Um Povo Maduro Que Faz a Vontade do Pai.

Nestes versículos do capitulo quatro da carta aos Gálatas Paulo traça um paralelo entre transição da infância para idade adulta do ser humano de acordo com cada costume, com o amadurecimento do povo de Deus e de toda a humanidade. Ele diz: “Digo porém que, enquanto o herdeiro é menor de idade, em nada difere de um escravo, embora seja dono de tudo. No entanto, ele está sujeito a guardiães e administradores até o tempo determinado por seu pai.” (Gál 4:1,2 ). E ele diz isso respaldado pelos costumes da época conforme poderemos ver: Para os Judeus quando o menino completava doze anos, no seguinte sábado o pai o levava à sinagoga, onde se convertia em filho da Lei. O orava sobre seu uma benção na qual ele passava para seu filho a responsabilidade de cumprir os mandamentos da lei daquele dia em diante. Pois até então isso competia ao pai ensinar; Para os gregos o menino estava sob o cuidado paterno dos sete até os dezoito anos. Era então quando se fazia um efebos que pode traduzir-se cadete, e por dois anos ficava sob a direção do Estado. Somente após isso podia negociar bens; Os romanos não estabelecia uma idade fixa onde o menino se tornava adulto, eles tinha uma fase entre 14 aos 17 anos. E após um festival ele se tornava adulto.

E, é com isso em mente que Paulo leva aos Gálatas o esclarecimento do real plano de Deus. Para com toda a humanidade, o povo de Deus teve seu tempo da primeira infância na qual Deus os chamou e os amamentou, teve um tempo de treinamento no Egito um tempo de transição no deserto; e por fim receberam a incumbência de governar a nação que deveria ser a nação modelo do reino de Deus, Israel. E durante toda esta trajetória o povo teve seus administradores os profetas; e ainda também estavam sob o julgo da lei: “Assim também nós, quando éramos menores, estávamos escravizados aos princípios elementares do mundo.” (Gál 4:3). Quando ele diz: “estávamos escravizados aos princípios elementares do mundo”, ele esta ensinando ao povo da época e nós que seguir unicamente a lei não traria e não traz a salvação. A lei trouxe com ela uma maneira do bem viver e um conhecimento elementar da vontade de Deus. Ou seja o principio da vontade de Deus, para ser aplicado no tempo de infância e de preparação do povo de Deus.

No versículos seguintes ele diz: “Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, a fim de redimir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a adoção de filhos. (Gál 4:4,5). A palavra do grego usada para plenitude é: 'πληρωμα pleroma “, que tem entre seus significados o seguinte: consumação ou plenitude do tempo. E desta maneira Paulo diz aos Gálatas e a todos nós; que houve um tempo que o povo de Deus era meros meninos impotentes, e estavam sob a jugo da lei; logo, quando o tempo de Deus se fez completo, veio Jesus Cristo para libertar os seres humanos do jugo da lei. (Mat 11:30). Ou seja o tempo da graça é o tempo do ser humano adulto que entende a lei e a segue além da mera legalidade. De modo que agora já não somos escravos da lei; convertemo-nos em filhos e partícipes diretos da herança de Deus Pai. A infância o tempo de preparação que estava sob a lei fica no passado; chegou a liberdade do ser humano adulto cabal. Aquele que conhece os seus diretos, mas também reconhece os seus deveres ante Deus e para com o próximo.

Mas é bom que saibamos que todo herdeiro seja por adoção o por primogenitura terá direito a herança, mas também tem dever para com a família o qual deve cumpri-los com maturidade e respeito. E assim é conosco que o apostolo diz: “E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus.” (Gál 4:7) E como herdeiros maduros devemos seguir em frente servindo o real propósito que o Pai tem para cada um de nós, dentro de um propósito geral que Deus Pai tem para com todos os seres humanos. E deixando de lado os brinquedos individuais seguimos lutando bravamente por uma sociedade mais justa e harmoniosa. Onde impera somente o amor de Deus sobre todos. Isso até pode parecer humanamente impossível e o é, mas como o apostolo afirma temos o Espirito do Filho que nos ajuda a caminhar, para que possamos em futuro próximo ver o reino de Deus ainda aqui na terra, e Ele o faz clamando incessantemente o carinhoso clamor “ Aba, Pai!” Sempre nos fortalecendo como filhos adultos que fazem a vontade do Pai, somente por amor. E assim fazendo faremos a vontade do Pai aqui na terra e em um tempo certo a faremos no céu.

Molivars
Enviado por Molivars em 10/06/2014
Código do texto: T4839110
Classificação de conteúdo: seguro