Jesus é Deus Que Se Fez Homem Por Amor.

Hoje como antes alguns ainda consideram a Jesus um profeta. Mas quando estudamos a carta aos hebreus, no capitulo um versículos do um ao quatro,e conjuntamente buscamos entender como agiram os profetas do antigo testamento, veremos que Jesus é Deus se revelando em sua forma completa aos seres humanos. E, é isto que buscaremos entender neste humilde e pequeno estudo.

No capitulo um da carta aos hebreus vemos o autor afirmar o seguinte: “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.” (Heb 1:1,2). Quando estudamos os profetas do Antigo Testamento vemos que cada um deles entregou a mensagem de Deus ao povo de acordo com os costumes e também de acordo com as experiências vividas por eles. E por este motivo o autor traça uma comparação entre os profetas e Jesus. E ele o faz para mostrar que até aquele momento a comunicação entre Deus e os seres humanos tinham sido feita de forma fragmentada e de acordo com a vivencia de cada profeta e época. E isso podemos notar com com alguns exemplos que se segue: O profeta Amós entrega a mensagem na forma de um clamor pela justiça social. Isaías compreende o que é santidade e a entrega na foram de exaltação a santidade de Deus. Oseias, vivencia uma amargar traição em sua própria experiência doméstica, e com isso descobriu a maravilha do amor de Deus que perdoa. Esses são só alguns exemplos de que cada profeta, a partir de sua própria experiência de vida, e da experiência e do momento vivido pelo povo de Israel, capta e expressa um fragmento, uma parte da verdade de Deus. Sendo assim notaremos que nem um profeta tinha captado como um todo ou seja por completo a verdade de Deus. E bom que saibamos que isso não diminui em nada as mensagens entregues pelos profetas, simplesmente traz a lua a superioridade de Jesus. Porque Jesus a tônica muda de figura; Jesus não entrega uma parte da verdade, Ele não faz uso de seus sentimentos ou de suas experiências vida para compor a mensagem (Joã 8:28), Ele a entrega por completo, pois Ele era e, é a própria mensagem e a verdade absoluta.

Nos versículos seguinte o autor diz: Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles. (Heb 1:3,4). A palavra usada pelo autor para resplendor no grego é a seguinte: “απαυγασμα apaugasma”, que tem entre seus significados tem o seguinte: brilho de Cristo que reflete perfeitamente a majestade de Deus. Sendo assim o autor nos mostra que Jesus é o resplendor de Deus que veio a terra ou seja Jesus é o resplendor da glória de Deus entre os homens. E aqui nos salta alguma verdades sobre Jesus :

1 – Jesus é a própria gloria de Deus manisfestada de forma completa na terra e aos seres humanos. Quando olhamos para Jesus vemos Deus se revelando em toda sua foram e nos aponta para o que deveríamos ser.

2 – A Jesus é a ação criadora. A Igreja primitiva tinha um grande pensamento. Sustentava que o Filho tinha sido o agente de toda Deus na criação, (Joã 1:10). E esta ideia estava imbuída de que Aquele que tinha criado o mundo seria também aquele que recriava a esse mesmo mundo; ou seja quele que fez o mundo devia ser aquele que também o redimisse e o restaurasse.

3 – Jesus é o poder provedor e sustentador deste universo. No êxodo Ele era a pedra que caminha com o povo,(1Co 10:4). Por seu poder fez e faz com que tudo siga sua marcha para frente. Os cristãos primitivos tinham, e nós devemos ter correta compreensão da tremenda da doutrina da providência. Não sábio pensar que Deus criou mundo para depois abandoná-lo a seu bel prazer.

4 – A Jesus pertencia a obra redentora. Ele levou a cabo a necessária purificação do pecado dos seres humanos. Com seu sacrifício pagou o preço e com sua presença libertou e contínua libertando o ser humano da escravidão do pecado.

5 – Jesus é a única ação mediadora. Está sentado ao mão direita da glória de Deus; mas em seu profundo pensar o autor de hebreus nos apresenta, que Ele não está ali, não para ser o juiz, mas sim para interceder por nós; a fim de que quando nos apresentarmos perante Deus, não ouçamos a acusação da justiça divina, mas sim o amor de Deus resplandescente a interceder por nós.

E por fim vemos que Jesus está acima de todos os anjos, pois Ele não foi um profeta. Ele foi Deus que se fez homem e habitou entre nós (Flp 2:7), se esvaziou de sua gloria para ser como nós e sentir como nós, Ele viveu todas a limitações que temos, mas as venceu, pois carregou consigo durante o tempo em que viveu como ser humano, a fé, o respeito, obediência e o amor a Deus Pai. E com isso deixou claro que se seguirmos os seus passos seremos capazes de fazer o mesmo. E, é para este tipo de vida que Jesus nos convida a todo momento, e se aceitarmos este convite e agirmos com Ele o fez, se fará ao nosso redor vida e vida em abundancia. Que o amor de Cristo Jesus seja o norte de nossas vidas.

Molivars
Enviado por Molivars em 06/06/2014
Código do texto: T4834817
Classificação de conteúdo: seguro