Responsabilidade a Outra Face do Privilégio.

O evangelho segundo João é o escrito que mais se aprofunda nos mistérios e nas verdades de Deus. Nos versículos a seguir veremos um dos erros que o povo israelita cometeu no seu caminhar como povo de Deus. Eles se balizavam em seus semelhantes tinham como modelo as autoridades que os cercavam. Mas como veremos a seguir; uma coisa é honrar uma pessoa que dedica a sua vida em um trabalho altruísta e para o bem da humanidade; outra coisa é venerar esta pessoa ou querer copiar o seu modo de vida. Devemos entender que cada ser humano tem seu real e único proposito no planejar de Deus Pai, e que cada Cristão deve seguir, o único e verdadeiro modelo de vida, que está em Cristo Jesus.

No capitulo cinco, nos versículos do quarenta e quatro, ao quarenta e sete veremos Jesus exortar o povo sobre tal erro. No versículo quarenta e quatro Jesus diz o seguinte: “Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do Deus único?” (Joá 5:44). Aqui Ele diz de forma enfática que todo aquele que serve a Deus deve fazê-lo unicamente pelo amor e respeito a Deus, e não para ganhar fama ou prestigio. Quando estudamos o costumes da época vemos que os escribas e fariseus desejar o louvor daqueles que os cercavam. Eles Vestiam-se de tal maneira que qualquer um pudesse reconhecê-los. Oravam de maneira que todos os vissem. Sempre escolhiam os primeiros assentos nas sinagogas. Gostavam e se agradavam com as saudações respeitosas que as pessoas lhes faziam na rua. E era justamente isso que os tornavam surdos a voz de Deus. E isso se dava Porque enquanto o ser humano julgar a si mesmo tendo como comparação o seu semelhante, ele se sentirá plenamente satisfeito. Porque ele sempre verá que o outro erra, ou seus acertos são fáceis de alcançar. E enquanto o homem se fixe como meta receber o respeito, prestigio e fama ante uma visão humana, alcançará seu objetivo. Mas a real questão da vida de um Cristão não é: "Sou tão bom ou agrado bem meu próximo?" mas sim, "Sou tão bom como a Cristo Jesus e, sirvo bem em Cristo Jesus?” Pois se não o fizermos assim seguiremos pela vida achando que estamos caminho em Cristo quando na realidade estamos caminhando na contramão do caminhar em Cristo. Quando viramos os holofotes em nossa direção corremos um serio risco, de que os aplausos e as bajulações nos ensurdeça, tirando de nós a capacidade de ouvir a Deus e consequentemente a nossa fé se perderá.

No versículo quarenta e cinco vemos Jesus dizer: “Não penseis que eu vos acusarei perante o Pai; quem vos acusa é Moisés, em quem tendes firmado a vossa confiança. (Joã 5:45). Os fariseus e os escribas se gabavam de ser os verdadeiros seguidores de seu antepassado Moisés. E buscavam cumprir a risca das suas leis, e inclusive adicionaram outras tantas as mesmas. A advertência do Jesus de que Moisés os acusaria os incomodou e muito. Mas como podemos ver Moisés escreveu a respeito do Jesus (Gen 3:15; Num 21:9; Num 24:17; ), e mesmo assim devido a cegueira causada pelo agir legalista e os prestígios que gozavam os líderes religiosos não quiseram acreditar que Jesus era o messias.

E assim Jesus termina a acusação aos seus interlocutores, usando algo que eles bem conheciam as escrituras. “Porque, se, de fato, crêsseis em Moisés, também creríeis em mim; porquanto ele escreveu a meu respeito. Se, porém, não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?” (Joã 5:46,47). Como sabemos o povo judeu sempre respeitou e teve e tem em alto grau os escritos de Moisés, criam que era a própria palavra de Deus. Jesus disse: "Se tivessem lido e realmente entendido o que estes livros dizem, teriam visto que eles apontam para mim". E prosseguiu: Vocês creem que por terem a Moisés como mediador estão salvos; mas será Moisés mesmo quem os condenará. Porque ao rejeitarem a Jesus estavam rejeitando as escrituras, o erro deles era enxergarem somente o que lhes convinham na escrituras. Hoje em dia fazemos o mesmo abrimos as escrituras, para ver nelas somente o que nos interessa, muitos de nós, usa as escrituras como oráculo, como um livro positivista e de autoajuda. E alguns de nós usa a palavra de Deus para suprir suas ambições e para se autopromover.

Mas o que aprendemos com isso? Nestes versículos se apresenta uma verdade que devemos tomá-la como sinaleiro que nos mostra o cuidado que devemos ter com a palavra de Deus. O que fora o grande privilégio dos judeus se tornou sua condenação. O povo escolhido por Deus, e que recebeu dEle os mandamentos e toda a Palavras que gera vida. Palavra que nos aponta para o amor a Deus e ao próximo, palavra que nos ensina que, o real cultuar está em promover o bem para tudo e a todos. Ou seja palavra que se obedecida e cumprida, no mais profundo de nossos corações, faria e fará o reino de Deus aqui na terra. Por deturpá-la e seguir a mesma de foram legalista e exterior, os condenariam a morte. E eles não estavam sendo condenados sem conhecimento, pois jamais se pode condenar alguém que não conheça a lei. Mas eles receberam o conhecimento; e por empregarem errado este conhecimento o mesmo o levou a sua condenação. Sempre devemos lembrar que quanto maior seja nosso privilégio, maior será a nossa condenação. Quanto mais oportunidades tenhamos para aprender, maior será a condenação se não aprendermos. A responsabilidade sempre foi, é, e será a outra face do privilégio. Por isso devemos dar glorias Jesus Cristo que nos propiciou e propicia tão grande oportunidade de aprender e praticar o amor de Deu na terra! Que a paz de Cristo Jesus seja o arbitro de nossos corações.

Molivars
Enviado por Molivars em 05/06/2014
Código do texto: T4833661
Classificação de conteúdo: seguro