com amor e por amor, pois tudo que Jesus Cristo fez por nós, Ele o fez pro amor.

Segundo: Jesus torna útil o que é inútil. “Nos versículos do onze ao treze vemos Paulo dizer: Ele antes lhe era inútil, mas agora é útil, tanto para você quanto para mim. Mando-o de volta a você, como se fosse o meu próprio coração. Gostaria de mantê-lo comigo para que me ajudasse em seu lugar enquanto estou preso por causa do evangelho.” (Flm 1:11 -13). Aqui vemos que a vida em Cristo transforma o inútil em útil, Jesus Cristo nos tira da inutilidade do pecado para sermos úteis na caminhada da vida e para vida gerando vidas. Paulo diz que Onésimo era uma Pessoa inútil e logo reitera que agora este é uma pessoa útil. Paulo declara que em Cristo a pessoa inútil se converte em útil. Todo Cristão não esta aqui para ser servido e sim para servir. Cristianismo não se faz na ociosidade, mas sim na efetiva atividade. Os ensinamentos de Jesus não é para produzir pessoas pessoas ociosas, ineficazes, sonhadoras e indefinidas; mas é para produzir gente útil, que tem um sentido das coisas, que pode fazer uma tarefa melhor que outros, porque em tudo que faz coloca o empenho do amor. Quando o ser humano se pela vida satisfazendo os seus desejos e ambições ele somente é útil a si mesmo, e na maioria das vezes nem a si mesmo. Pois existem desejos que se tornam vícios e todo viciado seja no que for segue destruindo a si mesmo e a todos que o cercam. Mas o verdadeiro Cristão que tem a sua vida firmada em Cristo e com Cristo, tem os seus sentidos no céu, mas seguem sendo úteis na terra a tudo e a todos.

Terceiro: o respeito ao próximo, sempre acima de nossas necessidades. Nos versículos treze e catorze vemos Paulo dizer: “Gostaria de mantê-lo comigo para que me ajudasse em seu lugar enquanto estou preso por causa do evangelho. Mas não quis fazer nada sem a sua permissão, para que qualquer favor que você fizer seja espontâneo, e não forçado.” (Flm 1:13,14). Aqui Paulo mostra respeito a Filemon, mesmo precisando da ajuda de Onésimo devido a sua condição ele prima por enviá-lo de volta. Notamos que Onésimo converteu-se em alguém muito querido para Paulo durante esses meses da prisão, porque Paulo o elogia muito ao dizer que mandar-lhe a Filemon é como enviar-lhe um pouco de seu próprio coração. Mas vemos também que Paulo mostra de forma clara que todo Cristão não deve fugir de suas responsabilidades e nem tão pouco da consequências dos atos cometidos. Mais uma vez aqui há um fato significativo. A graça de Cristo não existe para ajudar os cristãos a escaparem das consequências dos seus pecados; mas existe para capacitar todos aquele que se arrepende a enfrentar consequências esquecer o passado e a elevar-se acima dele. Onésimo tinha escapado. Não se devia permitir que evitasse as consequências de seus equívocos. Devia voltar, e enfrentar as consequências do que tinha feito; e logo devia aceitá-las e elevar-se acima delas. Sendo assim devemos lembrar que para que haja perdão e necessário que exista arrependimento verdadeiro e a real vontade de não praticar mais o mesmo erro, e Deus Pai nos perdoará. Mas as consequências dos nossos atos esta teremos que enfrentar, mas se estiver em Cristo, Ele nos capacitará e nos fortalecerá durante o enfrentamento.

Este estudo não estaria completo se não mencionarmos a radical mudança na vida de Onésimo. Ele retorna a Filemon para enfrentar as consequências de seus atos, mas o faz em uma nova condição; ele saiu como um escravo pagão; volta como um irmão em Cristo. Vai ser duro para Filemon considerar como irmão a um escravo fugitivo; mas é exatamente o que Paulo lhe ordena quando ele diz: “Assim, se você me considera companheiro na fé, receba-o como se estivesse recebendo a mim.” (Flm 1:17). E aqui fica mais um exemplo de vida em Cristo e que todos nós devemos seguir. Como Cristo nos convidou para sermos mais que servos, para sermos amigos, e Paulo um apostolo e seguidor de Jesus manda Filemon receber o escravo fugitivo como irmão. Cabe a nós seguidores de Jesus Cristo como Paulo o era, receber a todos sem distinção como irmão em mais alto grau. Que o amor de Cristo seja o amalgama que nos matem unidos e irmanados em perfeita comunhão.

Molivars
Enviado por Molivars em 28/05/2014
Código do texto: T4823728
Classificação de conteúdo: seguro